Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema congelando: i5 9600K e Z370M AORUS


Posts recomendados

E eu aqui na luta esperando meu WC chegar do rma.

 

Por enquanto estou mantendo a bios F14 com xmp ativado mas sem o turbo boost

pois estou usando um cooler de 30 reais da goldentec. /devo ser o unico doido que fez isso/ KKKK =x

( usei para teste já que meu wc deu ruim e eu tinha que testar de alguma maneira ).

 

z370m Aorus

I5 9600kf

16GB DDR4 ballistix sport AT 2666

gtx 1660 super

fonte rm650x modelo antigo

W10PRO 1909

Por enquanto jogando etc está de boa sem travamentos ou erros.

De qualquer forma minha garantia venceu antes de eu conseguir montar com um wc e ver com tudo realmente ativado.

(também desativei o LED da mobo ) pois com ele ativo notei alguns travementos que loucura isso D= .

 

IMAGENS / ultima foto  e do hwinfo >  https://imgur.com/a/RRkcgUu

 

 

Quando receber meu WC do rma esse mes volto aqui mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica realmente claro que com essa mobo, muita gente está enfrentando vários problemas.

( desdo começo do post a gigabyte falou que em futuros updates de bios iam arrumar... mas até agora nada )

 

Recebi hoje o meu WC, depois de montado e funcionando ativei o turbo boost e funcionou normalmente.

Nunca fiz os fix, mesmo assim o post serviu de muita ajuda!. ( dei sorte pelo visto )

Somente com o LED vermelho da mobo ativado tive problemas com travamentos.

 

O estranho e algumas pessoas, com outras mobos de marcas diferentes, tendo os mesmo problemas.

Bom boa sorte ai a todos e que consigam resolver isso, pois já tem muito tempo sem uma solução definitiva!.

 

 

Valeu ai Thiago Zancan por estar ajudando, valeu os demais que também estão tentando ajudar etc.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, estou acompanhando a algum tempo a discussão a respeito, estive com o mesmo problema de congelamento, tentei todas as dicas aqui apresentadas, formatação e instalação limpa de drivers do fabricante, tensão das memórias a 1.240v e 1260v, voltagens menores, frequência menor, teste separado de cada componente, limpeza do PC, troca e atualização de Bios, nada adiantava, congelava e entrava no loop infinito, em varias dessas ocasiões pra parar o loop, retirava um pente de memória e sempre notava que estava muito quente. Comecei monitorar as temperaturas dos componentes com vários programas, processador, gpu, vrm, todos estes dentro dos padrões, meu gabinete é bem ventilado, porém notava que quando o fechava  os congelamentos se tornavam mais frequentes...
Então decidi fazer um teste, abri o gabinete, coloquei um ventilador direcionado pra ele e pra minha surpresa, parou os congelamentos, adaptei um fan minha da parte de cima do gabinete voltada para as memórias e fechei o gabinete, para teste, joguei muitas horas Assassins Creed Odyssey, principio, resolveu meu problema, estou a mais de dois dias sem congelamentos.
Se possível tentem esta alternativa, acredito que seja algum problema de instrução das memórias ou algo do tipo pois é inacreditável como elas esquentam, decepcionante um placa deste nível apresentar tantos problemas assim...

Enfim meu setup:
CPU I3 8100 (Cooler Pcyes Zero KZ3)
Gigabyte Z370M
8gb ram Hyper X 2666mhz (4+4)
8gb ram Ballistix 2666mhz (4+4)
SSD 120gb
HD 1tb
GPU RX 580 4gb MSI
Fonte XFX 850w 80 Plus Silver
Gabinete Blue Case BG015

WhatsApp Image 2020-04-02 at 23.05.44.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 18/02/2020 às 11:37, Thiago Zancan disse:

@sw_henrique É a MB.
Tente voltar para a bios 13, e faça a alteração da VRAM para 1.260.

@Thiago Zancan muito obrigado, após meses sofrendo, esta alteração de tensão da VRAM resolveu o problema! Mesmo na última versão da BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera, Mesmo problema por aqui.

