Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia Básico CPU: AMD Ryzen (atualizado até Ryzen 5000)


Lost Byte

Posts recomendados

7 horas atrás, Lost Byte disse:

Ao meu ver a AMD não conseguiu manter a promessa de dar "suporte" até 2020 ao socket AM4 de forma eficaz, então teve que tapar o sol com a peneira.

O que mais quebrou as pernas da promessa foi não garantir suporte pras b350/x370. Em especial as x370, enorme tiro no pé que até agora ainda não entendi. Também teve o shitstorm inicial, talvez intencional, de não ter anunciado de cara o suporte pras b450/x470. Ainda assim, é um tremendo avanço, em relação à palhaçada da Intel, a possibilidade de possuir uma b450 comprada no início de 2018 e ainda poder colocar nela um processador lançado ao final de 2020.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Nesse vídeo ele comenta que os chipsets são muito parecidos e não ver motivos para a AMD não dá suporte, uma vez que parece que a única limitação é a BIOS e a AMD de não ter suporte a 4º geração.

 

OBS: Meu inglês é ruim então posso ter entendido errado.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP Pois é, parece que foi uma decisão mercadológica, acima de tudo. Mais ou menos 1 semana depois desse vídeo voltaram atrás e anunciaram suporte aos chipsets b450/x470, mas com ressalvas (bios "beta", perda de suporte às gerações anteriores, o que pode ser um belo problema pras placas sem bios flash, incertezas quanto a garantia de performance, entre outros). Ainda acho que não ter anunciado o suporte desde o início pode ter sido uma estratégia de marketing bizarra, no estilo "falem bem ou falem mal, mas falem de mim". Depois ainda puderam voltar atrás e vender a imagem de "viu, somos uma companhia que escuta o feedback dos clientes!" (sqn)

(To até agora babando nesse quadro com um wafer que o cara do vídeo tem... Certamente penduraria um desses aqui no quarto)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spoiler

 

35 minutos atrás, Henrique PP disse:

chipsets são muito parecidos e não ver motivos para a AMD não dá suporte, uma vez que parece que a única limitação é a BIOS e a AMD de não ter suporte a 4º geração.

Limitação de dados na memória flash, pelo que eu lembro, que sendo verdade ou não, ainda sim é questão de negócios. Se qualquer placa série 300 fosse servir para os futuros Ryzen, muita gente ainda iria pegar uma placa velha por ser mais barata e iria afundar as vendas dos novos chipsets.

A AMD falou "suporte" e não "compatibilidade garantida", porém vacilou que seria em questão de compatibilidade, talvez pela má interpretação do consumidor, como também hype dos fãs.

Eu particularmente vou tentar pegar um kit Ryzen ano que vem, e vai ser a melhor combinação possível de cpu + mobo que minha condição permitir. Não sei quanto a vocês, mas esta história de "pensar em upgrade futuro" nunca dei certo comigo em relação ao kit.

 

7 minutos atrás, Shaman93 disse:

Ainda acho que não ter anunciado o suporte desde o início pode ter sido uma estratégia de marketing bizarra, no estilo "falem bem ou falem mal, mas falem de mim".

Pressão do pessoal, assim como chance de aparecer quando a Intel trocou a geração e manteve o mesmo socket, mesmo precisando de outra placa-mãe.

 

2 horas atrás, Shaman93 disse:

Ainda assim, é um tremendo avanço, em relação à palhaçada da Intel, a possibilidade de possuir uma b450 comprada no início de 2018 e ainda poder colocar nela um processador lançado ao final de 2020.

Por mais que odeiem a Intel por estas forçadas de placas, no meu ponto de vista, errado eles não estão. Por mais chato que seja, melhor garantir peças que vão funcionar.

Em relação as B450 eu concordo, já que provavelmente seja o chipset mais em conta até agora, com a melhor range de gerações.

 

Pessoal, vamos tentar focar no tópico, debater sobre o que a empresa fez e faz pode dar ruim e a moderação deletar todos estes posts.

