Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Pergunta para os programadores


Posts recomendados

Bom dia, gostaria de fazer algumas perguntas para quem trabalha com programação, quem puder responder agradeço desde já.

 

Visto o cenário de programação do mercado de trabalho de 2019, para começar um projeto novo hoje, vale a pena começar com qual linguagem?

Tenho vontade de criar um sistema escolar, onde os pais vão ter acesso a boleto para pagar a mensalidade do filho, e um sistema de notas boletim para acompanhar o rendimento dos filhos, como deve ser feito? Exemplo: Devo escolher uma linguagem universal para fazer para WEB e Mobile ou devo fazer para cada dispositivo uma linguagem? Exemplo: Para WEB usar C#, PHP ou NodeJS, e para mobile Android usar Java e para IOS usar Swift. Ou usar uma linguagem que já faço para web, android e ios? Qual linguagem? Talvez um Python consiga fazer para todas as plataformas...

Qual banco de dados utilizar? Levando em consideração a pergunta número 2 onde quero fazer o sistema escolar.

 

Sei que são perguntas bem particulares e as respostas podem variar muito com gosto e atual situação de cada linguagem, mas foi por isto mesmo que criei o tópico.

 

Obs: Postei em outro tópico o mesmo post pois acredito que pessoas acessam os posts de acordo com seu interesse de linguagem, então pode ser que alguém que mexe com outra linguagem responda. Caso tiver alguma regra que não pode postar post igual em tópicos diferentes ai podem excluir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @fredkissfree

 

4 minutos atrás, fredkissfree disse:

Visto o cenário de programação do mercado de trabalho de 2019, para começar um projeto novo hoje, vale a pena começar com qual linguagem?

 

Depende da necessidade.

 

6 minutos atrás, fredkissfree disse:

Tenho vontade de criar um sistema escolar, onde os pais vão ter acesso a boleto para pagar a mensalidade do filho, e um sistema de notas boletim para acompanhar o rendimento dos filhos, como deve ser feito? Exemplo: Devo escolher uma linguagem universal para fazer para WEB e Mobile ou devo fazer para cada dispositivo uma linguagem? Exemplo: Para WEB usar C#, PHP ou NodeJS, e para mobile Android usar Java e para IOS usar Swift. Ou usar uma linguagem que já faço para web, android e ios? Qual linguagem? Talvez um Python consiga fazer para todas as plataformas...

 

Depende, se é WEB pode usar a linguagem que você mais gosta, a questão mobile você só precisa desenvolver um aplicativo se você realmente sentir essa necessidade, se não, pode fazer o sistema web ser responsivo.

 

8 minutos atrás, fredkissfree disse:

Qual banco de dados utilizar? Levando em consideração a pergunta número 2 onde quero fazer o sistema escolar.

O da sua preferência, se for um sistema que for comportar muitos dados só recomendo que não use o access(que pra muitos nem banco de dados é).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Leonardo0308 disse:

Depende, se é WEB pode usar a linguagem que você mais gosta, a questão mobile você só precisa desenvolver um aplicativo se você realmente sentir essa necessidade, se não, pode fazer o sistema web ser responsivo.

Uso PHP com bootstrap mas gostaria de ver mesmo a opinião, obrigado.

 

5 minutos atrás, Leonardo0308 disse:

O da sua preferência, se for um sistema que for comportar muitos dados só recomendo que não use o access(que pra muitos nem banco de dados é).

Sim, também não gosto do access.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo0308  Complicado de montar um sistema do zero é isto, escolher bem a linguagem, no caso eu acho que tenho algumas opções:

 

  1. Usar PHP para web e se achar melhor fazer um mobile ai eu uso outra linguagem.
  2. Usar JS e ai uso as frameworks para fazer o sistema escolar e o mobile tudo em JS.
  3. Usar Python para web e o mobile.

Tem uma galera que sempre ajuda, se quiserem contribuir com a opnião @fspjonny @DiF @Renan Leite BL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bom da programação é justamente isso, você pode escolher a forma que você achar melhor, a que você mais gostar ou tiver maior conhecimento, não existe uma forma certa, todas as formas são validas.

 

A opinião de qual linguagem escolher é muito pessoal, as vezes limitada pelo tipo de projeto, que não parece ser o caso do seu projeto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Leonardo0308 disse:

Bom dia @fredkissfree

 

 

Depende da necessidade.

