Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Toca discos DD-200q com problemas de fixação de rotação


Posts recomendados

Olá pessoal!
Se alguém puder me ajudar no problema que cito abaixo, fico grato.
Vejamos:

Venho aqui para buscar uma ajuda.
Tenham paciência, por gentileza. Estou muito sem graça. Desiludido. Muito frustrado.
Reproduzo um tópico anterior num outro forum, com alterações e acréscimos dos sintomas:
Adquiri recentemente um TD gradiente dd-200q, e dois dias depois de instalado, ele, ao ligar, fica com um pequeno ruído (tipo roncadinho) no motor (reparei que isto só acontece quando ele está fora de rotação), e oscilando o estrobo. Depois de algum tempo ligado (rodando), aleatoriamente isso pára, e fica normal. Não sei se foi algo no transporte (ele veio super embalado e num veículo particular de passeio). As únicas coisas que fiz foram: tirar o prato para limpá-lo; e regular com uma chave philips a altura do lift (acionador curvo de levantar o braço) do braço.
O defeito é aleatório.
Já desativei a chave seletora de velocidade(33 e 45), e fiz uma ponte na placa, travando assim, somente na velocidade 33. Eu, ajudando meu primo que manja de eletrônica, medimos as frequências que estavam escritas no esquema de serviço do aparelho no pino do CI maior; no pino dos dois CIs menores; dentre outros componentes, e estavam conferindo com o manual. Vimos que a frequência estava de acordo com a especificada no manual em cada trimpot de rotação (33 e 45), VR801 e VR802, e tensão nos pontos TP3 e TP4; Medimos a tensão em pontos na placa, que deveriam estar com 5v, e estava correta; Medimos a tensão do resistor variável de controle da tensão e também estava correta; Trocamos os capacitores eletrolíticos; os da fonte, que estavam em paralelo - C822 e C823 de 220uF/50V substituí por um de 1000uF/50V (esta substituição foi ruim?); os C819 e C821 de 47uf/50V por outros de mesmo valor; trocamos os capacitores (de poliester) C8011, C809 de 0.1; o C808 de 0.022; os diodos D801 e D802; a resistência R817 de 160k (não achei esse valor, então soldei em série, uma de 150 e com outra de 10).

Lavei a placa com álcool isopropílico. Passei por alguns minutos secador de cabelos no circuito...

E depois de um tempo parado, quando vou ouvir um disco, ele começa oscilando e depois de algum tempo, volta ao norma.
...

Não sei se depois de um tempo parado ele voltará. Tem sido aleatório.
Tenho notado que, ao ligar, e ele com esse defeito apresentando, depois de poucos minutos (em torno de 2min) volta ao normal e trava a velocidade corretamente.

Tenho deixado o aparelho suspenso, sem a tampa do fundo, apoiado numas peças, e sempre que o ligo, e aparece o problema, jogo um vapor oriundo de um secador de cabelo, na placa, e ele volta ao normal.

Troco mais algum capacitor de mica? Os próximos aos CIs? Alguma outra resistência? O manual fala de um resistor R820 de 10K. Troco-o também?

...

...

O que causa esse problema?

 

Colegas, não sei mais o que fazer.

Estou com vontade de sumir com esse aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcos, este toca disco é cópia de um modelo JVC  (QL-F4 ou algo parecido). 

No Fórum Liquid Audio tem um artigo ''JVC QL-F4 TURNTABLE REPAIR AND SERVICE'' que talvez te ajude

Pode ser que este F4 seja cópia do DD100, mas se fizer uma busca com paciência, vais achar o correspondente jvc

Tem um outro Fórum que tem um bom material para leitura e ajuda que é o  "Turntable Forum"

Agora a dica do BCP faz sentido lubrificação inadequada em excesso ou ressequida provoca estas vibrações

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Tive o mesmo problema, as vezes saia de rotação, depois sincronizava, no meu caso era um resistor R814 de 6k8 quebrado, mas há problemas de solda na placa, e por fim os capacitores eletroliticos, troque todos, sem exceção, coloque capacitores de qualidade Elna, Nichicon, Panasonic, Nippon Chemi-con ou Rubycon, ou o nacional da Epcos (TDK), não use os chineses que vazam, o ajuste dos trimpots de 33 e 45 rpm são bem criticos, tente ajustar com osciloscopio para que não fique no limiar de sincronização do PLL, raramente é o chip da Seiko, muitos trocam sem necessidade, o meu ficou zerado! irmão JVC modelo FL-Q4, grande abraço, Ricardo Kazuo (São Paulo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...