Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Solução] Placas-mãe BIOSTAR - GARGALO e som ROBOTIZADO: Problema de drivers


Ir à solução Resolvido por Eduardo Crispiliano,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Placas-mãe BIOSTAR com som ROBOTIZADO: Bug dos drivers ou só coincidência?

 

Boa tarde. Há uns meses venho notando relatos que problemas com placas-mãe BIOSTAR (principalmente para AMD), onde os jogos ficam lagados, mesmo estando com o FPS alto, e vídeos (Youtube, por exemplo) ficam com som robotizado.

Muitas dessas configurações usam placa-mãe Biostar (B350 GT3, GT5, X370, A320M, etc). A maioria usa placa de vídeo RX 580, mas existem alguns problemas com placas de vídeo da nVidia. 

A maioria dos casos indicam problemas no driver da controladora de armazenamento (Sata/Ide). Em muitos casos, desinstalando o driver ou atualizando o chipset da placa-mãe, o problema é resolvido. Alguns conseguiram após formatar o sistema. Outros apresentaram o problema após usar Driverbooster, mas resolveram baixando o driver do site da placa-mãe. Porém em um tópico, usuário foi informado de problema na placa de vídeo. Outro até conseguiu RMA da placa de vídeo, mas não retornou para dar feedback.

 

Será que tudo isso é um problema nesse driver de armazenamento ou é tudo uma coincidência?

Vejo alguns problemas referentes ao modo de desligamento do HD no Windows. Acredito que possa ter alguma influência, talvez da build do Windows ou mesmo do driver.

 

Vou deixar os links que garimpei até agora, com problemas semelhantes:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

adicionado 8 minutos depois

 

adicionado 10 minutos depois

 

adicionado 11 minutos depois

 

adicionado 15 minutos depois

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 08/03/2019 às 16:54, Math.Pi disse:

Placas-mãe BIOSTAR com som ROBOTIZADO: Bug dos drivers ou só coincidência?

 

Boa tarde. Há uns meses venho notando relatos que problemas com placas-mãe BIOSTAR (principalmente para AMD), onde os jogos ficam lagados, mesmo estando com o FPS alto, e vídeos (Youtube, por exemplo) ficam com som robotizado.

Muitas dessas configurações usam placa-mãe Biostar (B350 GT3, GT5, X370, A320M, etc). A maioria usa placa de vídeo RX 580, mas existem alguns problemas com placas de vídeo da nVidia. 

A maioria dos casos indicam problemas no driver da controladora de armazenamento (Sata/Ide). Em muitos casos, desinstalando o driver ou atualizando o chipset da placa-mãe, o problema é resolvido. Alguns conseguiram após formatar o sistema. Outros apresentaram o problema após usar Driverbooster, mas resolveram baixando o driver do site da placa-mãe. Porém em um tópico, usuário foi informado de problema na placa de vídeo. Outro até conseguiu RMA da placa de vídeo, mas não retornou para dar feedback.

 

Será que tudo isso é um problema nesse driver de armazenamento ou é tudo uma coincidência?

Vejo alguns problemas referentes ao modo de desligamento do HD no Windows. Acredito que possa ter alguma influência, talvez da build do Windows ou mesmo do driver.

 

Vou deixar os links que garimpei até agora, com problemas semelhantes:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

adicionado 8 minutos depois

 

adicionado 10 minutos depois

 

adicionado 11 minutos depois

 

adicionado 15 minutos depois

 

@Math.Pi Tive o mesmo problema, consegui resolver da seguinte forma: formatei o PC e não usei o Driver Booster, baixei os drivers no site do fabricante mesmo... Tive esse problema dia 24/09.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • mês depois...

Tenho uma Biostar TB350-BTC, comprada zero, e há 5 meses venho enfrentando esse problema de stuttering durante qualquer coisa, não só em jogos. Acontece a princípio aleatoriamente, com chances maiores ao startar o windows (Win10 Pro SSD Sata)

Quando estou em jogos o frametime fica uma ***** como dá pra ver abaixo.

image.png.eee9c03dfb49076ba030dce68ccd213e.png

Como falei antes: independente da carga de CPU/GPU/RAM o problema surge. Eu consigo parar o problema, com uma chance relativamente alta, ao executar muitas aplicações grandes, como Apex Legends, Bluestacks e Rainbow Six Siege ao mesmo tempo, e logo assim que tudo abre o problema cessa por ora e pode levar 15 minutos ou 3 horas pra ocorrer novamente.

