Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nobreak 2019 - Qual o mais indicado?


Posts recomendados

Olá, pessoal, estou pesquisando o melhor custo-benefício para adquirir um nobreak doméstico e encontrei várias alternativas. Vou colocar o link de dois anúncios de grandes lojas e gostaria que vcs me indicassem qual seria a melhor alternativa dentro desses parâmetros (melhor marca e configuração do aparelho). Vou conectar um TV de led 43", um pequeno aparelho de som (50w), um PS4, receptor NET e roteador.

 

Nobreak Back-Ups APC 1500VA BZ1500BI-BR

 

Nobreak 1500VA - Ultra 120V/120VAC com display - MCM

 

Quem puder ajudar, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Será que você é mais um daqueles que erroneamente imagina que um no-break vai fornecer além de proteção aos seus equipamentos uma energia mais pura??????

 

Doce engano...

 

A real vantagem de se colocar um aparelho de som no no-break é poder escutar a música que estiver tocando até seu final, mesmo que falte energia na rede elétrica (essa é uma enorme vantagem hein!!!  Acho que não vale R$ 10 e muito menos o valor de um no-break mais o custo de troca de baterias a cada dois anos...

 

No caso do televisor, ao faltar energia, você pode com a energia agregada, assistir a novela pelo menos uns minutos a mais visto que o no-break tem uma autonomia limitada e faltando energia na bateria ele não gera porcaria nenhuma... Mas uns 20 minutos da novela estarão garantidos. Que vantagem hein!!!!

 

Ambos os no-break citados são na verdade meros estabilizadores de tensão com bateria agregada para gerar alguns minutos de energia podre de ruim.... E não sei se sabes da má fama que estabilizadores tem intrinsicamente..

 

Gostaria de saber da razão de quereres colocar esses equipamentos em um no-break??? É possível que possas explicar...

  • Curtir 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@PTortello Para proteger seus equipamentos com relação a danos, um bom filtro de linha com DPS é o ideal. O problema nas quedas e variações de energia são os surtos, e disso o DPS vai proteger. 

 

Com relação a perder dados, já faz muito tempo que os HDs têm proteção para momentos de corte da alimentação. Além disso, é muito difícil um sistema operacional moderno ficar corrompido por conta da interrupção, e perder dados pessoais nesses casos é mais difícil ainda. Se você quiser garantia total contra isso, o ideal seria um nobreak senoidal, online e de dupla conversão. E eles custam milhares de Reais, algo que muito dificilmente faz sentido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
Em 14/03/2019 às 14:03, KairanD disse:

@PTortello Para proteger seus equipamentos com relação a danos, um bom filtro de linha com DPS é o ideal. O problema nas quedas e variações de energia são os surtos, e disso o DPS vai proteger. 

 

Com relação a perder dados, já faz muito tempo que os HDs têm proteção para momentos de corte da alimentação. Além disso, é muito difícil um sistema operacional moderno ficar corrompido por conta da interrupção, e perder dados pessoais nesses casos é mais difícil ainda. Se você quiser garantia total contra isso, o ideal seria um nobreak senoidal, online e de dupla conversão. E eles custam milhares de Reais, algo que muito dificilmente faz sentido.

Não acredito, sou de TI e na própria faculdade aprendi sobre isto, mas eu não acredito, porquê? Eu já perdi dois HDs por falta de energia, corrompe e corrompe rápido, 3 quedas e já dá bad blocks, dependendo da sorte (no segundo eu tive menos sorte) bye bye HD.
Por curiosidade os dois são pós 2010, se não me engano o segundo comprei a 3 anos atrás, enfim o próximo PC vou comprar com SSD para pelo menos o S.O. ficar no SSD, assim não corro risco de um bad block impedir o PC de ligar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Luan Sobreira Em HDs modernos, a cabeça móvel de leitura e gravação é movida quase que instantaneamente para a área de parking quando ocorre o corte da alimentação. Trata-se de um mecanismo de proteção muito eficiente. Por isso é muito mais difícil que ocorram problemas como bad blocks e perdas de dados em HDs modernos. Impossível não é, mas é muito mais difícil. A maior parte dos problemas em HDs não é causada pelas quedas, mas sim pelos surtos que as acompanham e prejudicam não apenas a fonte como também todos os componentes da máquina. A chance de ter problemas também está diretamente relacionada com a qualidade da fonte de alimentação. 

