Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung 970 EVO - SSD M2 - dificuldade de reconhecimento


Ir à solução Resolvido por Leandro Carrano,

Posts recomendados

Senhores (as), bom dia!

 

Andei pesquisando no fórum mas não achei nenhum tópico com um "problema" parecido com o meu.

 

Recentemente fiz a aquisição de um SSD M.2 NVMe Samsung 970 EVO 500GB. Simplesmente fiz a instalação em minha placa-mãe, uma Gigabyte Z370M Aorus Gaming em conjunto com mais 2 sistemas de armazenamento, totalizando 3 unidades, sendo:

 

1. SSD Sata 120GB

2. HD Sata 1 TB

3. SSD M.2 NVMe - Samsung 970 EVO 500GB

 

Quanto as prioridades de armazenamento, após a instalação, defini da seguinte manteira:

 

1. Windows e pequenos programas

2. Backup

3. Jogos e programas específicos 

 

Após a instalação, o M2 foi identificado normalmente e então usei o gerenciador de partições do Windows 10 para formatar o M2 e criar uma unidade nova, funcionou normalmente e iniciei a utilização. Alguns dias depois, resolvi instalar o driver da Samsung para ele e um software, também da fabricante, para gerenciar este M2, porém, para minha surpresa, o programa não reconhece a unidade como um sistema de armazenamento, neste programa, só aparece o SSD comum e o HD.

 

Após isso, tentei formatar meu PC para instalar o Windows 10 no M2, porém, na tela de seleção de disco para instalação, até aparece o M2 com seus 500GB de espaço e consigo formatar ele, mas o Windows fala que não pode ser feito uma instalação nesta partição.

 

Minha duvida é, tenho que configurar algo na BIOS, ativar, desativar, para que o M2 funcione 100%?

 

Minha configuração está descrita abaixo.

39n2kh-6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que pode estar ocorrendo é o uso de boot legado (BIOS) em fez do UEFI.

 

Os M2 Nvme usam o UEFI para enumerar corretamente como armazenamento para boot, pois ele usa um canal PCIe. Esses drivers só são carregados se em modo UEFI, em modo legado ou legado+UEFI ele habilita o uso, mas alguns recursos ficam limitados, como o reconhecimento.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na teoria, UEFI+Legado deveria funcionar, mas se seu HD de Boot for legado ele carrega este meio e o UEFI não entra.

 

Para evitar problemas, configurar UEFI apenas. Agora se seu HD atual estiver nesse modo, ele não funciona porque está configurado em modo legado. Agora configurando neste modo e configurando o boot para ocorrer neste modo ele deve reconhecer o Nvme sem problemas.

 

Pode ser também que esteja habilitado o RAID, desta forma o Nvme é configurado como uma extensão do sistema. Recomendo desativar também, a não ser que necessite dele. O problema é que o RAID pode também limitar o acesso ao Nvme, gerando o comportamento citado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Leandro Carrano disse:

mas o Windows fala que não pode ser feito uma instalação nesta partição.

 

2 horas atrás, Leandro Carrano disse:

usei o gerenciador de partições do Windows 10 para formatar o M2 e criar uma unidade nova

 

Como foi que você fez a formatação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mick.07 utilizando a própria ferramenta de gerenciamento de partições do Windows 10, tirei algumas prints, segue abaixo.

 

Na imagem 1: o software da Samsung que não identificar o SSD M2.

Na imagem 2: o gerenciador do Windows que mostra os 3 HD's.
Na imagem 3: as propriedades dos HD's mostrando 4 unidades, sendo uma como se fosse "Microsoft Storage Space Device"
Na imagem 4: as propriedades da partição "Microsoft Storage Space Device", que pelo sistema é o dono dos 500GB e não o Samsung SSD 970 Evo"

 

@dwatashi chegando em casa, hoje, vou tentar fazer essa alteração na BIOS da minha placa-mãe, ver se faz diferença e o SSD é reconhecido de maneira certa no Windows.

 

 

1.png

2.png

3.png

4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, mick.07 disse:

Qual foi o erro que apareceu quando você tentou instalar o Windows? Ta no formato GPT?

 

Execute o comando abaixo no Prompt de Comando pra saber se tem algum disco com erro:

 

wmic diskdrive get caption,status 

Segue resultado. Note que estranho, o M2 está saindo como Microsoft Storage Space Device...

image.png.21ae0e0642bc638180cf9ecda806bb9d.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ao formatar o SSD usando a ferramenta da Microsoft você deve ter feito algo errado. Vou dar uma pesquisada aqui, mas tente formatar novamente pelo Prompt de Comando:

 

diskpart

list disk

select disk 'X' (numero do SSD)

clean

convert GPT

exit

 

Depois, tente instalar novamente o Windows e veja se funciona dessa vez.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.thumb.png.ea91fc50cdaf08d09a5bfa55a2fe20cc.png

4 horas atrás, dwatashi disse:

Na teoria, UEFI+Legado deveria funcionar, mas se seu HD de Boot for legado ele carrega este meio e o UEFI não entra.

