Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler pad caseiro coolers estão parando


Posts recomendados

Olá a todos do forum, gostaria de uma  pequena ajuda de vcs que já tiveram experiência com coolers.

 

Fiz um cooler pad caseiro (*foto) seguindo tutoriais de sites e youtube e funcionou legal ainda coloquei uma mini chave gangorra(interruptor)em uma das fases do segundo cooler para eu escolher ligar apenas um ou os 2 se for trabalho que  esquente mais o notebook.

Diminuiu um pouco a temperatura

 do processador do notebook, mas eu queria que refrigerasse mais, então comprei coolers mais potentes (2x ADDA ad1224hb-a73gl 24v 0.19amp (foto**) e uma fonte de 24v 1amp

e mantive o mesmo sistema com o interruptor e funcionou legal, bem satisfatório diminuindo ainda mais a temperatura máxima do note, porém após uma semana de uso aconteceu o problema,

vou descrever o momento exato, talvez sirva como informação a mais:

- Estava usando o notebook com a chave do interruptor desligada, logo só o primeiro cooler estava ligado, em rotação normal, mas inesperadamente o 1° cooler aumentou consideravelmente a rotação dele (achei que o segundo cooler havia ligado, pois fez mais barulho) mas na verdade era o primeiro cooler que estava rodando bem mais rápido e ventilando mais. Não seria problema se quando eu ligasse a chave do interruptor que liga o 2° cooler os 2 coolers parassem de funcionar e ficassem "pulsando", parecendo que vai ligar e para a cada meio segundo, a princípio desliguei de novo a chave e o primeiro cooler voltou a funcionar na rotação anormal, liguei novamente o outro cooler e os 2 pararam e ficaram "pulsando". Daí então eu resolvi tirar a fita isolante dos lugares que eu conectei o fio descascado da fonte e dos coolers e cortei o fio do segundo cooler (achando que ele poderia estar" interferindo") , mas pra minha surpresa, com apenas o primeiro cooler no circuito ele não ligou e ficou também pulsando (fazendo que ia girar é parava). daí reconectei o segundo cooler no circuito com a fonte e mesmo sem o interruptor o 1° cooler ficou com o problema, liguei o outro cooler e continuou a mesma coisa.

 Resultado: agora estou sem usar meu cooler pad por causa disso.

informações ADICIONAIS:

- Fonte 24v 1a

- 2x coolers Adda 24v 0.19a (0.38a de consumo ao total, ou seja a fonte gera corrente a vontade)

-A conexão eu fiz na velha gambiarra, só enrolando os fios desencapados e passando fita isolante, note que na imagem estão soltos pois eu já havia retirado tudo)

-Pode parecer essa a causa do problema, mas o circuito que tinha antes era igual, com diferença da fonte de 12v e 2x coolers genéricos de 12v. E funcionou por meses até eu trocar por esses mais novos.

- O circuito é simples, é apenas os 2 coolers ligados em paralelo com a fonte e apenas o segundo cooler com um interruptor em uma das fases, segue o exemplo:

 ___________________________

|                         |                       |

|                         |                       |

® fonte dc       ©cooler 1      ©cooler 2

|                         |                       |

|______________|______/  ____|

                               * interruptor

 

- Pensando ser a fonte fiz um teste ligando a fonte antiga 12v em paralelo aos 2 coolers 24v assumindo que eles não queimaram, apenas rodariam em baixa rotação, mas ao ligar ficaram com um problema similar, alternando rapidamente entre começar a girar sentido horário e anti. "pulsando pra frente e pra trás"

- Pensando ser a gambiarra que fiz peguei os fios decapados da fonte e apertei na mão com os fios do cooler 

apertei com força pra os condutores terem mais contato e o cooler começou a iniciar a rotação mas parou e continuou pulsando, só que girando um pouco mais a cada "pulso", parecendo até que ia ligar. Mas antes ele funcionava bem independente do nível de contato dos condutores, inclusive o sistema antigo de 12v, sem precisar dessa pressão dos mesmos.

-Ainda não tenho outra fonte 24v pra testar e ver se o problema é na fonte

- coolers novos 1 semana de uso

- Lembrando que eles não ficam parados, eles ficam parecendo que querem rodar mas não rodam ficam se mexendo de meio em meio segundo.

 

Comprei os 2 coolers por 42R$ cada é com a fonte é o frete paguei uns 130R$ ao total. 

Me ajudem, estarei muito gratos a todos que me derem uma luz nessa situação.

Obrigado!

_20190210_151411.jpg

IMG_20190210_131911.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...