Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Poderiam analisar essa configuração i5 7400?


Posts recomendados

Eu gosto assim hehehe

adicionado 56 minutos depois

Não funcionou, deu erro, aquela tela azul do windows 10, "n iniciou corretamente".
Tentei desligar o controle de ventoinha e só colocar o boost mas também n deu, tentei varios jeitos mas so funciona tirando o boost. Eu so tinha mudado isso, ventoinha e boost Graphics. vou tentar com o app depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, ClinkLinck disse:

Eu estou aprendendo a mexer nessa placa-mãe agora, hahaha.

@MarcelPh, dá um Help aí.

Opa foi mal Clink eu acabei pegando no sono mais cedo ontem! Mas vamos lá!

 

A interface da placa-mãe é até simples de mexer, porém a linha Ryzen veio com uns diferenciais ali nas opções de overclock devido as funcionalidades a parte do Vega8 e do Vega11. Só explicando de uma forma mais GENÉRICA um R3 2200G é basicamente um R5 2400G porém sem overclock (na frequencia base do CPU e da GPU) e com a tecnologia ZEN desabilitada no CPU do R3 assim como núcleos da GPU (8 núcleos no R3 e 11 no R5), assim sendo as setagens de overclock para ambos os APUs são um pouco diferentes, no Ryzen 5 é mais chato de conseguir um over mais eficiente do que no R3, pois de certa forma o R5 já vem digamos com um overclock na GPU além de ter habilitado 3 núcleos a mais que o R3. Mas como estamos tratando do Ryzen 3 2200G, Geralmente as setagens ficam em aproximadamente:

 

*GFX Frequency deixa entre 1400 a 1600 Mhz ( faça o teste de forma gradativa aumentando a cada 20/50 Mhz até obter um valor com desempenho estável) isso se deve ao motivo de cada chip (processador) se comportar de maneira diferente um do outro se tratando de overclok, em alguns lotes você consegui mais frequência/voltagen/desempenho, em outros não tanto quanto. Isso é valido para várias setagens não somente aqui.

 

*GFX Voltage você deixa em 1,100v (para overclock no vídeo até 1400Mhz) e até 1,300v (para overclock no vídeo até 1600Mhz) Faça de forma gradativa aumentando de 0,020/0,050V.

 

*Mantenha CPU_SOC  em volta de 1.10V (No caso ele já usa por padrão o 1.0000v) aí você pode ir aumentando de 0,02v você já pode colocar direto em (+0.100v) - depois você vai aumentando gradativamente até no máximo +0,200 ou 0,240v. (se atentando sempre as temperaturas principalmente dos mosfets da placa-mãe). Mas no geral até 1,200v é sempre estável.

 

Como já dito terá que ter paciência em ir testando e encontrar a setagem adequada para o seu CHIP, justamente pelo motivo de cada chip (processador) se comportar de maneira diferente um do outro se tratando de overclok.

 

Tente fazer as alterações sempre dentro dos valores que informei, sempre atento as temperaturas, baixe algum programa de monitoramento e fique atento as temperaturas do CPU/GPU e da placa-mãe (que no caso vai reportar altas temperaturas nos mosfets) isso devido ao GFX Frequency que geralmente acima dos 1400Mhz costumam sobrecarregar os mosfets, mas apenas por precaução mesmo, como já dito as setagens acima tendem a funcionar normalmente.

 

Bom... Acredito que não faltou nada!

 

Qualquer coisa vai postando aqui.

 

 

 

adicionado 17 minutos depois
10 horas atrás, Cleyver Prado Campos disse:

Eu gosto assim hehehe

adicionado 56 minutos depois

Não funcionou, deu erro, aquela tela azul do windows 10, "n iniciou corretamente".
Tentei desligar o controle de ventoinha e só colocar o boost mas também n deu, tentei varios jeitos mas so funciona tirando o boost. Eu so tinha mudado isso, ventoinha e boost Graphics. vou tentar com o app depois.

Se você quer o FAN do cooler da sua CPU no máximo em tempo efetivo, terá que ir na BIOS e nas opções avançadas você vai procurar o menu SMART FAN CONTROL dentro deste menu você vai desativar a opção de smartFAN que desta forma o sistema não vai mais ficar controlando a rotação da ventoinha e assim ela itá trabalhar a 100% em tempo integral.

adicionado 45 minutos depois
10 horas atrás, Cleyver Prado Campos disse:

Eu so tinha mudado isso, ventoinha e boost Graphics. vou tentar com o app depois.

Alterar os perfis da ventoinha não tem ligação com erros de inicialização do windows, isso se deve provavelmente as configurações que você setou como overclok. 

