Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe e Processador - Custo x Benéficio


lPaulo23

Posts recomendados

Não sei bem se criei o tópico com a categoria correta. Espero que eu não esteja infligindo as regras. Mas indo direto ao assunto. 

Minhas configuração atual é a seguinte:

 

placa-mãe SM 3330

Placa de vídeo GT 730 2Gb ddr3

8 GB ddr3

Processador amd ii x2 550 3.1 GHz

Fonte genérica

 

Não planejava e nem pretendia fazer um upgrade no meu pc. Porém os capacitores da minha placa-mãe queimaram, e como vou necessitar comprar uma placa-mãe nova. Eu queria uma ajuda, porque estou bem por fora do que é vantajo, diante de tantas novidades nas tecnologías,  não quero comprar algo que eu possa me arrepender, e se eu necessitar de uma atualização, não precisar saí mudando praticamente tudo. 

Pesquisando na internet, encontrei a mesma placa-mãe que eu uso por 170 reais. E pesquisando mais um pouco eu encontrei a mesma placa + processador amd ii x4 945 3.0 GHz por uns 380 reais. Não sei bem se seria vantajoso eu comprar a placa-mãe junto com esse processador. Seria vantajoso? Faria uma diferença satisfátoria ? Ou seria mais vantajoso investi em uma placa-mãe mais moderna, com outro processador ?

Estou pensando em gastar no máximo 800 reais por agora e reaproveitar o que eu já tenho. Obs: eu tenho 8GB de memória ram ddr3. E esses 8GB são divididos em 4 pentes de memória, cada 1 tendo 2 GB DDR3.

Meu gabinete é slim, então ao mudar a placa-mãe, eu teria que mudar o gabinete. Por isso eu pensava em comprar a mesma placa-mãe e só mudar o processador. Mas não sei se vale a pena investir em outra placa dessa, e sendo usada ainda. Eu comprei ela usada, e não durou mem 1 ano. E sempre que eu mudo algo no meu pc de relevância acaba sendo por causa da placa-mãe que dá problema. Já tive 3 placas mãe contando com essa, e dessas 3. 1 eu vendi porque já estava velha, e as outras 2 deram defeito.  A primeira deve ter durado um tempo maior, tinha pego usada também. 

 

Então criei esse tópico para tirar essa dúvida. Não tenho intuito de montar um PC *****. Eu estava até satisfeito com o meu pc. Eu uso ele para estudar, mas também uso para jogar, e por isso gostaroa de valorizar o desempenho dele. Meu pc não rodava GTA 5 e nem Fifa 2018, que são jogos que eu gostaroa muito de jogar. Minha placa de vídep é fraca, mas futuramente, e não agora. Eu pretendo investir em uma melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você comprar uma placa amd soquete am3 https://m.kabum.com.br/produto/79455/placa-m-e-asus-p-amd-am3-matx-m5a78l-m-plus-usb3-4x-ddr3-hdmi-dvi-vga-usb-3-0-frontal-udio-gamer

 

Um mas fx 6300 que é um six core https://m.kabum.com.br/produto/35565/processador-amd-fx-6300-black-edition-cache-14mb-3-5ghz-4-1ghz-max-turbo-am3-fd6300wmhkbox

 

É ainda sobra para você comprar uma fonte 80 Plus de qualidade, thermaltake 430w pois você falou que pretende fazer um upgrade de placa de video futuramente. https://m.kabum.com.br/produto/97291/fonte-thermaltake-430w-80-plus-white-smart-ps-spd-0430npcw

As memórias RAM você aproveita pois a placa-mãe suporta.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida em relação a essa placa-mãe. Caso eu queria fazer upgrade algum dia no processador ela servira ou eu vou ter que mudar para outra placa-mãe? Pelo que eu vi ela é compativel com as séries phenon, athon e fx. O que achei bem legal! Mas vale o investimento nela ? A intel poderia ser uma opção também, mas parece ser mais caro. Vou esperar por mais sugestões, mas gostei muito desse conjunto que você usou. Eu estava vendo parecido, porém erá mais caro. Esse está bem mais em conta.  

adicionado 2 minutos depois

Uma dúvida em relação a essa placa-mãe. Caso eu queria fazer upgrade algum dia no processador ela servira ou eu vou ter que mudar para outra placa-mãe? Pelo que eu vi ela é compativel com as séries phenon, athon e fx. O que achei bem legal! Mas vale o investimento nela ? A intel poderia ser uma opção também, mas parece ser mais caro. Vou esperar por mais sugestões, mas gostei muito desse conjunto que você usou. Eu estava vendo parecido, porém erá mais caro. Esse está bem mais em conta.  

 

E mais 1 coisa, eu posso usar essas configurações sem comprar a fonte por agora ? No caso com a minha genérica mesmo ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lPaulo23 antes de qualquer coisa precisa trocar sua fonte. Se os capacitores estouraram, pode ser indicativo de fonte bomba. Quando a placa-mãe queima e se tem uma fonte genérica, a primeira coisa é trocar a fonte para evitar que ela danifique outras peças.

A placa que o membro informou acima é um pouco ruim com os processadores FX, não recomendo. Recomendo uma (mesmo usada) mas que utilize Chipset 970. O ruim de se manter na plataforma AM3 é que você terá pouca opção de upgrade, visto que é uma plataforma morta. Mas dependendo do uso e do valor, pode ser um excelente negócio, já que os valores estão menores que um AMD Ryzen.

 

Nessa faixa de 800 reais, dava pra ir em 

placa-mãe Gigabyte Ga970a ~ 300 usada

AMD FX6300 ~ 210 usado

Fonte CX450 ou PCYes 430W nova

 

Ou aguardar sugestões de outros membros se não compensaria ir em algum Intel de sexta ou setima geração usado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei a seguinte oferta por 750 reais:

placa-mãe Gigabyte 78LMUSB3 2 meses de uso na garantia. 

10Gb DDR3

Fonte corsai cx 430

HD 1 tb

Processador Fx 4300

Monitor de 19"

E aí o que acharam ? Foi pela olx, dá pra pegar esse pc, e investir apenas em um processador melhor vendendo as minhas peças. Vocês acham uma boa esse pc por 750?

Capture+_2018-10-13-19-51-55.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...