Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema congelando: i5 9600K e Z370M AORUS


Posts recomendados

Fala pessoal, também estou enfrentando esse problema de freezing. Comprei um computador na Terabyte no mês 05 deste abi, desde então o problema persiste. Iria mandar garantia da loja porém dependo do computador para elabora projetos e renders, e decidi não enviar. Toda vez que eu renderizava algum projeto muito grande no Lumion ou até mesmo na hora de rodar um jogo, acontecei esse problema do congelamento. Percebi que o VRM da placa-mãe estava chegando á 110 graus, não sei se isso pode estar influenciando a causar o freezing, meu processador estava trabalhando com um clock de 4,7 GHz sem estar usando nenhum programa, quando rodava algo pesado ele subia para 4,9 GHz, isso sem estar com OVER. Para resolver, eu reduzi a tensão que para 1,26V, desativei o turbo booster e coloquei o processador para trabalhar com clock padrão dele de 3,6 GHz, mas obtive uma queda de fps mas não travou mais até então. Alguém conseguiu alguma outra solução ?

 

Configuração:

i7-9700k;

Gigabyte - Z370M AORUS Gaming Micro ATX LGA1151;

2xMemória DDR4 Kingston HyperX Fury, 8GB 2400MHz;

Gigabyte Geforce RTX 2070 Gaming OC, 8GB;

SSD Intel 660p, 512GB, M.2 2280, NVMe;

Thermaltake 700W Smart 80 Plus;

HD Seagate Barracuda 1TB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Formatei meu SSD 480GB e instalei o Win 10 Pro no dia 22 de dezembro, e continuo sem ter porblema algum na minha placa-mãe Z370M Auros, joguei por varios dias incluindo hoje e nao tive qualquer congelamento ou algo parecido, acredito que eu tive sorte e graças a Deus nao estou tendo porblemas. Desejo a todos um otimo fim de ano e que possam resolver o problema de vocês da melhor forma possivel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/12/2019 às 23:58, AdamarJúnior disse:

Fala pessoal, também estou enfrentando esse problema de freezing. Comprei um computador na Terabyte no mês 05 deste abi, desde então o problema persiste. Iria mandar garantia da loja porém dependo do computador para elabora projetos e renders, e decidi não enviar. Toda vez que eu renderizava algum projeto muito grande no Lumion ou até mesmo na hora de rodar um jogo, acontecei esse problema do congelamento. Percebi que o VRM da placa-mãe estava chegando á 110 graus, não sei se isso pode estar influenciando a causar o freezing, meu processador estava trabalhando com um clock de 4,7 GHz sem estar usando nenhum programa, quando rodava algo pesado ele subia para 4,9 GHz, isso sem estar com OVER. Para resolver, eu reduzi a tensão que para 1,26V, desativei o turbo booster e coloquei o processador para trabalhar com clock padrão dele de 3,6 GHz, mas obtive uma queda de fps mas não travou mais até então. Alguém conseguiu alguma outra solução ?

 

Configuração:

i7-9700k;

Gigabyte - Z370M AORUS Gaming Micro ATX LGA1151;

2xMemória DDR4 Kingston HyperX Fury, 8GB 2400MHz;

Gigabyte Geforce RTX 2070 Gaming OC, 8GB;

SSD Intel 660p, 512GB, M.2 2280, NVMe;

Thermaltake 700W Smart 80 Plus;

HD Seagate Barracuda 1TB.

 

Tenho um i5-9600k e uma Z370m Aorus, SSd M2 Samsung Evo, 16 Gb memoria DDR 4, GTX 1060. Mesmo problema de travamento em jogos, no explorer, no mozilla, só olhando pra tela, etc. Bios na versão F10.

 

Inicialmente tinha um SSD comum. Quando troquei pelo M2 calhou de receber uma atualização gigante do windows. Aí ficou insuportavel o problema. Fiz de tudo: instalação limpa do windows, voltei pro SSD, Troquei a placa de video por uma RX 580, desmontei o PC e limpei tudo. Nenhum resultado. 

 

Certeza que há alguma incomplatibilidade do chipset da placa-mãe com o processador 9ª geração. Quem sabe mais alguma atualização do bios resolva de vez. Resolvi parcialmente o problema desabilitando qualquer overclock de processador e de memória no bios. Atualmente, com o sistema atualizado, bios na versão F14a, todos os drivers atualizados, inclusive o Samsung Magic, ainda congela de vez em quando, mas é bem mais raro.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Link Souza Se seu processador for um I5 deve ser o 9600k, agora pelo que vi você usa um HD, e dependendo do que se inicializa junto com o sistema, como programas, se for windows 10 pro tem varios aplicativos do proprio windows que faz com a inicializaçao seja mais lenta mesma ( tem varios videos que mostram como otimizar win 7, 8 ou 10 no youtube), alem do fato de que você deve fazer uma desfragmentaçao uma vez por semana para que possa iniciar um pouco mais rápido. O ideal seria colocar um SSD, para que sua inicializaçao seja muito rapida porque a diferença é brutal entre SSD e HD..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Link Souza disse:

Ou galera não entendo muito mas minhas config são a seguintes

i5 9700k
Z370m aorus gaming

Dois pentes 4gb 2400

GTX 1060

HD 7200rpm

Meu computador demora de 4 a 6 min pra inicializar totalmente. Será que tem haver com esse problema da placa-mãe.
Agradeço desde já.
 