 

Para evitar problemas, configurar UEFI apenas. Agora se seu HD atual estiver nesse modo, ele não funciona porque está configurado em modo legado. Agora configurando neste modo e configurando o boot para ocorrer neste modo ele deve reconhecer o Nvme sem problemas.

 

Pode ser também que esteja habilitado o RAID, desta forma o Nvme é configurado como uma extensão do sistema. Recomendo desativar também, a não ser que necessite dele. O problema é que o RAID pode também limitar o acesso ao Nvme, gerando o comportamento citado.

 

 

Veja as opções que minha placa-mãe da, lembrando que UEFI é o padrão dela, devo alterar algo?

 

Note também que ele aparece normalmente como uma unidade de possível boot. (Opção 2)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, mick.07 disse:

Ao formatar o SSD usando a ferramenta da Microsoft você deve ter feito algo errado. Vou dar uma pesquisada aqui, mas tente formatar novamente pelo Prompt de Comando:

 

diskpart

list disk

select disk 'X' (numero do SSD)

clean

convert GPT

exit

 

Depois, tente instalar novamente o Windows e veja se funciona dessa vez.

 

Fiz o procedimento acima, o Windows ainda não reconhece o M2 corretamente, ainda fica nomeado como Microsoft Storage e não aparece no gerenciador da Samsung... estou achando que é configuração de BIOS, será?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você tem que desfazer esse espelhamento, o Windows está reconhecendo o SSD como parte de outro HD pra fazer backup de arquivos, provavelmente. Como você conseguiu fazer isso, é o mistério. 

adicionado 2 minutos depois

Veja se isso aqui ajuda: https://www.tenforums.com/tutorials/83777-remove-drive-storage-pool-storage-spaces-windows-10-a.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, mick.07 disse:

Você tem que desfazer esse espelhamento, o Windows está reconhecendo o SSD como parte de outro HD pra fazer backup de arquivos, provavelmente. Como você conseguiu fazer isso, é o mistério. 

adicionado 2 minutos depois

Veja se isso aqui ajuda: https://www.tenforums.com/tutorials/83777-remove-drive-storage-pool-storage-spaces-windows-10-a.html

Acho que estamos indo no caminho certo, porém, conforme o tutorial, não me aparece a opção de "Preparar para remoção", o que impede que eu consiga fazer isso. Vide foto. Será que tem algo relacionado com o processo que fizemos anteriormente, de definir essa unidade como GPT?

Capturar.PNG

Capturar2.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
agora, mick.07 disse:

Acho difícil.

 

Você está logado com conta de Administrador?

Problema resolvido, eu tive que apagar todos os dados que estavam no SSD M2, feito isso, apenas fiz conforme seu tutorial citado acima, removi o pool e formatei a unidade novamente, agora o Windows já entendeu como um sistema de armazenamento comum, bem como o programa da SAMSUNG.

 

Fica a dica para quem tiver o mesmo problema ao instalar o SSD M2.

 

Muitíssimo obrigado @mick.07

 

Capturar2.PNG

Capturar.PNG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

boa tarde pessoal, 

 

Sou novato por aqui. Vi este post relacionado ao SSD M.2 Samsung Evo 970, só que o meu é de 250Gb. Comprei no EUA e instalei normalmente em meu notebook Dell Inspiron 17 7000 series. Ele não reconhece o SSD e pelo que entendi pelos comentários anteriores tem que deixar a opção UFI como padrão e já assim. também não reconheceu. Alguém poderia me ajudar neste problema?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rogerio Schwach Leite disse:

boa tarde pessoal, 

 

Sou novato por aqui. Vi este post relacionado ao SSD M.2 Samsung Evo 970, só que o meu é de 250Gb. Comprei no EUA e instalei normalmente em meu notebook Dell Inspiron 17 7000 series. Ele não reconhece o SSD e pelo que entendi pelos comentários anteriores tem que deixar a opção UFI como padrão e já assim. também não reconheceu. Alguém poderia me ajudar neste problema?

 

Obrigado

Boa tarde!

