Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perda de desempenho em vários jogos


Posts recomendados

Boa tarde, realizei a compra desse PC recentemente (não faz nem uma semana) e os jogos que testei não rendem o que era esperado.

A configuração é a seguinte:

GTX 1060 6gb

i5 8400 2.8ghz

MSI H310M PRO-VDH

Fonte Master Masterwatt 600w 80 Plus PFC ativo ATX

8gb de memoria ram DDR4 2400mhz

HD Toshiba 7200 rpm

SSD 120gb

 

Eu utilizo um filtro de linha que por sinal comprei recentemente. Eu testei alguns jogos como PUBG e LoL e o desempenho é bem inferior a minha maquina antiga que as principais configurações eram uma gtx 750 ti 2gb sc e um i5 3330 e eu conseguia um fps superior, por exemplo no LoL chegava a 230-250 fps e no PUBG à 55-65.

O problema é que, por mais que eu coloque no ultra ou no low quase não tem diferença nenhuma de fps nesses jogos, já reinstalei os drivers da placa de vídeo com o DDU no Safe Mode, as temperaturas estão OK, fica algo em torno de 45-70c em jogos no ultra, já verifiquei alguns procedimentos no Windows 10 para ver se era compatibilidade, já alterei algumas configurações no painel de controle da Nvidia que deixava pra escolher automático entre a onboard e offboard e até então NADINHA.

 

OBS: Unica coisa que não fiz até então foi formatar porque não tenho o ISO do Windows e não verifiquei se perco a garantia se formatar ou algo relacionado.

OBS²: Eu realmente acredito que seja alguma incompatibilidade com o Windows 10 Trial e essas atualizações, mas até então, tudo o que eu tentei foi em vão.

 

Solicito a ajuda de vocês se possível e por favor, caso eu tenha feito a postagem de maneira incorreta ou que tenha ficado faltado algo no tópico me avisem por gentileza. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Bmilk disse:

já alterei algumas configurações no painel de controle da Nvidia que deixava pra escolher automático entre a onboard e offboard e até então NADINHA.

Isso funciona em notebook, em desktop, isso não existe.. O monitor tá ligado na 1060, certo??

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, RS Faria disse:

Isso funciona em notebook, em desktop, isso não existe.. O monitor tá ligado na 1060, certo??

Sim, inclusive eu verifiquei hoje cedo, vai que né...🤣

Pior que o desempenho da placa ta meio semelhante a uma onboard em alguns jogos, por isso eu realizei o procedimento no painel de controle nvidia assim mesmo (eu nem sabia que era só em notebook, sou leigo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdão o double post.

Realizei a instalação do The Witcher 3 pra testar outro jogo. Estava na configuração padrão da maquina antiga e não alterei de inicio era algo entre Very Low e Medium e o fps cravava sempre próximo à 30 fps. Fui alterando entre high e ultra e novamente o FPS sempre em torno de 30-33, só diminuía quando eu me movimentava em locais com bastante npc's, ai o FPS descia pra 20-25.

Eu realmente não sei mais o que pode ser, no começo cogitei gargalo, mas eu pesquisei tanto essa configuração e dei uma olhada novamente pelo fórum sobre ela e nada. Parece que tem algo segurando o desempenho perto dos 30 fps, como se fosse vsync, estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bmilk disse:

Perdão o double post.

Realizei a instalação do The Witcher 3 pra testar outro jogo. Estava na configuração padrão da maquina antiga e não alterei de inicio era algo entre Very Low e Medium e o fps cravava sempre próximo à 30 fps. Fui alterando entre high e ultra e novamente o FPS sempre em torno de 30-33, só diminuía quando eu me movimentava em locais com bastante npc's, ai o FPS descia pra 20-25.

Eu realmente não sei mais o que pode ser, no começo cogitei gargalo, mas eu pesquisei tanto essa configuração e dei uma olhada novamente pelo fórum sobre ela e nada. Parece que tem algo segurando o desempenho perto dos 30 fps, como se fosse vsync, estranho.

 

Já tentou instalar uma versão mais antiga dos drivers da placa de video? As vezes pode ser bug dos drivers, e outra baixa o MSI Afterburner e vê como ta o uso dela nos jogos se ta levando a uma porcentagem alta ou ela fica com o uso baixo!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Duartt disse:

 

Já tentou instalar uma versão mais antiga dos drivers da placa de video? As vezes pode ser bug dos drivers, e outra baixa o MSI Afterburner e vê como ta o uso dela nos jogos se ta levando a uma porcentagem alta ou ela fica com o uso baixo!