@Link Souza Use um SSD para o sistema operacional e programas mais usados. 

O motivo da lentidão certamente é o uso de um HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Link Souza disse:

Ou galera não entendo muito mas minhas config são a seguintes

i5 9700k
Z370m aorus gaming

Dois pentes 4gb 2400

GTX 1060

HD 7200rpm

Meu computador demora de 4 a 6 min pra inicializar totalmente. Será que tem haver com esse problema da placa-mãe.
Agradeço desde já.
 

Provavelmente HD ruim. Ou não configurado como AHCI. Ou obsoleto (sata 2). Mas é provavelmente HD ruim mesmo. Experimenta Algum software grátis de teste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Márcio Francesco Mano eu usei um software de teste. mas deu desempenho 100% e vida util 95%

 

adicionado 19 minutos depois

@Thiago Zancan Será que é o SSD mesmo. eu sei que a diferenca é absurda, mas eu tinha um pc assim antes desse
R7 270
ASUS M5A78L-M LX/BR

Dois pentes 4gb 1866

e um Fx 8400

E não demorava isso tudo pra inciar mesmo quando estava velho

adicionado 20 minutos depois

@Márcio Francesco O hd por programas de teste ele tá ótimo, e na verdade o HD é novo, eu vi se tava AHCI e estava, será que é só por causa do win 10

 

adicionado 22 minutos depois

@Márcio Francesco O hd por programas de teste ele tá ótimo, e na verdade o HD é novo, eu vi se tava AHCI e estava, será que é só por causa do win 10

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Link Souza disse:

@Márcio Francesco Mano eu usei um software de teste. mas deu desempenho 100% e vida util 95%

 

adicionado 19 minutos depois

@Thiago Zancan Será que é o SSD mesmo. eu sei que a diferenca é absurda, mas eu tinha um pc assim antes desse
R7 270
ASUS M5A78L-M LX/BR

Dois pentes 4gb 1866

e um Fx 8400

E não demorava isso tudo pra inciar mesmo quando estava velho

adicionado 20 minutos depois

@Márcio Francesco O hd por programas de teste ele tá ótimo, e na verdade o HD é novo, eu vi se tava AHCI e estava, será que é só por causa do win 10

 

adicionado 22 minutos depois

@Márcio Francesco O hd por programas de teste ele tá ótimo, e na verdade o HD é novo, eu vi se tava AHCI e estava, será que é só por causa do win 10

 

Um mistério. Já trabalhei com manutenção mais de 10 anos e pra mim era certo que fosse o HD.. depois da inicialização a velocidade de resposta do Explorer e navegador e normal? O Win 10 tem um monte de aplicativo padrão que trabalha em segundo plano. Desabilita tudo que não usa frequentemente pra testar. Os aplicativos de inicialização também. O onedrive, por exemplo, tem impacto alto. Em último caso, coloca outro HD pra testar, se tiver disponível. Se melhorar bastante a inicialização, o negócio é trocar o HD. A melhor coisa é um M2. Tem slot nessa placa pra ele. você liga o PC e praticamente está pronto pra usar. Tem que ver também se não é o caso de programas instalados que afetam a inicialização, tipo steam, Chrome notifier,, Spotify, etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Márcio Francesco @Márcio Francesco @Thiago Zancan

Pow galera queria dividir uma coisa recente que tô usando pra meu computador inicializar mais rápido, e que tá funcionando, bom como eu disse antes aqui no grupo meu computador tava inciando em 6 ou 8 min mais ou menos, em alguns dias eu percebi que quando meu provedor tava sem interent ele inciava normal levava ali uns 40 segundos por que eu uso um HD, mas inciava normal. Então agora tô tirando o cabo da interent antes de ligar e tá dando certo, vocês acham que tô louco, ou pode ser isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera gostaria da ajuda de vocês, montei um pc novo a 2 meses e estava tendo tela azul sempre que ligava ele após um tempo desligado, erro relacionado a Memory Management. Também após alguns minutos jogando Escap from Tarkov ele freezava completamente. Eu li no começo desse tópico sobre mudar a tensão da memória e mudei, faz dois dias que está de boa. Porém eu já tinha comprado outras memória e ao colocar os 4 pentes o pc não boota, ele só funciona com 2 pentes ou 1, alguém sabe como resolver isso.