OBS: Isto vale para mim também, mas como gosto muito de falar sobre estas coisas, eu não resisto. 😅

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Também pretendo comprar meu kit ano que vez ou final deste, Vai depender do lançamento da AMD, 4º geração, estou atrás do rumor de um Ryzen 5 4600G ou um Ryzen 7 4700G, mesmo que os mesmo sejam geração 3000 refinados e remarcados como 4000.

 

Se não existir... talvez compre o Ryzen 5 3400G só porque faço questão de gráfico integrado no processador, Trauma.. Não sabe quantas vezes tive que futucar tudo para fazer meu FX funcionar quando não dava vídeo, nunca sabia onde era o mau contato, isso nos 6 anos de uso. Agora quero vídeo integrado, não quero dor de cabeça para achar o problema. Mesmo tendo 5k para gastar compro o mais barato com gráfico integrado se AMD não atender ao que quero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Agora é oficial.

O tão sonhado processador com gráfico integrado de qualidade e com bastante núcleos.

Baseada em Zen2 (Ryzen 3000+), mas nomeado como Ryzen 4000G, as novas APU da AMD finalmente saem no site oficial.

 

O motivo de não ter comprado um computado ano passado é porque os 4 núcleos e 8 threads do Ryzen 5 3400G nunca me agradaram. Agora temos muito mais núcleos e segundo AMD muito mais desempenho gráfico em relação a geração anterior, agora é testar para ver.

 

Ryzen 7 4700G (sem Cooler?) - 8 núcleos e 16 threads

https://www.amd.com/pt/products/apu/amd-ryzen-7-4700g

Ryzen 7 4750G (com Cooler?) - 8 núcleos e 16 threads

https://www.amd.com/en/products/apu/amd-ryzen-7-pro-4750g

Ryzen 5 4600G (sem Cooler?) - 6 núcleos e 12 threads

https://www.amd.com/pt/products/apu/amd-ryzen-5-4600g

Ryzen 5 4650G (com Cooler?) - 6 núcleos e 12 threads

https://www.amd.com/en/products/apu/amd-ryzen-5-pro-4650g

Ryzen 3 4300G (sem Cooler?) - 4 núcleos e 8 threads

https://www.amd.com/pt/products/apu/amd-ryzen-3-4300g

Ryzen 3 4350G (com Cooler?) - 4 núcleos e 8 threads

https://www.amd.com/en/products/apu/amd-ryzen-3-pro-4350g

Tem mais os 4000GE que tem menos TDP. Em torno de 35W. Assim como frequências mais modestas.

 

Para mais informações e fontes:

https://www.amd.com/en/processors/ryzen-with-graphics

https://adrenaline.com.br/noticias/v/65117/amd-ryzen-4000g-ate-16-threads-e-60-de-ganho-nos-graficos

 

OBS: Agora sim devo comprar um Ryzen com gráficos, o que sempre quis. É esperar preços bons, se for bom compro Ryzen 7 4700G, se for caro vou de Ryzen 5 4600G, verdade seja dita, penso que preço bom deles aqui no Brasil só ano que vem, espero que começo do ano 2021 (otimista).

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Henrique PP disse:

É esperar preços bons, se for bom compro Ryzen 7 4700G, se for caro vou de Ryzen 5 4600G, verdade seja dita, penso que preço bom deles aqui no Brasil só ano que vem, espero que começo do ano 2021 (otimista).

Com os valores atuais, creio que um 4700G deva vir mais que R$2500 e o 4600G acima de R$1500 tanto pelo hype / novidade como possuir vídeo integrado, fora os fatores da nossa terra. Espero que ao menos os modelos da série 3000 caiam um pouco os valores.

 

Quanto a questão de acompanhar cooler ou não, pelos links dos 4000, parece que apenas os modelos PRO (variações 4050) acompanharão, ou seja, cerca de R$100~200 a mais, sendo provavelmente tudo questão de corte de custos.

