Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NVidia G-Sync em monitores FreeSync - Tópico de acompanhamento


KairanD

Posts recomendados

Melhores monitores FreeSync e 'G-Sync compatible' para placas gráficas Nvidia

 

https://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2019-04-18-best-freesync-monitors-for-nvidia-graphics-cards-7044

 

Teste Compatível com G-SYNC, Fase 1 Completa: Apenas 5% dos Monitores de Sincronização Adaptativa passaram

 

https://www.nvidia.com/en-us/geforce/news/g-sync-compatible-validation/?cjevent=b5bc8260819a11e9810405430a240610

 

https://www.nvidia.com/en-us/geforce/products/g-sync-monitors/specs/

 

g-sync-computex-2019-g-sync-compatible-i

oviIHBO.png

g-sync-computex-2019-g-sync-compatible-v

nvidia-g-sync-monitor-stack-comparison-8

g-sync-compatible-computex-2019-update-8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@brender Esse teste da Nvidia utiliza parâmetros bem controversos. Essa certificação não é algo para se levar a sério. Dá para ter a experiência total e com altíssima qualidade com grande parte dos monitores que eles "reprovaram" nos testes.

 

A Nvidia ainda sente dor em assumir a derrota para o Freesync da AMD. Essa certificação é mais uma tentativa de demonstrar a superioridade do G-Sync.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

        Tenho um monitor LG 32" Ultrawide freesync e usava placa da AMD. Depois que a NVidia "adotou" o freesync, troquei por uma GTX 1070 e depois para uma RTX 2070, e configurei o monitor  de acordo para aproveitar o freesync.

 

        Geralmente tudo funciona ok, mas às vezes  eu noto que ao mover a imagem em qualquer jogo, aparece um rastro absurdo, um monte de "fantasmas" na imagem, como se fosse um motion blur na tela inteira ou como se o monitor tivesse uma taxa de resposta extremamente lenta.  Mas basta eu executar aquele teste de Gsync (que mostra um pêndulo)  da própria Nvidia, esse defeito some. Depois posso até fechar o teste do pêndulo, e tudo fica normal.

 

      Alguém sabe o que pode ser isso? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Se o G-Sync é superior pode até ser, mas que não é nada viável pelos preços dos monitores isso sim é verdade, até na gringa vejo reclamação do custo do G-Sync, dessa vez a Nvidia perdeu e para ela seria melhor compatibilizar com o FreeSync, apesar de eu achar que ela não tem grande boa vontade para isso, como li em algum lugar duas coisa coisas que a Nvidia odeia é corte de preço e projetos opensource 😂😂😂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@skyzytuz

Em 21/08/2019 às 19:15, skyzytuz disse:

        Tenho um monitor LG 32" Ultrawide freesync e usava placa da AMD. Depois que a NVidia "adotou" o freesync, troquei por uma GTX 1070 e depois para uma RTX 2070, e configurei o monitor  de acordo para aproveitar o freesync.

 

        Geralmente tudo funciona ok, mas às vezes  eu noto que ao mover a imagem em qualquer jogo, aparece um rastro absurdo, um monte de "fantasmas" na imagem, como se fosse um motion blur na tela inteira ou como se o monitor tivesse uma taxa de resposta extremamente lenta.  Mas basta eu executar aquele teste de Gsync (que mostra um pêndulo)  da própria Nvidia, esse defeito some. Depois posso até fechar o teste do pêndulo, e tudo fica normal.

 

      Alguém sabe o que pode ser isso? 

 

Eu tenho bastante ghosting também com uma 1060 e um LG ultrawide

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Felipe-Bat disse:

@skyzytuz

 

Eu tenho bastante ghosting também com uma 1060 e um LG ultrawide

 

Mas como eu disse, isso é uma ocorrência rara. E basta eu usar aquele app do pêndulo e volta ao normal.

 

É algo no driver, e não no monitor. Nunca tive ghosting nesse monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

 

E mesmo depois de apresentar evidências de que o FreeSync é de fato suficientemente diferente do Adaptive Sync suportado pela Nvidia e Intel (o fato de o FreeSync ter suporte para HDMI enquanto o Adaptive Sync não, o fato de que alguns monitores do FreeSync nem são comercializados como G -Sync Compatible e que alguns monitores FreeSync só funcionam corretamente com placas AMD) decidiram manter sua decisão:

 

Eu acho que você faz um argumento convincente e eu realmente aprecio seus argumentos bem pensados.

