Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV BOX MXQ 4k - Identificação de Componente Torrado


Posts recomendados

Bom dia Nobres colegas

 

Chegou até mim um equipamento desses em que o cliente substituiu a fonte de alimentação sem atentar para as especificações; em miúdos: Ligou 12v em um equipamento que funciona com 5v :bigs:,  e a história é padrão....

 

enfim, agora estou eu com a placa com um componente torrado na entrada da fonte sem poder identificar pra substituir e prosseguir no rastro do estrago, me parece um regulador de tensão ou transistor que começa com a letra A... mas como não encontro o esquema nem fotos com zoom satisfatório pra comparar, recorro a vocês. 

 

Anexo  fotos em alta qualidade da placa modelo R329Q v3.1, Região do conector e o componente torrado.

 

 

Agradeço desde já a ajuda.

 

 

 

20190423_025931.jpg

20190423_025941.jpg

20190423_030014.jpg

20190423_030049.jpg

20190423_030201.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso daí pode ser um simples diodo as vezes zener. Infelizmente o brilho impede de ver as conexões. Verifique se está conectado à entrada +5 ou de-onde-vem, pra-onde-vai. Te adianto que ele pode ter 'partido' sozinho mas  pode não ter partido sozinho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo S Ferreira  então amigo, é nessa sequencia:   Entrada +5v > pino direito desse componente torrado que começa com a letra A > saída do pino central superior desse mesmo componente até o polo positivo do cap de 16v. 

 

Esse componente eu não consigo supor se é um transistor, regulador de tensão, zenner como @Isadora Ferraz mencionou, tem 3 pinos...

-na placa tem, em outra posição um outro componente semelhante  que é um Transistor se não me engano e faz parte do reset do micro -  AFAA..

 

 

enfim, estou perdido hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
1 hora atrás, Borda Borda disse:

alguém conseguiu a referencia dessa transistor torrado? ou substituto? ou uma solução para resolver esse problema?

 

Em 23/04/2019 às 18:37, Isadora Ferraz disse:

Coloque com carinho um 1n4001 ...7. E torça pra não ter pifado mais coisa... Antes meça o capacitor na escala diodo/beep. Tem que dar um diodo.

 

 

ele é um destes abaixo:

 

diodo smd.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/04/2019 às 17:41, Elvis_Silva disse:

 Entrada +5v > pino direito desse componente torrado que começa com a letra A > saída do pino central superior desse mesmo componente até o polo positivo do cap de 16v. 

o amigo nao citou onde vai o terceiro pino do componente, para saber se é um diodo duplo ou não... ja que muitos desses diodos que começam com a letra "A" são duplos...

 

mais de acordo com o que ele citou, anodo na

Em 23/04/2019 às 17:41, Elvis_Silva disse:

 Entrada +5v

e catodo no

Em 23/04/2019 às 17:41, Elvis_Silva disse:

polo positivo do cap de 16v.

 

coloque 1N4001...7 ou 1N4148

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A quem posso interessar, tenho uma solução porca porém simples que funcionou pra mim.

 

Tive o mesmo problema, por causa de um cabo USB em curto que conectei no aparelho, esse componente da postagem acendeu como um led, a fumaça foi grande.

 

Aparentemente esse componente é responsável por colocar o aparelho em stand-by (só estou chutando).

 

Como não entendo de eletrônica, e o pouco que sei se resume em seguir trilhas e saber o quanto é difícil comprar um componente original ou equivalente.

E como ele fica logo na entrada de força e pra mim o aparelho estava perdido, arrisquei um tudo ou nada:

 

Arranquei o componente torrado e fiz um pingo de solda ("jumper") entre a perna direita (ao lado do resistor bege, última foto como referência) e a perna central, ficando a terceira perna sem nada.

 

Está funcionando até agora, não testei o stand-by do aparelho pois uso teclado wireless e desligo o aparelho direto da tomada, mas imagino que não entra mais em stand-by, fora isso não notei mais problema, todas USB funcionam, wi-fi etc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maluco pedaçosendo este componente um ou dois diodos, sua função 

Em 23/04/2019 às 18:37, Isadora Ferraz disse:

É pra proteger contra inversão.

 

no seu caso, só haverá problemas se voce um dia por acidente, inverter os fios(polaridade) da fonte... ae ele não vai "proteger"...

 

até lá, ira funcionar de boa...  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...