Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resolvi alimentar o meu pc e periféricos direto em 220v e agora estou com medo


Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

 

Bem, sempre liguei o meu computador em um estabilizador da década de 90 e uma fonte genérica de fábrica. Nunca deu problemas por 4 anos até placa-mãe queimar pelo desgaste da fonte.
Resolvi então comprar uma fonte real e trocar o estabilizador pelo filtro de linha. 
No início ligou normal direto na rede de 220 volts. Porém após 3 dias de uso, ao ligar o computador, ele  desligava após 3 segundos e ligava novamente,  ficando neste Loop.
Levei o computador no técnico  que trocou a placa-mãe . No local O computador ligou normal e o técnico me recomendou comprar um módulo isolador me largar o filtro de linha. Direto na tensão de 220 volts seria capaz de queimar o meu computador.
Refleti e vi que aquilo fazia algum sentido, já que o estabilizador convertia 220v em 110v e nunca deu problemas.
Resolvi colocar o pc no primeiro andar e notei que ele passou a dar choque pelo gabinete, já que não possui fio terra.
Resolvi ignorar a dica do técnico e voltei a ligar o PC apenas com filtro de linha direto na rede de 220v, e depois de aproximadamente 30min de uso com navegação de internet , escuto aquele som de choque e a tela do monitor estranha. Desliguei imediatamente o filtro de linha e estou com medo de ligar.

Uma coisa que observei é que o caixa de som era mais potente quando estava ligado ao estabilizador.

 

O que pode ser? meu filtro de linha é bivolt, minha fonte é bivolt, pode ter algo imcampativel com a tensão de 220v?  não faço ideia de que seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mino Cosmik Qual a configuração completa do pc incluindo marca e modelo da fonte.

 

Estabilizador e módulo isolador esqueça, é uma porcaria para todo eletrônico, danifica tanto que você nem imagina, foi por isso que sua mobo antiga estragou, estabilizador ajudou a danificar, além da fonte ruim.

 

Fonte que se diz "Real" é furada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte que comprei é Corsair cx450. Processador pentium dual core. Placa de video Geforce 220 .  Memória Ddr3 4gb. Hd 500gb. Placaeu n sei qual é, pois o técnico que colocou e não me disse .

 

Monitor LG , teclado razer ciclosa. Mouse abysus. Caixa de som comprei no mercado livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 minuto atrás, Mino Cosmik disse:

A fonte que comprei é Corsair cx450. Processador pentium dual core. Placa de video Geforce 220 .  Memória Ddr3 4gb. Hd 500gb. Placaeu n sei qual é, pois o técnico que colocou e não me disse .

 

Monitor LG , teclado razer ciclosa. Mouse abysus. Caixa de som comprei no mercado livre.

 

Essa CX450 não é e não deve em hipotese alguma ser ligada em estabilizador, módulo isolador e nobreak sem onda senoidal pura.

 

Se o técnico recomendou isso é erro dele que não teve nem ao menos a capacidade de se informar.

 

Ligue o pc onde tem aterramento.

 

220V não faz queimar as coisas, principalmente peças do pc, só se elas estão defasadas que irá queimar mesmos, mas a sua fonte funciona melhor no 220V.

 

A informação sobre a mobo está escrita nela, você terá de abrir o pc, pode usar aida64 para pegar essa informação também.

 

Você menciona que ligou em filtro de linha, parabéns por isso, fez uma ótima escolha, mas pegue um filtro de qualidade como da marca clamper e continue usando filtro de linha.

 

Quanto ao técnico, eu mandaria ele pesquisar sobre a fonte, mas pense bem antes de levar seu pc para ele arrumar, pois certamente ele vai ligar em estabilizador ou algo do tipo e vai te fazer gastar para comprar outra fonte nova, pois o RMA da corsair não vai te dar uma novinha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mino Cosmik Sim pode ser problema do filtro de linha, principalmente se é daqueles baratinhos.

 

Um teste interessante de fazer é ligar o pc direto na tomada sem o filtro, se ele não der loop já descarta o filtro também.

 

Sobre a explicação de não funcionar bem no 220V, faça o seguinte teste que citei, se ele funcionar normal a explicação é filtro atrapalhando e de baixa qualidade.

 

No técnico ele liga direto na tomada, espero eu que ele tenha feito isso :aplausos:.

 

Caso não tenha feito é sinal que é um mal técnico, mas isso você só descobre se confrontar ele o que não recomendo :atirador:.

 

Você se lembra da marca do filtro de linha ? Se for um clamper é estranho ter dado problema, afinal essa é a melhor marca de filtros e a mais recomendada aqui no fórum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O filtro é Linha Ragtech Home 6 Tomadas 50-60Hz Preto Bivolt 2035

Era o que tinha mais avaliações positivas no site.

 

Até agora ele nao deu mais o loop de liga e desliga. 

Estou com medo de ligar ele por causa do aterramento, ele ta vazando muita energia.

Vi que será difícil por um aterramento aqui no quarto. Tem outras saídas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mino Cosmik Filtro de linha barato, era melhor ter investido mais e pegado clamper mesmo, esse ai pela aparência é simples internamente.

 

Aterramento você pode chamar um eletricista pra fazer e o ideal é ter na casa toda, então se for chamar um, já peça pra ele fazer em todas as tomadas.

 

Se tá ligado até agora direto na tomada sem loop algum, então o problema tá no filtro de linha e a falta de aterramento também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza vou comprar um filtro de linha clamper e testar .

Como não conheço muito os modelos. voce sabe dizer se este é bom?

https://www.amazon.com.br/DPS-tomadas-Clamper-Energia-Transparente/dp/B07646ZKJQ?tag=goog0ef-20&smid=A326BVZ4TY8H5C&ascsubtag=b9007524-91bc-4caa-9d4b-05b8b92cf148

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mino Cosmik disse:

beleza vou comprar um filtro de linha clamper e testar .

Como não conheço muito os modelos. voce sabe dizer se este é bom?

https://www.amazon.com.br/DPS-tomadas-Clamper-Energia-Transparente/dp/B07646ZKJQ?tag=goog0ef-20&smid=A326BVZ4TY8H5C&ascsubtag=b9007524-91bc-4caa-9d4b-05b8b92cf148

 

Ótima escolha.

 

Dê uma consultada antes em outras lojas, as vezes em alguma aparece mais em conta.

 

Tem um modelo desse mesmo que é o multiproteção 8, nesse dá para colocar o cabo de rede para proteger seu pc ainda mais até por surtos que vem na rede de internet.

 

Tem também energia 5 que é simples e bom também, mas se você precisa ligar muitas coisas é melhor pegar esse mesmo do link.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Desculpa a demora em dar o retorno, foi o seguinte:
Descobri que o que estava ocasionando o problema citado foi a placa de vídeo que estava dando pau e deu pt, ao retirar a placa de vídeo, o problema cessou.. 

Eu estou usando até hoje o meu PC conectado diretamente ao filtro de linha da Clamper que adquiri .

A fonte tá trabalhando super bem com o filtro de linha.

A melhor coisa que eu fiz foi largar o estabilizador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...