No entanto, eu também concordo com [nome de usuário redigido para este comentário] de que isso não é suficiente sobre a AMD e deve ser removido.

 

 

A Nvidia matou efetivamente a marca FreeSync, pois a maioria dos monitores compatíveis com G-Sync substituiu todas as instâncias do "FreeSync" dos nomes / descrições dos monitores na Amazon e em seus próprios sites (exceto o AOC, que apenas alterou as informações da Amazon) para "G-Sync Compatível".

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um monitor Concórdia 144Hz compatível com Freesync.

Ativei o G-sync usando uma GTX 1070 sem problemas (testei em 75, 120 e 144Hz). Nos jogos, em alguns realmente ajuda a tecnologia, mas mesmo assim em certos títulos ainda vejo um tearing ou outro, mas nada que atrapalhe.

Única coisa estranha que notei é umas cintilações rápidas de brilho em certos cenários como loadings (parece que o monitor está morrendo) , porém pelo que andei lendo por aí, isto parece ser problemas com o G-sync em si, e outra vez, nada que atrapalhe de modo geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite a todos.

Achei muito interessante a postagem, e adoraria ter esses 15 de FPS a mais nos meus jogos. Eu posso um monitor 29UM68-P, comprei ano passado, parece que hoje em dia ele já saiu de série, e não achei nada sobre isso relacionado a ele. Atualmente eu jogo com HDMI em 60hz e queria muito esses 75hz. O monitor tem FreeSync e eu possuo uma placa GTX 1070 Ti.

A opção de ativar o Freesync pelo monitor não é alterável, não consigo clicar nela. Se eu comprar um cabo Display Port, a função vai habilitar?

No painel da NVidia, não aparece nada sobre G-Sync também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Obrigado pela resposta! Eu comprei o cabo DP, ativei o Freesync e o G sync ativou também. A pergunta é, não consegui notar muita diferença, a ponto de eu duvidar se realmente está funcionando. Como eu consigo testar isso? O testufo não funciona porque o G sync só ativa quando algum jogo está aberto, pelo que entendi, e nos jogos eu deixo sem limite de FPS (geralmente fica acima de 90fps), mas não sei se o monitor está de fato rodando a 75hz. Saberia me dizer como eu posso realmente testar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Dimitri Lima Não adianta ter taxa de FPS mais alta que a frequência de atualização do seu monitor. Se a taxa de FPS for 90, você vai ter 75. Se for 100, você vai ter 75. Além do aquecimento e do consumo de energia maiores, você ainda corre o risco de ter tearing. Use o Freesync em conjunto com a limitação de FPS no Riva Tuner (que é instalado junto com o MSI Afterburner).

 

O Freesync nesse monitor tem uma janela de atuação que vai de 40 a 75 FPS. Portanto, ele reduz problemas de stutter e tearing quando há quedas para essa faixa. 

 

Para testar, faça o download do demo da Nvidia: https://www.geforce.com/hardware/technology/g-sync/downloads

 

Meu colega tem esse seu monitor e o Freesync funciona normalmente. Faz muita diferença quando há quedas de FPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Qual o driver que eu devo baixar? E necessariamente precisa ser display port, se sim tem alguma particularidade desse cabo a verificar ou pode comprar qualquer um?

 

Meu monitor é esse:

https://www.kabum.com.br/produto/104828/monitor-gamer-lg-led-23-8-full-hd-ips-2-hdmi-freesync-1ms-24ml600m

Acho que precisa usar algum software da LG também pra conseguir ativar o freesync no monitor.

 

Algum entendido? @KairanD

adicionado 2 minutos depois

@denisdss To na mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Cada um fala uma coisa nesse tópico ai fica complicado né pessoal. Para quem joga com tudo no low o apex legends meu caso qual é a forma correta de configurar isso, realmente compensa utilizar? 

 

Tenho a impressão de quando ativo no meu painel da nvidia sinto uma certa falta de fluidez.

 

Minha config gtx 1660ti Acer Kg251q 144hz cabo DP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, s1lentS0UND disse:

Para quem joga com tudo no low o apex legends meu caso qual é a forma correta de configurar isso, realmente compensa utilizar? 

No low ou no ultra não faz diferença, pois a tecnologia G-sync/freesync funciona baseada nos FPS gerados.

