Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema congelando: i5 9600K e Z370M AORUS


Posts recomendados

7 horas atrás, João Iora disse:

@Thiago Zancan, acessei novamente a BIOS e vi na tela que estava indicando na área Memory o seguinte

 

Frequency: 2400.00MHz  8192MB

Ch A/B Volt 1.248 V

 

De todo modo, ao retornar para o Skyrim, pude jogar por bem mais que 40 minutos sem travamentos. Vou testar agora com outros jogos.

 

Acredito que o Speccy não esteja reconhecendo os valores manuais, apenas os default, mas posso estar enganado.

@João Iora você configurou a 1.240 ou 1.260?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, João Iora disse:

@Thiago Zancan está configurado com 1.260. Segue foto da configuração.

 

Pude jogar sem nenhuma travada desde a hora do meu último comentário até por volta de meia-noite.

 

IMG_0051.thumb.jpg.c1b563de96c02a5676c0478ad7012820.jpg

@João Iora Estranho que na aba lateral à direita a frequência mostra 1.248.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou mais um premiado com essa porcaria !!!

 

9600k + z370m ! combinação explosiva

 

Agora é entrar em guerra com a empresa que vendeu e tentar trocar o produto

 

EDIT: As alterações de tensão de DDR não deram efeito,  continua erro (porém menor frequência)

 

Vale a pena aumentar para uns 1.28 a tensão ver se resolve ?\

 

Percebi que em 1.26 a memoria fica fervendo, não sei se é normal

 

Conseguiram usar ddrs em dual chanel sem travar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, HARDAWAY disse:

Sou mais um premiado com essa porcaria !!!

 

9600k + z370m ! combinação explosiva

 

Agora é entrar em guerra com a empresa que vendeu e tentar trocar o produto

 

EDIT: As alterações de tensão de DDR não deram efeito,  continua erro (porém menor frequência)

 

Vale a pena aumentar para uns 1.28 a tensão ver se resolve ?\

 

Percebi que em 1.26 a memoria fica fervendo, não sei se é normal

 

Conseguiram usar ddrs em dual chanel sem travar ?

Estranho nao ter dado certo ter trocado a tensão, voce salvou as configuraçoes ?
Eu troquei o produto pela propria Kabum, mas voltou com o mesmo erro, o que resolveu foi ter aumentado para 1260v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal. Vim parar neste tópico enquanto buscava explicações sobre a temperatura do 9600K. Li todas as páginas antes de escrever aqui:

 

Montei hoje este mesmo kit, Z370M + 9600K e utilizei o Cooler Master I70. Meu foco não é overclock.

Desde que liguei as temperaturas altas me chamaram a atenção, sendo que em IDLE ele fica entre 35 e 48ºC e rodando o teste de stress do AIDA64 (Stress CPU + Stress FPU + Stress Cache + Stress System Memory) ele chega a 89º, e aquele indicador de CPU Throttling começa a apitar, porém, ele não travou no AIDA64.

 

Já quando executei o PRIME95, a temperatura sobe rapidamente, chegando a mais de 90º e o computador trava, somente desligando (nem o botão reset funciona). Estou em dúvida se o congelamento do meu se deu somente à temperatura, ou por alguma situação inexplicável como as que vocês citaram acima durante os jogos ou durante o boot, já que alguns garantem que a temperatura não é um problema.

 

Fiz a instalação do cooler com muita calma e utilizei a pasta térmica que já vem nele. A princípio descarto um problema na montagem. Atualizei a BIOS para  a mais atual, F12.

 

Alguém concorda comigo, que aparentemente, no meu caso é uma questão de temperatura? Se sim, será que este cooler é fraco demais, mesmo para um 9600K sem overclock? Obs: Desativei o Turbo Boost da Intel na BIOS, para teste, deixando ele constantemente à 3,7Ghz e as temperaturas ficaram entre 58 e 68 durante o teste com o PRIME95, ou seja, aceitáveis.

