Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calcular CV a partir de corrente e tensão.


Paulo Juchem

Posts recomendados

Olá, boa noite.

Como calcular o atual cv de um motor trifásico 220v (50cv) tendo os seguintes dados:

Tensão: 373v

Corrente: 76,67a (media das 3 fazes)

fator de potencia: 0,8

 

Aproveitando o tópico, se alguém responder, a resposta vale para motores trifásicos 127v?

 

EDit.: Peço desculpas pelo nick, criei quando era bem mais novo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para fazer o cálculo mesmo da potência no eixo a partir das variáveis elétricas de entrada do motor de indução (sistema eletromecânico), tem-se que saber o circuito equivalente dele, ou seja, seriam necessários mais dados F5Rua4D.gif:

 

 

 

http://electricalacademia.com/induction-motor/three-phase-induction-motor-equivalent-circuit/

 

 

 

Segue, contudo, uma dica para estimativas aqui no Brasil: se você possui um motor trifásico real ou isto é uma situação prática, consulte a Tabela 16 da Norma ND-5.1 da CEMIG:

 

 

 

http://www.cemig.com.br/pt-br/atendimento/Documents/ND_5_1_MAIO_2013.pdf

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CafeComLeiteOficial  Eu assisti o vídeo, mas meus dados não estão batendo.

 

@rjjj , muito top aquela tabela, mas deixa eu ver o que eu não entendi.

Esquecendo totalmente o meu cenário e levando somente aquela tabela em questão.

1) Qual a formula que eles utilizaram para, no caso de um motor de 50cv, chegar naquele valor de (Demanda Individual Absorvida da Rede - kVA) 49,27?

Se eu fizer (50 * 735,5 / 0,9 / 0,83) =  49,23.

O que está errado nessa formula ali?

 

2) Outra coisa

a. 50 x 735,5 = 36775

b. 220 x 125 = 27500

c. 220 x 125 / 0,9 / 0,83 = 36813

 

"a" e "c" mais ou menos batem, está certa essa conta ou foi coincidência? Se estiver certo, resolveu o meu problema.

 

O que eu estou fazendo de errado?

 

edit:

3) Fazendo a mesma coisa com motor de 25cv:

a. 25 x  735,5 = 18387

b. 220 x 65 = 14300

c. 220 x 65 / 0,91 / 0,82 = 19163

 

4) 10cv:

a. 10 x 735,5 = 7355

b. 220 x 26 = 5720

c. 220 x 26 / 0,91 / 0,82 = 7665

 

nada bate com nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A formula é P =  1,73 * VL* IL* FP * n onde P é a potência trifásica em watts, tensão de linha, corrente de linha, FP = fator de potência e n é o rendimento do motor.

 

Se já sabe a potência em CV converte direto para W usando o fator 736 ou 735,5 para maior precisão. Ou seja motor de 10 CV = 7360 W (na ponta do eixo). Para saber a potência absorvida da rede tem que dividir pelo fator de potência e pelo rendimento.

adicionado 8 minutos depois

Nos seus cálculos aí faltou o 1,73 (que é a raiz quadrada de 3) das tensões trifásicas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Ricardov disse:

A formula é P =  1,73 * VL* IL* FP * n onde P é a potência trifásica em watts, tensão de linha, corrente de linha, FP = fator de potência e n é o rendimento do motor.

 

Se já sabe a potência em CV converte direto para W usando o fator 736 ou 735,5 para maior precisão. Ou seja motor de 10 CV = 7360 W (na ponta do eixo). Para saber a potência absorvida da rede tem que dividir pelo fator de potência e pelo rendimento.

adicionado 8 minutos depois

Nos seus cálculos aí faltou o 1,73 (que é a raiz quadrada de 3) das tensões trifásicas.

 

1) Quando cada fase de um motor trifasico corresponde a 127v eu digo que o motor é 220v?

2) Quando cada fase de um motor trifasico corresponde a 220v eu digo que o motor é 380v?

 

3) Por exemplo, os dados da Tabela 16 desse link (http://www.cemig.com.br/pt-br/atendimento/Documents/ND_5_1_MAIO_2013.pdf) referem-se a um motor trifasico onde cada fase corresponde a 127v?

 

4) O problema que eu preciso resolver é o seguinte: Eu tenho um motor trifasico de 25cv e cada fase é 127v, eu sei a corrente e sei a tensão atual que está chegando até o motor, conforme abaixo:

Fase 1 = 125v; 46.6a;

Fase 2 = 126v; 46.6a;

Fase 3 = 124v; 46.6a;

O consumo da rede estaria da seguinte maneira:

((125 + 126 + 124) / 3) * 1,732 = 216,5v

216,5 * 46.6a = 10088,9 watts ou 13,71 cv.

Se a tensão for a 216,5v, para este mesmo motor operar na capacidade maxima, a corrente em cada fase teria que ser de 84.93a ou eu preciso levar o rendimento e o fator de potencia em consideração? Eu não entendo se os 25cv que ele diz é relativo ao que ele consome ou ao que ele gera de força.