Não sei se é padrão, mas primeiro você habilita o freesync no monitor e então depois você habilita pelo painel da Nvidia.

A função destes "syncs" seria eliminar os screen tearings, dando uma sensação de fluidez consistente, logo para de fato funcionar, você precisa rodar na range de Hz que seu monitor tem.

No seu caso por exemplo, é provável que consiga fazer uso da tecnologia obtendo entre 75 a 144 FPS (em teoria). Acima ou abaixo disto, o g-sync já não faz efeito.

 

3 horas atrás, s1lentS0UND disse:

Tenho a impressão de quando ativo no meu painel da nvidia sinto uma certa falta de fluidez.

Comigo só funcionou bem habilitando e rodando os jogos em modo tela cheia (fullscreen). Em modo janela (ou janela sem bordas), mais atrapalhou do que ajudou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@KairanD Opa tudo bem?

 

Eu tenho um monitor LG modelo 24ML600M/60TM (1ms/75hz), e uma placa de vídeo RTX 2060.

 

Essa semana adquiri um cabo DISPLAYPORT-DISPLAYPORT, entretanto esqueci que o meu monitor só tinha porta HDMI, diferente da minha placa de vídeo que tem a entrada displayport. O técnico/vendedor disse então que não poderia utilizar um cabo displayport-hdmi (Não sei se isso existe), e teria de utilizar um cabo hdmi macho dos dois lados, e um adaptador displayport macho na entrada da rtx e fêmea no hdmi para plugar o hdmi que está no monitor (macho dos dois lados), isso realmente funciona?

 

Qual o procedimento correto no meu caso? O meu computador não costuma ficar a menos de 75fps , entretanto o freesync ajuda quando os fps passam de 75? Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá Pessoal, tudo bom? sou novo e essa é minha primeira postagem, quero compartilhar o que ocorre comigo e se alguém sabe uma solução para isso.

Tenho um monitor Samsung 24" Curvo 144hz, 1ms - CFG73 - Modelo LC24FG73FQLXZD - FreeSync, ligado com um cabo DisplayPort 1.2a na minha placa de vídeo GeForce® RTX 2070 SUPER™ GAMING OC 3X WHITE 8G (rev. 1.0/1.1). Aconteceu que notei um defeito e vou relatar aqui.

Ligando o FreeSync Ultimate no monitor e ligando o Gsync no painel Nvidia e habilitando pro monitor, funciona TUDO OK (quase tudo rs).

Notei um defeito, que é fácil perceber se você abrir o APP CENTER da Gigabyte e abrir o app SIV e clicar na aba Smart Fan 5. Quando abre aquela animação do ventilador girando, você vai notar o defeito:

- Começa a piscar a tela, piscada leve, perceptível.

Fiz vários teste que imaginarem e conclusão: Gsync incompatível com FreeSync nesse monitor, desativando o Gsync fica normal.

Outro teste que fiz e deu problema: Testando o G-SYNC Pendulum Demo em 144hz com o FreeSync ativado, você nota que tem Screen Tearing no teste, se eu mudar a opção do teste de GSYNC para o VSync no Pendulum Demo o problema para, ou seja, GSync não funciona legal nesse monitor.

Ai minha questão, alguém sabe solucionar isso? Não tem como reclamar pois nem GSync Compatível é 😕

Lembrando, aqui esta tudo atualizado, tudo original, tem o driver que baixei do site da Samsung para o monitor, dois cabo DP.

valeu Galera, QRV TKS !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 26/04/2020 às 13:50, Caio Bonetti disse:

Qual o procedimento correto no meu caso? O meu computador não costuma ficar a menos de 75fps , entretanto o freesync ajuda quando os fps passam de 75? Valeu!

Creio que não seja possível utilizar, pois o G-Sync (Freesync com Nvidia) funciona apenas através do Display Port. Não sei se converter para HDMI funcionaria, mas acredito que não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Caros usuários,

 

De forma a melhorar a organização do nosso fórum, dar uma maior agilidade nos resultados de pesquisas e facilitar a participação em nossas discussões, julgamos ser necessário fechar este tópico, dado o seu alto número de respostas.

 

Aqueles que desejam debater sobre assunto semelhante, pedimos que abra um novo tópico no setor correspondente.

 

Contamos com a colaboração de todos e agradecemos por participarem do Clube do Hardware. 

 

Gratos pela compreensão,

Equipe Clube do Hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...