 

@LTH Depende do valor que se deseja investir. Um no-break de verdade, que não prejudique os equipamentos, vai custar mais de R$ 1.000,00. Short-breaks (esses "no-breaks" baratos com estabilizador integrado e que produzem ondas retangulares) custam muito menos, mas aí é uma troca: esses aparelhos mantêm os equipamentos funcionando durante quedas de energia para a continuidade do serviço, mas ao mesmo tempo prejudicam tudo ligado a eles. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Na teoria, na prática eu tinha um short-break (R$400) que enquanto a bateria dele durou o HD não apresentou nenhum problema, assim que ele parou de funcionar e coloquei o computador diretamente no filtro de linha a cada queda um problema novo.

PS: Eu usava o short-break da seguinte maneira, caiu a energia, passou 10 segundos e não voltou eu desligo os equipamentos. Nunca usei por tempo prolongado justamente por já saber do problema das ondas retangulares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Luan Sobreira As ondas retangulares são o menor problema. Enquanto há energia, o estabilizador integrado está sempre operando, provocando os mesmos problemas que um estabilizador comum. Não se trata apenas de teoria, mas de fato. Há muito material em nosso site sobre isso. Short-breaks são equipamentos nocivos que devem ser evitados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@LTH Todos os "no-breaks" que você mencionou possuem estabilizador interno. Como mencionei anteriormente, há dois tipos de problemas principais comumente provocados por esses short-breaks:

  1. Quando há energia, o estabilizador integrado atua e provoca todos os estragos inerentes a um estabilizador comum;
  2. Quando não há energia, a onda retangular produzida (que eles chamam de "senoidal por aproximação") é prejudicial. 

Quando o aparelho consegue produzir ondas verdadeiramente senoidais, o problema 2 é resolvido. Contudo, ele é uma questão secundária e bem menos importante (pois é...). O problema real é o 1, pois sempre que houver fornecimento normal o estabilizador vai estar lá, atuando. E, sobre estabilizadores...

 

 

 

image.png

 

 

Quando conectados a fontes com PFC ativo, algo que é padrão de qualquer fonte decente atual, os estragos são muito maiores. Nesses cenários, o próprio manual desses aparelhos avisa para não ligar computadores neles:

 

image.png

 

Se formos tratar de exemplos, posso comentar dos computadores do laboratório onde faço mestrado. Alguns colegas reclamam que as máquinas estão sempre em manutenção. Quando cheguei lá, descobri o porquê: todos os computadores estavam ligados a short-breaks da pior qualidade possível. 

 

Esse tipo de equipamento já foi praticamente abolido no resto do mundo, mas continua sendo vendido por aqui. Se seu caso fosse, por exemplo, voltado à alimentação de um computador residencial ou para jogos, eu diria para definitivamente não usar esse tipo de coisa. Muitas pessoas acreditam que estão protegendo seus equipamentos, quando na verdade estão os envenenando. Short-breaks promovem diversas agressões às fontes de alimentação, principalmente aquelas com PFC ativo, e podem provocar danos a diversos componentes do computador em curto ou longo prazo (o desgaste vai acumulando). Sabe aqueles "tlecs" de estabilizador? Quanto mais você os ouvir (ou seja, mais instável a rede), pior.

 

A maneira correta de proteger um computador é, em primeiro lugar, utilizar uma fonte de boa qualidade. Em segundo lugar, um bom filtro de linha com DPS (a maioria dos supostos "filtros" vendidos no mercado não passam de meras extensões, que não adicionam proteção). Aqui eu utilizo filtros Clamper Multi-Energia 5 com fontes de boa qualidade, além de ter aterramento funcional. Minha energia é extremamente instável e nunca tive problemas de danificar algo durante quedas (como mencionado, os surtos é que geralmente te ferram, e quanto a isso estou beeeeeem protegido). 