Eu monto computadores e já havia utilizado essa placa 6 vezes com processadores da 8 geração e nenhuma apresentou problema.

Porém, como não havia disponível nenhum da 8 geração montei com um i5 9400F, e adivinhem?

Primeiro o problema de instalação do windows, ele freezava quando tentava bootar o pendrive. Resolvi atualizando a BIOS para 14.

Depois começou o problema de congelamento e depois tela azul. As vezes a tela mudava de cor, ficando vermelha as vezes azul as vezes verde. Resolvi trocando a RX580 por uma RTX2060.

Ai começou a só congelar e dar tela azul. Resolvi com o processo do amigo @Thiago Zancan.

Porém agora quando liga após um tempo desligado ele apresenta uma tela azul e reinicia. KMOD_EXCEPTION_NOT_HANDLED.

Já tentei formatar, reinstalar os drivers, testar algumas voltagens e nada, trocar memória, SSD, Tomada, fonte.

 

Resumindo, vida complicada com esse kit Z370 com 9 geração.

 

placa-mãe Z370M AORUS

1 Memória HyperX Fury, 16GB, 2666MHz, DDR4

PLACA DE VIDEO RTX2060

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kauan Akimoto Boa noite amigo. Tivemos o mesmo problema, a maldita tela azul. No meu caso ela estava acontecendo aos rodar os games mais pesados, como por exemplo: AC Odyssey e COD Warzone. 

 

SOLUÇÃO (pelo menos pra mim): Mudei a tensão das memórias( como orientado no post) e retirei qualquer tipo de overclock das minhas memórias.Elas estão como vieram de fábrica, somente com xmp ativado. Inclusive há uma opção básica na BIOS que seta as memórias para alto desempenho, estabilidade, alta frequencia... deixe em normal.

 

Esses problemas começaram a acontecer comigo depois que eu atualizei a bios para a f13.De fábrica a versão da bios veio f11,e estava funcionando normalmente.Só não reverti a bios pois eu tive um ganho de fps absurdo depois que atualizei e segui em busca da resolução do meu problema.

 

Parece que essas novas versões da bios gigabyte estão com problema no gerenciamento de energia das memórias caso você ative qualquer alteração de desempenho delas.

adicionado 3 minutos depois

Só acrescentando: Na última versão da bios f14a existe inclusive uma certa confissão da gigabyte quanto ao problema da bios com a estabilidade da RAM. 

bios update.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde pessoal,
Depois de 1 ano e 6 meses, aproximadamente, e sem nenhuma alteração no Setup ou upgrade no hardware, esse m@rd@ de pc começou a dar vários erros de tela azul, de travamentos e distorção da imagem, pode ser iniciando o Windows, durante o setlist (ao subir a BIOS), dentro do Setup, jogando. É um problema que está acontecendo com várias pessoas até com configuração superior a minha, mandei alguns tickets para a Gigabyte (fotos abaixo).
Minhas tentativas: Atualizei a BIOS para a última versão 14a; downgrade; desconectei tudo, limpei a RAM, fiz algumas alterações no Setup como mudança de tensão da RAM para 1,24v (como pedido pelo fabricante) ou 1,26v. Desativei (como orientação de um grupo do whats): Tecnologia intel(R) Turbo Boost e VT-d. 
Nada deu certo.
Configuração do computador:
- placa-mãe: Gigabyte Z370m Aorus Gaming (rev 1.0);
- Processador: Core i5 8400 (8ª geração);
- Memória RAM (1 pente): Kingston DDR4, 16GB, 2400MHz;
- Fonte: Corsair VS400, 400W;
- HD: Samsung Sata 1TB.

ErrosAoTestarRam.thumb.jpg.40b18ff9f9c40227193d181c4f661d66.jpgTelaTravada.thumb.jpg.8a2c2d53d8900f3ef34f3ec012b44e91.jpg

Site1.thumb.jpg.6c81ff180abadf5515277d96ece6b4fa.jpgSite2.thumb.jpg.cc159219fa1d5c4a5ce8518068f18c64.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai galera, como anda essa situacao?

