Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alimentação e circuito de crossover ativo com TL072


DkiFH

Posts recomendados

Boa Noite galera, já acompanho o trabalho do pessoal aqui do fórum a algum tempo e graças a muitos de vcs que tenho conseguido avançar na eletrônica visto que não tenho onde fazer um curso apropriado. 

Indo direto ao assunto, to precisando montar um crossover ativo pra um sistema 2 vias que estou fazendo. (woofer de home theater + tweeter de seda)

Meu grande problema quanto ao projeto gira em torno da alimentação do mesmo... não possou nenhum meio de alimentá-lo com fonte simétrica. então preciso que seja alimentado por fonte simples  (já possuo uma feita por mim mesmo para alimentar o tda 2005 do amp).

É o seguinte: 

aprendi lendo na internet que para alimentar o op amp do pré com fonte simples tenho que fazer uma referencia no pino não inversor com metade da tensão...

Então, usando um outro circuito de crossover fiz esse meu no eagle pro woofer com corte em 2,5Khz.

preciso que alguém que entenda me diga se to no caminho certo ou se tem algum erro no projeto.

Fiquei com muita duvida em 3 lugarem em especial.

1. no capacitor C5 -> preciso usar ele ali mesmo?

2. entre C5 e R5 está certo conectar ao divisor de tensão como eu fiz?

3. C3 e C6 coloquei 33nf porque é o valor comercial mais próximo de 30nf, vai mudar muito o corte?

Agradeço desde já. :thumbsup:.

(arquivo do esquema em anexo)

 

esquema.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho dúvidas da necessidade de C5 no circuito. Desacoplar os 6Vdc para depois reinjetar 6Vdc é um tanto estranho para mim, exceto se C5 fizer parte da dinâmica de corte desse passa-baixas. Caso faça parte (faz tempo que não mexo com filtros de frequência), os 6Vdc terão que ser reinjetados, mas sem a economia de resistores. Do jeito que fez, aproveitando o 6Vdc da entrada, acabaste fazendo uma realimentação positiva, o que não será bom para a qualidade do seu som.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o correto seria retirar o capacitor C5 e colocar outro divisor para a outra metade do TL072 ou apenas não injetar os 6 volts na segunda metade?

desculpa a pergunta meio elementar, mas é que nunca fiz nada parecido com isso.

(os dois jeitos do esquema seguem em anexo).

E muito obrigado pela resposta anterior!^_^

 

 

esquema #1.pdf

esquema#2.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No esquema#1 faltou o capacitor de 1uF va saída do primeiro operacional. Pelo desenho dá para notar que u sou um simulador. Simule!!! Use a ferramenta que tens na mão. Injete um sinal de 300Hz, e veja quanto tem de saída. Repita a operação para 1kHz e 5kHz. Disse no início do tópico que desejava um passa baixas para o Woofer. Com a simulação conseguirá ver se o circuito atinge ou não o seu objetivo. Aprendendo a se virar se tornará mais independente. Sempre haverá alguém por aqui para te ajudar, mas nosso objetivo é dar o suporte, fazer por ti te manterá na ignorância, te empurrar para descobertas será mais gratificante para ambos.

Poste os resultados das suas simulações e suas conclusões.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, mais uma vez muito obrigado por estar me ajudando! Vou tentar simular hoje quando eu chegar do trabalho...

O meu maior problema é que eu apanho mais do eagle do que do projeto (pra ver como a coisa ta feia kkk)... sempre que vou ver se tem erro ele aponta umas 5 ou 6 coisas que não faço nem ideia do que sejam... nesse projeto mesmo ele acusa mais de meia dúzia de erros...

Assim que eu aprender como simular, volto aqui pra postar os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...