 

No seu caso, porém, o uso desse tipo de equipamento (short-break) pode ser viável. Isso porque você está tratando de um negócio, que precisa da máquina funcionando para emitir notas fiscais. Portanto, a interrupção do funcionamento do equipamento pode causar prejuízos diretos. Além disso, embora a chance seja pequena, há o risco de perda momentânea de dados por quedas de energia, o que pode gerar problemas para o comércio. E, nesses casos, a compra de um no-break de alto custo nem sempre é possível e desejada. Por isso você deve avaliar a questão da "troca" ao adquirir um short-break: você pode ter eventuais problemas com danos aos computadores, mas ao mesmo tempo não vai gastar tanto e vai conseguir manter o negócio operando mesmo durante a interrupção do fornecimento.

 

Com pouca adição ao valor dos equipamentos que você mencionou (esse de R$ 850,00) dá para adquirir um bom no-break. O Mestre @faller é Engenheiro Elétrico e conhece boas opções. Creio que a partir de R$ 1.150,00 já seja possível comprar um equipamento que não apenas vai oferecer boa duração da bateria como também fornecerá energia com melhor qualidade que a da rede da concessionária, protegendo ao invés de destruir. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 13/03/2019 às 22:22, faller disse:

Será que você é mais um daqueles que erroneamente imagina que um no-break vai fornecer além de proteção aos seus equipamentos uma energia mais pura??????

 

Doce engano...

 

A real vantagem de se colocar um aparelho de som no no-break é poder escutar a música que estiver tocando até seu final, mesmo que falte energia na rede elétrica (essa é uma enorme vantagem hein!!!  Acho que não vale R$ 10 e muito menos o valor de um no-break mais o custo de troca de baterias a cada dois anos...

 

No caso do televisor, ao faltar energia, você pode com a energia agregada, assistir a novela pelo menos uns minutos a mais visto que o no-break tem uma autonomia limitada e faltando energia na bateria ele não gera porcaria nenhuma... Mas uns 20 minutos da novela estarão garantidos. Que vantagem hein!!!!

 

Ambos os no-break citados são na verdade meros estabilizadores de tensão com bateria agregada para gerar alguns minutos de energia podre de ruim.... E não sei se sabes da má fama que estabilizadores tem intrinsicamente..

 

Gostaria de saber da razão de quereres colocar esses equipamentos em um no-break??? É possível que possas explicar...

Concordo com tudo que foi dito, inclusive aqui adaptei uma simples régua à um varistor de resposta rápida (parecido com um zener bidirecional) em conjunto à um fuzivel, criando assim um filtro super protegido bem barato.

Entretanto agora me deparei à um impasse:

O fabricante do equipamento (Dell) está fortemente sugerindo atualizar a bios, e aqui na cidade está tendo quedas imprevistas de energia.

Como sorte não é meu forte, estou, também, começando a procurar um no-breack apenas para esse tipo de ocasião.

Alguém teria alguma sugestão que combinasse bom preço com forma de onda o mais próxima possível de senoidal + chaveamento sincronizado e de baixa geração de transientes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 03/02/2020 às 08:27, KairanD disse:

@LTH Todos os "no-breaks" que você mencionou possuem estabilizador interno. Como mencionei anteriormente, há dois tipos de problemas principais comumente provocados por esses short-breaks:

  1. Quando há energia, o estabilizador integrado atua e provoca todos os estragos inerentes a um estabilizador comum;
  2. Quando não há energia, a onda retangular produzida (que eles chamam de "senoidal por aproximação") é prejudicial. 

Quando o aparelho consegue produzir ondas verdadeiramente senoidais, o problema 2 é resolvido. Contudo, ele é uma questão secundária e bem menos importante (pois é...). O problema real é o 1, pois sempre que houver fornecimento normal o estabilizador vai estar lá, atuando. E, sobre estabilizadores...

 

 

 

image.png

 

 

Quando conectados a fontes com PFC ativo, algo que é padrão de qualquer fonte decente atual, os estragos são muito maiores. Nesses cenários, o próprio manual desses aparelhos avisa para não ligar computadores neles:

 

image.png

 

Se formos tratar de exemplos, posso comentar dos computadores do laboratório onde faço mestrado. Alguns colegas reclamam que as máquinas estão sempre em manutenção. Quando cheguei lá, descobri o porquê: todos os computadores estavam ligados a short-breaks da pior qualidade possível. 

