Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias em dual channel CL15 e CL17 dando tela azul


Posts recomendados

Boa noite galera tudo bom? Meses atrás fiz um upgrade no meu pc, comprei a placa-mãe H310M-HDV da Asrock, 8Gb de RAM 2400 MHz da HyperX CL15 e o i5 8400. Até aí tudo bem. Mês passado adquiri mais um pente de memória RAM da HyperX 8Gb 2400MHz pelo Aliexpress. No anúncio dizia que essa memória tinha latência CL15, porém não é o que mostra o AIDA64. Desde então ao instalar esse segundo pente de memória o gerenciador de tarefas mostra a RAM em dual channel, porém trabalhando a 2133MHz. Na BIOS está setado o XMP como AUTO. De inicio o pc funcionou aparentemente normal, joguei algumas horas de AC Origins de boa. Ontem estava jogando Watch Dogs 2 e simplesmente a imagem congelou, o jogo  fechou, o pc deu tela azul e desligou. Depois de religar os travamentos continuaram nos jogos e agora simplesmente o windows não inicia mais.

 Já realizei vários testes:

 

Tentei iniciar o windows apenas com o pente antigo e não funcionou;

Tentei apenas com o novo e nada também;

Formatei o pc e mesmo assim o windows 10 fica carregando infinitamente.

 

Enfim preciso de uma ajuda, não sei mais o que fazer.

 

 

AIDA 64.png

AIDA 64.png

Gerenciador de tarefas.png

CPU-Z.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui logo que montei o 6700K + as memórias HyperX 2400MHz elas funcionaram em 2133MHz... achei estranho, daí ativei o XMP na BIOS da Asus e pumba: apareceu as memórias em DDR4-2400MHz... é só ativar o XMP que resolve...mas no fim a BIOS da minha Asus acaba fazendo com que o clock do CPU fique no modo "turbo" o tempo todo em 4.2GHz e isso desperdiça energia e esquenta demais.... acabou que deixei tudo em stock, as memórias trabalhando em 2133MHz mesmo, não fez diferença na bateria de testes que fiz.

 

A frequência das memórias tem afetado mais o desempenho dos AMD Ryzen pelo que andei lendo por aí. Para CPUs Intel, não importa tanto a frequência das mesmas. Claro, se forem memórias de 3000MHz e tal é legal deixar nessa velocidade, mas de 2133 para 2400MHz não vale a pena não, pelo menos aqui no meu PC não mudou nada no comportamento dinâmico dele.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Entendi amigo, em relação as frequências tudo normal então deixar nos 2133 MHz. O problema agora é a latência, um pente é CL15 enquanto o outro é CL17. No começo estava funcionando tudo normalmente, até que tive tela azul. Desde então estou tendo problemas de desempenho nos jogos, principalmente stutterings e congelamentos. Há uma forma de resolver esse problema? Memórias com latências diferentes causam instabilidade no sistema? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Diego Venturini_572190 disse:

@simforoso Entendi amigo, em relação as frequências tudo normal então deixar nos 2133 MHz. O problema agora é a latência, um pente é CL15 enquanto o outro é CL17. No começo estava funcionando tudo normalmente, até que tive tela azul. Desde então estou tendo problemas de desempenho nos jogos, principalmente stutterings e congelamentos. Há uma forma de resolver esse problema? Memórias com latências diferentes causam instabilidade no sistema? 

Memórias com latências diferentes o ideal é deixar tudo no automático, assim todos os pentes vão trabalhar na velocidade do mais lento, evitando assim que ocorram travamentos, telas azuis, etc.... nada de overclock também. Deixe tudo em stock igual fiz aqui e curta sua máquina super estável. Só se tem algum pente ruim mesmo, aí as telas azuis vão aparecer, mas se os pentes estão OK, não há nada com o que se preocupar deixando tudo em stock. Se quiser testar suas memórias, deixa uma noite rodando cada pente o programa memtest86 atráves de um pendrive ou CD-R fora do Windows, faça com cada pente em separado, ele vai em busca de erros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@simforoso Amigo obrigado pelas informações, mas após vários testes com o Memtest detectei que a memória está realmente com defeito. Testei em outra placa-mãe, com frequências mais baixas etc e todos os testes acusaram erros. Já com meu outro pente (original) o Memtest não acusou nenhum erro. Enfim, tomei um prejuízo de R$ 270,00 já que o vendedor me reembolsou R$ 60,00. Faz parte, mas Aliexpress para mim nunca mais. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Diego Venturini_572190 disse:

@simforoso Amigo obrigado pelas informações, mas após vários testes com o Memtest detectei que a memória está realmente com defeito. Testei em outra placa-mãe, com frequências mais baixas etc e todos os testes acusaram erros. Já com meu outro pente (original) o Memtest não acusou nenhum erro. Enfim, tomei um prejuízo de R$ 270,00 já que o vendedor me reembolsou R$ 60,00. Faz parte, mas Aliexpress para mim nunca mais. Abraço!

Caramba que situação chata amigo... nunca comprei nesse Aliexpress e com seu relato, nunca irei comprar... faz parte, não adianta.

 

A uns 3 anos atrás comprei um HD de 2TB no Mercado Livre que o vendedor colocou como NOVO e ao instalar no PC, ele tinha mais de 20.000h de uso, um monte de badblocks, etc nem o Windows deu pra instalar direito, tive que tentar umas 4x. Aí com o Mercado Livre pelo menos é tranquilo, informei tudo à eles e fizeram o sem vergonha do vendedor me devolver até o último centavo que paguei no HD, inclusive o frete se não me engano. O frete de volta eu não precisei pagar também.

 

Compre no ML ou lojas como Kabum e terabyteshop amigo.. sempre compro nesses lugares e não tenho problemas. Sai um pouco mais caro mas é garantido..

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...