Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

As configurações padrão do radeon wattman foram restauradas (Solução)


Ir à solução Resolvido por leonardo162,

Posts recomendados

Desde que montei meu PC, sempre recebi a seguinte mensagem de erro quando ligava o computador " as configurações padrão do radeon wattman foram restauradas devido a uma falha inesperada do sistema ", no vídeo abaixo ensino uma forma bem simples de resolver o problema, pelo menos comigo funcionou, espero que funcione para vocês também, o modelo da minha placa de vídeo é Gigabyte RX 570 4GB Gagming GV-RX570GAMING-4GD, se funcionar deixe um comentário no vídeo ou aqui mesmo no fórum, informando que resolveu e deixe seu joinha no vídeo, para que esse vídeo chegue a outras pessoas com o mesmo problema.

 

youtube.com/watch?v=zEvUKxvmN4A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera pelo visto esse procedimento que ensinei no vídeo, não funcionou .. pois depois de alguns dias, voltei a receber a mesma mensagem quando ligo o PC, acabei de atualizar para uma nova versão do adrenalin, espero que resolva .. porém acho difícil, pois esse erro acontece a muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas você altera alguma coisa no Wattman? Ou só de instalar o driver e nem habilitá-lo, você já recebe essas mensagens. voce desliga o PC normalmente pelo botão desligar ou sai mandando o dedão? Nenhum jogo trava ou coisa do tipo?

 

Pesquisei aqui na gringa e vi que é um problema recorrente, mas nada de solução. Algumas pessoas dizendo que programas de overlay como Origin, Steam e o próprio Radeon Overlay estão a causar isso. Mas nada conclusivo. 

 

Já tentou um driver bem antigo? Ano passado e tal? Porque pelos registros esse problema é bem recente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigoxm49  A placa funciona perfeitamente, pelo menos nos jogos que eu jogo, tipo Apex legends, World of warcraft, The division 2 e etc. Eu só recebo essa mensagem quando ligo o PC, diferente do que acontece com muita gente, que reclama que o jogo trava e em seguida recebe a mensagem do wattman. Sobre o driver, eu recebo a mensagem mesmo sem ativar o wattman, já testei drivers antigos e agora estou no mais recente que instalei ontem, hoje liguei o PC e não recebi a mensagem, mas pelo visto não quer dize que o problema foi resolvido, pois fazendo esse procedimento que ensinei no vídeo, fiquei vários dias sem receber essa mensagem ao ligar o PC .. agora vamos ver né, já acionei a terabyte sobre o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, leonardo162 disse:

@rodrigoxm49  A placa funciona perfeitamente, pelo menos nos jogos que eu jogo, tipo Apex legends, World of warcraft, The division 2 e etc. Eu só recebo essa mensagem quando ligo o PC, diferente do que acontece com muita gente, que reclama que o jogo trava e em seguida recebe a mensagem do wattman. Sobre o driver, eu recebo a mensagem mesmo sem ativar o wattman, já testei drivers antigos e agora estou no mais recente que instalei ontem, hoje liguei o PC e não recebi a mensagem, mas pelo visto não quer dize que o problema foi resolvido, pois fazendo esse procedimento que ensinei no vídeo, fiquei vários dias sem receber essa mensagem ao ligar o PC .. agora vamos ver né, já acionei a terabyte sobre o problema.

Isso aí é driver com certeza, vejo que as reclamações começaram ali na faixa de Janeiro deste ano. Ou relação com o Windows também, não dá para saber ao certo sem a AMD ter se pronunciado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigoxm49 Esse é o problema, a amd já está ciente desse problema a pelo menos 2 anos, e até agora nao resolveu, eu acho o desempenho da rx 570 excelente, mas esses bugs me incomodam, já estou pensando em vender a placa caso a terabyte não aceite meu pedido de troca por outra vga. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, leonardo162 disse:

@rodrigoxm49 Esse é o problema, a amd já está ciente desse problema a pelo menos 2 anos, e até agora nao resolveu, eu acho o desempenho da rx 570 excelente, mas esses bugs me incomodam, já estou pensando em vender a placa caso a terabyte não aceite meu pedido de troca por outra vga. 

Você acha esse tipo de problema um dealbreaker? Só clicar em Ok quando a tela aparecer uma única vez. Não? Vai de cada um, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigoxm49 Realmente, mas e se depois começar a acontecer comigo, o que está acontecendo com o pessoal, começar a apresentar problemas em jogos, da tela preta e etc, quando você compra algo novo, não pode aceitar qualquer tipo de problema, por menor que ele seja, caso contrário, estaremos contribuindo para que as empresas não deem a mínima para o consumidor, entregando produtos com defeito e etc, não podemos achar isso normal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, leonardo162 disse:

@rodrigoxm49 Realmente, mas e se depois começar a acontecer comigo, o que está acontecendo com o pessoal, começar a apresentar problemas em jogos, da tela preta e etc, quando você compra algo novo, não pode aceitar qualquer tipo de problema, por menor que ele seja, caso contrário, estaremos contribuindo para que as empresas não deem a mínima para o consumidor, entregando produtos com defeito e etc, não podemos achar isso normal. 

Isso parece um problema de incompatibilidade muito específico e uma série de coisas pode causar. Entre isto e tela preta, travamentos, está uma distância enorme. Eu sinceramente tenho tido uma ótima experiência com a AMD.

