Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema congelando: i5 9600K e Z370M AORUS


Posts recomendados

Tenho a z370m AORUS e um i5 8400 nunca tive problemas, ia pegar o 9600k em uma promo aqui agora e ja vender o 8400 mas agora bateu aquele receio depois de ver esse tópico aqui diversas pessoas com problema, será que na ultima BIOS lançada ja resolveram isso? triste seria pegar o 9600k e ter dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom esse topico do Thiago Zancan me ajudou muito.

A meses eu tenho esse problema, até mesmo participei desse topico em alguns momentos e vou resumir aqui todo o longo caminho que passei para chegar a conclusão pelo menos do meu diagnostico.

 

Eu comprei todo o setup novo, e logo de inicio sempre tive esse problema com o congelamento.

 

O primeiro procedimento foi trocar a fonte, era uma C3 tech 650w e comprei uma Corsair 650w o problema continuou.

Em seguida fiz a troca da placa de video (rx580) na terabyte ao qual recebi um excelente atendimento, mas o congelamento continuou.

O proximo passo foi trocar o kit de memoria, orientação da próprio suporte da GIgaByte, achei um kit 100% igual a tabela de memorias compatíveis, e tambem o congelamento continua.

O ultimo recurso foi trocar a placa-mãe, novamente a loja fez a troca tudo certo, me enviaram o relatório que a placa nao tinha nenhuma avaria ou problema.

Então eu fiquei em duvida sobre o SSD fiz o teste dele em outra maquina, e tambem testei o sistema em outro M2, e o congelamento contiua.

Para garantir eu testei o processador i5 9600k em outra placa-mãe de um amigo, em uma asus e adivinha nao houve congelamento.

E agora a parte mais maluca, nos testamos o i3 9100 dele na minha placa-mãe da gigabyte e nao houve o congelamento. 

 

Agora eu estou proximo de entender, mas olhando os topicos de suporte no forum da intel me parece que e um problema da tensão do VRAM ou C State. Mesmo com a ultima versao da bios, todos os drives atualizados. Muito desgastante tem sido e se algum tiver qualquer dica ou opinião eu fico muito agradecido.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O jayztwocents no YouTube teve um problema esquisito com a placa-mãe da evga z390 que não ligava com 9900ks. Ele descobriu que fazendo overclock o pc ficava estável... vocês podiam tentar colocar uma tensão fixa e ver se trava também. 
 

tem um vídeo no YouTube disso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sw_henrique O mérito é do @Brc
Só para ficarem cientes, eu deu overclock do processador, desabilitei algumas coisas que a Gigabyte tinha dito para fazer, atualizei a BIOS, alterei a tensão da RAM, enfim, as coisas antigas.
O PC está há 8 horas sem erro, mas isso não é um sinal bom, porque já teve momentos que ele deu erro em 24h ou 1 minuto. Amanhã eu irei postar o que aconteceu.

@Nicolas Gouveia Costa de Campos minha configuração está abaixo, e estou passando por esses problemas também.

Configuração do computador:
- placa-mãe: Gigabyte Z370m Aorus Gaming (rev 1.0);
- Processador: Core i5 8400 (8ª geração);
- Memória RAM (1 pente): Kingston DDR4, 16GB, 2400MHz;
- Fonte: Corsair VS400, 400W;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Schneider Gomes

 

tu tem esse pc e nao usa placa de video? 

 

se usa placa de video ja saiba q eh a fonte q n da conta de tudo

 

caso n use placa de video, eh algum problema de peca mesmo, porque essa placa-mãe funciona perfeitamente com esse processado.

 

 

 

outra coisa, como você faz overclock no processador q eh bloqeuado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nicolas Gouveia Costa de Campos Não tenho placa de vídeo por falta de dinheiro mesmo kkkkkk.
Se eu não estiver enganado, eu vi que outras pessoas com esse processador e placa-mãe, apresentaram o mesmo problema ou parecido.
Sobre overclock, devo ter confundido o turbo aumentando a frequência com overclock, desculpa a noobice.


https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/processors/core/i5-processors/i5-8400.html

 

Obs: Até agora ele não deu erro, aproximadamente 19h de uso.
-----------------------------------------------------------
Atualizando, o pc volto a dar o erro kkkkk985574398_Semttulo5.thumb.jpg.a8791d4411cdb139bf4344d634f74610.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema resolvido a garantia da intel cobriu o processador.

O próprio suporte da kabum fez a ponte me orientou a como conduzir o procedimento no site  da intel.

Fiz um cadastro e segui todas as etapas da garantia, ao inserir o S/N e O Lote deu a garantia ate fevereiro de 2023, a equipe foi rapida e fez uma analise do problema. agora estou aguardando apenas finalizar a troca.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera estou com o mesmo problema só que aqui é a Z370m (mesmo) e um i7 9700k... mesmo sem over ele do nada da um freezing no game tendo que desligar pelo botão.... Fui pesquisar e o povo não fala muito bem dessa placa-mãe ainda mais com processadores da 9 geração.... Complicado, vou ver se pego outra placa para testar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então aparentemente mesmo com a garantia e todos o suporte que recebi. 
A resolução que posso definir para ajudar, é que a sua placa-mãe e seu processador podem estar sem problemas de hardware, o que acontece é que a bios da z370 e z390 e os processadores da serie K 8 e 9 gen, em alguns casos eles perdem a configuração do Turbo Boost e ele fica em sobrecarrega ocasionando um freio de segurança que seria o congelamento.