 

 

Depende, se é WEB pode usar a linguagem que você mais gosta, a questão mobile você só precisa desenvolver um aplicativo se você realmente sentir essa necessidade, se não, pode fazer o sistema web ser responsivo.

 

O da sua preferência, se for um sistema que for comportar muitos dados só recomendo que não use o access(que pra muitos nem banco de dados é).

Gostei de cada linha da resposta do @Leonardo0308 ....kkkk

Faço das palavras dele as minhas!!!

 

Em cada projeto que você for fazer ou participar, tenha em mente a manutenção dele mais na frente, questões como a modularidade, torna o sistema legível, capaz de ser rapidamente modificado ou consertado, sua portabilidade, ou seja a capacidade de rodar em várias plataformas e dispositivos e de também pode ser reescrito para outras linguagens que surgirem.

 

Enfim, você já sabe que a melhor ferramenta é aquela que voce tem domínio ou conforto de trabalhar com ela. Quanto as novas tecnologias, após um projeto terminado vá adaptando seu projeto antigo a elas na medida em que for aprendendo e dominando essas novas tecnologias, não adianta nada voce tentar algo por exemplo em node.js, se voce não tem pleno conhecimento do que está fazendo, a manutenção para voce vai ser dolorosa.

adicionado 15 minutos depois

Tem um livro muito bom que eu acho que a maioria dos programadores precisa ler, ainda mais os iniciantes e os antigos e enferrujados como eu...kkk, deveriam ler antes de começar a sair escrevendo programas e scripts por ai...eu tô simplesmente adorando esse livro chamado de Código Limpo, aqui tem o link dele http://www.altabooks.com.br/codigo-limpo.html

 

Te passa uma outra visão sobre como escrever um bom código, uma coisa limpa e otimizada e de fácil manutenção e compreenção que na frente vai ter render muita agilidade no refactoring de um software.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fredkissfree Fala irmão, beleza?

Cara, visto cenário de hoje em dia, sem dúvidas o que está dominando é JavaScript!

 

Com JavaScript você consegue:

 

1) Trabalhar na web (FRONT-END E  BACK-END) obs: Escolhendo um framework JS, sua aplicação fica linda e ultra rápida, recomendo VueJS ou ReactJS.

 

2) Utilizando VueJS ou ReactJS, sua aplicação fica tão rápida que facilmente você pode transforma-la em uma PWA (progressive web apps) e que alías a pouco tempo a google disponibilizou os desenvolvedores colocarem seus PWA na google store - play store... ou seja, WEB É O FUTURO CARA!....

 

3) Trabalhar com dispositivo móveis: Hoje javascript tem o React Native que faz realmente aplicações nativas, tanto para Android quanto para IOs, você aprendendo ReactJS que é pra Web, você se adaptaria muito fácil ao React Native, visto que a sintaxe é muito parecida! Ou seja, você praticamente aprende a codar tanto para web quanto para mobile AO MESMO TEMPO.

 

4) Trabalhar com aplicativos para Desktop, veja ElectronJS... Se eu não me engano, Spotify, Twitch e uma porrada de empresa utilizam Electron para suas aplicações Desktops.

 

5) Trabalhar com Big Data e Machine Learning (nesse quesito o python ainda está melhor), mas já é possível fazer isso com Javascript.

 

6) Trabalhar com Inteligência Artificial.

 

7) Trabalhar com Rede Neurais.

 

Enfim... JAVASCRIPT É *****! hahahaha sou fã boy mesmo.

 

Considerações finais: 

1) Banco de Dados: Depende da estrutura do teu projeto, mas vai pelo basicão, se for algo muito grande um MySQL da conta fácil, se for trabalhar só com API, um MONGODB resolve.

 

2) Back-end: PHP ou NodeJS? 

    2.1) PHP é possível fazer uma API, então é possível para escalar com alguma aplicação em JavaScript, mas não recomendo porque se for pra ir de PHP, é melhor ir de ponta a ponta.

 

   2.2) NodeJS é uma coisa linda, e é JAVASCRIPT CARA, é a mesma linguagem que você utiliza para tudo, mas no começo é um pouco difícil montar uma API monstra, mas com dedicação, tudo é possível!

 

Abraços!!!!! Bons estudos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...