 

Agora uma coisa precisa ser dita. Nós temos o costume de atualizar sempre os drivers. Isso não é recomendável e nem faz sentido. Temos que atualizar um driver somente se houver uma correção de falha que atenda as nossas necessidades.

 

No momento estou com um driver do ano passado para minha RX470. Porque? Porque acompanho as correções e melhorias de cada driver e nenhum trouxe algo que eu esteja precisando. Nenhum jogo teve melhoria por conta de drivers. Nenhuma correção de bug que eu estivesse a passar. Então porque atualizar? Não devo. Fazendo isto, só aumento minhas chances de dar problema.

 

Dá um pesquisada sobre Drivers issues nvidia e veja o tanto que vai encontrar. Isso é normal e em parte é porque temos essa política de atualização bizarra. Driver só se atualiza se realmente precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigoxm49 Então Rodrigo, mas os próprios fabricantes recomendam que você mantenha seus drivers atualizados, é uma coisa que deveríamos fazer sem ficar com receio, nos últimos 4 anos sempre tive placa da Nvidia, GTX 750 Ti e 1050 Ti várias de modelos diferentes, nunca tive problema atualizando drivers, não estou querendo criticar a AMD, mas esse problema do wattman já vem acontecendo a muito tempo, e eu não acho correto, você ficar com driver antigo, sem as otimizações para jogos recentes e etc, por medo de problema com driver, eu sempre mantive meus drivers atualizados na nvidia e nunca tive problema, a AMD deveria dar mais atenção a isso, pois não adianta lançar uma placa 40% superior a da concorrente, se a placa apresenta bugs de driver e etc, é o que eu acho, mas respeito sua opinião de ficar com drivers desatualizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, leonardo162 disse:

@rodrigoxm49 Então Rodrigo, mas os próprios fabricantes recomendam que você mantenha seus drivers atualizados, é uma coisa que deveríamos fazer sem ficar com receio, nos últimos 4 anos sempre tive placa da Nvidia, GTX 750 Ti e 1050 Ti várias de modelos diferentes, nunca tive problema atualizando drivers, não estou querendo criticar a AMD, mas esse problema do wattman já vem acontecendo a muito tempo, e eu não acho correto, você ficar com driver antigo, sem as otimizações para jogos recentes e etc, por medo de problema com driver, eu sempre mantive meus drivers atualizados na nvidia e nunca tive problema, a AMD deveria dar mais atenção a isso, pois não adianta lançar uma placa 40% superior a da concorrente, se a placa apresenta bugs de driver e etc, é o que eu acho, mas respeito sua opinião de ficar com drivers desatualizados.

Como eu tô por aí tem muito tempo, já tive problemas cabeludos e irritantes com ambas rsrs. E recentemente eu acho que tanto AMD quanto nVidia estão muito atentos a necessidade de manter qualidade em seus drivers oficiais. Eventualmente problemas você vai encontrar, como mencionei. Só dar um pulo no google e você vai observar isso.

 

Em relação a atualização, esse pedido dos fabricantes pode até ocorrer, mas eu não lembro de ler isso por aí. Eles simplesmente disponibilizam os drivers, informação as alterações esperadas e até erros conhecidos. Eles geralmente recomendam quando sabem que o driver corrige um bug muito disseminado.

 

O mais indicado é não atualizar nada desde que não tenha uma correção para algo que você está enfrentado ou alguma melhoria. Isso vale para tudo. Sistema operacional seja de PC ou de smartphone até placa-mãe, placa de vídeo, dispositivos e periféricos de PC. É a primeira coisa que você aprende quando trabalha na área de TI e é responsável por um departamento inteiro, tendo que desenvolver inclusive ambiente de homologação para certificar que aquela atualização não causará problemas.

 

Entenda que, por exemplo, no caso de sistemas operacionais, a atualização geralmente sempre envolve correções de erros latentes e especialmente de segurança. Logo é realmente indicado que seja feita, mas ainda assim, a depender da tarefa que executa, você precisa estar atento aos detalhes.

 

Já drivers dificilmente sofrem com problemas de segurança. Então ou está sendo corrigido algum bug ou feita alguma melhoria para aumentar compatibilidade com determinado jogo ou tarefa. Logo, se isto não atinge, não tem nenhum sentido atualizar. Só pode gerar problemas. E eventualmente, seja nVidia, AMD ou Intel, vai gerar, como mostro na pesquisa abaixo.

 

https://www.google.com/search?ei=JR3DXJfxFam55OUP7K21mAg&q=last+driver+nvidia+issues&o que=last+driver+nvidia+issues&gs_l=psy-ab.3..0i22i30.1247.1987..2059...0.0..0.135.757.0j6......0....1..gws-wiz.......0i71j0i22i10i30.pPcPbVY5t_o

 

https://www.google.com/search?q=last+driver+amd+issues&o que=last+driver+amd+issues&aqs=chrome..69i57j0.3254j1j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Solução

Eu sempre recebia essa mensagem quando ligava o PC, depois de pesquisar muito sobre o assunto e testar vários procedimento que nunca funcionavam, cheguei a um tópico do tomshardware , onde o usuário dsr07mm, ensina uma forma de resolver esse problema, basta você desativar o FAST BOOT DO WINDOWS que o problema é resolvido, depois de fazer essa modificação, estou usando o PC a vários dias, e até agora nada de receber a mensagem .. recomendo que caso esteja com o mesmo problema, tente esse procedimento para ver se resolve, caso resolva poste aqui no fórum..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...