Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso deixar o cooler da minha placa de vídeo no máximo ?


Posts recomendados

Tenho uma rx580 de 8gb, quando estou na aréa de trabalho ela fica a menos de 40°C porém ao abrir o Battlefield 1, instantaneamente ela bate 91°C, ao fechar o battlefield ela volta rápido pra - de 40°C e o cooler estava a só 36 rpm, posso deixar no máximo pelo msi afterburner ou terei problemas na vida útil da placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Melhor criar um perfil de subida, para ela atingir o máximo de rotação na temperatura pretendida (ex: 80ºC).

Assim não terá barulho em idle, e nem desgaste.

 

O ideal seria você arrumar a refrigeração do gabinete aí, pois não era pra esta placa estar batendo 91ºC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Guerreiro Gabinete de projeto para padrão antigo, se tivesse pesquisado mais antes de comprar o pc, teria sido recomendado um gabinete melhor.

 

Veja o projeto dele:

gabinete-pc-gamer-multilaser-warrior-ga1

Fonte é em cima, o que é ruim, é pequeno internamente.

 

O indicado é gabinete que a fonte vá em baixo, pois não é certo a fonte ficar pegar o ar quente das peças e jogar dentro dela, as fontes novas não é para servir de exaustor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro vou responder tua pergunta: sim, você pode. É recomendável? Depende. Se você joga por muito tempo diariamente, não recomendo deixar a rotação das ventoinhas de uma placa de vídeo no máximo. Isso deteriora rapidamente seu mecanismo interno. O fabricante define uma curva porque ele conhece o equipamento que está vendendo. Alterar isso e em uso prolongadíssimo (digamos que jogue 4 horas todos os dias), pode fazer com que as ventoinhas parem de funcionar antes sequer de que a garantia seja extinta.

 

Agora vamos falar do seu gabinete. Infelizmente a sua escolha não foi muito boa, mas você consegue reduzir o impacto de um projeto ruim de gabinete com boas ventoinhas. Se você pretende trocar, tem algumas opções bem legais até 200 reais, como o Pichau Gadit ou Redragon novo que saiu esses dias. 

 

Para o momento, se você puder, compre pelo menos 2 boas ventoinhas. E agora vem o mais difícil. É complicadíssimo encontrar boas opções no Brasil. Não se engane com essas ventoinhas de 20 a 25 reais. Não servem de nada.

 

Recentemente resolvi dar a chance para ventoinha da Xigmatek, modelo XAF 1252, depois de ler análise em um site alemão (google tradutor, obrigado rs). Não vejo custo/benefício melhor, embora não seja nada de outro mundo. Se quiser ir além, pegue Cryorig no ML. Esses dias tava 55 reais cada uma. Tem as Dead Silence, que são OK, tem as Akasa Viper que são top de linha pro Brasil. Enfim, fuja de C3 tech e essas baratinhas de até 20 reais. Aquilo não serve pra nada mesmo.

 

Cenário para 2 ventoinhas: Uma na frente do gabinete (sugando ar para dentro), outra atrás (extraindo o ar)

Cenário para 4 ventoinhas: Duas na frente (sugando o ar para dentro), uma atrás e outra em cima (extraindo o ar).

 

No cenário 1 com certeza você terá um ganho tranquilo de 10 graus aí fácil. No segundo cenário, pode ganhar até uns 15 graus.

 

No teu caso, eu sugiro você jogar de tampa lateral aberta para o momento, ao menos até chegarem as ventoinhas. A não ser que você vive em local de extrema poeira, obra, etc. E ao menos por enquanto, utilizar 100% da ventoinha sim. A RX580 começa a deteriorar performance nessa temperatura, os clocks despencam também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se o problema é dinheiro, o melhor não é investir em fans novas não. Com 40º C ambiente, nada que fizer vai resolver de verdade o problema. As RX580 (eu tinha uma) operam mais ou menos uns 35 a 50ºC acima da temperatura ambiente.

voce tem 2 opções basicamente.

 

Um gabinete novo com ótimo sistema de ventilação = $$$$

ou

Arranca a tampa lateral do gabinete, pega um ventilador e liga ele virado pro pc quando for jogar. = 0$

posiciona a cpu no chão por exemplo e mete o ventilador soprando diretamente a maquina. Com 40ºC de temp ambiente, nem um water cooler vai fazer melhor do que isso.

 

 

A pior opção é mexer na curva da placa de vídeo, que até dará resultado, mas você vai diminuir bastante a vida útil das fans da sua placa de vídeo.

 

Agora se onde você mora tem muita poeira, amigo você está lascado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, sdriver disse:

Se o problema é dinheiro, o melhor não é investir em fans novas não. Com 40º C ambiente, nada que fizer vai resolver de verdade o problema. As RX580 (eu tinha uma) operam mais ou menos uns 35 a 50ºC acima da temperatura ambiente.

voce tem 2 opções basicamente.

 

Um gabinete novo com ótimo sistema de ventilação = $$$$

ou

Arranca a tampa lateral do gabinete, pega um ventilador e liga ele virado pro pc quando for jogar. = 0$

posiciona a cpu no chão por exemplo e mete o ventilador soprando diretamente a maquina. Com 40ºC de temp ambiente, nem um water cooler vai fazer melhor do que isso.

 

 

A pior opção é mexer na curva da placa de vídeo, que até dará resultado, mas você vai diminuir bastante a vida útil das fans da sua placa de vídeo.