 

5) Quando eu compro um motor de 25cv, por exemplo, quer dizer que o consumo dele em watts, operando na capacidade maxima, é de 18387,5 (25 * 735,5) ou ele pode consumir mais que isso devido ao fator de potencia e o rendimento? Esses 25cv que o motor fala, referem-se ao consumo dele ou ao que ele consegue gerar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em sistemas trifásicos 220/127 V, 220 é a tensão de linha (tensão entre 2 fases) e 127 é a tensão de fase (tensão fase-neutro). Em sistemas 380/220, 380 é a tensão de linha e 220 a tensão de fase. Não conheço sistema trifásico 127 V (que seria 127/73 V).

 

1. No motor trifásico sempre se refere a tensão de linha. Então um sistema com tensão de linha 220 V terá tensão de fase-neutro de 127 V = 220/1,73). Mas o motor opera em 220 V que são as tensões entre fases (tensão de linha). O motor trifásico é uma carga equilibrada e não tem neutro, por isso  se especifica tensão de linha. Não havendo neutro não tem como medir tensão fase-neutro nos terminais do motor.

 

2. Idem, a tensão de linha é 380 V e a tensão de fase-neutro é 220 = 380/1,73).

 

3. Não consigo abrir esta tabela no momento. Tem que ver a tensão de linha nominal do motor (tensão de placa).

 

4. Tem que saber se o 127 V é tensão de fase ou de linha. Sendo de fase o motor é 220 V (de linha) . Imagino que seja isso, mas não está claro, poderia ser um sistema hipotético 127/73  V.

 

A potência do motor sempre é  a potência disponível no eixo. Ou seja, para saber a corrente absorvida é necessário considerar o fator de potência e o rendimento, que fazem parte dos dados de placa do motor.

 

Dizer "cada fase é 127 V" não tem clareza. Deveriam dizer "a tensão de fase é 127 V" "ou a tensão de linha é 220 V". Supondo que tensão de cada fase se refira a tensão de fase, então a tensão de linha é 220 V, as correntes medidas são de linha e é só aplicar a fórmula que indiquei.

 

No seu cálculo faltou o fator 1,73. Se usá-lo vai obter a potência de 23,7 CV. Lembre-se que são sistemas trifásicos. Pode usar o equivalente monofásico, daí use tensão de fase e multiplique a potência por 3. Mas é confuso pois os motores são especificados para a tensão de linha, conforme determinam as normas técnicas.

 

5. A potência de 25 CV é no eixo. A potência consumida é um pouco maior devido ao fator de potência e ao rendimento, ou seja, as chamadas perdas internas no motor (perdas no cobre, perdas no ferro, ventilação, etc.).

 

No site de fabricantes como a WEG você obtém tabelas com todas as características de motores trifásicos padrão, que são normalizados pela ABNT e NEMA (dos EUA).

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Muito obrigado pelos esclarecimentos. Compreendi bem agora como a coisa funciona. Eu estava fazendo errado mesmo, por isso as coisas não batiam, agora tudo faz sentido e todas as minhas contas batem, tanto com os motores de 25cv quanto os de 50 cv.

No meu caso os motores de 25cv eram 220v(tensão de linha) e os de 50v eram 380v(tensão de linha).

Quando eu multiplicava por 1,73 a tensão de linha e colocava o fator de potencia, os valores eram muito altos e sempre ultrapassavam a potencia de 25/50. Estava faltando também o rendimento do motor, por isso não batia. Só não sei porque o fator de potencia e rendimento do motor são separados.

Mas enfim, fazendo a conta agora os resultados são consistentes.

Agradeço a todos que dedicaram seu tempo para me ajudar.

Um forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fator de potência e rendimento são separados porque variam com a forma construtiva do motor. Os motores maiores tem rendimento maior. Consulte uma tabela de fabricante e vai entender. O fator de potência é relacionado ao fato de os motores serem maquinas indutivas, que necessitam de campo magnético para funcionar. Então o fator de potência será sempre menor que 1 e quando necessário melhorar o FP são instalados bancos de capacitores. Atualmente as concessionarias exigem que o fator de potencia de instalações industriais seja de 0,92 ou maior.

 

Não entendi sua dúvida quanto a multiplicar a tensão de linha por 1,73. É isso mesmo, mas daí resulta a potência trifásica. Se usar a tensão de fase vai obter a potencia de uma fase só e necessário multiplicar por 3 parra obter a potencia trifásica.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, obrigado novamente.

Estou com outra dúvida.

O cenário é o seguinte:

Tensão de linha: 216v;

Corrente: 52.55A;

Fator de potência: 0.89;

Rendimento do motor: 80,3%;

 

Eu posso afirmar que:

1) Este motor está consumindo da rede 19659w? (216 * 52.55A * 1.732)

2) Este motor está trabalhando a 19.1cv? (19659 * 0,89 * 0.803 / 735.5)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) O motor está consumindo da rede 19659 VA (potência aparente), pois não está sendo levado em conta o fator de potência. Lembre que a potência CA tem uma componente ativa e uma componente reativa.

2) Está correto, considerando FP e rendimento estamos tratando da potência mecânica no eixo do motor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...