Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water cooler pode reduzir a carga da fonte?


Posts recomendados

Olá Clube do Hardware, eu perguntei pra um amigo uma vez o seguinte: se usar water cooler no pc aumentava o consumo da fonte, fazendo ela trabalhar mais e tal?; mas ele me disse que é o contrário, o water cooler ajuda na refrigeração e faz a fonte trabalhar com menos watts. Isso me fez acreditar que seria possível por exemplo usar uma fonte menos cara de por exemplo uns 280W junto com um watercooler pra poder rodar um pc com um i5 2500, GT 1030 com 8 Gb de RAM, a questão é: Isso é verídico mesmo? Water cooler realmente pode reduzir a carga da fonte? Ou é um exagero?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, winnermarcelosc disse:

Olá Clube do Hardware, eu perguntei pra um amigo uma vez o seguinte: se usar water cooler no pc aumentava o consumo da fonte, fazendo ela trabalhar mais e tal?; mas ele me disse que é o contrário, o water cooler ajuda na refrigeração e faz a fonte trabalhar com menos watts.

Não dá para dizer assim de cara que consome mais ou menos energia. Por um lado, o WC tem uma bomba que puxa eletricidade, coisa que um Air Cooler não possui, então em tese acaba consumindo mais energia. Mas por outro, um WC consegue resfriar melhor o processador, fazendo com que os coolers rodem em uma velocidade menor (e portanto, gastem menos energia), e você até ganha um pouco de eficiência no consumo do processador quando este roda mais frio.

 

Dito isso, é coisa de poucos W, os dois efeitos são marginais e desprezíveis para a fonte.

 

11 minutos atrás, winnermarcelosc disse:

Isso me fez acreditar que seria possível por exemplo usar uma fonte menos cara de por exemplo uns 280W junto com um watercooler pra poder rodar um pc com um i5 2500, GT 1030 com 8 Gb de RAM, a questão é: Isso é verídico mesmo? Water cooler realmente pode reduzir a carga da fonte? Ou é um exagero?

Em termos de consumo de energia, esse PC não vai nem gastar ~200w direito, quem dirá 280. Pode por Air ou Water, não vai mudar nada para uma fonte de 280W....

 

.... se ela prestar, coisa que é bem difícil nessa faixa de potência. Não que não tenham fontes boas nisso, mas elas são beeeem raras.

 

 

De qualquer forma, se você tem uma fonte dessas, eu sugiro a troca. Pegue uma CX450 ou PCYES450, não por terem 450w (como eu falei, 200 já mais do que bastaria), mas sim por entregarem energia de qualidade para o seu PC.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...