 

Basta seguuir exatamente conforme mu último post, no meu caso, problema resolvido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro Carrano obrigado pelo retorno, mas ai que está o problema. No seu caso que vi acima no gerenciador de disco do windows aparecem os 3 HDs. quando tentei instalar o sw da Samsung, de cara já fala que não existem SSD Samsung instalados. na minha máquina não aparece nada.  To achando que deve ser algo no Setup da máquina, mas com default da máquina ja está como UEFI, vou printar a tela e post aqui para você ver.

adicionado 29 minutos depois
27 minutos atrás, Rogerio Schwach Leite disse:

@Leandro Carrano obrigado pelo retorno, mas ai que está o problema. No seu caso que vi acima no gerenciador de disco do windows aparecem os 3 HDs. quando tentei instalar o sw da Samsung, de cara já fala que não existem SSD Samsung instalados. na minha máquina não aparece nada.  To achando que deve ser algo no Setup da máquina, mas com default da máquina ja está como UEFI, vou printar a tela e post aqui para você ver.

 

IMG_20190308_151148215_HDR.jpg

IMG_20190308_151207194_HDR.jpg

IMG_20190308_151213501.jpg

IMG_20190308_151257004_HDR.jpg

IMG_20190308_151322648_HDR.jpg

IMG_20190308_151330620_HDR.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Boa noite, encontrei esse topico para pedir ajuda tbem, tenho um evo 970, e estou com problemas para ele ser identificado no software da samsung, eu estou colocando o SO no M2, formato tudo certo, instala ok, mas quando vou instalar o software do magician, ele não reconhece, estranho porque funciona, mas não reconhece, eu tentei fazer o processo que vcs estão comentando, mas como ele é o lugar que estou colocando o win10, ele náo da opcao de faze spool. alguém poderia me ajudar?

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

@mick 07 @Leandro CarranoOlá, recém adquiri o Samsung 970 evo nvme m.2, sob orientação de técnico que fez a instalação dele com Win10. Minha motherboard é antiga, ASUS Z87 Expert, portanto precisou adaptador e reprogramação da BIOS (programação extra atualização disponibilizada pela ASUS). A máquina se inicializa normalmente pelo SSD Samsung. Porém, ao re-instalar e começar utilizar demais aplicativos e durante uso deles a máquina deu "blackout" de tela (tomou alguns segundos) e fez um boot sozinha (não houve pico de energia, CPU ativa todo tempo). Boot não foi "instantâneo" como acionar o botão reset, houve um delay e o monitor inclusive acusou "sem sinal" enquanto a CPU se mostrava ativa. A máquina era estável antes do upgrade. Tecnico alega ser incompatibilidade do Win10 (?). Não sei se solicito reverter totalmente o upgrade ao hardware original (volto a Bios e retiro o SSD Samsung), ou arrisco novas reinstalações. Sabe algo de incompatibilidade dessa motherboard e Win10 vs o Samsung NVME? Configuração: i4770 ASUS Z87Expert - 32 gb Ram ddr3 corsair - gigabyte 2770 - fonte 750w - ssd 250gb e ssd 500gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, celio marques araujo alves disse:

@mick 07 @Leandro CarranoOlá, recém adquiri o Samsung 970 evo nvme m.2, sob orientação de técnico que fez a instalação dele com Win10. Minha motherboard é antiga, ASUS Z87 Expert, portanto precisou adaptador e reprogramação da BIOS (programação extra atualização disponibilizada pela ASUS). A máquina se inicializa normalmente pelo SSD Samsung. Porém, ao re-instalar e começar utilizar demais aplicativos e durante uso deles a máquina deu "blackout" de tela (tomou alguns segundos) e fez um boot sozinha (não houve pico de energia, CPU ativa todo tempo). Boot não foi "instantâneo" como acionar o botão reset, houve um delay e o monitor inclusive acusou "sem sinal" enquanto a CPU se mostrava ativa. A máquina era estável antes do upgrade. Tecnico alega ser incompatibilidade do Win10 (?). Não sei se solicito reverter totalmente o upgrade ao hardware original (volto a Bios e retiro o SSD Samsung), ou arrisco novas reinstalações. Sabe algo de incompatibilidade dessa motherboard e Win10 vs o Samsung NVME? Configuração: i4770 ASUS Z87Expert - 32 gb Ram ddr3 corsair - gigabyte 2770 - fonte 750w - ssd 250gb e ssd 500gb.

 

Cara, eu estou usando esse SSD normalmente até hoje, usava em uma Z370 e agora em uma Z390. Não tive mais nenhum problema a não ser essa na configuração inicial. Como no seu caso você está trabalhando com uma adaptação e, após a instação, os problemas começaram, 99% de chance de ser incompatibilidade com a placa-mãe mesmo, visto que, salvo engano, as z87 não eram compativeis com NVME. Eu particularmente reverteria para o setup anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...