 

Única questão que me interessa é saber o desempenho e estabilidade com as placa-mãe atuais, algo que só saberemos após reviews feitos com calma (2 a 3 meses pós lançamento).

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Notas de atualização 21/01/2021 (praticamente versão comemorativa de 2 anos de tópico)

> Inclusão dos Ryzen 5000

> Trocada a ordem das sessões 2 e 3 (devido que falar primeiro de placa-mãe não convém ao cenário atual), ou seja, agora a sessão 2 corresponde a descrição de produtos e a sessão 3 sobre compatibilidades com a placa-mãe

> Algumas mudanças e adaptação de texto ao longo do tópico para encaixe melhor da série 5000 (4ª geração com arquitetura Zen 3)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 29/05/2021 às 16:33, omega blue disse:

Acho que so faltou fazer um comparativo entre as geraçoes da AMD e Intel e alguns modelos.

Obrigado pela sugestão!

Na questão de comparar com a Intel isto está fora de questão. Já havia pensado desde o início algo assim, mas no final sempre acaba provocando encrenca pois pode levar a interpretação de texto errada, induzir ao erro na hora de escolher, fora detalhes como a combinação com a placa-mãe, valores atuais no mercado e aplicações.

 

Poderia citar os modelos em falta e em que situação se refere a um comparativo entre as gerações da AMD?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Lost Byte disse:

Poderia citar os modelos em falta e em que situação se refere a um comparativo entre as gerações da AMD?

Se não for dar muito trabalho..(certeza de dar muito trabalho).. Poderia fazer uma média ponderada pegando testes do Adrenaline, do Techpowerup, de outros famosos, mostrando o ganho de desempenho ente gerações. Vai dar uma trabalhão de 1 semana direto, pegando uma teste de cada fazer uma média depois fazer uma média entre eles e ai sim comparar gerações com essa média GERAL. Mostrando certinho porcentagem de ganho de desempenho Bruto e de ganho de FPS entre gerações.

 

Ia ser o melhor apanhado de informação... quase uma dissertação de TI, sobre a evolução dos processadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 31/05/2021 às 09:20, Lost Byte disse:

Obrigado pela sugestão!

Na questão de comparar com a Intel isto está fora de questão. Já havia pensado desde o início algo assim, mas no final sempre acaba provocando encrenca pois pode levar a interpretação de texto errada, induzir ao erro na hora de escolher, fora detalhes como a combinação com a placa-mãe, valores atuais no mercado e aplicações.

 

Poderia citar os modelos em falta e em que situação se refere a um comparativo entre as gerações da AMD?

Desculpa @Lost Byte, Escrevi mal... A comparação seria  algo do tipo Ryzen 7 3a geração e Ryzen 5 5a geração... (4a geração parece que é meio que deixada de lado na amd...)  ou Core i7 10a geração e i5 11a geração...
valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Excelente tópico!!! Muito bem feito, simples e didático, ajuda demais a comunidade.

 

Estamos em 2022 e o tópico é tão bom que aprendi com ele sobre a "4ª geração".

 

Uso um Ryzen 3 2200G (2 geração) que já tem o gráfico integrado, uma placa ASRock A320 simples e apenas 1 pente de 8GB RAM DDR4 (colocarei outro igual), 1 SSD Sata 3 com o Win 10 PRO instalado nele e um HD 1TB onde coloco os jogos instalados (na época, os SSDs estavam bem caros, por isso optei no HD também com mais espaço). Recorri à comunidade aqui para as escolhas que fiz de setup do pc. Depois de 2 anos e meio de uso, meu pc continua rodando bem. Já joguei a trilogia TombRaider, rodou Battlefield e Call of Duty no baixo ou médio, com alguns lags, com monitor velho via VGA mesmo e rodou. Em modo campanha dá pra rodar. Agora, se eu quiser fazer update de processador, sei que a placa-mãe precisará mudar também, mas pra ser um pc de entrada, que rode alguma coisinha no baixo e pra uso diário normal, está de ótimo tamanho e bom custo-benefício (na época, paguei 2400 reais- jan de 2020).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...