Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo atualizar o Windows 10


MrDante

Posts recomendados

Então, galera, seguinte:

O meu notebook Dell não está atualizando para Windows 10 porque ele diz que o meu sistema não tem layout que suporte a firmware UEFI.

Eu sei que isso tem relação com a BIOS do computador, a qual tive que mexer há um tempo atrás porque meu Windows não estava iniciando sem o pendrive de instalação do windows. Será que está dando esse erro porque mexi na BIOS?

Eu deixei minha BIOS conforme essa cara ensina: 

Vocês sabem como resolver esse problema?(do windows não atualizar devido a não ter o suporte para firmware UEFI)

Obrigado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrDante é um modelo novo, tem.suporte sim. Qual exatamente era o problema? O notebook já não veio com o Windows 10 instalado? Se sim, não precisa (nem deve) alterar nada na BIOS. Apenas criar o pendrive usando a ferramenta da Microsoft, ir em Configurações e reiniciar de moto avançado. Na tela você seleciona o Boot pelo Pendrive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, ele veio com o Linux. Daí instalei o Windows, mas não iniciava o PC. Então fiz o passo a passo que o cara aí ensina no vídeo. Como ele mandar mexer na BIOS e no modo UEFI, acho que seja por isso que atualmente eu não consigo atualizar o windows. 

Dessa forma que sugeriu, eu teria que formatar o computador, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei como você fez a instalação, mas geralmente você faz as configurações que o amigo do vídeo fez antes de instalar o Windows (com o Pendrive com a imagem em UEFI do Windows 10). Provavelmente está em Legacy (quando você liga o notebook, o carregamento do Windows é feito com o Logo Dell na tela e a bolinha de atividade em baixo ou é feito com o logo do Windows azul?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

O Windows reclama porque o disco não está no formato GPT, a placa-mãe até pode estar no modo UEFI

 

O cara do vídeo está com o formato do disco em MBR, isso pela existência da partição responsável pelo boot ser de 500MB mais ou menos. E é formatada em NTFS, no vídeo foi formatada em FAT32 o que é um erro.

 

No formato GPT a partição responsável pelo boot é de 100MB e em FAT32 e com o nome de EFI, ou ESP ou Partição Sistema

 

Uma solução é preparar o pendrive de instalação com o Rufus e selecionar MBR nas configurações do Rufus. Vejam um tutorial do Rufus

 

https://postsinfo.blogspot.com/2016/02/criar-usb-bootavel-com-o-rufus.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Consegui resolver. Peguei o instalador do Windows e usei o rufus pra criar o pendrive botável. Coloquei de GPT para UEFI. Quando fui instalar, ele pediu pra eu formatar o SSD para GPT, fiz isso e instalei normal. Se ficou UEFI ou GPT não sei, mas o windows está atualizando agora que é o mais importante. Mas se está atualizando significa que está sim em UEFI, pois antes não formatava justamente por isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 25/01/2019 às 16:38, MrDante disse:

Consegui resolver. Peguei o instalador do Windows e usei o rufus pra criar o pendrive botável. Coloquei de GPT para UEFI. Quando fui instalar, ele pediu pra eu formatar o SSD para GPT, fiz isso e instalei normal. Se ficou UEFI ou GPT não sei, mas o windows está atualizando agora que é o mais importante. Mas se está atualizando significa que está sim em UEFI, pois antes não formatava justamente por isso.

Usou a imagem do windows original da própria microsoft? Poderia me explicar onde você colocou essa configuraçaõ de GPT para UEFI? e quando você diz que foi instalar e ele pediu para formatar para GPT, isso não foi pelo boot então não? Se puder me ajudar com isso, ficaria muito agradecida, pois já tenho mais de 3 meses que não consigo atualizar o driver da minha placa de vídeo por causa disso.

adicionado 16 minutos depois
18 minutos atrás, Maria Loyola disse:

Usou a imagem do windows original da própria microsoft? Poderia me explicar onde você colocou essa configuraçaõ de GPT para UEFI? e quando você diz que foi instalar e ele pediu para formatar para GPT, isso não foi pelo boot então não? Se puder me ajudar com isso, ficaria muito agradecida, pois já tenho mais de 3 meses que não consigo atualizar o driver da minha placa de vídeo por causa disso.

Baixei o Rufus e a opção "Esquema de partição" e selecionei GPT como você disse, agora não entendi onde que foi pedido durante a instalação para formatar o SSD para GPT. Sobre a opção "Sistema de arquivos" você deixou FAT 32 (padrão) ou selecionou NTFS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou o autor do tópico mas vou dar uma opinião

 

46 minutos atrás, Maria Loyola disse:

Baixei o Rufus e a opção "Esquema de partição" e selecionei GPT como você disse, agora não entendi onde que foi pedido durante a instalação para formatar o SSD para GPT

Quando o instalador do Windows encontra um disco no formato MBR e a placa-mãe está no modo UEFI ou CSM ele sugere converter o disco para GPT.

 

47 minutos atrás, Maria Loyola disse:

Sobre a opção "Sistema de arquivos" você deixou FAT 32 (padrão) ou selecionou NTFS?

Pode ser qualquer um destes. Por padrão o Rufus usa o FAT32 mas se o arquivo install.wim ou install.esd tem mais de 4GB ele usa o NTFS. Pois o FAT32 não aceita arquivos maiores que 4GB

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 07/03/2019 às 00:19, f_neto disse:

Não sou o autor do tópico mas vou dar uma opinião

 

Quando o instalador do Windows encontra um disco no formato MBR e a placa-mãe está no modo UEFI ou CSM ele sugere converter o disco para GPT.

 

Pode ser qualquer um destes. Por padrão o Rufus usa o FAT32 mas se o arquivo install.wim ou install.esd tem mais de 4GB ele usa o NTFS. Pois o FAT32 não aceita arquivos maiores que 4GB

Muito Obrigada!
Segui todos os passos que vocês instruíram, o segredo realmente é o RUFUS, agora consigo atualizar meu windows e utilizar tudo normalmente!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Consegui resolver o problema. Muita atenção. 
Eu tinha a mesma situação do autor do tópico. Comprei o mesmo notebook com Linux Ubuntu, formatei para Windows e não conseguia iniciar até assistir o mesmo vídeo. Fiz as mesmas alterações.

Passado o tempo, não consegui atualizar o Windows.

Como eu resolvi?

Depois de muito garimpar na internet por uma solução, resolvi com um procedimento simples, não precisou formatar computador. O procedimento também não afetou arquivos.

Usei o software AOMEI Partition Assistant Pro Edition 6.0, e convertir o dico de MBR para GPT. 
No nosso caso, basta mudar de MBR para GPT. Após isso, pode tentar atualizar que vai dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
27 minutos atrás, miranda.fabricio disse:

Você converte todo o SSD?

Sim. Só podemos converter o disco, não se converte partições neste caso. Pois é a Tabela de Partições que vai trazer toda a informação do disco referente às partições como tamanho, sistema de arquivos, etc....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

A partição responsável pelo boot está somente no Disco 0, é a de 500MB.
Se voce desconectar o Disco 0, o Windows que presumo está no Disco 1 na partição C não irá iniciar, faça o teste
Tem maneiras de resolver sem reinstalar o Windows mas precisa de conhecimentos mais avançados, a maneira mais simples é reinstalar o Windows mas somente com o disco que vai receber o Windows conectado no computador.
E depois ir no BIOS, na aba Boot e colocar ele como primeira opção de Boot
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...