Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte 12 para 5v


Posts recomendados

Boas a Todos!

 

Tenho um raspberry pi 1 model a+, fiz uma fonte baseada na do Wagner Rambos do WR Kits:


img.thumb.png.9e900819973688b8156f68b12d1af3d8.png

 

 

 

No lugar do TIP127 usei um A940, e no lugar do C22nF usei um de 440nF. A fonte funciona, a tensão não cai, coloquei dissipadores de calores também. O ponto é que, o transistor suporta correntes de até 2 amperes, no circuito apresentado eu poderia ligar apenas o raspberry e um mouse, como exemplo, para ter uma margem de segurança.

 

Eu quero, usar apenas um circuito desses, que atende o consumo de corrente de:

1 raspberry = até 1.8 amperes

1 mouse: =  500 miliamperes

1 adaptador wifi = 1 ampere

1 hub usb = 100 mili amperes

 

Total: com folga 3.6 amperes

 

Eu vi em algum lugar, que posso colocar ou 7805 em series ou transistores em serie. Posso realmente fazer isso para suportar uma maior corrente? Quanto a temperatura, se dividindo a corrente, também divide a temperatura entre os componentes ou um pode esquentar mais que o outro?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode adicionar outro TIP127 em paralelo.

 

Exemplo de ligação dos transistores:

Fonte12a20V10A-Esquemticodafonte.jpg&key

 

No entanto, eu procuraria comprar um conversor Step-Down, desta forma a perda de energia em forma de calor será menor, além de melhorar a refrigeração do cabinete/case onde pretendo montar tudo isso aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi  @Tito Fisher, como vai?

 

nao tem eletronica na minha cidade, so da pra comprar componentes pela internet, a fonte esta funcionando, so que em vez de duas, quero ter so uma que suporte maior corrente, posso colocar transistores em serie ou em paralelo para suportar maior corrente?

 

obs: segundo: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/duvidas-dos-internautas/1737-duv090.html

 

e isso que devo fazer?

 

img2.thumb.png.adfe8bf21ba2e68a17be0cf444029a80.png

 

 

adicionado 5 minutos depois

Olá @Johnny Teles, obrigado pelo contato

 

vi mesmo que a perda de energia na forma de calor e grande, coloquei um bom dissipador de calor. Estou evitando ao maximo comprar circuitos prontos, pois eu os construindo apreendo um pouco mais. Você tem algum circuito discreto para um conversor step down eficiente, eu tenho muito sucata aqui para construção, vi alguns nas minhas pesquisas, mas usavam muitos componentes, o que seria trabalhoso, tem algum mais pratico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

pode sim usar  transistores em paralelo para obter um booster de corrente.

 

É preferível que eles sejam iguais,  e lembrando que a corrente resultando em cada um geralmente vai ser a metade da maxima citada no datasheet .

 

Outro detalhe,  assegure-se que a sua fonte 12V tenha corrente suficiente para a saída que voce deseja nos 5V.

 

Outro detalhe,  me parece que a posição do resistor está no lado errado do transistor nesse seu segundo desenho.

 

'_'

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Aislan Silva Costa disse:

e isso que devo fazer?

Quase. 

Conforme o @Tito Fisher já disse, R3 e R4 estão do lado errado, eles ficam no emissor do transistor. 

 

51 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Que tal simplificar o seu circuito e usar um LM338T  ao invés do 7805 

A ideia é boa, mas achar lm338 que presta nos dias de hoje tá difícil. 

33 minutos atrás, Aislan Silva Costa disse:

Você tem algum circuito discreto para um conversor step down eficiente, eu tenho muito sucata aqui para construção, vi alguns nas minhas pesquisas, mas usavam muitos componentes, o que seria trabalhoso, tem algum mais pratico?

Esse tipo de circuito com componentes discretos fica muito difícil, serão muitos componentes. 

Com sucata é possível fazer se tiver algumas fontes de PC sobrando, aí dá pra tirar cis, transistores e indutores. Porém o circuito fica grande e é um pouco crítico. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Aislan Silva Costa disse:

Obrigado a todos, já entendi o que deve ser feito, testei no proteus e deu certo, na pratica, não haverá como eu fazer, pois nao estou encontrando transistor pnp em minhas sucatas, há muitos npn, ha como substituir no circuito? se sim, como?

Embora fique um circuito maior dá pra usar o npn. 

Só que agora não tem como eu desenhar. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

E se tiver mais de um 7805, pode usá-los em série.

 

Olha lá: https://www.youtube.com/watch?v=zUguqT4vZ9I

Em paralelo. Mas essa não é uma boa ideia. 

Como são várias cargas separadas é melhor deixar os 7805 independentes caso tenha mais de um. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...