Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ajustar rotação do fan da RX570


Posts recomendados

Então... Formatei meu pc menos de uma semana já pra deixar prontinho pra instalar a minha nova GPU quando chegasse, chegou faz 2 dias e instalei tudo direitinho, instalei todos os drivers necessários e até aí tudo bem. Fiz alguns testes na GPU em jogos e notei que ela chegou em 70°C (segundo o msi afterburner) e o uso dela fica bugado no monitoramente caindo de 100% pra 0% ou 60% etc, até mesmo no software próprio de monitoramento da AMD mas de boa porque soube que as placas da amd bugavam mesmo... Enfim, aí descobri que ela tem uma tecnologia de quando chega em 50­°C o fan liga automaticamente, fiz o teste e funcionou mesmo, mas percebi que a velocidade das fans não acompanhou a temperatura da gpu, achei estranho até aí, fui atrás da opção de fan para desligar essa tecnologia do 'FAN STOP' da luz acesa na própria gpu aqui, achei e desabilitei porém percebi também que a opção de controlar a fan estava no automático...

aasd.thumb.jpg.5f6e4d31439fedd7ae9f38dcb04c37f8.jpg

 

Desabilitei o 'Zero RPM' e deixei as fans no automático, porém em alguns momentos jogando enquanto eu monitorava as temperaturas, ela chegou à 70°C e subindo, e a velocidade da fan estava em 33%, isso com a opção das fans no automático em... Desativei essa opção automático e configurei manualmente para: 40°C 40% , 50°C 50% , 58°C 65% , 70°C 100%. Fiz os testes novamente e ficou OK na temperatura e as fans companhavam tudo normalmente, porém ao desligar o computador e ao ligar novamente, escuto um som estranho de engasgo bem rapidamente da GPU, logo quando desaparece a imagem de carregamento do Windows 10.

OBS: Minha fonte é uma Corsair CX 450 80 plus bronze, usei o conector de oito pinos para ligar na gpu (6+2). Os jogos que testei foram Rise of the Tomb Raider, Sea of Thieves e Friday the 13th The Game.


É minha primeira vez com uma gpu da AMD então estou lendo algumas opções e ficando com dúvidas em outras... O que acham que pode ser? Talvez o conector de energia que liguei nela? Ou é um problema real na gpu? Pois ela tem 3 anos de garantia e vou obviamente trocar, uma placa que nem 3 dias de uso e já apresenta problemas é ***** viu, estava ansioso pra usar ela.

Fiz teste no FurMark agora mesmo, na minha opinião tá normal, exceto a velocidade da fan subindo desnecessariamente!

furmark_000000.thumb.jpg.85fd6c4b7889d559957aa11668860543.jpg

 

furmark_000001.jpg

furmark_000002.jpg

furmark_000003.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chezgatt tenho uma RX 580 da Gigabyte e a curva de FAN dela de fábrica não consegue manter uma boa temperatura, por isso também ajusto manualmente no MSI Afterburner. 

Sugiro que você coloque até 65% a rotação até ela atingir 78°. É uma rotação que mantém bem a temperatura sem fazer muito ruído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, rodrigops disse:

@Chezgatt tenho uma RX 580 da Gigabyte e a curva de FAN dela de fábrica não consegue manter uma boa temperatura, por isso também ajusto manualmente no MSI Afterburner. 

Sugiro que você coloque até 65% a rotação até ela atingir 78°. É uma rotação que mantém bem a temperatura sem fazer muito ruído.

Muito obrigado por responder, eu já tava ficando preocupado aqui kkkk! Eu ajustei no próprio software da amd, valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@Chezgatt Cara, meu pc em jogos congela e perde vídeo, voltando depois de uns segundos ou minutos, apresentando problemas o game no processo. Acha que pode ser a temperatura da placa de vídeo? Ou os fans não estão acompanhando a temperatura? O máximo que minha placa chega é aos 65º e RARAMENTE uns 70º.

Já meu processador pega 80º, mas o problema é, ele é um phenom x4, sera que a estrutura dele está fazendo meu sistema "resetar"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...