Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeramento a Óleo Mineral (Pc submerso)


Posts recomendados

Bom dia,

 

Estou com um projeto para afundar um i3-3220 junto com a GTX 1050 no óleo mineral poém surgiram umas dúvidas em relação a isso...

Pesquisei pelo fórum e entrontrei este tópico 

 

Consegui captar várias informações, a princípio o parceiro queria afundar o pc na água destilada, o que foi trocado pelo óleo por questão de corrosão, condução maior, etc etc

 

Queria mesmo é saber se com o tempo, o óleo não pode vim a penetrar na placa-mãe por exemplo, fazendo com que ela simplesmente se desolva no óleo?

 

Haverá perda de vida útil das peças no geral?

 

No tópico citado, foi questionado muito a corrosão, dizendo que o processo dela se dava por conta do ar que existe no óleo ou na água destilada...

 

Nesse vídeo, o amigo parece ter colocado uma bomba de aquário para fazer bolhas de ar, isso não é um grande problema?

 

Quero fazer isso não só pela refrigeração (meu pc não esquenta tanto) mas quero também por conta do estilo, acho bacana ter um pc desse jeito no quarto, é diferente e 

espero não ter mais que ficar desmontando o pc para retirar o pó hahaha

 

Por falar nisso, caso um dia eu venha querer retirar o pc do óleo, creio que as peças estaria "pegajosas" devido ao óleo, poderia limpar as peças afundando elas no álcool isopropílico?

 

A princípio essas são minhas dúvidas, creio que surgiram mais em breve, espero a ajuda de vocês  xD
 

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, BoymaniaZ disse:

espero não ter mais que ficar desmontando o pc para retirar o pó hahaha

Quando você ver o que óleo faz com as peças, você vai sentir falta do pó...

 

Quem fez isso foi o Linus Tech Tips no Youtube.. Procure "LTT Oil PC" por lá.. Vai achar os vídeos,a manutenção e o que acontece com o PC, depois disso..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, BoymaniaZ disse:

água destilada

A principio a água destilada não é condutiva, porém quando ela se ioniza em contato com metais, ela volta a conduzir.

 

E limpar tudo isso vai ser problema. Fora que tu precisa arranjar uma forma de resfriar o oléo mineral (radiador e bombas.) se não ele vai aquecendo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
2 horas atrás, Hunger Predator disse:

Eae cara, você conseguiu montar o pc sumerso? kkkkkkk um ano depois, mas gostaria de ouvir sua experiência pois quero fazer o mesmo.

 

Boa noite

 

Então, eu assisti os vídeos que o Linus Tech Tips fez sobre isso, infelizmente, não foi bom.

 

Ele fez esse procedimento, e gravou um vídeo um ano depois para mostrar o resultado. Eu não lembro se ele fez o vídeo de resultado porque o computador não ligava mais, ou se ele tinha tirado para trocar o óleo. Só sei que quando ele esvaziou tudo e tentou ligar fora do óleo depois da limpeza, o computador não ligou mais.

 

Ou seja, durou apenas um ano, então não acho que vale a pena. 

 

Acabei de montar outro Pc na Black da Kabum, já estou descartando a possibilidade de mergulhar essas peças novas no óleo hahaha

 

Mantenha-nos informado caso você faça esse procedimento 😉

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BoymaniaZ Ah tlg, linus né, eu caí também numa playlist com os vídeos dele construindo um pc imerso em óleo mineral. 

  Tava assistindo os vídeos dele, e o último vídeo (parte 3, de uma playlist de 3 videos) que mostra a finalização da construção do pc foi postado 4 de Dez de 2014:

 https://www.youtube.com/watch?v=RrJreUX3TCk

 

 

  Pelo que parece, a última menção atual à esse projeto deles, foi neste vídeo abaixo, que não tem data, mas os coments mais antigos parecem ser na faixa de um ano atrás, então foi postado lá para comecinho de 2019.

  Nele eles contam que fizeram algumas modificações no projeto, sendo principalmente a substituição da placa-mãe e placa de vídeo por mais atuais, e contam que durante a mudança de casa deles o aquário rachou e vazou parte do óleo, que, no vídeo, segundo eles, estava sujo, precisando trocar. E foi basicamente isso que fizeram: 

https://www.youtube.com/watch?v=RrJreUX3TCk

 

  Ae descobri um vídeo intermediário à esses, postado no dia 22 de Fev de 2018, onde Linus pega a placa-mãe e placa de vídeo originais do projeto, que tinham sido substituídas por versões mais recentes, e as testa para saber se ainda funcionam, mesmo após a imersão. 

  Na placa-mãe, uma das travas de uma das memórias RAM tinha sido quebrada, e uma pequena parte do slot da RAM tinha se soltado, entortando alguns pinos, o que ele explicou sendo um dos efeitos da degradação do óleo mineral nos plásticos. Ele acabou concertando o pino e conectando a memória. A motherboard funcionou d boas depois.

