Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre Ponta de Ferro de solda


Ir à solução Resolvido por K.e.V. T.a.G,

Posts recomendados

Saudações senhores,

Há um tempo atrás foi ganhado um ferro de solda.As soldas que eu fazia com ele nunca dava certo,achei que o ferro estava de bom tamanho,mas quando pesquisei sobre ponta de ferro ruim,acabei descobrindo porque nunca dava certo,a ponta do ferro aqui estava extremamente preta,toda corroída,eu não entendia porque nos vídeos era tão fácil soldar,porque na vida real nunca dava certo,até a solda mais simples possível.Eu procurei no Google Imagens alguma ponta de ferro ruim,mas não achei alguma parecida com qual eu tinha,e resolvi desenhar no Paint. Será que essa péssima experiência de solda que tive pode ser por causa da ponta?Pois estou querendo comprar um ferro de solda novo e se for pra passar a raiva que passei novamente melhor nem fazer isso.picture.jpg.2e137e4bf32c91a89b30030beb9f1cb5.jpg.

A ponta estava igualzinha a de cima,só não pude tirar foto da original porque joguei ela no lixo,realmente ela estava totalmente preta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Gabriel G.S. 1023 disse:

Será que essa péssima experiência de solda que tive pode ser por causa da ponta?

 

certamente.. o processo de soldagem envolve alguns cuidados q sao basicos, um deles é a conservacao da ponteira em bom estado, sem oxidacoes, etc, etc, etc

 

há inumeros videos no youtube a respeito do assunto

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 17/09/2018 às 18:49, ISO9K disse:

As pontas dos ferros de solda de marca boa são trabalhadas para durar um bom período, quando se perde a proteção da ponta das mesmas pelo desgaste, como a foto não tem o que fazer; comprar outra ponta de qualidade conhecida e de marca boa... 

Outra coisa cara,"comprei" um ferro da Hikari mesmo e estou com uma dúvida,tem gente que fala pra limpar ele quente mesmo ligado com esponja molhada,não estraga não?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
1 hora atrás, Gabriel G.S. 1023 disse:

tem gente que fala pra limpar ele quente mesmo ligado com esponja molhada,não estraga não?

Na verdade esse seria o que uma boa parte do pessoal q trabalha com eletrônica faz (incluindo eu), e não estraga não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel G.S. 1023

 

Tenta parar com essa mania de todo o brasileiro de jogar as coisas no lixo. Já peguei muita coisa no lixo em bom estado que uso hoje.

 

Minha querida avó materna portuguesa já dizia que tudo tem serventia e que não se deve jogar nada fora pois pode vir a faltar no futuro.

 

O ferro que jogou fora talvez estivesse desse jeito por estar frio com resíduos de soldas. Acredito que seria só aquecê-lo normalmente e raspar levemente com qualquer coisa. Tenho ferro aqui ching ling que faço isso e a ponta fica toda prateada ( o que o pessoal chama de estanhada ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Minha querida avó materna portuguesa já dizia que tudo tem serventia e que não se deve jogar nada fora pois pode vir a faltar no futuro

Então temos um passado em comum. Uma frase que ouvia de minha mãe...'quem guarda o que não presta tem o que é preciso' ... por isso lá em casa tá cheio de entulho kk

 

13 horas atrás, Gabriel G.S. 1023 disse:

limpar ele quente mesmo ligado com esponja molhada

de fato isso é obrigatório. Se não limpar, as impurezas impedem a soldagem correta.

Quando me lembro, costumo deixar um pelote de solda na ponta antes de desligar. É como limpar quente só que ao contrário: sujar frio. Isso evita o contato com o ar e oxidação. Sei lá .. tecnica pessoal que nem sei se faz durar +.

  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

de fato isso é obrigatório. Se não limpar, as impurezas impedem a soldagem correta.

Quando me lembro, costumo deixar um pelote de solda na ponta antes de desligar. É como limpar quente só que ao contrário: sujar frio. Isso evita o contato com o ar e oxidação. Sei lá .. tecnica pessoal que nem sei se faz durar +.

Exato, sempre deixar a ponta com estanho ainda para facilitar a soldagem geralmente quando a ponta excede, no aquecimento o estanho evapora dificultando as soldagens...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 10 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...