 

Agora se onde você mora tem muita poeira, amigo você está lascado...

 

Duas ventoinhas acabam sendo um investimento bem baixo, mas se estiver zerado, fica complicado. Mesmo a 40 graus, baixa bastante sim. Sendo um gabinete sem nenhuma ventoinha, posso garantir que se colocar duas ventoinhas OK, melhora 10 graus fácil essa temp aí.

 

Outra coisa que esqueci de mencionar e é fundamental! Se puder, trave os jogos em 60FPS. Você não vai sentir enorme impacto (a não ser que tenha monitor acima desta frequência de atualização) e isso certamente vai reduzir drasticamente a a temperatura em jogos onde a RX580 tem força pra conseguir 90 a 100FPS em 1080p. Pode fazer, @Davi Guerreiro e veja as temperaturas despencarem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 minutos atrás, rodrigoxm49 disse:

 

Duas ventoinhas acabam sendo um investimento bem baixo, mas se estiver zerado, fica complicado. Mesmo a 40 graus, baixa bastante sim. Sendo um gabinete sem nenhuma ventoinha, posso garantir que se colocar duas ventoinhas OK, melhora 10 graus fácil essa temp aí.

 

Outra coisa que esqueci de mencionar e é fundamental! Se puder, trave os jogos em 60FPS. Você não vai sentir enorme impacto (a não ser que tenha monitor acima desta frequência de atualização) e isso certamente vai reduzir drasticamente a a temperatura em jogos onde a RX580 tem força pra conseguir 90 a 100FPS em 1080p. Pode fazer, @Davi Guerreiro e veja as temperaturas despencarem!

O problema é que ele mora num lugar onde bate 40º na temperatura ambiente. Eu moro em SC, tinha uma RX580 da MSI que batia nos 80ºC com ar ligado em 25ºC.

Isso que tenho um gabinete P3 da thermaltake, ou seja mais ventilado do que qualquer sistema de fans em gabinete fechado.

 

Não que colocar um par de fans não ajude, mas 10ºC a 15ºC acho improvável, quase impossível. Mas se o gabinete dele é dos modelos mais antigos, o máximo que vai dar colocar  é umas fans de 8CM.

E se for pra meter serras e cortar o gabinete, faz mais sentido simplesmente deixar sem a tampa como ta na foto do @Elder Nauvirth

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Davi Guerreiro disse:

@Elder Nauvirth Pse amigo, poderia me recomendar um bom gabinete com um preço acessível? Assim que possível trocarei

Pega o Aero 500, ele tem entrada de fan na frente para jogar ar para dentro, além de ter entradas em cima e atrás para retirar ar quente.

 

Além disso o gabinete conta com espaço para fonte embaixo e refrigeração unitária somente para a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, sdriver disse:

O problema é que ele mora num lugar onde bate 40º na temperatura ambiente. Eu moro em SC, tinha uma RX580 da MSI que batia nos 80ºC com ar ligado em 25ºC.

Isso que tenho um gabinete P3 da thermaltake, ou seja mais ventilado do que qualquer sistema de fans em gabinete fechado.

 

Não que colocar um par de fans não ajude, mas 10ºC a 15ºC acho improvável, quase impossível. Mas se o gabinete dele é dos modelos mais antigos, o máximo que vai dar colocar  é umas fans de 8CM.

E se for pra meter serras e cortar o gabinete, faz mais sentido simplesmente deixar sem a tampa como ta na foto do @Elder Nauvirth

Aconteceu com meu gabinete atual, inclusive. Comprei, usei por 1 semana antes de chegarem as ventoinhas. GPU batia 95 graus. Coloquei as ventoinhas, bate 86 no mesmo jogo com mesma temperatura ambiente (33 graus). Ok que é um gabinete com projeto melhor, mas tenho bastante experiência em montar esses PCs com placas de vídeo e sempre o ganho é expressivo quando se cria um fluxo adequado de ar, ainda que sejam gabinetes ultrapassados.

 

O gabinete dele acho que não é tão antigo assim, deve aceitar 120mm. Mas mesmo 80mm já ajuda. Tem alguns ótimos modelos que dão de mil em vários de 120mm por aí. Mas tá cada vez mais difícil de encontrar.

 

Sobre a sua temperatura de 80C em ambiente de 25C, mesmo sendo uma RX580, tem algo de MUITO errado aí. Ou no projeto para a placa de vídeo (não incomum em modelos de 200W, como essa placa), um composto térmico ruim ou mal aplicado (ocorre muito mesmo em placas novas) ou simplesmente falta de ventilação adequada.

 

No caso do seu gabinete, que imagino ser aquele aberto atrás e na frente, isso não torna de forma nenhuma ele melhor que um gabinete com boas ventoinhas e um sistema adequado de fluxo de ar. De forma nenhuma. Pois esse gabinete não é a mesma coisa que montar o PC numa bancada. Ele continua dentro de um cubo e com restrição de troca de calor.

adicionado 2 minutos depois
3 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Pega o Aero 500, ele tem entrada de fan na frente para jogar ar para dentro, além de ter entradas em cima e atrás para retirar ar quente.

 

Além disso o gabinete conta com espaço para fonte embaixo e refrigeração unitária somente para a fonte.

Particularmente acho uma péssima escolha. Se alguém quiser gabinete bom e barato hoje, com projeto verdadeiramente atualizado, são essas opções abaixo:

 

Pichau Gadit

 

RedDragon Wheel Jack

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...