  Já na placa de vídeo, não havia nenhum dano visível, aparentemente, porém após alguns minutos depois de começar os testes, tentando rodar um jogo pesado, ela instala e apaga, e, pelo que parece, depois de religado o pc, havia danos graves em seu funcionamento.

 

  Entre o último vídeo do término da montagem do pc, e o vídeo do teste dos componentes, passou mais ou menos 3 anos, porém parte deles, como linus disse, os 2 componentes estiveram sujos de óleo, num armazém, pegando poeira da reforma.

  Parece que ele tirou as peças e as deixou secar durante algumas semanas, á temperatura ambiente, antes de guardá-las. Eu acho que ele deveria limpar o óleo primeiro, talvez com um banho de álcool, isopropílico ou etanol, ou até limpá-las com água e talvez sabão neutro (extremo, tlg, porém lendo alguns comentários de um pessoal q fez isso, e alguns vídeos, se você for delicado e deixar secar ao ambiente (ou com auxílio de um ventilador) durante um bom tempo, não causa danos significativos ao PC. Isso ajudaria na conservação delas à longo prazo.

  Na hora do teste ele ligou elas nesse estado, então não sei se aquele resquício grudento de óleo e sujeira (no vídeo não parecia muito sujo) interferiu no resultado da placa de vídeo. 

 

  Uma das coisas que não consegui descobrir foi se a trava e pedacinho do slot da memória RAM quebraram quando ele foi retirar do aquário, ou durante o tempo que ficou na garagem. 

 

  Mas é, concluindo, pode haver alguns danos sim, pelo menos nas partes plásticas do PC (borrachas também são afetadas, mas como dá para construir sem elas acho que dá para contornar o problema), mas temos de pensar no tempo que ficaram expostas também, uns 3 anos. 

  No último vídeo atual deles, https://www.youtube.com/watch?v=LgoPHaaLtxk , nos primeiros 12-15 minutos, quando ele relata os problemas que encontro nas 2 peças que ele testou, além dos que ele mostra e comenta nesse vídeo de testes, ele fala de um capacitor que saiu da placa-mãe, pelo que entendi, porém no vídeo de teste não vi isso.

 

  O que me deixou pensativo foi se o resultado poderia ser diferente caso logo após retirar as peças do aquário, Linus tivesse limpo apropriadamente elas, ou pelo menos ter tirado aquela aquela sujeira peganhenta das peças antes de ligá-las. Apesar de que o tempo de atividade da placa de vídeo foi de apenas alguns minutos, antes de pifar. 

 

  Ok, kkkkkkkkk ficou bem longo, mals, só que quis analisar bem a experiência do Linus, tanto para mim, quanto para quem quiser ter contato com esse tipo de conteúdo no futuro.

 

  Eu irei fazer uma imersão em óleo vegetal, não sei exatamente qual, mas talvez ele seja menos agressivo ao plástico, e talvez apresente novos problemas. Se rolar eu crio um tópico sobre kkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Hunger Predator disse:

@BoymaniaZ Ah tlg, linus né, eu caí também numa playlist com os vídeos dele construindo um pc imerso em óleo mineral. 

  Tava assistindo os vídeos dele, e o último vídeo (parte 3, de uma playlist de 3 videos) que mostra a finalização da construção do pc foi postado 4 de Dez de 2014:

 https://www.youtube.com/watch?v=RrJreUX3TCk

 

 

  Pelo que parece, a última menção atual à esse projeto deles, foi neste vídeo abaixo, que não tem data, mas os coments mais antigos parecem ser na faixa de um ano atrás, então foi postado lá para comecinho de 2019.

  Nele eles contam que fizeram algumas modificações no projeto, sendo principalmente a substituição da placa-mãe e placa de vídeo por mais atuais, e contam que durante a mudança de casa deles o aquário rachou e vazou parte do óleo, que, no vídeo, segundo eles, estava sujo, precisando trocar. E foi basicamente isso que fizeram: 

https://www.youtube.com/watch?v=RrJreUX3TCk

 

  Ae descobri um vídeo intermediário à esses, postado no dia 22 de Fev de 2018, onde Linus pega a placa-mãe e placa de vídeo originais do projeto, que tinham sido substituídas por versões mais recentes, e as testa para saber se ainda funcionam, mesmo após a imersão. 

  Na placa-mãe, uma das travas de uma das memórias RAM tinha sido quebrada, e uma pequena parte do slot da RAM tinha se soltado, entortando alguns pinos, o que ele explicou sendo um dos efeitos da degradação do óleo mineral nos plásticos. Ele acabou concertando o pino e conectando a memória. A motherboard funcionou d boas depois.

  Já na placa de vídeo, não havia nenhum dano visível, aparentemente, porém após alguns minutos depois de começar os testes, tentando rodar um jogo pesado, ela instala e apaga, e, pelo que parece, depois de religado o pc, havia danos graves em seu funcionamento.

 

  Entre o último vídeo do término da montagem do pc, e o vídeo do teste dos componentes, passou mais ou menos 3 anos, porém parte deles, como linus disse, os 2 componentes estiveram sujos de óleo, num armazém, pegando poeira da reforma.