Verifiquei com o Afterburner e o uso da GPU variou entre 40-65%, temperatura entre 40-55cº e o FPS entre 20-39 em do very low ao ultra. E sobre o driver eu tinha a versão 398, desinstalei e atualizei pra 416 hoje cedo.

 

Entrei em contato com a loja pra ver se eles tem algum suporte pra isso, mas acho meio difícil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bmilk disse:

Verifiquei com o Afterburner e o uso da GPU variou entre 40-65%, temperatura entre 40-55cº e o FPS entre 20-39 em do very low ao ultra. E sobre o driver eu tinha a versão 398, desinstalei e atualizei pra 416 hoje cedo.

 

Entrei em contato com a loja pra ver se eles tem algum suporte pra isso, mas acho meio difícil...

Bom, isso é estranho, até pela sua configuração os jogos que você mencionou não devia ter nenhuma dificuldade, no caso você pode testar depois se sem a GPU o pc vai continuar a mesma coisa, apenas pela onboard, outra resolução que eu vejo pode ser também tentar a formatação mas você deve consultar se vai perder garantia ou algo do tipo (mesmo não crendo que o problema seja o sistema operacional). Mas da uma checada de novo se o driver ou algum programa no pc pode ta limitando o desempenho do seu hardware.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Duartt disse:

Bom, isso é estranho, até pela sua configuração os jogos que você mencionou não devia ter nenhuma dificuldade, no caso você pode testar depois se sem a GPU o pc vai continuar a mesma coisa, apenas pela onboard, outra resolução que eu vejo pode ser também tentar a formatação mas você deve consultar se vai perder garantia ou algo do tipo (mesmo não crendo que o problema seja o sistema operacional). Mas da uma checada de novo se o driver ou algum programa no pc pode ta limitando o desempenho do seu hardware.

Beleza, obrigado pelas dicas, vou tentar o driver mais antigo dela e sem o Geforce Experience pra ver como fica e aguardar a resposta da Terabyte.

Testei no LoL agora, durante as lutas o FPS caiiiii muiiiiito vai pra 20-25 e fora delas fica entre 70-100

 

 

Edit: Realizei a desinstalação do driver novamente com o DDU no modo seguro e instalei uma versão mais antiga (391.01) e nada.

É como se o vsync da placa e dos jogos estivesse ligado em 30, mas eu já desliguei, já testei ligado e nadinha, rindo de nervoso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, domingos87 disse:

@Bmilk Talvez seja limitação do Windows em versão Trial?? Se algum jogo seu roda em Linux você poderia fazer um dual boot e testar se some esse "limite".

É, eu to no aguardo da loja pra eu poder formatar. Provavelmente devo comprar uma Key OEM e instalar o Windows 10 Pro mesmo, não sou familiarizado com o Linux por mais que eu tenha curiosidade de usa-lo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, domingos87 disse:

@Bmilk Nenhum jogo seu é do Steam? Steam é fácil de usar no Linux e muitos jogos rodam nativamente por ele, como o Counter Strike. Serviria para matar a dúvida!

A maioria é Steam sim.

Eu reinstalei o Windows mesmo, só alterei a versão e ativei, era Home, coloquei Pro e reinstalei os Drivers também. O problema continua. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não tenho outra placa de video, só me resta testar em outro slot e aguardar também a resposta do suporte técnico da loja.

Testei o Valley Benchmark em Extreme HD o FPS ficou na maioria do tempo em 60-62 FPS. Minimo foi 20 e Maximo 125, temperatura 70-71c...mas nos jogos mesmo nada mudakkkkk

EDIT: CSGO tudo no max. de 70-103 fps com drops as vezes até 25.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode trancar o tópico, infelizmente não consegui resolver o problema depois de várias tentativas e nem com o Suporte técnico da TerabyteShop. Eles mandaram os documentos do RMA para eu preencher e estar enviando para testarem e etc. Agradeço a todos que tentaram me auxiliar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, domingos87 disse:

@Bmilk De nada! Mas deixe aberto para poder falar para a gente se deu certo depois da troca da placa!

 

Você vai trocar a placa de vídeo?

Não, vou entregar a maquina inteira do jeito que veio para eles realizarem os testes lá, não posso testar peça por peça, por não ter outro PC, só notebook.

Eu fui realizando alguns testes bem básicos com eles e pra falar a verdade nem eu sei mais o que pode ser. Eles pediram por fim pra eu testar a placa em outro PC e eu não tenho. 

Se não for a placa eu desconfio que seja a Memoria Ram ou algum problema com a MOBO não lendo a memoria ram direito, a frequência ta sempre entre 398 à 399.1 MHZ. 

