Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar protetor contra surtos e nobreak ao mesmo tempo?


Posts recomendados

Os no-breaks são ótimos componentes, pensando na função que desempenham. Eu ficaria extremamente feliz em recomendar e também usar em meu sistema, se este componente não custasse o valor de um computador novo. Há muitos produtos no mercado que tentam se denominar no-breaks, afirmam ter capacidade de operação online e se esforçam para usar termos que sejam associados ao funcionamento de um equipamento que não são. Estes não passam de estabilizadores, que é um produto que danifica fontes com PFC ativo e também outros eletrônicos, com uma bateria interna nada adequada. A menos que seja crucial evitar um desligamento abrupto em um sistema de uso constante e com informações críticas e sem disponibilidade de um orçamento ideal, não dá para recomendar estes que chamamos de short-breaks. Um no-break de verdade, brincando, custa R$2.000, R$3.000 e até mais.

 

Se quiser entender mais a respeito, com melhores explicações e exemplos, recomendo:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Bakura Ryo disse:

Os no-breaks são ótimos componentes, pensando na função que desempenham. Eu ficaria extremamente feliz em recomendar e também usar em meu sistema, se este componente não custasse o valor de um computador novo. Há muitos produtos no mercado que tentam se denominar no-breaks, afirmam ter capacidade de operação online e se esforçam para usar termos que sejam associados ao funcionamento de um equipamento que não são. Estes não passam de estabilizadores, que é um produto que danifica fontes com PFC ativo e também outros eletrônicos, com uma bateria interna nada adequada. A menos que seja crucial evitar um desligamento abrupto em um sistema de uso constante e com informações críticas e sem disponibilidade de um orçamento ideal, não dá para recomendar estes que chamamos de short-breaks. Um no-break de verdade, brincando, custa R$2.000, R$3.000 e até mais.

 

Se quiser entender mais a respeito, com melhores explicações e exemplos, recomendo:

 

Excelente colocação. Se um no-break bom mesmo, daqueles que não prejudicassem as fontes com PFC ativo, os de qualidade mesmo, vamos dizer de uns 1500VA para aguentar um PC mais forte para jogos etc custasse uns 700~1000 reais no máximo, aí sim valeria a pena. 

Mas um no-break desse tipo que realmente ajude (e não atrapalhe) custa mais de 2500 reais, algo impensável para um usuário comum que está só jogando, editando alguns vídeos, navegando na internet, etc... só em estações de trabalho críticas como servidores etc aí sim o custo é válido.

 

Eu tenho um no-break de 600VA aqui APENAS para o modem roteador da NET. O mesmo consome uns 15W no máximo, então o no-break de 600VA da SMS que tenho aguenta de boa umas 2~3h ligado, me permitindo usar meu WiFi normalmente durante uma falta de energia, sem ter que usar o 4G com franquia. Mas só para o modem mesmo, que usa uma fonte simples, nem pensar em ligar algo valioso como o PC, a TV, etc.

 

Na minha humilde opinião, a solução que achei aqui foi a mais sensata: coloquei uma fonte Corsair HX750 para meu PC que tem selo 80 Plus Platinum e PFC ativo naturalmente, um filtro de linha iClamper Energia 5 com protetor contra surtos e material anti chamas e liguei o PC nele e ele na tomada de 220V. O modem roteador da NET como disse deixo no no-break de 600VA da SMS mas quase nunca é usado. Outro filtro iClamper Energia 5 uso na minha TV aqui que paguei bem caro, junto com o decoder da NET (pensei em deixar o decoder fora da régua mas se tem um surto de tensão que queima o decoder e de quebra passa pelo HDMI, queima a placa da minha TV então protegi o decoder também, que aliás é da NET, mas está protegido por fim).

 

Acho que investir quase 3000 reais ou mais num no-break só para grandes empresas mesmo. Não vale a pena comprar esses LIXOS que estão nas lojas por 300~400 reais que não passam de um estabilizador igual os usados nos anos 90 com uma bateria bem sem vergonha junto que não aguenta nada. Aqui me prestei a comprar um de 600VA só para o modem mesmo, pois usa uma fonte bem arcaica e tem consumo ínfimo de no máximo 20W com uso intenso de download, etc. Para um usuário normal, que joga, edita seus vídeos, faz trabalhos gráficos, navega na internet etc não tem a menor necessidade de um gasto absurdo de um no-break BOM.

adicionado 1 minuto depois
16 minutos atrás, Alex dos Santos Brito disse:

quais as melhores marcas de nobreak atualmente no mercado que vocês podem me indicar?

Olha o meu de 600 VA que meu modem fica ligado é da SMS, tenho ele faz 5 anos e está funcionando muito bem. Acho que SMS e APC são ótimas marcas pelo que vi na internet, mas devem haver outras. Mas como disse, o preço é de fazer infartar o cidadão (os bons, não os "short-brakes" igual esse de 600VA que tenho aqui só pro modem roteador da NET).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Alex dos Santos Brito disse:

 

"

no-break de 600VA da SMS, ele aguenta de 2 a 3 horas só na bateria?

muito bom esse seu no-break."

