Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Energia solar para 1 modem o que preciso?


Ir à solução Resolvido por albert_emule,

Posts recomendados

Bom dia,

Gostaria de mudar 1 modem meu que fica ligado 24 horas para uso de energia solar, só que não sei muito bem quais os cálculos necessários, no Youtube muitos usam de qualquer maneira até mesmo ligado direto na fonte do modem, porém quero deixar-lo 24 horas com inversor e tudo até por que tem um filtro de linha que vai na tomada, o modem é de 0,65A e sua tensão é 220v.

Pensei 1 bateria de 7A 12v só que não creio que daria para o dia todo e noite toda, gostaria da ajuda de vocês a escolherem o que usar, afinal eu penso que se for para colocar para carregar a bateria e usar o modem creio que terei que gerar energia suficiente para o modem e para carregar a bateria, não sei muito bem como seria os cálculos e é por isso que quero ajuda para saber quanto vou precisar de painel solar (Tô pensando usar painel de 18v com controlador de carga 12v) e quantas baterias, se uso inversor normal, semi-senoidal ou senoidal pura.

 

Espero resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A demanda de energia de um modem é mínima, gastar dinheiro com placa-solar, inversor, bateria e controlador de carga apenas para mantê-lo ligado seria um desperdício de dinheiro, a não ser que o modem fique em um local onde não exista energia.

 

Nesse caso eu simplificaria para Placa solar -> Invesor -> Nobreak -> Modem. Assim você não se preocupa com baterias nem controladores de carga porém teria uma pequena perda nas conversões.

Talvez alguém com mais conhecimento consiga uma solução melhor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, grievous disse:

A demanda de energia de um modem é mínima, gastar dinheiro com placa-solar, inversor, bateria e controlador de carga apenas para mantê-lo ligado seria um desperdício de dinheiro, a não ser que o modem fique em um local onde não exista energia.

 

Nesse caso eu simplificaria para Placa solar -> Invesor -> Nobreak -> Modem. Assim você não se preocupa com baterias nem controladores de carga porém teria uma pequena perda nas conversões.

Talvez alguém com mais conhecimento consiga uma solução melhor.

 

Se eu colocar a placa solar direta no inversor (de 18v a placa no caso) poderia queimar-lo, não? Quero só para o modem por que as vezes cai a energia aqui na minha cidade e fico sem nada para fazer, sendo que também aproveitaria para carregar celular as vezes, gostaria de estender para computador (Segundo meu alicate amperímetro ele gasta cerca de 1A, acho que não esteja certo até por que a escala dele checa a ser só o minimo 200A) porém precisa de energia senoidal pura, que sai mais caro para mim, por isso no momento só procuro o modem, quem sabe mais a frente possa implementar para varias coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual o consumo do modem? Geralmente tem escrito no conector da entrada da conte dele. O + eficiente seria você aplicar a sequencia painel-controlador-bateria-modem ,,, nada de inversor

Cálculos não me pertencem mais mas na fórmula teria que envolver o tempo de insolação também. Mas estimo que um painel duns 50W dá e sobra pro seu modem e bateria duns 18Ah

3 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

Se eu colocar a placa solar direta no inversor (de 18v a placa no caso) poderia queimar-lo, não?

Talvez sim. Nada que um regulador de tensão 7812 não resolva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Isadora Ferraz disse:

Qual o consumo do modem?

0.5A max, segundo o que esta escrito, na verdade tinha errado no tópico ..

Ele não diz o consumo em W somente que é entrada bivolt: 110~240v e 0.5A max.

Se for 0.5A em 220v seria literalmente 110W (Se não estou errado)

 

3 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

O + eficiente seria você aplicar a sequencia painel-controlador-bateria-modem ,,, nada de inversor

Eu disse isso como uma ideia para o técnico que conheci, só que ele me disse que poderia queimar o modem caso exista alguma descarga elétrica na linha telefônica e assim poderia passar para os dispositivos conectados a ele (No caso já aconteceu sem bateria para uma pessoa que eu conheço)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, grievous disse:

@Arthur Guillermo Sua conta está correta porém é muito improvável que o modem receba 220V DC, procure na fonte ou no modem a informação de saída/output que lá você encontra a tensão que o modem recebe.

12v 0.6A = 7,2W

 

Tava vendo outros detalhes é que dizem que você só pode carregar uma bateria no máximo com 10% de sua capacidade, tipo a bateria é 7A só pode entrar 700mah, não sei muito bem como fazer tudo isso ao certo, teria algo a mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Arthur Guillermo disse:

poderia queimar o modem caso exista alguma descarga elétrica na linha telefônica e assim poderia passar para os dispositivos conectados a ele (No caso já aconteceu sem bateria para uma pessoa que eu conheço)

A descarga vai queimar o que ela sentir vontade independente de como você ligar. E de uma certa forma sinistra,a bateria até que sente um pouco de vontade proteger seu sistema.

 

1 hora atrás, Arthur Guillermo disse:

10% de sua capacidade

Isso é recomendação pra carga lenta e durabilidade absoluta do sistema. Neste caso é só você aumentar a capacidade do sistema. P.ex. coloque 40Ah e carregue com (limite em) 4A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

A descarga vai queimar o que ela sentir vontade independente de como você ligar. E de uma certa forma sinistra,a bateria até que sente um pouco de vontade proteger seu sistema.

Ué kk, é que nos novos filtros da Oi um vai na tomada de energia e tem a entrada para o modem (Parecido ou igual a função do filtro de linha) e por ai passa os fios que vem da central da Oi na minha cidade até o microfiltro que distribui para o telefone e para o modem.

