Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novo setup não liga após montagem (RESOLVIDO)


Posts recomendados

E aí, pessoal, beleza?

É o seguinte: após muita peleja e espera, consegui comprar peças novas pra um setup novo pra minha máquina. Começando com uma fonte Corsair CX-450, depois uma placa-mãe Asus A320M-K/BR, um processador Ryzen 3 2200G e um módulo de RAM DDR4 Kingston HyperX Black Fury 2666MHZ 8GB. Foi minha primeira montagem, fiz tudo com o máximo de cautela, seguindo tutoriais, mas reaproveitei o HD e o drive de DVD-RW da minha máquina antiga. E como alegria de pobre dura pouco, ao final da montagem, na hora de ligar a máquina, nada de imagem na tela. O sistema liga, os coolers giram, o HD parece querer dar boot, mas nada aparece no monitor. No gabinete, só um led vermelho pisca no início, depois apaga, e só. Já testei sem HD e Drive de DVD (as únicas peças velhas), já resetei a BIOS tirando a bateria por 5 minutos, tudo sem sucesso. 

 

Enfim, tô frustrado e sem esperanças aqui, me pergunto se existe a possibilidade de eu ter danificado algum componente da placa-mãe, mesmo tendo todo o cuidado do mundo na montagem, descarregando sempre a electricidade estática, evitando tocar nos contatos e tal. De todas as peças compradas (no Mercado Livre e na Kabum) apenas a memória veio fora da caixinha original, enrolada num plástico bolha. Será o Benedito?

 

PS: o único erro de montagem que cometi foi conectar o cooler do gabinete nos 3 pinos da placa-mãe e no molex da fonte ao mesmo tempo (o cooler tem essas duas opções), mas depois vi que isso não era necessário... Seria essa uma falha grave?

 

Aguardo as respostas de vocês, por favor!

---

ATUALIZAÇÃO:

 

O sistema mostrou imagem na tela com uma Geforce 610 conectada. Agora resta saber se a VGA onboard da placa-mãe vai funcionar ou  não se houver atualização da BIOS e/ou com uma configuração específica no setup dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Técnico DC Bom dia

 

Qual o modelo do seu monitor, os ryzen não suportam saída VGA, se você tiver uma TV de LCD ou LED ligue seu computador pela saída HDMI.

E passe o modelo da fonte, e esse erro não afeta em nada porque na saída da placa-mãe aonde você conecta o cooler já sai 12v e se você ligou o molex não vai acontecer nada porque dele também sai 12v.

Mas recomendo usar só a conexão da placa-mãe, pois você consegue controlar a rotação do cooler.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Técnico DC O mais provável é que sua placa-mãe não esteja com a BIOS atualizada para aceitar os Ryzens... Não sei onde você comprou  a placa, mas se comprou na Black Friday, é capaz de ser uma placa que estivesse em estoque a muito tempo (esse é o sentido da Black Friday originalmente). 

 

Se for realmente esse caso, não tem muito jeito, só colocando um Ryzen de primeira geração pra atualizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é placa-mãe com BIOS antiga amigo... procure uma assistência que tenha um processador da primeira geração, peça para atualizar a BIOS e depois teste com seu Ryzen 2200G que provavelmente vai ligar (a não ser que essa memória tenha sido danificada ao ser enrolada em plástico bolha e passado pelas mãos dos Correios).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Técnico DC Bom dia

 

Qual o modelo do seu monitor, os ryzen não suportam saída VGA, se você tiver uma TV de LCD ou LED ligue seu computador pela saída HDMI.

E passe o modelo da fonte, e esse erro não afeta em nada porque na saída da placa-mãe aonde você conecta o cooler já sai 12v e se você ligou o molex não vai acontecer nada porque dele também sai 12v.

Mas recomendo usar só a conexão da placa-mãe, pois você consegue controlar a rotação do cooler.

Boa sorte.

Sério mesmo? Absurdo, sendo que a Asus faz propaganda dizendo que a placa está preparada pros Ryzen 2000... Já vi outras opiniões dizendo que o suporte a VGA existe, dependendo da placa-mãe. E a fonte já foi utilizada anteriormente por uns 2 meses no meu PC velho, portanto, está funcionando 100% (Corsair CX 450).

adicionado 1 minuto depois
37 minutos atrás, Atretador disse:

Ta escrito na sua mobo "Ryzen 2000 Ready"?

