Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Coolers (ventoinhas) sempre no máximo


Posts recomendados

Eai pessoal. Queria tirar umas dúvidas sobre refrigeração e rotação dos coolers.

 

Atualmente meu processador i3-4160 chega a 75 graus em alguns jogos, ficando em 50 graus em uso normal. Minha placa GTX 960 estava chegando a 83 graus, depois de configurar o MSI Afterburner, chega a no máximo 70 graus. Baixei o SpeedFan porque parece que não é possível mudar a rotação do processador com o Afterburner. Configurei o SpeedFan e coloquei o cooler box do processador e uma ventoinha de 120mm na lateral (joga ar pra dentro) para rotacionar no máximo.

 

Queria saber se tem problema, reduz a vida útil ou algo assim, deixar os coolers sempre no máximo ou variando conforme a temperatura como o Afterburner faz com a placa de vídeo, varia entre 50% a 100% de potência dos coolers entre 30 e 60 graus.

E outra dúvida, qual a potência máxima do cooler box da intel, e se da pra aumentar. Porque o meu ficou em 2400 rpm, subindo pra 2700 nos jogos, quando eu coloquei 100% no SpeedFan.

 

Quem puder responder agradeço, valeu :thumbsup:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre1986 Entendido. Mas e se ficar variando muito a velocidade conforme a temperatura (no caso da placa de vídeo), tem problema? Tipo, quando a temperatura sobe de 30 pra 60 graus, e vice-versa, a potência vai variando de 50% a 100%, as vezes eu sinto uma vibração na mesa, nada muito assustador, mas da impressão que vai dar algo errado, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, James Vince disse:

@alexandre1986 Entendido. Mas e se ficar variando muito a velocidade conforme a temperatura (no caso da placa de vídeo), tem problema? Tipo, quando a temperatura sobe de 30 pra 60 graus, e vice-versa, a potência vai variando de 50% a 100%, as vezes eu sinto uma vibração na mesa, nada muito assustador, mas da impressão que vai dar algo errado, rs.

Não tem galho não amigo, o fan é feito para oscilar assim mesmo, de acordo com a carga/calor do CPU. Pode ficar tranquilo. :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ví seu gabinete e aí pergunto: quantas ventoinhas tem nele?

Se é o FAN da GPU q está variando você pode melhorar(se não tiver), colocando FAN na tampa lateral porque melhora a ventilação.

A meu ver é um problema de excesso de calor e pode ser melhorado se você não estiver com todas as ventoinhas instaladas nesse gabinete.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Acabei de dar um jeito nele. E coloquei uma ventoinha que joga ar pra dentro embaixo, e um exaustor atrás, em cima. Tentei organizar os cabos o máximo possível jogando pra trás, mas ele não tem muito espaço pra isso.

Tô usando o Afterburner que varia a potência do cooler da placa de vídeo de acordo com a temperatura, e ajustei a cpu fan na bios para rotacionar no máximo.

Processador ta a mais ou menos 42 graus, e placa de vídeo 31 graus, sem jogar.

 

Tô pensando em trocar o cooler box, e talvez também troque o processador porque queria mais desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. É o seguinte: se a ventilação do gabinete está ok, com o cooler frontal entrando ar, o traseiro tirando ar e o lateral jogando ar em cima da VGA, você só conseguirá melhorar trocando o gabinete porque o frontal é muito pequeno(80cm original).

Se tiver dois coolers em cima da VGA talvez melhore, mas a questão é que sua região é quente e estamos no inverno.

Trocar o coolerbox vai melhorar a temperatura da CPU, mas não resolve o FAN da GTX 960 .

aconselho pensar em um gabinete mais moderno e cuidado com a largura do gabinete porque pode limitar o COOLER de CPU q você pretende trocar(se for air cooler)

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Na verdade só tem duas fans, um na frente de 120mm jogando ar pra dentro e atrás de 80mm eu acho, tirando o ar, em cima.

Por enquanto ta batendo 70 graus o processador e a placa de vídeo. Vamos ver no verão né.

Infelizmente não vou poder trocar o gabinete por agora, acabei de trocar. Mas pretendo comprar um mais espaçoso e refrigerado, como você falou.

Você aconselha eu abrir a placa de vídeo, limpar e trocar pasta? Ja troquei a do processador. Até pouco tempo no outro gabinete meu processador batia 88 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, James Vince disse:

Você aconselha eu abrir a placa de vídeo, limpar e trocar pasta?

Se tiver experiencia e todo o material necessário:(nunca trocou?-então é necessário porque a GPU trabaha normalmente com temperaturas altas e no limite.)

precisa de pasta termica de ótima qualidade, alcool isopropilico e as ferramentas adequadas.O cooler de GPU é mais delicado que o cooler de CPU.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, James Vince disse:

Implastec Thermal Silver

Recomendo uma pasta termica de melhor qualidade porque como a VGA trabalha em altas temperaturas pode ocorrer a necessidade de trocar com muito mais frequencia. E o circuito em volta é bem sensivel, cuidado com o excesso de pasta termica porque se ela for do tipo condutora pode ocasionar curto. Assista vídeos mostrando como fazer(inclusive para ver a pasta termica que estão usando)

Eu utilizo MX4.

Mas tem uma ou duas ventoinhas na lateral? Se tiver só uma coloque outra que deve melhorar essas temperaturas.

Eu, no seu lugar não mexeria porque ainda não está superaquecendo. 

Se o ar quente não estiver circulando para fora do gabinete não adianta, e examine o meio ambiente porque deve ter circulação de ar ao redor.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Entendido. Como você falou as temperaturas ainda não estão tão absurdas né. E como eu moro numa cidade quente. E o lugar que fica o PC é bem abafado e sem circulação de ar, é compreensível essas temperaturas.

Então não vou arriscar mexer agora, vou continuar monitorando, se precisar vou comprar uma pasta térmica melhor, etc. E assim que possível eu vou melhorar a refrigeração do PC no geral. Obrigado pela ajuda :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...