 

Tenho um i5 8400, apareceu a chance de vender e inteirar 200 reais e pegar um i5 9600kf... e tenho exatamente essa placa-mãe...

 

Eu to pensando em nao fazer a troca so por esses relatos...

 

A gigabyte ja consertou o problema? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nicolas Gouveia Costa de Campos Eae, eu uso o i5 9600k + Z370M aorus, já faz mais de 1 ano... depois que setei a 

alteração da VRAM para 1.260. nunca tive nenhum problema!!! Jogo red dead redemption 2 no ultra aqui, lisinho e sem nenhuma queda de fps. 

Fiz over no processador para 5GHz e uso a versão da bios F13.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Vinícius Dias_436282 disse:

@Nicolas Gouveia Costa de Campos Eae, eu uso o i5 9600k + Z370M aorus, já faz mais de 1 ano... depois que setei a 

alteração da VRAM para 1.260. nunca tive nenhum problema!!! Jogo red dead redemption 2 no ultra aqui, lisinho e sem nenhuma queda de fps. 

Fiz over no processador para 5GHz e uso a versão da bios F13.

fala amigao, eu comprei agora o 9600kf, to morrendo de medo de ter feito ***** e comecar a ter dor de cabeca... eu tenho 2 memoria da ballistic, de 8gb cada, 2666..... sera que nao da bo essa alteracao?

 

tu ta usando ql cooler nesse processador? to pensando em pegar o gammax 400

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Schneider Gomes disse:

@Vinícius Dias_436282 Para mim isso não funcionou, assim como as coisas que citei ali.

 

tu nao ta usando o pc? ou comprou outra placa?

adicionado 3 minutos depois

Prezado nikito2411

Agradecemos o seu contato, referente a sua questão.

Informamos que o produto mencionado não possui mais nenhum comportamento fora dos padrões após as atualizações de BIOS que foram lançadas, pedimos por gentileza que atualize o BIOS para a versão mais recente disponível e verifique se as memórias utilizadas constam em nossa lista de compatibilidade, segue abaixo.

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/Z370M-AORUS-Gaming-rev-10/support#support-doc

Atenciosamente,

GIGABYTE

 

 

 

Essa foi a mensagem que a gigabyte me mandou hj, entrei em contato ontem perguntando a respeito do problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Schneider Gomes disse:

@Nicolas Gouveia Costa de Campos Desisti de tentar usar ele, até conseguir achar uma solução, as vezes da erro em 2 minutos ou depois de 24h. Tem pessoas tiveram seus problemas solucionados ao aumentar a tensão da RAM e alterando outras opções, não no meu caso.

 

***** velho, eu to pensando seriamente em nao comprar so por causa disso, to quase desistindo da compra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nicolas Gouveia Costa de Campos Eu ainda não consegui fazer os testes com outra RAM e processador.

Links de algumas pessoas reclamando de erros iguais ou parecidos (é o que enviei para a Gigabyte): 
 

https://www.reclameaqui.com.br/gigabyte/placa-mãe-z370-aorus-gaming-3-nao-funciona_sl6yKO3N_c3F_Dco/

* Link onde cliente informou sobre as orientações da Gigabyte:
https://www.reclameaqui.com.br/terabyte-shop/placa-mãe-gigabyte-z370m-aorus-gaming_hes-mgD_gz5abIGE/

https://adrenaline.com.br/forum/threads/help-tela-azul-da-morte-sem-esperancas.649866/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Schneider Gomes disse:

@Nicolas Gouveia Costa de Campos Eu ainda não consegui fazer os testes com outra RAM e processador.

