Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um capacitor caseiro


Visitante

Posts recomendados

2 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Tem tutoriais de uns não enrolados, mas você precisa de mais camadas metálicas para ter a mesma capacitância.

Obrigado,mas eu não preciso de um capacitância exata então isso ja basta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quaisquer duas placas condutoras isoladas entre si por um material isolante constituem um capacitor. O valor da capacidade do mesmo vai depender basicamente da espessura do material isolante (inversamente proporcional) e da área das placas condutoras (diretamente proporcional).

Na prática se enrola alguns tipos de capacitores pois não seria nada prático manuseá-los abertos, devido sua área..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, faller disse:

Quaisquer duas placas condutoras isoladas entre si por um material isolante constituem um capacitor. O valor da capacidade do mesmo vai depender basicamente da espessura do material isolante (inversamente proporcional) e da área das placas condutoras (diretamente proporcional).

Na prática se enrola alguns tipos de capacitores pois não seria nada prático manuseá-los abertos, devido sua área..

É que eu quero fazer vários bem pequenos.Então os não enrolados servem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certa feita - na era pre internet - vi que alguém fez capacitor com garrafa pet e papel aluminio (google it). A ideia maluca e 'pirigozíssima'  era fazer um muliplicador de tensão. Me lembro vagamente que o artigo dizia que dava um centelha de ... 1 metro! um mini relâmpago! Com seu nível atual... nem pense nisso!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Isadora Ferraz disse:

Certa feita - na era pre internet - vi que alguém fez capacitor com garrafa pet e papel aluminio (google it). A ideia maluca e 'pirigozíssima'  era fazer um muliplicador de tensão. Me lembro vagamente que o artigo dizia que dava um centelha de ... 1 metro! um mini relâmpago! Com seu nível atual... nem pense nisso!!

Muito obrigado pela ideia kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha uma revista antiga que dizia que dois fios torcidos formavam capacitores de baixo valor, da ordem de picofarads. 

Me parece que era algo como com 2 cm de fio se tinha 1pf.

E não é que eu abri um rádio antigo uma vez e tinha um troço desses, destorci os fiozinhos pra ver e o rádio perdeu a sintonia! :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Mestre88 disse:

Eu tinha uma revista antiga que dizia que dois fios torcidos formavam capacitores de baixo valor, da ordem de picofarads. 

Me parece que era algo como com 2 cm de fio se tinha 1pf.

E não é que eu abri um rádio antigo uma vez e tinha um troço desses, destorci os fiozinhos pra ver e o rádio perdeu a sintonia! :lol:

Poderia me dizer como fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, guilherme appel disse:

Poderia me dizer como fazer isso.

É só torcer os fiozinhos. 

Só que o valor é insignificante, só com aparelhos de precisão pra saber quantos pF tem. 

É usável somente em rádio e TV onde as frequências são muito altas. 

Capacitor pronto com esses valores é muito barato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2019 às 11:25, Mestre88 disse:

É só torcer os fiozinhos. 

Só que o valor é insignificante, só com aparelhos de precisão pra saber quantos pF tem. 

É usável somente em rádio e TV onde as frequências são muito altas. 

Capacitor pronto com esses valores é muito barato. 

A eu tenho esses,é um mini indutor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, guilherme appel disse:

É que eu vi que um indutor armazena eletricidade por campo magnético.

Não armazena, apenas transforma o campo magnético em energia elétrica. 

Acabou o campo magnético, acabou a energia elétrica. 

No capacitor ela fica por um bom tempo, até meses. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...