  Parece que ele tirou as peças e as deixou secar durante algumas semanas, á temperatura ambiente, antes de guardá-las. Eu acho que ele deveria limpar o óleo primeiro, talvez com um banho de álcool, isopropílico ou etanol, ou até limpá-las com água e talvez sabão neutro (extremo, tlg, porém lendo alguns comentários de um pessoal q fez isso, e alguns vídeos, se você for delicado e deixar secar ao ambiente (ou com auxílio de um ventilador) durante um bom tempo, não causa danos significativos ao PC. Isso ajudaria na conservação delas à longo prazo.

  Na hora do teste ele ligou elas nesse estado, então não sei se aquele resquício grudento de óleo e sujeira (no vídeo não parecia muito sujo) interferiu no resultado da placa de vídeo. 

 

  Uma das coisas que não consegui descobrir foi se a trava e pedacinho do slot da memória RAM quebraram quando ele foi retirar do aquário, ou durante o tempo que ficou na garagem. 

 

  Mas é, concluindo, pode haver alguns danos sim, pelo menos nas partes plásticas do PC (borrachas também são afetadas, mas como dá para construir sem elas acho que dá para contornar o problema), mas temos de pensar no tempo que ficaram expostas também, uns 3 anos. 

  No último vídeo atual deles, https://www.youtube.com/watch?v=LgoPHaaLtxk , nos primeiros 12-15 minutos, quando ele relata os problemas que encontro nas 2 peças que ele testou, além dos que ele mostra e comenta nesse vídeo de testes, ele fala de um capacitor que saiu da placa-mãe, pelo que entendi, porém no vídeo de teste não vi isso.

 

  O que me deixou pensativo foi se o resultado poderia ser diferente caso logo após retirar as peças do aquário, Linus tivesse limpo apropriadamente elas, ou pelo menos ter tirado aquela aquela sujeira peganhenta das peças antes de ligá-las. Apesar de que o tempo de atividade da placa de vídeo foi de apenas alguns minutos, antes de pifar. 

 

  Ok, kkkkkkkkk ficou bem longo, mals, só que quis analisar bem a experiência do Linus, tanto para mim, quanto para quem quiser ter contato com esse tipo de conteúdo no futuro.

 

  Eu irei fazer uma imersão em óleo vegetal, não sei exatamente qual, mas talvez ele seja menos agressivo ao plástico, e talvez apresente novos problemas. Se rolar eu crio um tópico sobre kkkk

 

 

 

Grande análise, muito bem.

 

Acredito também que o problema da placa de vídeo ter parado em minutos, foi o ressecamento do óleo, sem a devida limpeza.

 

Já o problema com o plástico e borracha parece ser um pouco inevitável, talvez haja algum óleo ou produto adicional que seja menos invasivo à eles.

 

Fico pensando como esse capacitou se soltou, já que é preso por solda e não há nenhuma reação direta com óleo vegetal.

 

Ansioso para ver sua montagem do Pc submerso. Tenho um computador bem antigo aqui, ele ainda funciona, talvez eu faça ele de experimento, mas levará algum tempo, pretendo dar um pequeno upgrade nele porque ele é horrível (um Celeron antigo, 1 gb de ram). O problema é que uma das entrada ram dele queimou, só posso usar uma. Servirá para tarefas leves, além do desing no quarto com ele submerso hahaha

 

Se conseguir fazer um vídeo todo detalhado sobre a sua montagem igual fez com a análise dos cara seria ótimo, boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BoymaniaZ kkkkk obrigado, embrasei muito na analise kkkk

 

  Sobre o meu projeto, estou bem ansioso para fazer, porém eu ainda quero pesquisar mais sobre, e pensar mais em como irá ser o projeto, e se irei adicionar algum sistema de resfriamento auxiliar, como algumas placas peltier, mas conforme for eu faço um tópico com vídeos bem detalhados. 

 

  Cara seria de grande ajuda um experimento seu de imersão. Não tem problema o processador ser antigo, desde que a máquina funcione, seria de grande ajuda para pelo menos ter uma melhor noção de possíveis danos que o óleo que você usará causaria no conjunto todo, bem como os problemas e soluções que você for encontrando ao longo da montagem e manutenção, se fizeres posta ae cara.

 

  Creio que um dos grandes problemas relacionados à imersão, é a falta de maiores certezas quanto aos possíveis danos que poderia ocorrer no pc conforme o tempo passa. É difícil você encontrar por ae bons relatos de mais de 1 ano de funcionamento. 

  Uma faixa boa seria entre uns 2 à 3 anos, para ter uma boa noção.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vale a pena vocês visitarem este site, eles são "pioneiros" neste assunto de refrigeração com óleo MINERAL, vale lembrar que o óleo mineral é bem difícil de se limpar dos componentes e segundo o site, não precisa ser trocado em tempos em tempos, basta seu PC estar bem limpo na hora de introduzi-lo.

https://www.pugetsystems.com/nav/aquarium/mATX/customize.php

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...