5 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Isso é recomendação pra carga lenta e durabilidade absoluta do sistema. Neste caso é só você aumentar a capacidade do sistema. P.ex. coloque 40Ah e carregue com (limite em) 4A

Então por exemplo um painel 18v 50w gera 2,77A em carga total... daria para umas 3~4 baterias de 7A para dar 700mah para cada uma, não sei se tenho que considerar a parte do modem durante o carregamento... se não seria 3 baterias e o restante para o modem se não me engano... Tem como limitar a corrente que passa até as baterias ou seria da maneira que eu disse ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo A fonte do modem é externa ou embutida? 

 

Se for externa, dá pra eliminar a fonte e ligar o painel solar/bateria diretamente a ele. 

Caso a tensão não seja compatível um regulador de tensão resolve. 

Quanto menos conversão de tensão/corrente melhor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Arthur Guillermo disse:

Então por exemplo um painel 18v 50w gera 2,77A em carga total... daria para umas 3~4 baterias de 7A para dar 700mah para cada uma, não sei se tenho que considerar a parte do modem durante o carregamento... se não seria 3 baterias e o restante para o modem se não me engano... Tem como limitar a corrente que passa até as baterias ou seria da maneira que eu disse ? 

 

 

Eu calculei aqui que 24 horas por dia de uma carga de 7.2W vai consumir uns 170 watts.

O módulo foto-voltaico tem que suprir estes 170 watts em apenas 6 horas do dia. 

170 dividido por 6 = 28 watts hora. 

Tem que produzir pelo menos 28 watts hora. 

Só que ainda tem nuvens e tal. É melhor considerar uma folga. Uma folga segura seria capacidade do sistema dobrado. 

 

Bateria é outra questão.

Se descarrega todos os dias abaixo de 11V, elas duram pouco. 

O melhor é descarregar até uns 11V. Para isso tem que pôr baterias o suficiente para não ficar com tensão muito baixa. 

 

Aqui num grupo de energia solar OFF-GRID tem gente que descarrega no máximo a 11.5V. Para a bateria durar pelo menos uns 3 ou 4 anos.  

 

 

adicionado 3 minutos depois
2 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

@Mestre88 O único problema mesmo é que dizem que pode vir uma descarga sem o filtro de linha (Que opera em 220v e vai antes da fonte externa do modem) assim prejudicando o equipamento conectado ao modem além do próprio modem

 

Quanto a isso, o sistema vai estar isolado num circuito OFF-GRID. Não tem como chegar descarga. 

Além do mais vai estar tudo limitado pela bateria.

 

A não ser que caia um raio 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule Existiria algum filtro de linha que envolvesse o fio da rede telefônica 12v?

 

5 minutos atrás, albert_emule disse:

Aqui num grupo de energia solar OFF-GRID tem gente que descarrega no máximo a 11.5V. Para a bateria durar pelo menos uns 3 ou 4 anos.  

Sobre esse detalhe... 11.5 de uma bateria de 7A seria quantos amperes que eu poderia usar? (É sobre os 30% que dizem que é o máximo a ser usado?)

 

E só para conferir então...

 

1 Painel 18v 30w (1,6A)

1 Controlador de carga 12v

2 Baterias 12v 7A (Assim carregaria em carga lenta, porém só sobraria 200mah que seria para o modem, e ele necessita 600mah)

1 Regulador de tensão

 

@Mestre88 O detalhe seria um filtro de linha creio eu ... (Só para a rede telefônica)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule Certo... Só que eu tenho que gerar o suficiente para alimentar o modem e as baterias ou só as baterias? (Tipo o que eu disse do 600mah o modem consome, bateria 700mah para carga lenta se for 10% realmente..., 2 baterias dariam 1400mah(1,4Ah) uma placa de 30w gera no máximo 1,66A teria que ter uma de 50w e deixar passando ? ou adquerir +1 bateria para assim ficar quase certo com o modem + 3 baterias)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
agora, Arthur Guillermo disse:

@albert_emule Certo... Só que eu tenho que gerar o suficiente para alimentar o modem e as baterias ou só as baterias? (Tipo o que eu disse do 600mah o modem consome, bateria 700mah para carga lenta se for 10% realmente..., 2 baterias dariam 1400mah(1,4Ah) uma placa de 30w gera no máximo 1,66A teria que ter uma de 50w e deixar passando ? ou adquerir +1 bateria para assim ficar quase certo com o modem + 3 baterias)

 

Precisa gerar a energia total.

Se gerar 240 watts hora já vai dar certo. 

Isso seria o equivalente a uma carga de 10 watts ligada durante 24 horas. 

 

Mais precisa gerar 240 watts hora em apenas 6 horas. 

Isso dará 40 watts hora durante 6 horas.

 

Mas coloque baterias o suficiente de forma que a corrente de carga das baterias fique com uns 10% de cada uma. 

adicionado 1 minuto depois

5 baterias de 12V por 7AH em paralelo vai absorver tranquilamente os 40 watts hora forçar corrente de recarga nelas. 

adicionado 8 minutos depois

Mas tem questões de nuvens e tal.

Eu iria preferir usar logo uma bateria de 70AH do tipo automotiva com recarga de 80W hora. 

Daí seria mais recomendado um controlador MPPT que eu importaria direto da china, pois assim fica mais barato.

 

O controlador MPPT aproveita melhor o painel solar.

Ele já regula toda a tensão e tal. Tem até uma automação nele para ligar e desligar carga quando a tensão baixa demais na bateria. Por exemplo: Ficar abaixo de 11.5V.   

adicionado 11 minutos depois

O módulo foto-voltaico de 18V por 50W no controlador MPPT consegue entregar 3.7 a 4 amperes em 12V. 

Pois tem uma eficiência alta e consegue casar as impedâncias da tensão mais alta do módulo foto-voltaico com a tensão mais baixa da bateria.  

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...