No meu caso O Per-Core Overcloking nos núcleos 1-2-3-4-5 estavam em 120x sendo que o normal é 49x e o Turbo Boost Power Max estava em 4.000w, sendo que o limite é 1000w .

Bastou fazer o seguinte. 

Atualizar a bios para a 10c
Desligar os C-State na bios
Desligar o turbo boost
Baixar o Intel Extreme Tuning Utility
- Em Advance Tuning 
Turbo Boost Shot Power Max Enable ( Disable )
- E deixar o Turbo Boost Power Max em (999,750W)
reinicia o sistema

Basta executar o teste de stress do CPU em 5 minutos, se nao congelar entre 4:59min e 4:39min de stress test, esta rolando tudo ok.


Lembrando que o suporte da intel pode ajudar, isso pode ser um caso isolado e que a solução nao resolva o problema em geral.

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Como andam as coisas aí? Conseguiram resolver, as empresas deram solução?

 

Eu desisti de fazer a mudança, mas um colega meu fez e teve travamento, aliás, o Pc apaga, a gente tá desconfiado q eh fonte, n testamos ainda, mas de QQ forma já tá traumatizado haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, George Nogueira disse:

 Pior que eu usava um i5 8400 de boua, ai vendi p ter dor de cabeça

Tu fixou a tensão da memória e tá travando ainda? 

 

Ql sua placa-mãe exatamente, qnts e quais memórias? Tá em oc o processador? Ql sua fonte?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, George Nogueira disse:

Não mano N fixei não! z370m 16gb hyperx fury, sem oc! vs650 corsair

caraca velho, tu ta usando o pc, e ele fica travando constantemente, eh isso?

 

vai no juizado especial da tua cidade, eh gratuito, nao precisa de advogado, fazem a peticao pra você la

 

 

 

 

 

ah, e porque você n tenta fixa elas? tem gente que fixou a tensão da memoria ram e deu certo, eh uma tentativa.

 

Tua bios ta na ultima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Nicolas Gouveia Costa de Campos disse:

caraca velho, tu ta usando o pc, e ele fica travando constantemente, eh isso?

 

? não mano depois que coloquei um ssd nvme e formatei do zero parou totalmente, Mais quando jogo cod com duas partidas ele congela, não a ponto de desligar a maquina mais tenho que força no gerenciador de tarefas e demora pra crl

 

vai no juizado especial da tua cidade, eh gratuito, nao precisa de advogado, fazem a peticao pra você la

vou v com meu cunhado ele é advogado

3 horas atrás, Nicolas Gouveia Costa de Campos disse:

 

 

 

 

 

 

 

ah, e porque você n tenta fixa elas? tem gente que fixou a tensão da memoria ram e deu certo, eh uma tentativa.

Tua bios ta na ultima?

 

?Tá sim desde que coloquei o novo processador atualizei, vou esperar minha nova placa chegar pra mim conferir

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, George Nogueira disse:

vou v com meu cunhado ele é advogado

 

 

junta os contatos que você fez com a gigabyte, intel, pra solucionar o problema, faz video do problema e poe no youtube, junta nota fiscal da placa-mãe, processador, e também dos outros componentes, memoria ram, placa de video, e cooler apenas.

 

Tira xerox do seu rg e cpf, ou cnh, comprovante de residencia, com esses documentos em maos(xerox documentos pessoais+notas fiscais, + original dos documentos pessoais), basta ir ao juizado, nem precisa pentelhar ele =p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Nicolas Gouveia Costa de Campos disse:

 

junta os contatos que você fez com a gigabyte, intel, pra solucionar o problema, faz video do problema e poe no youtube, junta nota fiscal da placa-mãe, processador, e também dos outros componentes, memoria ram, placa de video, e cooler apenas.

 

Tira xerox do seu rg e cpf, ou cnh, comprovante de residencia, com esses documentos em maos(xerox documentos pessoais+notas fiscais, + original dos documentos pessoais), basta ir ao juizado, nem precisa pentelhar ele =p

beleza mano obrigado pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom acontece o seguinte galera, eu tive nos últimos 3 meses um ótimo suporte pela parte da intel.
Eles me pediram alguns testes e me passaram o retorno que meu processador esta funcionando perfeitamente, e também cobriram a garantia..... So que colocar outro 9600k  ja em outra placa o congelamento veio. Então nao a duvidas de que isso é um erro da parte da gigabyte. Eu efetuei a troca tambem intel.thumb.jpg.d63ba3b7afb2c37eb114283b3ad81fd9.jpgmas foi pela loja e nao pela gigabyte.
Enfim estou usando o processador mas consegui parar com o congelamento depois de muitos testes e desligando muitas ferrramentas da bios como o turbo boost e deixando o core ratio em stock como um i5 9400F, tambem deixei a tensão do turbo bosto em 65W. tensão DRAM 1260.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...