Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Frequencia do processador e memórias


mayconz

Posts recomendados

Ola, estou com 3 dúvidas sobre frequencias

 

1- pesquisando sobre memoria e frequencias na internet, eu vi algumas pessoas comentando que no caso da ddr4 por exemplo, qualquer coisa acima de 2133 ja é overclock,ate por que você tem ativar na bios o xmp para a frequencia subir, mas por exemplo, se você compra uma memoria 2933mhz, ela é projetada para trabalhar nessa frequencia certo?Então deixar uma memoria 2933 trabalhar em 2933 também é considerado overclock?E se isso é overclock, quando você ve em alguma placa-mãe algo do tipo:DDR4 3200(O.C.)/2933(O.C.)/2666/2400/2133 MHz, na especificação da placa, o que é exatamente o (O.C) que esta se referindo as frequencias 3200 e 2933?

 

2-Olhando a especificação do ryzen 7 1700 por exemplo, la diz que a frequencia de memoria dele é 2667MHz, o que isso quer dizer exatamente?Pergunto por que vendo benchmarks, builds com memorias de 3000, 3200 mhz sempre mostram dar mais fps nos jogos, essa especificação da memoria do processador quer dizer o que, é uma recomendação de uso de memoria?

 

3- os processadores ryzen , tem incompatibilidades com algumas memorias, tanto é que você tem que ir no site do fabricante e pegar o qvl da memorias para ver os kits de memorias certificados pela fabricante, mas por exemplo, se eu não conseguir subir a frequencia das minhas memorias deixando o xmp habilitado, e colocar a frequencia manualmente na bios, isso pode dar alguma problema/instabilidade?

 

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
47 minutos atrás, mayconz disse:

1

 

Depende, mas acho que o topo é 2666 ou 3200 na "homologação".

 

Os chips de memória são como os de processadores, em teoria, todos iguais, mas, alguns do lote saem melhores que outros, e conseguem clocks mais altos sem fritar e mantendo a estabilidade.

 

Teoricamente, a memória dog 2133 poderia operar a 3200 sem problemas.

 

O overclock é colocá-las para trabalhar acima do clock máximo "nativo" dela.
Exemplo, ter memórias 2666 e setar o XMP para 3000 MHz.

 

52 minutos atrás, mayconz disse:

2

 

Não sei se entendi, que frequência seria essa?

A máxima, inicialmente, era 2666 para pentes dual rank (que tem chips dos dois lados), mas as BIOS mais novas estão permitindo clocks maiores sem problemas (as primeiras BIOS eram complicadas).

Os testes com memórias de clock maior eram feitos com aqueles modelos específicos de RAM.

 

54 minutos atrás, mayconz disse:

3

 

Não só os Ryzen, mas toda placa-mãe traz essa listinha de compatibilidade garantida.

Agora, tem tanto modelo de RAM por aí que não é viável os fabricantes de placas-mãe testarem todos.

 

As minhas memórias não estão na lista e funcionam sem problema nenhum (e com BIOS mais novas eu consegui colocá-las no clock da etiqueta).

 

Não comprando memórias de procedência duvidosa, você não deve ter nenhum problema. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mayconz

 

1 e 2 dá pra responder junto..

 

Tecnicamente, OC é fazer algo operar acima da especificação de fábrica.. Em relação a RAM, vale fazer esse adendo: o controlador de memória de um PC é embutido na CPU, ou seja, é a CPU que determina qual memória deve ser usada no sistema.. E isso aqui, ajuda a responde a pergunta 2 - a frequência que você no site da AMD ou Intel, pra certa CPU, seria a frequência máxima de RAM, que a CPU controla nativamente..

 

Pra pergunta 1, OC é fazer a RAM operar acima da frequência máxima que a CPU suporta nativamente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelas duas respostas,certo, então, quando vejo uma memoria com frequencia de 4000MHZ e uma de 2133, a fabricação delas é a mesma, simplesmente uma delas conseguiu um desempenho melhor?Então sei la... na hora do overclock pode ser  que a de 4000 não chegue nem a 2800 e a de 2133 consiga chegar a 2667?

 

na pergunta 2, eu estava me referindo a frequencia de memoria do processador, por exemplo

https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-ryzen-7-1700

ryzen 7 1700, na aba memoria esta assim:

Velocidade máxima da memória

2667MHz

Tipo de memória

DDR4

Canais de memória

2

 

o mhz de memoria do processador quer dizer o que exatamente?Por exemplo, se eu usar uma memoria 3200mhz, com um ryzen 7, que tem frequencia de memoria de 2667, eu não vou ter a vantagem da frequencia de 3200 da memoria?

 

sobre o OC da placa-mãe, aqui no site por exemplo:

https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-B350-PLUS/specifications/

na parte da memoria consta:Memória 4 x DIMM, máximo de 64GB, DDR4 3200(O.C.)/2933(O.C.)/2666/2400/2133 MHz Un-buffered

por que o 3200 e o 2933 estão marcados como (O.C) e os demais valores não, se tudo acima de 2133 é overclock, por que só esses dois valores estão marcados como OverClock no site da placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, mayconz disse:

Então sei la... na hora do overclock pode ser  que a de 4000 não chegue nem a 2800 e a de 2133 consiga chegar a 2667?

 

Isso não é linear, a tendência de quem está no alto é não conseguir subir muito.

Seria como você turbinar um carro 1.0 com dois turbos diferentes, você não vai chegar a 300 por hora porque o câmbio uma hora vai te limitar. ;)

 

5 horas atrás, mayconz disse:

Velocidade máxima da memória

2667MHz

 

Isso é o "padrão", perfil XMP está fora deste limite, por isso você vê testes dos Ryzen com memórias 3200 - 3600 MHz por aí.

 

5 horas atrás, mayconz disse:

sobre o OC da placa-mãe, aqui no site por exemplo:

 

É o caso do XMP ou de perfis pré estabelecidos na BIOS, seja por marketing ou por questão técnica.

Não sei se é possível subir o clock MHz por MHz nas placas modernas.

 

Se a memória é vendida como 3200, ela não estará em overclock. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...