 

Pode deixar aberto então, mas provavelmente vai demorar um pouco, pelo que eu vi o prazo de testes é de 15 a 30 dias. Devo receber essa ***** lá pro natal e olhe lá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RS Faria disse:

@Bmilk

 

Tem a manha de por umas prints aqui, de tudo que fez aí? Afterburner (dentro de um jogo), CPU-Z, GPU-Z ou qualquer outra coisa que fez aí?? Quem sabe, isso trás alguma coisa nova, antes do RMA...

Do Afterburner eu não cheguei a salvar nenhuma print não, unica coisas que a loja solicitarou print usando o HWInfo, diagnóstico de memória do Windows, teste com o 3DMark e um Snapshot do Speccy durante algum jogo que por sinal eu perdi ela, acho que as que sobraram aqui são suficientes para ter uma noção...

 

Eis o link da comparação de resultados do 3DMark:

https://www.3dmark.com/3dm/30302614

 

O restante das prints estão em anexo no post.

PS: Eu realizei tantos testes com o HWiNFO que eu nem sei qual jogo eu estava testando nessa print, mas prestem atenção sobre o que eu falei da memoria...sempre entre 398 e 399.1MHZ

 

 

hwinfo1.png

hwinfo2.png

hwinfo3.png

hwinfo4.png

hwinfo5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bmilk

 

Realmente, tem algo errado aí.. O clock de memória ali é o clock real, e ele será metade do clock informado pela fabricante da RAM.. Como RAM DDR transfere duas informações por pulso de clock, criou-se a denominação "clock efetivo", que é usado pelas empresas, por marketing.. Meu PC de exemplo, e RAM de "1600MHZ"..

 

1189775672_Semttulo.thumb.jpg.561625a4967143810cfddcec7d2645a8.jpg

 

Dito isso, tá errado mesmo.. Ali, deveria ser 1200MHz e o "Ratio" abaixo, deveria ser "12.00 x".. Isso é controlado pelo "BCLK" ou "Base Clock", usualmente de valor 100.. Tanto CPU, quanto RAM, usam o BCLK como base pra gerar suas frequências individuais.. A CPU tá funcionando direto.. A RAM é que tá estranha..

 

Como é a CPU que controla a RAM, pode ser problema na placa-mãe, na própria memória ou na CPU até..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, RS Faria disse:

@Bmilk

 

Realmente, tem algo errado aí.. O clock de memória ali é o clock real, e ele será metade do clock informado pela fabricante da RAM.. Como RAM DDR transfere duas informações por pulso de clock, criou-se a denominação "clock efetivo", que é usado pelas empresas, por marketing.. Meu PC de exemplo, e RAM de "1600MHZ"..

 

1189775672_Semttulo.thumb.jpg.561625a4967143810cfddcec7d2645a8.jpg

 

Dito isso, tá errado mesmo.. Ali, deveria ser 1200MHz e o "Ratio" abaixo, deveria ser "12.00 x".. Isso é controlado pelo "BCLK" ou "Base Clock", usualmente de valor 100.. Tanto CPU, quanto RAM, usam o BCLK como base pra gerar suas frequências individuais.. A CPU tá funcionando direto.. A RAM é que tá estranha..

 

Como é a CPU que controla a RAM, pode ser problema na placa-mãe, na própria memória ou na CPU até..

É *****, vou tentar deixar explicado no documento de RMA, mas devo preparar isso só segunda (se eu arrumar uma caixa pra colocar as outras, porque joguei a maior fora, mas eles falaram que só preciso arrumar uma outra kkkkk). Se eu tivesse outro memória aqui, eu até testava e tal, mas não tenho e não vou comprar outra agora pelo problema foi deles..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, domingos87 disse:

@Bmilk Além disso suas latências estão ridiculamente baixas para uma DDR4, apenas 10T!

 

Nas configurações da BIOS já tentou deixar absolutamente tudo manual na parte das memórias, incluindo tensão, frequência e temporização???

Ih rapaz, BIOS eu nem mexo, tenho um medo de mexer ali, porque não entendo, eu poderia até ver uns videos e mexer, mas o medo de fazer ***** fala mais alto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bmilk O máximo que vai acontecer é a máquina não dar boot. Nesse caso, hoje em dia com alguns resets a BIOS percebe isso e carrega a configuração padrão.

 

Ou então você faz um CLEAR CMOS pelo jumper na placa-mãe. Não vai danificar nada, mesmo que não dê boot.

 

Isso é diferente de atualização, que pode dar problema mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...