 

Esse tipo de equipamento já foi praticamente abolido no resto do mundo, mas continua sendo vendido por aqui. Se seu caso fosse, por exemplo, voltado à alimentação de um computador residencial ou para jogos, eu diria para definitivamente não usar esse tipo de coisa. Muitas pessoas acreditam que estão protegendo seus equipamentos, quando na verdade estão os envenenando. Short-breaks promovem diversas agressões às fontes de alimentação, principalmente aquelas com PFC ativo, e podem provocar danos a diversos componentes do computador em curto ou longo prazo (o desgaste vai acumulando). Sabe aqueles "tlecs" de estabilizador? Quanto mais você os ouvir (ou seja, mais instável a rede), pior.

 

A maneira correta de proteger um computador é, em primeiro lugar, utilizar uma fonte de boa qualidade. Em segundo lugar, um bom filtro de linha com DPS (a maioria dos supostos "filtros" vendidos no mercado não passam de meras extensões, que não adicionam proteção). Aqui eu utilizo filtros Clamper Multi-Energia 5 com fontes de boa qualidade, além de ter aterramento funcional. Minha energia é extremamente instável e nunca tive problemas de danificar algo durante quedas (como mencionado, os surtos é que geralmente te ferram, e quanto a isso estou beeeeeem protegido). 

 

No seu caso, porém, o uso desse tipo de equipamento (short-break) pode ser viável. Isso porque você está tratando de um negócio, que precisa da máquina funcionando para emitir notas fiscais. Portanto, a interrupção do funcionamento do equipamento pode causar prejuízos diretos. Além disso, embora a chance seja pequena, há o risco de perda momentânea de dados por quedas de energia, o que pode gerar problemas para o comércio. E, nesses casos, a compra de um no-break de alto custo nem sempre é possível e desejada. Por isso você deve avaliar a questão da "troca" ao adquirir um short-break: você pode ter eventuais problemas com danos aos computadores, mas ao mesmo tempo não vai gastar tanto e vai conseguir manter o negócio operando mesmo durante a interrupção do fornecimento.

 

Com pouca adição ao valor dos equipamentos que você mencionou (esse de R$ 850,00) dá para adquirir um bom no-break. O Mestre @faller é Engenheiro Elétrico e conhece boas opções. Creio que a partir de R$ 1.150,00 já seja possível comprar um equipamento que não apenas vai oferecer boa duração da bateria como também fornecerá energia com melhor qualidade que a da rede da concessionária, protegendo ao invés de destruir. 

Me tira uma duvida por favor eu tenho um nobreak senoidal online 2,2 kva fator de potencia 1 da apc, eu vou ligar em uma plotter ela tem um rebobinador (motor) bem fraquinho mas ouvi dizer que não posso ligar, por qual motivo não posso ligar seria pelo pico de potencia do motor? ou pelo fato dos outros nobreaks serem onda modificada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Saudações a todos os participantes!

 

Em 2011 comprei um Nobreak da SMS modelo Net 4+ 1400 VA, incluindo no pacote, uma bateria externa estacionaria Freedom mod. DF500.

 

Me arrependo até hoje (20/08/2020) por ter jogado meu dinheiro fora nessa forma.

O "equipamento" queimou meu computador, e somente depois disso descobri que ele não compatível com fontes com PFC ativo (486 ou superior).

 

O que mais me impressionou, foi coragem da empresa de vender sob argumento de proteção, um equipamento que faz exatamente o contrario.

 

A peça de melhor qualidade resultou ser esta aqui. SMS nunca mais.

 

 

 

 

 

 

sms.jpg

adicionado 16 minutos depois

Quanto à possibilidade de contar com uma fonte confiável de energia, hoje eu pesquisaria um sistema de painéis solares com bateria e regulador de carga. Com tudo, utilizaria 12v diretamente das baterias, sem uso de inversor. 

 

Quem entende mais de eletrônica poderá dizer até onde isso é possível / viável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/02/2020 às 21:56, Luan Sobreira disse:

Não acredito, sou de TI e na própria faculdade aprendi sobre isto, mas eu não acredito, porquê? Eu já perdi dois HDs por falta de energia, corrompe e corrompe rápido, 3 quedas e já dá bad blocks, dependendo da sorte (no segundo eu tive menos sorte) bye bye HD.
Por curiosidade os dois são pós 2010, se não me engano o segundo comprei a 3 anos atrás, enfim o próximo PC vou comprar com SSD para pelo menos o S.O. ficar no SSD, assim não corro risco de um bad block impedir o PC de ligar...