Abaixo, print do Aida:

 

temp_cores2.png.85bffdbefb6a4492f7e124e424b0d0ba.png

 

 

Este PC será utilizado inicialmente como um servidor de aplicação, rodando Linux, e minha maior preocupação é que o constante processamento e a alta temperatura constante danifiquem o hardware e/ou travem o computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chico Borges

48 minutos atrás, Chico Borges disse:

@Thiago Zancan Cooler Master I70.

 

http://www.coolermaster.com/cooling/standard-cooler/i70/

 

A Cooler Master informa que ele é possui TDP de 95W. Não era para dar zebra.

@Dudu DieguezBrother, o 9600k opera à temperaturas mais altas mesmo, porém, com esse cooler você não vai conseguir segurar o rojão não.
O meu processador fica entre 58 e 68 dentro de jogos e rodando a 4.6 cravado.
Ja chegou a 72 graus in game em dias quentes.

Estou usando o Cooler Master MA410M, agora consegui estabilizar as temperaturas durante os jogos.
https://www.kabum.com.br/produto/100184/cooler-para-processador-cooler-master-ma410m-mam-t4pn-218pc-r1?origem=52&gclid=EAIaIQobChMIncfGsfqu4QIVRAmRCh3emgCkEAQYASABEgJek_D_BwE

Posso te garantir que esse cooler que você está usando não vai aguentar o tranco e te aconselho a trocar imediatamente.


Outra coisa que precisa ver é a ventilação do seu gabinete, eu demorei MUITO pra achar uma configuração boa pro meu gabinete, no que se refere à exaustão e refrigeração, pois gabinetes com vidro temperado geralmente tendem à reter um pouco mais de calor, além de terem poucas aberturas para passagem de ar.
Precisa ver quanto ar frio está entrando e quanto ar quente está saindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Zancan BAHHHHHH mas tá doido! kkkkkkkk Obrigado pela colaboração, mas comprar um cooler de R$ 500 está absolutamente fora de cogitação. Preciso achar uma solução mais em conta. Sobre o I70 não dar conta.. pode até ser, mas isso, na minha opinião seria passível de devolução do produto, visto que o mesmo é vendido como capaz de suportar 95W. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal me tirem uma dúvida, teoricamente um processador sem multiplicador desbloqueado( versão I5 8600) precisaria dá algum ajuste na tensão como é o caso do de vocês 9600K? Pois embora eu tenha um I3 8100 estava querendo comprar o 9600k e não vou mais por causa deste problema com a mobo. Ai pensei em adicionar um sem versão de overclock.

 

Minha mobo nunca travou ou teve esses problemas que vocês relataram, obviamente não possuo o mesmo processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diêgo Luiz

35 minutos atrás, Chico Borges disse:

@Thiago Zancan BAHHHHHH mas tá doido! kkkkkkkk Obrigado pela colaboração, mas comprar um cooler de R$ 500 está absolutamente fora de cogitação. Preciso achar uma solução mais em conta. Sobre o I70 não dar conta.. pode até ser, mas isso, na minha opinião seria passível de devolução do produto, visto que o mesmo é vendido como capaz de suportar 95W. 

 

 

É, fera..kkkkkk
a gente compra um processador top e acha que já está bom, ai montando a gente ve que falta umas par de coisa.
Aqui foi assim também, tinha um cooler mais ou menos, quando chegou o processador mal consegui usar, assim que pintou uma grana eu pedi esse cooler da cooler master.
Esse water cooler que o amigo indicou acima é bom também e cumpre bem seu papel, tem também o maelstrom 240t, e o sangue frio da PCYES, todos darão conta do seu processador.

Não é questão de devolução, se você utilizar ele em 3.7, vai conseguir usar o pc tranquilo, a questão é que não faz sentido comprar um processador desbloqueado e utiliza-lo em stock. 
Se você vai deixá-lo como servidor ou estação, mais um motivo para investir na longeividade do produto, investindo num bom sistema de refrigeração.

