Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso atuar no ramo de informática sem diploma ou conhecimento aprofundado?


Posts recomendados

Pessoal, eu tenho um modesto conhecimento em grande parte da informática, possuo os conceitos gerais em diversas áreas, sei como funcionam as coisas, mas sou muito fraco na questão teórica e consequentemente, não sei explicar do porquê as coisas serem assim.

Onde moro não existem cursos profissionalizantes, sendo que raramente aparece aqueles básicos e também não tenho condições de ir para outra cidade para realizar estes cursos, muito menos faculdade.

Para trabalhar de forma autônoma ou como funcionário de uma loja de informática, é obrigatório ter algum tipo de diploma e conhecimento mais aprofundado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Lost Byte disse:

Pessoal, eu tenho um modesto conhecimento em grande parte da informática, possuo os conceitos gerais em diversas áreas, sei como funcionam as coisas, mas sou muito fraco na questão teórica e consequentemente, não sei explicar do porquê as coisas serem assim.

Onde moro não existem cursos profissionalizantes, sendo que raramente aparece aqueles básicos e também não tenho condições de ir para outra cidade para realizar estes cursos, muito menos faculdade.

Para trabalhar de forma autônoma ou como funcionário de uma loja de informática, é obrigatório ter algum tipo de diploma e conhecimento mais aprofundado?

 

eu acho q nao, a nao ser q exijam..

 

tem vezes q você chega numa loja onde sabe mais do que os proprios vendedores.. nao é todo mundo q trabalha nisso q detem conhecimento profundo ou razoavel a respeito

 

eu mesmo sei de muita coisa porque sempre fui autodidata.. nunca pisei num curso q seja de informatica.. mas certamente tenho conhecimento melhor do que muito "tecnico" q sai fazendo ********** e instalando windows pirata a 20 conto chamando isso de formatacao

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalhar de forma autônoma não, inclusive no auge da profissão "Técnico de Informática" existiu muitos profissionais autodidata. O grande problema disso é que, se alguém fizer uma pergunta mais específica a você, um embasamento técnico seria imprescindível.

 

Sobre não ter como ir a outra cidade ou faculdade, não é desculpa em pleno século 21. Internet está ai para te ajudar nisso, há muitas faculdades EAD e plataformas de cursos profissionalizantes como Udemy, Nutror, entre outras.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira

Tenho uma mentalidade igual a sua nesta questão. Vou a várias lojas por aí e raramente os atendentes conseguem me dizer ao certo as paradas. Só conheço uns 2 que percebo que sabem mesmo do assunto.

Eu não me considero muito entendido, mas já sei o básico para resolver problemas onde não envolvam estragos de hardware e acho que pelo menos conseguiria realizar alguns bicos no ramo. Já ajudei muita gente de graça e nunca me animei a cobrar, afinal não sou profissional e isto me pesa na consciência. 😅

 

@ciro-mota

Obrigado pelas dicas, foram muito úteis. Pelo visto o mais indicado agora seria arranjar um emprego em lojas onde não precisam de conhecimento profundo. Lembrei agora de um conhecido que trabalhou em uma delas, pedi a ajuda dele para trocar a pasta térmica do processador e trocar o mesmo (faz uns 4 anos isto) e me apavorei o modo com que ele fez, simplesmente eu via na cara dele que ele nem sabia o que fazia, depois comentava para mim que resolvia os problemas na loja somente com a ajuda dos outros e naquelas tentativas e erros.

Quanto ao EAD, vou tentar ver alguns cursos que me interessam. Muito obrigado pelas indicações.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lost Byte Opa amigo, então, uma coisa que tenho pra te falar é: se você mora numa cidade pequena ou média, e se já consertou pcs de amigos, veja se você não está sendo modesto demais. Muitas vezes temos mais conhecimento do que imaginamos. Se você tem disponibilidade, seja humilde, vá até uma loja ou uma assistência e peça pra fazer um teste, ou então trabalhe mas não minta sobre seu conhecimento, se mostre disposto a aprender.
Quanto ao conhecimento teórico, acredite, esse é o mais fácil de adquirir, você tem o fórum, cursos (a Udemy por exemplo tem dias que tem cursos a R$19,90), tem os livros do Gabriel, recém lançados, super bem explicadinhos, enfim, se você é apaixonado mesmo pela área e tem vontade de trabalhar, vá atrás, não se acanhe - não ter todo o conhecimento do mundo não significa que você será como os 'profissionais técnicos' que não sabem nem trocar pasta, pelo contrário, só de você ter essa preocupação, já significa que você é diferente e tem vontade de ser o melhor possível. O próprio Gabriel Torres me ensinou isso, e é muito verdade, a gente fica paralisado com tanta informação, acha que tem que saber tudo o tempo todo, e aí acaba não fazendo nada e deixando o tempo e os sonhos passarem. Te desejo sorte!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MimiNog

Muito obrigado pelo incentivo! Atualmente estou lendo o novo livro do Gabriel Torres para me aprofundar mais na questão de montagem de PC e está me ajudando muito com detalhes mínimos que sempre fiquei em dúvida. Minha vontade inicialmente é apenar montar PC e arrumar (problemas simples) como fonte de renda extra, e com o tempo, estar preparado para ajudar em assistências técnicas depois de obter boa experiência. Enfim, nada tão profissional a princípio. Minha dúvida principal em si seria se posso cobrar por serviços simples sem ter alguma formação ou curso apropriado.

 

Quanto ao conhecimento teórico, entendo que é fácil conseguir, mas as vezes o difícil é saber o que procurar e onde. É raro encontrar algum artigo bem explicado ou que não enrole muito (como vídeos de 30min que só se aproveita uns 2 e porcamente), fora que nem sempre é confiável. Mas aos poucos irei fazer alguns cursos online.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte fazendo um serviço bem feito não tem porque não cobrar pelo trabalho. Se você já tem alguma base o jeito mais rápido é trabalhando com manutenção em alguma assistência (como já foi dito), já que o aprendizado vai ser muito maior. Além disso você terá profissionais ao seu lado com maior conhecimento que vão te passar um pouco da experiência deles e qualquer problema novo que aparecer você tem para quem perguntar. Assim você pode ir conciliando prática com teoria agilizando o seu desenvolvimento na área. "Trabalhar" por conta própria ajuda nesse desenvolvimento, mas será um caminho mais longo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...