Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tripliquei a RAM mas o desempenho melhorou pouco !


Posts recomendados

Boa noite meus amigos. 

 

Recentemente adquiri um pente de 8GB da Kingston para o meu notebook que já continha 4GB. uso o note principalmente para desenvolvimento de sistemas e estudos do mesmos, uso ferramentas como Visual Studio, Android Studio, Sql Server e etc... .

 

Adquiri esse pente de 8GB pois a maioria dos programas que citei acima, estavam lentos rodando com apenas 4GB. Como a quantidade de memória triplicou de 4 para 12 GB, acreditava firmemente que tais programas melhorariam o desempenho consideravelmente. Porém eu estava enganado, nem parece que acrescentei mais 8GB ao notebook, a melhora no desempenho foi insignificante, tanto no uso desses programas, como no próprio carregamento do windows antes e depois do login. Não consigo entender como o desempenho praticamente não melhorou em nada com o triplo de memória.

 

Principalmente acreditei que o desempenho melhoraria bastante, pois no local onde eu faço estágio, uso uma máquina com apenas 8GB de RAM e as outras configurações medianas, e nessa máquina os programas abrem infinitamente mais rápidos, principalmente o Visual Studio 2017.

 

Alguém poderia me explicar o porque disso estar ocorrendo ? em anexo estão os prints da configuração do meu notebook e das especificações de cada pente de memória. 

memo4gb.PNG

memo8gb.PNG

sistema.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Diego_Araujo disse:

Porém eu estava enganado, nem parece que acrescentei mais 8GB ao notebook, a melhora no desempenho foi insignificante, tanto no uso desses programas, como no próprio carregamento do windows antes e depois do login. Não consigo entender como o desempenho praticamente não melhorou em nada com o triplo de memória.

Se você fala no carregamento e inicialização deles, isso é coisa de HD.. Ter mais RAM, ajuda seu PC a não precisar mais de arquivo de paginação, que fica no HD.. Mas, se o HD é lento, o gargalo seria ele..

 

 

35 minutos atrás, Diego_Araujo disse:

Principalmente acreditei que o desempenho melhoraria bastante, pois no local onde eu faço estágio, uso uma máquina com apenas 8GB de RAM e as outras configurações medianas, e nessa máquina os programas abrem infinitamente mais rápidos, principalmente o Visual Studio 2017.

Notebook ou desktop?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Velocidade de carregamento de aplicativos está mais relacionado à velocidade do HD do que capacidade de processamento/quantidade de memória em si.


Se deseja velocidade na abertura de programas ou carregamento do sistema operacional você deve adquirir um SSD. Qual a configuração do equipamento onde trabalha? Porque esse processador do seu notebook foi projetado para maximar a duração da bateria, por causa disso o desempenho dele é bem fraquinho. Lembrando que apesar de ser um i5 ele conta apenas com 2 núcleos e 4 threads.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, RS Faria disse:

Se você fala no carregamento e inicialização deles, isso é coisa de HD.. Ter mais RAM, ajuda seu PC a não precisar mais de arquivo de paginação, que fica no HD.. Mas, se o HD é lento, o gargalo seria ele..

 

 

Notebook ou desktop?

 

É um notebook. Então, mas aí entra a questão do que eu falei sobre o PC da empresa onde faço estágio. Lá só tem 8GB de RAM e as outras configurações são bem semelhantes ao meu note, e nessa máquina os programas abrem muito mais rápido, executam mais rápido e etc.

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, grievous disse:

Velocidade de carregamento de aplicativos está mais relacionado à velocidade do HD do que capacidade de processamento/quantidade de memória em si.


Se deseja velocidade na abertura de programas ou carregamento do sistema operacional você deve adquirir um SSD. Qual a configuração do equipamento onde trabalha? Porque esse processador do seu notebook foi projetado para maximar a duração da bateria, por causa disso o desempenho dele é bem fraquinho. Lembrando que apesar de ser um i5 ele conta apenas com 2 núcleos e 4 threads.

 

Não lembro a configuração da outra máquina de cabeça, mas é bem parecida com a minha.

 

Como eu faço para melhorar o desempenho desse meu i5 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego_Araujo

 

São dois notebooks? O seu e o da empresa?