Não pense que estará livre de corromper seu S.O. por falta de energia usando SSD. Aconteceu comigo a 1 mês atrás, não consegui de forma alguma recuperar o sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 03/02/2020 às 08:27, KairanD disse:

@LTH Todos os "no-breaks" que você mencionou possuem estabilizador interno. Como mencionei anteriormente, há dois tipos de problemas principais comumente provocados por esses short-breaks:

  1. Quando há energia, o estabilizador integrado atua e provoca todos os estragos inerentes a um estabilizador comum;
  2. Quando não há energia, a onda retangular produzida (que eles chamam de "senoidal por aproximação") é prejudicial. 

Quando o aparelho consegue produzir ondas verdadeiramente senoidais, o problema 2 é resolvido. Contudo, ele é uma questão secundária e bem menos importante (pois é...). O problema real é o 1, pois sempre que houver fornecimento normal o estabilizador vai estar lá, atuando. E, sobre estabilizadores...

 

Quando conectados a fontes com PFC ativo, algo que é padrão de qualquer fonte decente atual, os estragos são muito maiores. Nesses cenários, o próprio manual desses aparelhos avisa para não ligar computadores neles:

 

image.png

 

A maneira correta de proteger um computador é, em primeiro lugar, utilizar uma fonte de boa qualidade. Em segundo lugar, um bom filtro de linha com DPS (a maioria dos supostos "filtros" vendidos no mercado não passam de meras extensões, que não adicionam proteção). 

 

@KairanD Eu fiquei meio preocupado, você tem certeza disso? Sobre esse modelo: https://www.kabum.com.br/produto/60198/nobreak-ragtech-easy-pro-1200s-usb-ti-black-entrada-115v-127v-220v-saida-115v-4162 o de baixo entre os mencionados pelo @LTH 
Ouvi dizer que ele é puro senoidal, e que o problema são os semi-senoidal porque são senoidal na rede elétrica e não quando estão na bateria (ou pode ser o contrário também). Também vi que ele tem: "- Estabilizador com 11 estágios de regulação ON-LINE (modelo TI)" e que essa regulação ONLINE é a presente nos modelos mais caros. Também ouvi que o tempo dele de 0,8ms é rápido demais para causar qualquer dano à fonte.

 

Sobre esse aqui: https://www.kabum.com.br/produto/72083/nobreak-sms-manager-iii-senoidal-puro-nova-geração-dsp-700-bifx-115-bivolt-27570
Ele diz que tem a proteção DPS que você mencionou.

Você poderia me confirmar essa informações por gentileza?
Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Bruno Da Costa Gobatto Como dito pelo @KairanD e o @faller, estes nobreaks senoidais com estabilizador continuam sendo prejudiciais. O maior problema não é nem a onda quadrada (embora também seja prejudicial) e sim o estabilizador, pois a maior parte do tempo estará operando com a presença da rede, se você de fato precisa de um no break e a grana tá curta, pode usar um senoidal com estabilizador, mas tenha em mente que a fonte dos equipamentos estarão sofrendo as mesmas agressões que um estabilizador comum, conforme dito naquele tópico sobre eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 horas atrás, Bruno Da Costa Gobatto disse:

Você poderia me confirmar essa informações por gentileza?

Posso confirmar que o equipamento que você mencionou não é bom. Conforme detalhei no post #13, esse equipamento tem estabilizador integrado, o que provoca todos os problemas associados a um estabilizador comum. O inversor só é ativado quando falta energia, não fica online o tempo inteiro. Quando há energia, esse aparelho opera como um estabilizador, e todos os pontos de agressão mencionados pelo Gabriel Torres e pelo Faller são válidos. Nós aqui costumamos chamar esse tipo de equipamento de "estabilizador com bateria de moto". Seria, basicamente, isso.

 

Você deve buscar no-breaks online, senoidais e de dupla conversão. Esses são os verdadeiros no-breaks e fornecem energia até melhor que a da rede elétrica. Toda vez que você ler expressões como "estabilizador com x estágios de regulação" ou "tempo de acionamento do inversor = x", não se trata desse tipo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...