Links de algumas pessoas reclamando de erros iguais ou parecidos (é o que enviei para a Gigabyte): 
 

https://www.reclameaqui.com.br/gigabyte/placa-mãe-z370-aorus-gaming-3-nao-funciona_sl6yKO3N_c3F_Dco/

* Link onde cliente informou sobre as orientações da Gigabyte:
https://www.reclameaqui.com.br/terabyte-shop/placa-mãe-gigabyte-z370m-aorus-gaming_hes-mgD_gz5abIGE/

https://adrenaline.com.br/forum/threads/help-tela-azul-da-morte-sem-esperancas.649866/

 

eu tinha visto esse topico, inclusive tinha escrito nele e nao enviei a resposta, tava salvo pra enviar kkkkk

 

eu acho q n vou comprar mesmo, se bem q ngm mais veio reclamar aqui, provavelmente foi solucionado, mas mesmo assim, traumatiza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nicolas Gouveia Costa de Campos  Estou usando o pc normalmente... cara, muitos estão tendo o problema até com a Z390 e com os processadores da 8° geração... o problema não é só da Z370 com os processadores da 9°...

Eu ainda acredito que falta lançar uma bios que corrija este problema de ter que alterar a VRAM... 

Enfim... estou jogando diversos jogos e programas pesados... não tenho nenhum problema! Em relação ao cpu cooler, estou usando um water cooler maelstrom 240t. e a memória ram... a mesma que você está usando... ballistic sport 2666 

adicionado 12 minutos depois

@Schneider Gomes Acabei de ver as imagens do seu problema... ao meu ver é muito estranho, eu não vi ninguém com esse problema, não estou defendendo a MB não!!! haha, mas... aparenta ser um problema de memória ou video, já tentou usar uma placa de video ao invés de usar a on board da MB? 

E... como eu disse, não estou defendendo a MB não... porque se você pesquisar, vai ver que tem gente com problemas iguais, usando a MB da Asus e tudo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinícius Dias_436282

1 hora atrás, Vinícius Dias_436282 disse:

@Nicolas Gouveia Costa de Campos  Estou usando o pc normalmente... cara, muitos estão tendo o problema até com a Z390 e com os processadores da 8° geração... o problema não é só da Z370 com os processadores da 9°...

Eu ainda acredito que falta lançar uma bios que corrija este problema de ter que alterar a VRAM... 

Enfim... estou jogando diversos jogos e programas pesados... não tenho nenhum problema! Em relação ao cpu cooler, estou usando um water cooler maelstrom 240t. e a memória ram... a mesma que você está usando... ballistic sport 2666 

adicionado 12 minutos depois

@Schneider Gomes Acabei de ver as imagens do seu problema... ao meu ver é muito estranho, eu não vi ninguém com esse problema, não estou defendendo a MB não!!! haha, mas... aparenta ser um problema de memória ou video, já tentou usar uma placa de video ao invés de usar a on board da MB? 

E... como eu disse, não estou defendendo a MB não... porque se você pesquisar, vai ver que tem gente com problemas iguais, usando a MB da Asus e tudo mais.

 

eu acho que vou aguardar a proxima geração, tudo funciona perfeitamente aqui, nunca tive um problema, n to afim de arriscar e comecar a ter dor de cabeca, infelizmente n vou trocar, tenho a grana, alias, posso comprar tudo do zero se fosse o caso, mas, vou ter que engolir a falta de capacidade deles(intel, gigabyte, enfim n sei qm eh o responsavel)....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinícius Dias_436282 Entendo que não esteja defendendo kkkkk... Como sitei os links e assim como você disse, várias pessoas estão com o mesmo problema ou parecido. Principalmente no link a baixo.
O que fiz foi: Upgrade e downgrade da BIOS; limpeza da memória e também dos slots, testei em todos os slots da memória; desmontei tudo; testei com e sem placa de vídeo; sem HD, troca do cabo e do slot SATA. Só não consegui ainda outra RAM para ter certeza.

https://adrenaline.com.br/forum/threads/help-tela-azul-da-morte-sem-esperancas.649866/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradecemos o seu contato, referente à sua questão.

Informações sobre a versão mais recente do BIOS é a última disponível no site oficial F14a, segue o link abaixo.

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/Z370M-AORUS-Gaming-rev-10/support#support-dl-bios

Conforme informações dos problemas citados já foram corrigidos através de atualizações do BIOS e procedimentos de configuração, caso o senhor ainda enfrenta dificuldades após uma troca do processador que será acionado pela garantia junto com uma revisão para verificação da possível causa.

Atenciosamente,

GIGABYTE 

 

responderam isso de nv...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...