 

FAÇA O SEGUINTE:

Restaure as configurações de fábrica da sua BIOS -> Para isso entre no SETUP BIOS e pressione a tecla F3 do teclado e confirme as alterações, salve e reinicie seu computador.

 

Depois siga os passos que te dei nos posts acima, primeiro vá na opção ADVANCED e depois SMART FAN CONTROL e desabilite esta opção para 100% de rotação do CPU FAN.

 

Depois você vai alterando as opções de Overclock, tente sempre as mais baixas primeiro como por exemplo:

 

*GFX Frequency deixa em 1400

*GFX Voltage você deixa em 1,100v

*CPU_SOC  em volta de 1.10V (este você tem que ir aumentando caso as duas primeiras não fiquem estáveis, valor máximo que recomendo é de 1,20v )

 

Depois você vai aumentando gradativamente estas configurações se for da sua preferência.

 

COMO SEI QUE AS CONFIGURAÇÕES DE OVERCLOCK DERAM ERRADO?

Acontece justamente o que ocorreu contigo, o sistema tem mal funcionamento apresenta tela azul na inicialização ou durante a execução de um jogo ou programa que exija processamento efetivo, as vezes o PC nem liga mais, neste caso é simples resolver basta resetar a BIOS por um jumper que tem na placa-mãe, isso tem o mesmo efeito da opção de apertar a tecla F3 na bios, porém como o pc já não liga mais, você tem como fazer isso manualmente. De qqr forma comece devagar.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desabilitar o Smart Fan control ajuda a achar os limites do overclock.

 

@MarcelPh, eu vi uns overclocks no Youtube que eles não alteravam a GFX Voltage (e eles mencionavam que não precisava mudar), só a CPU SoC Voltage (para 1,2V. Que foi o que eu sugeri). Para mim que isso se deve ao fato de que o chip gráfico é integrado. O GFX Voltage seria para uma Placa dedicada. Estou errado em pensar isso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ClinkLinck disse:

Desabilitar o Smart Fan control ajuda a achar os limites do overclock.

 

@MarcelPh, eu vi uns overclocks no Youtube que eles não alteravam a GFX Voltage (e eles mencionavam que não precisava mudar), só a CPU SoC Voltage (para 1,2V. Que foi o que eu sugeri). Para mim que isso se deve ao fato de que o chip gráfico é integrado. O GFX Voltage seria para uma Placa dedicada. Estou errado em pensar isso?

 

Boa tarde Clink!

então!

 

Se tratando dos novos Ryzen 3/5 final G, o GFX (que é uma abreviação para gráficos) está exclusivamente relacionada a divisão da GPU Vega dentro da APU. Basicamente comporta-se como um over comum em que nos usuários mais experientes estamos acostumados a fazer em nossos CPUs, ou seja, quando o clock ultrapassa a estabilidade de controle da corrente limite das tensões automáticas, nós vamos lá no Vcore e aumentamos a tensão para estabilizar essa diferença de cargas, assim acontece com o VEGA 8/11, quando o valor GFX voltage setado em 1.100v não consegue trabalhar estável com o overclock aplicado (lembrando que 1.100v é o teto estipulado, ele geralmente trabalha abaixo disso), nós vamos ali e aumentamos este valor para conseguir ou ao menos tentar estabilizar o equilíbrio das cargas dos núcleos. 

 

Como eu enfatizei em citações anteriores alguns Chips de mesmo modelo, porém de lotes diferentes tem comportamentos diferentes, as vezes você consegue 1500Mhz num Vega 8 do Ryzen 3 com o teto de 1.100v no GFX, mas muitas vezes em outros lotes isso não acontece sem você aumentar essa tensão. O usuário tem que descobrir qual o seu limite, o valor Max de segurança estipulado pela AMD é de 1.250v, isso tanto para o CPU_SOC quanto para o GFX Voltage, para evitar danos aos componentes internos do Chip com valores superiores, pois uma maior tensão gera maior vibração e maior corrente, os elétrons acabam desgastando os micro barramentos e componentes por atrito, diminuindo bastante a vida útil do componente, pois estamos lidando com uma litografia de apenas 12nm, para termos noção existem moléculas de certos compostos químicos que tem tamanho similar.

 

Assim sendo, quanto menor for sua tensão ideal aplicada no GFX e no CPU_SOC, também melhor será sua estabilidade e temperatura, assim como vida útil do seu chip.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Cleyver Prado Campos disse:

O maximo que consigo aqui sem dar erro é 1250 mhz. n consigo colocar mais que isso :(

Aumenta a tensão do SoC com +0.200V.

E a tensão da GFX em 1.2V, coloca em 1450 e vê no que dá.

adicionado 1 minuto depois

SoC Voltage +0.200V

GFX Voltage 1.2V

GFX Frequency 1450MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...