As memórias são iguais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LZenon eu tive um problema parecido depois que adicionei um novo pente de memória.

 

Eu tive de "resetar" a configuração da tensão das memórias e então adicionar o novo pente de memória. Com os dois pentes de memória, ajustei novamente a configuração da tensão para o valor recomendado.

 

Não sei se poderá ajudar no seu problema, mas, depois que fiz isso, consegui bootar o sistema com os dois pentes de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No manual está assim

4 x DDR4 DIMM sockets supporting up to 64 GB of system memory

Dual channel memory architecture 

Support for DDR4 2666/2400/2133 MHz memory modules

 

Tenho 4 pentes de Memória HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16, Preto - HX426C16FB3/8

Com dois ou um funciona, mas com mais que isso não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LZenon essa sua memoria é para funcionar normalmente com essa placa-mãe, o que você tem que fazer e atualizar a versão da Bios para 14a, depois instalar o APP Center da Gigabyte e logo apos isso instale o Easytune, com esse programa você coloca a frequência correta da sua memoria que é 2666mhz  e depois coloca no profile 1 se não me engano, no final da um aplicar e vai automaticamente reiniciar o computador com a frequência e tensão certa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mbsjrFiz o que você disse e depois coloquei os 4 pentes, quando liguei o pc todas as fans ligaram mas não deu sinal no monitor e depois de alguns segundos o pc desligou e ficou repetindo isso(ligando e desligando) automaticamente. Já testei todas as memórias solo e em duplas e funcionam, mas com os 4 pentes não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LZenon Infelizmente não tem como levar essa placa-mãe à sério.
São diversos problemas crônicos, três atualizações na BIOS que não resolveram nada, inúmeros chamados técnicos.
Após mais de 1 ano acompanhando o tópico desde que o criei, só posso dizer que não aconselho ninguém a comprar essa placa, tampouco qualquer item da marca GIGABYTE.

Essas péssimas experiências são as que me fazem pagar um pouco mais caro por um produto que sei que não me trará problemas.
Até o momento a única coisa que nos trouxe resultado positivo foi realizar o FIX 2, alterando a tensão da memória.
Fica claro que o problema dela está no gerenciamento da RAM, o que gera tanto os travamentos e congelamentos durante jogos, mas também as telas pretas e a não inicialização do sistema operacional, ficando em loop infinito.


Adeus z370m, adeus Gigabyte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, to com um problema parecido, diria até um pouco pior...

 

Tenho a seguinte config.

 

Asus Rog Strix Z390-E Gaming

i5 9600KF

16GB (4x4GB Adata Gaming Series 3000Mhz)

2x NVME Samsung Evo Plus 250GB
Corsair CX750M

(sem gpu no momento, apenas uma GT710 2GB de quebra galho)

 

Acabei de comprar esse i5, antes usava tudo com um i3 8350K e a máquina voava, o segundo M.2 foi comprado para instalação limpa do Windows e tudo funcionava perfeitamente...

 

Com o i5 meu PC congela sempre depois de 2 a 4 minutos depois de iniciado, ou dentre os 20 e 40% da instalacao do Windows...

Alguem que possa me ajudar ou tenha tido o problema com outras placas que nao Gigabyte...

 

PS Tenho o mesmo problema com a outra Asus Strix Z370-E Gaming.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou tendo o mesmo problema, eu acompanhei esse topico e fiz os seguintes procedimentos e o problema persiste. 

 

Testei a GPU em outro computador e nao obtive o problema.

Testei memoria por memoria em outro computador e tambem nao tive problema de congelamento.

Formatei a maquina e fiz o primeiro teste com o Nv.m2 e depois com o SSD e o congelamento continua.

Tirei a GPU e fiz o teste com o video onboard e também obtive o congelamento.

Troquei a fonte coloquei uma corsair 650w e também continuo tendo o congelamento.

Fiz os testes de linha na energia, deixei um ponto com energia limpa deixei o gabinete ligado somente em um ponto estabilizado e 220v, e também o problema persiste.

Fiz um teste com o hakintosh Olaria Mojave, e advinha congelamento.

E sim a bios atualizada e a tensão das memorias foi alterada seguindo as dicas do suporte tecnico da gigabyte.

 

Estou na duvida se isso é um problema da placa-mãe ou processador, se coloar algo no render ou abrir o youtube trava na hora.

 

Obrigado a todos pela atenção.

 

i5 9600k 

Sapphire Rx 580

32gb Crucial 8x4

Nvm2 Samsung Evo 500gb

650w Corsair 

cooler Master MA410m

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!