Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD EVO 970 / K A1000 / S11 .. qual escolher?


Silver Storm

Posts recomendados

Pessoal, bom dia.

 

Minha config é:

 

placa-mãe GIGABYTE GA-AB350M-GAMING 3 (REV. 1.0)
PROCESSADOR AMD RYZEN 5 2600
PLACA DE VÍDEO ASUS GTX 1060 6GB DUAL FAN
MEMÓRIA    KINGSTON HYPERX    16GB (2x8) 2400MHZ DDR4 FURY
FONTE EVGA 500W (Bronze)
GABINETE COUGAR    67M3

--------------------

SSD SAMSUNG EVO 840 120 GB (usado para sistema)
HD SEAGATE 1 TB SATA 3 7200 RPM (usado para dados)

 

Sendo que meu HD de dados queimou. Com a grande satisfação que o meu SSD básico tem me trazido, tenho pensado em colocar um SSD mais avançado para substituir o meu HD de dados.

 

Opções que pensei (ah, eu sou do RJ, então o boadica tá open pra mim):

 

Kingston A1000 M.2 240 gb - R$ 300,00

 

EVO 970 500 gb - R$ 880,00

 

GAMMIX S11 520 gb - R$ 620,00

 

Estes SSDs são mais poderosos que o meu. Logo, se eu comprasse um deles de 240 seria divertido passar o sistema para eles, mas seria uma situação engraçada ter um SSD de dados menor que o de sistema. Até porque 240gb não deve dar para tudo que preciso. No entanto, penso que 500 gb daria para tudo que preciso e aí eu poderia vender o meu SSD antigo.

 

Mas na real estou meio perdido quanto a que caminho seguir. Tenho muitas dúvidas.

 

Gostaria de vossa ajuda para:

 

- Confirmar que os componentes que desejo comprar são compatíveis com meu pc.

- Apontar o melhor caminho com relação a custo / benefício tendo em mente que amo desempenho.

- Apontar preços melhores, marcaras melhores, se houver.

 

Estou aberto a qualquer opinião e sugestão nova. Inclusive se disserem que não vale a pena investir. Sou todo ouvidos. = )

 

Pessoal, desde já muito obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu iria de XPG. Bom desempenho com bom preço. Não vai sentir muita diferença em relação ao EVO. 

Aliás, se for usar apenas pra tarefas básicas, um SATA já é suficiente. Com esse preço acho que você consegue um SATA de 1TB.

 

Segundo o site da GIGABYTE, ele possui slot pra NMVe. https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350M-Gaming-3-rev-1x#kf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre compatibilidade: Show. Eu tb tinha visto no site, só queria ter certeza porque nunca mexi nessa conexão. Eu mesmo pretendo "instalar" o bichinho. Vou procurar a entrada na placa no youtube porque nem sei onde fica.

 

Enfim, acho que você tem razão em todos os comentários, inclusive com relação ao espaço/preço. Mas realmente penso 500 gb já seria espaço suficiente para o sistema + meus dados.

 

Devo comprar no final do dia de hoje. Achei o preço do XPG atraente tb e por enquanto parece ser o melhor caminho. ^^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprado! Obrigado pela ajuda!

 

Eu li reviews positivos desse SSD e li a opinião de alguns pouquíssimos usuários.

 

Enfim, após instalação e utilização eu venho aqui e dou um feedback. Quero ver se sentirei diferença do meu SSD comum EVO 840 (500 mb/s) pra esse de alta performance (assim como os outros cotados) XPG S11 PRO (3500 mb/s). = )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, bom dia.

 

Comprei o bichinho na tarde de sexta-feira 22/02 e chegou no final da manhã do dia 27/02 quarta-feira.

 

Venho dar um feedback raso, de primeiras impressões e não de alguém que o utilizou por muito tempo.

 

O recebi no trabalho:

 

Gammix S11 Pro na Caixa

 

Ontem à noite, fui instalar no PC. Eu nunca havia instalado um SSD M.2. Tive que retirar a placa de vídeo, instalar o SSD e reencaixar a placa de vídeo. Ainda assim, posso dizer que foi bem fácil.:

 

SSD em seu novo lar

 

O site da XPG disponibiliza um software para clonar HD/SSD e logo fui fazer isso. Me registrei, digitei o serial que veio no SSD, ganhei um serial pro programa, baixei o programa, o serial do programa funcionou e... NÃO consegui clonar meu dvd com o programa. Perdi um tempo me registrando à toa.

 

Na sequência baixei uma ferramenta de clonar HD/SSD e resolveu meu problema rapidinho. Usei o Macrium Reflect. Esse cara clonou o meu SSD Evo 840 que estava em uso (uau) para o SSD S11 Pro. Tudo isso sem resetar o pc.

 

Desliguei, fui testar o clone (removi o meu EVO 840 antes de ligar) e obtive os seguintes resultados/ações:

 

Inicialização - Meu Windows carregava em 8 pra 9 segundos. Passou a carregar em 6. Diferença sutil/pequena.

 

Uso de Programas Menores (navegadores, office, widows explorer, etc) - Não vi quase diferença nenhuma. Fiz testes de movimentação de arquivos pesados e aí sim ele se saiu melhor que o meu SSD anterior. Mas não tenho como determinar uma proporção até porque não cronometrei este teste, foi no "feeling".

 

Compactação - Não tive base comparativa. Na base do "feeling" novamente, posso afirmar que executou compactação e descompactação com alta velocidade.

 

Antivírus - Uso o MalwareBytes antivírus. Tenho assinatura paga dele. Ele é um antivírus "rápido" de se passar. Com o Samsung EVO 840 ele demorava de 6 a 8 minutos pra escanear tudo tudo no pc. Com esse SSD ele levou.........1 minuto e 6 segundos. Diferença monstro nessa passada.

 

Instalação e desinstalação de programa - Surpreendentemente rápido. Nessa hora você se sente numa Ferrari. Nunca fiz estas operações com desempenho parecido.

 

Jogos testados:

 

League of Legends - Já rodava no ultra antes do SSD novo e era fluido; logo não esperava nenhuma diferença de experiência. O FPS sempre ficou acima do que meu monitor entrega. O FPS nesse jogo aparece no canto superior direito. Notei ganho de FPS naquela numeração na casa de 10 a 20 FPS em média. A experiência de jogo, como era esperado, ficou a mesma. Ah, a tela de carregamento pro jogo já era rápido e ficou ainda mais rápida. Só não muda muita coisa porque ainda tenho que esperar o carregamento dos outros 9 jogadores pra partida iniciar...

 

Dark Souls 3 - Inicializou um bocado mais rápido. Só testei isso, não testei ainda "in game" porque não tive muito tempo.

 

PUBG - Inicializou pouca coisa mais rápido. Só testei isso, não testei ainda "in game" porque não tive muito tempo.

 

Bom, pessoal, essas são as primeiras impressões que tive. Eu só tive um pedaço da noite pra fazer isso, por isso meus testes foram bem rasos.

 

A conclusão que chego é que ainda não pude avaliar o produto por completo, mas teve um começo simpático. Claramente, em todas as tarefas em que o armazenamento é o principal limitador de desempenho ele foi muito muito bem. Nas demais tarefas, não houve diferença. Talvez essa conclusão seja bastante óbvia em todos os aspectos, mas é isso. Ainda vou descobrir futuramente se a compra valeu ou não. Em termos de uso, a peça funcionou muito bem, a caixa tava embalada em camadas e camadas de plástico bolha, e foi bem fácil de instalar.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...