Como utilizei o Driver Booster, parece que ele foi o problema. Removi os Drivers mencionados e estou na expectativa do problema ressurgir ou não. Se não resolver, eu retorno aqui dando o feedback

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 11/05/2020 às 01:23, Bruno R. Adami Scytar disse:

Como utilizei o Driver Booster, parece que ele foi o problema. Removi os Drivers mencionados e estou na expectativa do problema ressurgir ou não. Se não resolver, eu retorno aqui dando o feedback



Aqui estou eu de volta pro feedback: o problema foi resolvido quando desinstalei todos os 5 drivers mencionados que o Driver Booster mostrava. Não afetou nenhuma estabilidade do meu sistema e estou com nenhum efeito colateral da medida.

Obrigado a todos!

@Edit: Eu não sei se algum dos drivers que eu baixei diretamente do site da Biostar está ativo no momento, só sei que eu desinstalei apenas os que o Driver Booster me mostrou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Solução

Tava com esse problema ae.. engraçado que até pra desligar o sistema ficava um stuttering abismal, no mais Resolveu aqui também, Desabilitando o "AMD SATA Controller" no gerenciador de dispositivos.

 

Notei que pelos LOG do sistema operacional (Despejo de eventos) por algum motivo o driver da biostar entra em conflito com o driver de controladora Sata da AMD, e o próprio dispositivo de segurança virtual da AMD acaba embananando tudo isso.. mandei mensagem pro suporte da biostar relatando o error code, junto com catalogo de HID/Assinatura do driver (de uma X370 e uma TB350 que tenho aqui)

 

Mas disseram que o problema é o windows 10 😒, mas aparentemente já notificaram a microsoft.

 

jJLXSQ7.png

 

Meio sem sentido, no pente fino que eu fiz notei que é erro interno do próprio driver da controladora sata.. já que por alguma razão o PSP 3.0 acaba identificando alguma anomalia do driver Sata como uma falha "externa" de segurança, é ô encerra.. por então o próprio driver ficar reiniciando o serviço em loop o que acaba gerando esses Stuttering em todos os programas que estiverem rodando, ao que inclui áudio e driver de vídeo/USB/PS2 logo a performance do sistema fica zuada.. 🤔

 

Testei no Win 7 Home Basic (x86) onde o PSP 3.0 da AMD não funciona (Não sei Por que kkkk), e o AMD Sata Controller fica de boas lá ativo sem causar nenhuma anormalidade no sistema.. curioso sendo a única versão do windows que permite o kernel do sistema operacional acionar mais de 30 drivers em "segundo plano" de forma consecutiva.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Eduardo Crispiliano Te agradeço de verdade meu amigo, estava a MESES com esse problema e tava com uma imensa dificuldade de encontrar a origem desse problema, desde a compra eu ja tinha trocado de placa de vídeo e Hd, remontado todo o PC, limpado e atualizei a BIOS recentemente e NADA resolvia o problema ( As peças foram compradas por necessidade, só esperava que os problemas pudessem ser ligados com essas peças por sorte) mas realmente, a única coisa que realmente resolveu esse problema INSUPORTÁVEL foi desativar o "AMD Sata Controller".

Muito Obrigado!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Update [Solução Definitiva].........

 

Biostar disponibilizou a bios versão AGESA 1.0.0.6 e AGESA 1.0.0.6a seguido de implementações bem como melhorias e incluindo "remendos" que corrigem falhas dos drivers de Áudio(Realtek Studio), AHCi(AMD), Driver de controladora Sata/PSP3.0.. para as mobos pertencentes ao chipset B350 (zoado até hoje só vi uma b350mh que não tinha essa falha crítica)

 

CASO O SEU MODELO ESTEJA APRESENTADO OS BUGS MENCIONADOS NESSE TÓPICO, FAÇA O UPDATE DE BIOS... PROVAVELMENTE SUA VERSÃO ATUAL ESTARÁ COMO 1.0.0.4B...

 

No site da biostar com sua placa-mãe(modelo) vá em "Download" procure por "BIOS Update Utility" Baixe e instale normalmente...

 

Após isso navegue e baixe o arquivo da bios no caso a versão mais recente presente lá (14/12/2020) é  o AGESA ComboAm4 PI 1.0.0.6  datado em 20/07/2020 opte pelo arquivo .bss após isso vá na área de trabalho e abra o BIOS Update, basta ir em "update BIOS" e selecionar o arquivo aguarde a atualização então o software irá notificar a reinicialização requerida(obrigatória).

 

Com isso, podes perfeitamente usar o AMD Sata Controller e atualizar os drivers do mesmo.

 

 

Advertência: Se você tem a placa-mãe modelo "Biostar A320MH" sugiro desativar o "Fast Boot" na bios antes de fazer o update de bios do Agesa 1.0.0.6 para 1.0.0.6A (Caso Contrário após o update, o sistema irá desligar é ficar fazendo boot em loop, a única forma de escapar dele é fazer macumba  tirar a bateria da placa-mãe e após alguns minutos recolocar e ligar o sistema).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...