Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O PC não liga com mais de 2 Pentes de memória


zxa9999

Posts recomendados

Eu vinha há anos usando minha maquina com 2 pentes de memória cada um com 4GB da Corsair, semana passada comprei mais 2 pentes de memória, cada um com 8 GB, são todos DDR3 com 1600Mhz, só que quando instalei os 2 pentes novos a maquina não liga. A princípio pensei que era problema dos pentes, então tirei os pentes antigos e deixei só os 2 novos, funcionou perfeitamente e então pensei que era problema do slot, aí testei em cada um dos 4 slots e funcionou perfeitamente, então pensei que era incompatibilidade então coloquei 1 pente da corsair e um da kingstone e funcionou perfeitamente. Então pensei que podia ser uma limitação do Processador e li o manual e da suporte sim até 32GB em 2 dual channel a placa-mãe da o mesmo suporte. Não entendo o que pode estar impedindo o funcionamento, se eu coloco um pente a mais que os 2 já instalados já não liga, ou seja com 3 ou 4 pentes ele não funciona.

 

Processador: I5 4570

placa-mãe: GA-H87-HD3

Fonte: 600W Corsair

Video: 970 GTX

Windows 10

 

Agradeço antecipadamente pela ajuda

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser incompatibilidade entre os pentes. Ou por uma simples questão de diferenças no arranjo dos chips, ou talvez pelos timings diferentes entre os pares. Você pode tentar contornar  isso ajustando pelo bios setup, mas é um pouco complicado fazer. E pode não dar resultado. Vai precisar queimar um pouco os neurônios, ou então tentar usar 4 pentes iguais.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wal SJC disse:

Pode ser incompatibilidade entre os pentes. Ou por uma simples questão de diferenças no arranjo dos chips, ou talvez pelos timings diferentes entre os pares. Você pode tentar contornar  isso ajustando pelo bios setup, mas é um pouco complicado fazer. E pode não dar resultado. Vai precisar queimar um pouco os neurônios, ou então tentar usar 4 pentes iguais.

 

Mas eu já testei a maquina com 2 pentes sendo uma corsair e outro kingstone e funcionou de boa, isso já não excluiria qualquer problema de incompatibilidade, timings, etc? Agora se adiciono o 3º ou 4º pente aí que aparece o erro.

adicionado 1 minuto depois

@Wal SJC Pra fazer isso é só retirar a bateria da placa e após alguns instantes recolocar? como vi por aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Wal SJC disse:

Existem soluções que talvez permitam o uso dos 4 pentes, mas elas não vão te deixar satisfeito.

Uma delas seria ir na bios, reduzir a velocidade das memórias e aumentar a latência.

(Se a sua mobo tiver esses recursos, é claro!)

E outra como posso ajustar essas coisas se nem a tela da BIOS aparece com os 4 pentes? Apenas a energia começa a correr e depois para e inicia novamente. Pra ajustar essas coisas eu deveria entrar na BIOS com os 4 pentes nele certo?

adicionado 1 minuto depois

Eu postei aqui, GA-H87-HD3 já li manual da placa-mãe e processador, não há nada que impeça de "colocar e usar".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, zxa9999 disse:

No manual diz que é automático sim

Não tem como resolver isso. Pare de sofrer e considere  2 opções:

1) Tentar com 4 pentes iguais

ou,

2) Usar apenas os dois pentes de maior capacidade

 

Antes procure no manual quais são os arranjos possíveis dos pentes.

adicionado 0 minutos depois

Pode ser que não aceite 4 pentes de 8 Gb

adicionado 10 minutos depois

Outro detalhe: ou voce usa pentes DS ou pentes SS, se misturar aumenta a chance de não funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Wal SJC disse:

Não tem como resolver isso. Pare de sofrer e considere  2 opções:

1) Tentar com 4 pentes iguais

ou,

2) Usar apenas os dois pentes de maior capacidade

 

Antes procure no manual quais são os arranjos possíveis dos pentes.

adicionado 0 minutos depois

Pode ser que não aceite 4 pentes de 8 Gb

adicionado 10 minutos depois

Outro detalhe: ou voce usa pentes DS ou pentes SS, se misturar aumenta a chance de não funcionar.

Não sabia desse detalhe de pente DS e SS, não sei nem o que significa, obrigado pela ajuda!!! Acho que agora não tem o que fazer mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, zxa9999 disse:

Não sabia desse detalhe de pente DS e SS, não sei nem o que significa, obrigado pela ajuda!!! Acho que agora não tem o que fazer mesmo.

SS - Single Sided - Chips de memória apenas de um lado da placa

DS - Double Sided - Chips de memória dos dois lados da placa

(Esse tipo de informação sempre vem especificada no manual da placa-mãe)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...