Tudo interfere na temperatura, o gabinete, o local em que ele está instalado, se há ventilação externa (ar cond., ventilador), disposição dos coolers dentro do gabinete (muita gente acha que apenas um cooler soprando ar pra fora é o bastante). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, MrMoza disse:

@Chico Borges Bom dia colega

O meu cooler é o Hyper 212 Led Turbo ( http://www.coolermaster.com/cooling/cpu-air-cooler/hyper-212-led-turbo/ ) e esta segurando muito bem com 60°C/70°C os jogos mais pesados, se você procurar ele consegue achar por 250 reais, vale muito a pena. 

 

Obrigado pela sugestão. Já estou convencido que vou precisar trocar o cooler. Vou montar um ranking de coolers sugeridos aqui. 

 

 

15 minutos atrás, Thiago Zancan disse:

@Diêgo Luiz

É, fera..kkkkkk
a gente compra um processador top e acha que já está bom, ai montando a gente ve que falta umas par de coisa.
Aqui foi assim também, tinha um cooler mais ou menos, quando chegou o processador mal consegui usar, assim que pintou uma grana eu pedi esse cooler da cooler master.
Esse water cooler que o amigo indicou acima é bom também e cumpre bem seu papel, tem também o maelstrom 240t, e o sangue frio da PCYES, todos darão conta do seu processador.

Não é questão de devolução, se você utilizar ele em 3.7, vai conseguir usar o pc tranquilo, a questão é que não faz sentido comprar um processador desbloqueado e utiliza-lo em stock. 
Se você vai deixá-lo como servidor ou estação, mais um motivo para investir na longeividade do produto, investindo num bom sistema de refrigeração.

Tudo interfere na temperatura, o gabinete, o local em que ele está instalado, se há ventilação externa (ar cond., ventilador), disposição dos coolers dentro do gabinete (muita gente acha que apenas um cooler soprando ar pra fora é o bastante). 

 

você tem razão. Em 3.7 realmente rodou tranquilo, inclusive durante o Prime95, por outro lado, realmente não tem o menor sentido comprar esse processador e usá-lo em 3.7 (inclusive sem o Turbo Boost). Quanto à ventilação do gabinete, eu não discordo de que devemos dar a devida atenção, mas nos muitos anos que trabalhei com infraestrutura fiz dezenas (pra não dizer centenas) de testes de temperatura, com os mais variados processadores e gabinetes (incluindo os calorentos Phenom), no meu trabalho, e confesso que nunca, nunca tive um resultado que influenciasse muito na temperatura do processador. Sempre variações pequenas e que seriam aceitáveis. Porém, a maioria dos testes era em CPUs sem GPU, ou seja, sem aquela enorme fonte de calor ali próxima ao processador. 

 

 

13 minutos atrás, Pen.Apple disse:

@Chico Borges Estou usando o Cooler DeepCool Gammaxx 400, paguei em torno de R$100 e está tranquilo.
Tem também o Cooler Master Hyper T4 nessa faixa de preço..
Não precisa ser watercooler e nem esses cooler de R$300 se não fizer overclock pesado.

 

Cara.. casualmente eu estava olhando um DeepCool agora há pouco, pois como estou com bastante pressa, estava olhando uma loja aqui da minha cidade, e este modelo me chamou atenção (também o modelo Gammax 200), mas que está com R$ 50 de diferença.. creio que vale conferir o 400. Qual tua média de temperaturas? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chico Borges também tenho o GAMMAX 400.

 

Está saindo por R$125~R$141 na Pichau: https://www.pichau.com.br/hardware/cooler-deepcool-gammaxx-400-led-vermeho-dp-mch4-gmx400rd

 

Não estou rodando jogos mais novos/pesados, mas a temperatura, até onde pude acompanhar, ficou próxima dos 50ºC.

Posso verificar novamente depois também.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chico Borges

6 minutos atrás, Chico Borges disse:

 

Obrigado pela sugestão. Já estou convencido que vou precisar trocar o cooler. Vou montar um ranking de coolers sugeridos aqui. 

