Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overlock Ryzen 5 2400g


Randomizado

Posts recomendados

Olá pessoal. Preciso tirar uma dúvida, e se puderem ajudar ficarei grato. Sou novo nesse negócio de overlock, mas tentei alguns testes aqui em meu CPU. Queria deixar meu CPU 3,9ghz (boost padrão dele porém nunca chega 3,9ghz). Queria deixar fixo 3,9ghz pois na verdade nem seria um overlock avançado, mas um negócio simples. Minha dúvida é, como balanceio as voltagens? Quanto mais eu baixava a CPU Voltage, mais ele ficava 3,9ghz... Porém dava travamentos e tela azul. Talvez porque coloquei uma tensão muito baixa. Mas quando aumentava nunca chegava 3,9ghz. E meus threads também não ficavam na mesma frequência que outros threads. Tipo, 2 ficavam 3750mhz e os outros 6 3080mhz... Alguém sabe alguma coisa? Já tentei todas voltagens até 1,42v e no SoC desde 1,09 até 1,37xxx... HELP!

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Randomizado

Citação

2 ficavam 3750mhz e os outros 6 3080mhz

você só tem 4 núcleos....

 

 

Mais tensão = mais calor = mais consumo = mais stress no VRM = menos estabilidade.

 

Talvez seu CPU não consiga manter 3.9Ghz, overclock depende de sorte.

 

E qual é mesmo a configuração completa do seu PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas já vi overclock com as mesmas configs q eu, e estavam travados em 3,9... Nem mexiam... 


CFG

Asus A320MK-BR Motherboard
CPU Ryzen 5 2400g 3.6 - 3.9ghz Cooler Box
Dual channel 2x4gb Corsair Vengeance 2400mhz
SSD 240gb Corsair
GTX 1050ti EXOC


Irei assistir o vídeo e ver mais sobre isso.

adicionado 18 minutos depois

Tentei colocar as mesmas configs do vídeo, porém meu PC nem liga quando diminuo a tensão. E tentei diminuir com ele ligado pelo Asus AI SUITE, e ele da tela azul *-* .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

O cpu faz os 3.9 na boa. Primeiro metes as memorias no com clock padrão ou mais baixo.

Depois tens de ir a bios e desativar o core scaling.

Depois metes o multiplicador a 36 para começar e na tensão do cpu das um offset de -0.075 que até é demais para stock. depois inicias o windows. 

Prime ou ou programa similar para testar estabilidade, HWmonitor para ver as temperaturas no tdie,

depois e ir baixando ainda mais a voltagens de 15 em 15 minutos.

Exemplo 3600@ 1.32v ok... então baixa mais. e aplica, ate veres o minimo para a frequencia stock. depois e só ir escalando aos poucos a freq e tensão.

Exemplo:   3750 @ 1.32V falhou sobes a tensão ...

Nunca fazer o overclock ao mesmo tempo nas memorias e no cpu,  

Provavelmente estas com o cooler stock, logo não consegues fazer 3.9 porque as voltagens junto com esses 3.9 devem estar a mandar as temperaturas do tdie pra cima dos 85 graus.

A temperatura que esse programa da Asus mede é a leitura da board.... que não é realmente o que esta no núcleo do cpu. 

 

Pela norma se estiver tudo bem configurado deves conseguir 3.9@ 1.38V em full load, ou seja com o prime a correr a 100% em todos os núcleos
 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

adicionado 3 minutos depois

Depois dos 3.9 aos 4.0ghz vai ser difícil ficar estavel com o cooler de origem pois vais ter de usar mais que 1.4V, e ai o cpu vai aquecer e apresentar problemas.

 

Com stock cooler consegui estável max 3950, a partir dai as temperaturas não deixavam escalar mais.

adicionado 4 minutos depois

Esses 55 graus no programa da Asus que te aparecem são mais de 80 no tdie

adicionado 6 minutos depois

e fundamental que desatives o scaling....senão as tuas voltagens vão flutuar bastante e não consegues estabilidade.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

@Reep cara onde você conseguiu baixar esse programa da Asus? Tenho um instalado mas não me da essas opções que eu gostaria de mexer...

Em 03/04/2019 às 15:18, Reep disse:

O cpu faz os 3.9 na boa. Primeiro metes as memorias no com clock padrão ou mais baixo.

Depois tens de ir a bios e desativar o core scaling.

Depois metes o multiplicador a 36 para começar e na tensão do cpu das um offset de -0.075 que até é demais para stock. depois inicias o windows. 

Prime ou ou programa similar para testar estabilidade, HWmonitor para ver as temperaturas no tdie,

depois e ir baixando ainda mais a voltagens de 15 em 15 minutos.

Exemplo 3600@ 1.32v ok... então baixa mais. e aplica, ate veres o minimo para a frequencia stock. depois e só ir escalando aos poucos a freq e tensão.

Exemplo:   3750 @ 1.32V falhou sobes a tensão ...

Nunca fazer o overclock ao mesmo tempo nas memorias e no cpu,  

Provavelmente estas com o cooler stock, logo não consegues fazer 3.9 porque as voltagens junto com esses 3.9 devem estar a mandar as temperaturas do tdie pra cima dos 85 graus.

A temperatura que esse programa da Asus mede é a leitura da board.... que não é realmente o que esta no núcleo do cpu. 

 

Pela norma se estiver tudo bem configurado deves conseguir 3.9@ 1.38V em full load, ou seja com o prime a correr a 100% em todos os núcleos
 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

adicionado 3 minutos depois

Depois dos 3.9 aos 4.0ghz vai ser difícil ficar estavel com o cooler de origem pois vais ter de usar mais que 1.4V, e ai o cpu vai aquecer e apresentar problemas.

 

Com stock cooler consegui estável max 3950, a partir dai as temperaturas não deixavam escalar mais.

adicionado 4 minutos depois

Esses 55 graus no programa da Asus que te aparecem são mais de 80 no tdie

adicionado 6 minutos depois

e fundamental que desatives o scaling....senão as tuas voltagens vão flutuar bastante e não consegues estabilidade.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...