Sim, sim.

adicionado 2 minutos depois

@NeguinDaVinch Boa pergunta, mas na caixa da placa tem o selo "AMD Ryzen Desktop 2000 Ready".

adicionado 6 minutos depois

@simforoso Na caixa da placa-mãe tem escrito "AMD Ryzen Desktop 200 Ready", será que ainda carece de atualização? A memória foi o que custou mais caro, mas realmente, acho que o correto seria que viesse lacrada na embalarem original dentro da caixa dos Correios, ao invés de apenas vir embalada num monte de plástico bolha. Sinal de que pode não ser 100% nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Técnico DC disse:

Sério mesmo? Absurdo, sendo que a Asus faz propaganda dizendo que a placa está preparada pros Ryzen 2000... Já vi outras opiniões dizendo que o suporte a VGA existe, dependendo da placa-mãe. E a fonte já foi utilizada anteriormente por uns 2 meses no meu PC velho, portanto, está funcionando 100% (Corsair CX 450).

adicionado 1 minuto depois

Sim, sim.

adicionado 2 minutos depois

@NeguinDaVinch Boa pergunta, mas na caixa da placa tem o selo "AMD Ryzen Desktop 2000 Ready".

adicionado 6 minutos depois

@simforoso Na caixa da placa-mãe tem escrito "AMD Ryzen Desktop 200 Ready", será que ainda carece de atualização? A memória foi o que custou mais caro, mas realmente, acho que o correto seria que viesse lacrada na embalarem original dentro da caixa dos Correios, ao invés de apenas vir embalada num monte de plástico bolha. Sinal de que pode não ser 100% nova.

Pode ser a bios sim, mesmo dizendo na caixa que é compatível com a linha 2000 da AMD... não custa tentar... agora sobre a memória, é de se preocupar mesmo, vir enrolada em plástico bolha assim sem proteção, é um forte indício que é até usada. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforosoNa caixa dela tem escrito "AMD Ryzen Desktop 2000 Ready"... Então fica a dúvida. Mas se for questão de atualização, menos mal, o problema maior seria algum defeito em um dos componentes (de fábrica ou em por algum possível deslize que eu possa ter cometido na montagem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Técnico DC

Caso a loja que voce comprou tinha a propaganda de  que a placa-mãe viria atualizada, eu sugiro a troca.

e lembrando que mesmo nos dizendo que o problema pode ser a att da placa-mãe, mas vai que talvez ela possa estar atualizada e o problema para o micro nao dar imagem possa ser outro... nao sei... isso so pode ser dito com mais alguns testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NeguinDaVinch Entendi. Não havia propaganda de BIOS atualizada, então fica essa questão no ar. Mas vou testar com uma GT 610 que tenho aqui, do PC antigo.

13 minutos atrás, NeguinDaVinch disse:

@Técnico DC

Caso a loja que voce comprou tinha a propaganda de  que a placa-mãe viria atualizada, eu sugiro a troca.

e lembrando que mesmo nos dizendo que o problema pode ser a att da placa-mãe, mas vai que talvez ela possa estar atualizada e o problema para o micro nao dar imagem possa ser outro... nao sei... isso so pode ser dito com mais alguns testes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Técnico DC disse:

Uma dúvida aqui: considerando a hipótese de BIOS desatualizada, se eu instalasse uma placa de vídeo com VGA, seria possível que funcionasse?

Entao, mesmo instalando a placa de video com vga, o computador nao vai ligar sem o processador.

e pensando bem isso abre outro tópico porque o seu esta ligando, so nao da imagem.

 

agora, resta a duvida será que quando a placa-mãe esta desatualizada e e colocado um processador ryzen 2 geração a maquina pelo menos ligaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, NeguinDaVinch disse:

Entao, o computador nao vai ligar sem o processador. e pensando bem isso abre outro tópico porque o seu esta ligando, so nao da imagem.

 

agora, resta a duvida será que quando a placa-mãe esta desatualizada e e colocado um processador ryzen 2 geração a maquina pelo menos ligaria?

Amigo, testei com uma Geforce 610 aqui e deu imagem na tela! Resta saber se é problema de BIOS ou se a VGA onboard está com defeito, vamos ver. : )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, NeguinDaVinch disse:

@Técnico DC

conseguiu entrar no setup?  carregou o S.O?

Sim, estou atualizando a BIOS nesse exato momento. : )

adicionado 3 minutos depois
57 minutos atrás, bngomes disse:

Não é a BIOS... qual a conexão você está usando? se for a VGA, não funciona mesmo.. nem sei por que tem na placa-mãe... 

 

 

 

 

 

Amigo, a imagem apareceu usando a velha GT 610 que eu tinha aqui. E a conexão foi VGA mesmo, olha que estranho. Agora fica a dúvida, se a VGA onboard vai funcionar ou não... Estou atualizando a BIOS pra ver no que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, Técnico DC disse:

Sim, estou atualizando a BIOS nesse exato momento. : )

Qual o modelo do seu monitor você esta ligando com cabo  VGA e se a GT610 possui entrada VGA é lógico que vai dar vídeo.