 

 

 

você tem razão. Em 3.7 realmente rodou tranquilo, inclusive durante o Prime95, por outro lado, realmente não tem o menor sentido comprar esse processador e usá-lo em 3.7 (inclusive sem o Turbo Boost). Quanto à ventilação do gabinete, eu não discordo de que devemos dar a devida atenção, mas nos muitos anos que trabalhei com infraestrutura fiz dezenas (pra não dizer centenas) de testes de temperatura, com os mais variados processadores e gabinetes (incluindo os calorentos Phenom), no meu trabalho, e confesso que nunca, nunca tive um resultado que influenciasse muito na temperatura do processador. Sempre variações pequenas e que seriam aceitáveis. Porém, a maioria dos testes era em CPUs sem GPU, ou seja, sem aquela enorme fonte de calor ali próxima ao processador

 

 

 

Cara.. casualmente eu estava olhando um DeepCool agora há pouco, pois como estou com bastante pressa, estava olhando uma loja aqui da minha cidade, e este modelo me chamou atenção (também o modelo Gammax 200), mas que está com R$ 20 de diferença.. creio que vale conferir o 400. Qual tua média de temperaturas? 

Baixe o Uningine Heaven Benchmark, coloque a cpu pra chorar sangue por 20 minutos e você vai ver que realmente precisa de um novo cooler. 
Esses novos processadores estão esquentando cada vez mais, o 9600k em especial, só por vir sem cooler ja da pra ter uma ideia q um cooler stock qualquer não dará conta do recado.

Quanto aos testes que você comentou, nos últimos 3 anos é que comecei a mexer de fato com overclock e benchmarking. Quando comprei o primeiro gabinete "gamer", da Thermaltake, com saídas para cooler em cima, na frente e atrás, pude notar a diferença na temperatura conforme a disposição e potencia dos fans instalados.
É preciso elaborar um fluxo dentro do computador, onde o ar frio entra pela frente e sai por cima e por trás.
Pode não parecer, mas faz total diferença. Eliminei um problema de desligamento repentino devido à alta temperatura apenas remanejando os coolers dentro do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Iora Cara, eu não estou em casa agora pra te mandar as screens, mas o meu, desde que fiz a alteração, permanece cravado em 1.260, não tem essa oscilação para valores menores.
Pode haver alguma opção habilitada que está permitindo isso. Porém, não sei lhe dar mais informações, pra mim isso é novo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Diêgo Luiz disse:

@Thiago Zancan @Thiago Zancan eu tenho quatro calafrio da pcyes no meu gabinete meu processador em full load não passa dos 56°

 

Thiago, alguma alteração de desempenho quando tu aumentou a tensão do processador? Temperatura? 

@Diêgo Luiz Sem alterações! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Zancan  Sabes tirar essa dúvida:

 

Pessoal me tirem uma dúvida, teoricamente um processador sem multiplicador desbloqueado( versão I5 8600) precisaria dá algum ajuste na tensão como é o caso do de vocês 9600K? Pois embora eu tenha um I3 8100 estava querendo comprar o 9600k e não vou mais por causa deste problema com a mobo. Ai pensei em adicionar um sem versão de overclock.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente resolveu os freeze com os 1.26, apesar de achar inaceitável uma gambiarra dessas por parte da gigabyte

 

Aproveitando, alguem  sabe um tutorial ou me da uma mão pra fazer um over de leve no 9600k + m370 ?

 

Tenho um cooler 212 aqui q segura relativamente bem o tranco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Chico Borges disse:

Conforme sugestões, comprei o deepcool gammax 400. Saiu por R$ 106,00 a vista aqui em Porto Alegre. Espero que resolva os problemas de temperatura. 

 

P_20190401_190904.thumb.jpg.2ecf4098e608b884cd8235b4fbffa4e9.jpg

 

 

Feito pessoal. Acho que resolvido o problema. Instalei o cooler aqui, e as temperaturas, no mesmo cenário de ontem (AIDA64 ou Prime95) não passaram de 65ºC (as temperaturas individuais dos cores variam entre 65 e 72, mas a "CPU" mostra 65ºC), e hoje está bem quente aqui.

 

Já está rodando o prime95 (Small FFT) há 10 minutos, mas vou deixar mais tempo.

Alguém quer comprar um cooler master i70 novinho ? hehehe.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...