 

Bom, seu Core i5 é Dual-Core com HT.. Tipo um Pentium atual, de desktop.. E ainda daqueles de TDP baixo, ou seja, naturalmente, ele terá um desempenho meio "acanhado" mesmo.. RAMs de tamanhos diferentes até ativam Dual-Channel em Intel, mas não tem o mesmo desempenho de duas RAMs iguais.. Pode ser que parte dessa diferença esteja nisso.. Não sei se esses programas fazem uso intenso de RAM..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego_Araujo Ė mais fácil o seu Notebook estar sofrendo com 100% do uso de disco. Verifique no gerenciador de tarefas se é a CPU, a RAM ou o HD que estão sendo mais exigidos.

 

Talvez o Notebook do seu trabalho tenha um SSD.

 

E no último dia 09/04, ocorreu um update do Win 10 que deixou alguns PC's mais lentos. Problema entre update e alguns antivírus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Diego_Araujo Infelizmente a maioria desses notebooks tem seus componentes todos soldados na placa-mãe, impossibilitando o upgrade para peças melhores. No seu caso as únicas opção de upgrade são: aumentar a RAM que você já fez e trocar o HDD por um SSD que é bem mais rápido.

 

Lembrando que o SSD não fará seu computador processar mais rápido algum vídeo ou compilar algum código porém ficará muito mas muito mais ligeiro para carregar o windows, abrir programas, páginas de internet, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, RS Faria disse:

@Diego_Araujo

 

São dois notebooks? O seu e o da empresa?

 

Bom, seu Core i5 é Dual-Core com HT.. Tipo um Pentium atual, de desktop.. E ainda daqueles de TDP baixo, ou seja, naturalmente, ele terá um desempenho meio "acanhado" mesmo.. RAMs de tamanhos diferentes até ativam Dual-Channel em Intel, mas não tem o mesmo desempenho de duas RAMs iguais.. Pode ser que parte dessa diferença esteja nisso.. Não sei se esses programas fazem uso intenso de RAM..

 

O meu é notebook, o da empresa é desktop. em anexo está a configuração do PC da empresa !

 

9 horas atrás, MrNobody disse:

@Diego_Araujo Ė mais fácil o seu Notebook estar sofrendo com 100% do uso de disco. Verifique no gerenciador de tarefas se é a CPU, a RAM ou o HD que estão sendo mais exigidos.

 

Talvez o Notebook do seu trabalho tenha um SSD.

 

E no último dia 09/04, ocorreu um update do Win 10 que deixou alguns PC's mais lentos. Problema entre update e alguns antivírus.

 

o PC da empresa tem um HD normal, assim como o meu.  cheguei a formatar a máquina depois que instalaei 12 GB, mas continuou na mesma.

 

5 horas atrás, grievous disse:

@Diego_Araujo Infelizmente a maioria desses notebooks tem seus componentes todos soldados na placa-mãe, impossibilitando o upgrade para peças melhores. No seu caso as únicas opção de upgrade são: aumentar a RAM que você já fez e trocar o HDD por um SSD que é bem mais rápido.

 

Lembrando que o SSD não fará seu computador processar mais rápido algum vídeo ou compilar algum código porém ficará muito mas muito mais ligeiro para carregar o windows, abrir programas, páginas de internet, etc.

 

Entendi amigo. Estou querendo pegar um de de 480GB mas que não seja muito caro (mais de 400$). me recomenda algum ?

config.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, grievous disse:

@Diego_Araujo Os modelos de entrada seriam Sandisk, WD, Kingston, Crucial. Tem que dar uma garimpada no mercadolivre e em lojas como kabum, terabyteshop, pichau que dá para achar nessa faixa de preço aí de R$400.

 

Eu vi um da Kingston, modelo A400. Achei interessante. Qual a sua opinião ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Diego_Araujo disse:

O meu é notebook, o da empresa é desktop. em anexo está a configuração do PC da empresa !

 

config.PNG

Imaginava que era.. A diferença de desempenho é essa: desktop >>> notebook..

 

O Core i5 2310 é um Quad-Core real, enquanto seu 4310U é Dual-Core.. É uma CPU de desktop sem limitações, enquanto o do notebook tem restrições de clock, TDP e consumo.. É uma comparação até injusta, na verdade..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/04/2019 às 23:58, RS Faria disse:

Imaginava que era.. A diferença de desempenho é essa: desktop >>> notebook..

 

O Core i5 2310 é um Quad-Core real, enquanto seu 4310U é Dual-Core.. É uma CPU de desktop sem limitações, enquanto o do notebook tem restrições de clock, TDP e consumo.. É uma comparação até injusta, na verdade..

 

Como eu posso melhorar o desempenho do meu processador ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...