Mais que bom que deu certo 👏🏿🙂, quando a luz do HDD led pista esta na cara que deu vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Técnico DC disse:

Sim, estou atualizando a BIOS nesse exato momento. : )

adicionado 3 minutos depois

Amigo, a imagem apareceu usando a velha GT 610 que eu tinha aqui. E a conexão foi VGA mesmo, olha que estranho. Agora fica a dúvida, se a VGA onboard vai funcionar ou não... Estou atualizando a BIOS pra ver no que dá.

Cara, veja bem... A porta VGA on board NÂO vai funcionar...A VEGA 8 do Ryzen 2200G não tem suporte para video analógico... só funciona o HDMI onboard... 

 

Para usar em um monitor sem suporte a HDMI você vai precisar de um conversor (e não um adaptador) HDMI-VGA.

 

A placa-mãe possui essa porta VGA por que existe um processador A8 AM4, mas que possui um vídeo onboard mais antigo, ainda com suporte a vídeo analógico.

 

Claro que se você espetar uma placa de video qualquer, essa placa passa a ser a responsavel por gerar o video, por isso a GT 610 funcionou, mas ela é bem inferior ao video onboard da 2200G.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, bngomes disse:

Cara, veja bem... A porta VGA on board NÂO vai funcionar...A VEGA 8 do Ryzen 2200G não tem suporte para video analógico... só funciona o HDMI onboard... 

 

Para usar em um monitor sem suporte a HDMI você vai precisar de um conversor (e não um adaptador) HDMI-VGA.

 

A placa-mãe possui essa porta VGA por que existe um processador A8 AM4, mas que possui um vídeo onboard mais antigo, ainda com suporte a vídeo analógico.

 

Claro que se você espetar uma placa de video qualquer, essa placa passa a ser a responsavel por gerar o video, por isso a GT 610 funcionou, mas ela é bem inferior ao video onboard da 2200G.

 

 

Hahah, meu caro, fico feliz em contrariar sua afirmação, pois eu consegui fazer a VGA onboard funcionar! Bastou a configuração correta no setup da placa-mãe, que por padrão não estava dando prioridade à GPU onboard. Portanto, mesmo sem a velha GT 610 conectada à PCI express, o sistema iniciou normalmente, com o monitor conectado à saida VGA. Tudo indica que a saída VGA da placa-mãe funciona como um adaptador, permitindo, portanto, que o Ryzen 3 possa dar sinal de vídeo sem problemas. : )

adicionado 3 minutos depois
1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Qual o modelo do seu monitor você esta ligando com cabo  VGA e se a GT610 possui entrada VGA é lógico que vai dar vídeo.

Mais que bom que deu certo 👏🏿🙂, quando a luz do HDD led pista esta na cara que deu vídeo.

Configurando corretamente a placa-mãe foi possível transferir o sinal da PCIE pra VGA onboard, então o sinal finalmente foi pro monitor! Ou seja, agora o Ryzen pode trabalhar sem precisar de adaptador HDMI ou de um GPU offboard. : D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, bngomes disse:

Então é uma boa noticia... eu li em alguns foram informando o contrario, que mesmo tendo a porta VGA ela não funcionava com os Ryzen.. mas faz sentido o que você falou.. é fácil para o fabricante da placa-mãe disponibilizar o RAMDAC( o chip que faz a conversão de sinal).

Eu também já estava quase acreditando nisso, mas vi relatos de gente que conseguiu utilizar VGA com Ryzen também. Sorte que consegui encontrar a configuração IGFX Multi-Monitor no setup e a ativei, dando prioridade à onboard da placa em detrimento da offboard. Depois vou postar o procedimento correto pra porventura ajudar mais alguém com um problema parecido. : )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concluindo, pessoal, eu consegui resolver meu problema aqui. Não sei ao certo se teve de fato a ver com a atualização da BIOS da placa-mãe, mas tenho certeza de que o sinal de video onboard estava desativado no setup dela. Por esse motivo, apenas a placa de vídeo conectada à PCI Express transmitia imagem pro monitor. O que eu fiz, portanto, foi alterar a ordem das coisas no setup da placa-mãe, priorizando a VGA onboard e, dessa forma, suspendendo o uso da velha Geforce GT 610 que eu tinha aqui prol dos gráficos integrados da APU Ryzen. Seguem os passos da configuração, pra porventura ajudar quem vier a ter o mesmo problema:

 

No modo avançado da UEFI BIOS, fui na opção "Advanced". Nessa parte há uma outra opção chamada "NB Configuration". Indo nessa seção, marquei as opções "HybridGraphics" em "IGFX Multi-Monitor", e "IGFX Video" em "Primary Video Device". Isso transferiu o sinal de vídeo da VGA offbard (Geforce GT 610) pra VGA onboard (Vega 8). Bingo!

 

Obrigado a todos que se dispuseram a ajudar, fico feliz que eu tenha conseguido resolver sem ter de condenar algum dos componentes do humilde PC que montei pela primeira vez (com muito custo), hahah!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...