 

Dura isso por conta da carga ser mínima (o modem roteador da NET consome menos de 20W), lógico que se colocasse uma TV ou algo mais forte com certeza em 5min ou menos ele desligaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 16/05/2019 às 16:18, simforoso disse:

Na minha humilde opinião, a solução que achei aqui foi a mais sensata: coloquei uma fonte Corsair HX750 para meu PC que tem selo 80 Plus Platinum e PFC ativo naturalmente, um filtro de linha iClamper Energia 5 com protetor contra surtos e material anti chamas e liguei o PC nele e ele na tomada de 220V.

@simforoso

A diferença de proteção entre o iClamper Energia 5 e o iClamper Multiproteção 8 é muito grande, já que, se eu não estiver enganado, o segundo tem um sistema que utiliza centelhadores a gás?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Geovane Chaves disse:

@simforoso

A diferença de proteção entre o iClamper Energia 5 e o iClamper Multiproteção 8 é muito grande, já que, se eu não estiver enganado, o segundo tem um sistema que utiliza centelhadores a gás?

Bom, nesse caso não sei te informar amigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 horas atrás, Geovane Chaves disse:

@simforoso

sA diferença de proteção entre o iClamper Energia 5 e o iClamper Multiproteção 8 é muito grande, já que, se eu não estiver enganado, o segundo tem um sistema que utiliza centelhadores a gás?

Na parte da energia AC são equivalentes. O Multiproteção usa sim centelhador a gás mas é nos circuitos de proteção telefônica e de cabo coaxial que ele tem e o iClamper não tem...

Veja ai, do Multiproteção, a proteção de linha telefônica e do cabo coaxial..  Olhe lá, os centelhadores, na linha telefônica de cor azul e tripolar, e branco unipolar na do cabo coaxial

ClamperMultiProteoContadorSurto-Proteesa

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, faller disse:

Na parte da energia AC são equivalentes. O Multiproteção usa sim centelhador a gás mas é nos circuitos de proteção telefônica e de cabo coaxial que ele tem e o iClamper não tem...

Veja ai, do Multiproteção, a proteção de linha telefônica e do cabo coaxial..  Olhe lá, os centelhadores, na linha telefônica de cor azul e tripolar, e branco unipolar na do cabo coaxial

 

Bom saber que na parte elétrica eles são equivalentes aos iClamper Energia 5. Não necessito de proteção na linha telefônica nem de cabo coaxial. A dúvida do colega havia me deixado na dúvida sua postagem ajudou, agradeço amigo @faller!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/05/2019 às 16:18, simforoso disse:

Eu tenho um no-break de 600VA aqui APENAS para o modem roteador da NET. O mesmo consome uns 15W no máximo, então o no-break de 600VA da SMS que tenho aguenta de boa umas 2~3h ligado, me permitindo usar meu WiFi normalmente durante uma falta de energia, sem ter que usar o 4G com franquia. Mas só para o modem mesmo, que usa uma fonte simples, nem pensar em ligar algo valioso como o PC, a TV, etc.

 

.

.

.

.

.

.

 

Olha o meu de 600 VA que meu modem fica ligado é da SMS, tenho ele faz 5 anos e está funcionando muito bem. Acho que SMS e APC são ótimas marcas pelo que vi na internet, mas devem haver outras. Mas como disse, o preço é de fazer infartar o cidadão (os bons, não os "short-brakes" igual esse de 600VA que tenho aqui só pro modem roteador da NET).

Eu uso um destes s-l1600.jpg

100-220V 12V 10A UPS Sw Power Supply W/ Battery backup charging CCTV Security

 

Que ligado numa bateria 12V x 9Ah (ou 7Ah) dá para alimentar qualquer aparelho de 12V por muitas horas. Uso um destes num roteador Live Tim (fibra ótica), que gasta em condições normais por volta de 1A, num roteador WIFI TPLINK dual band (tenho eles em pontos distintos da minha residência) e em qualquer coisa que funcione com 12V. É muito melhor que nobreak, gasta menos energia, custa mais barato, e o que eu preciso mesmo é de uma fonte ininterrupta de 12V CC, para que oscilar e depois retificar, não faz sentido, é melhor mesmo continuar em 12V CC.

 

Já uso esta configuração há muitos anos, funciona muito bem, tem uma autonomia enorme, custa pouco, as baterias são mais baratas, e é bastante confiável. Mas obviamente só dá para usar em aparelhos de 12V ou forçando um pouco a barra, em outras tensões utilizando conversores CC / CC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

olá professor, me tire uma dúvida, essa dúvida não é da área da informática,mas sim sobre elétrica e eletrônica, a geladeira de casa queimou, queimou  a placa e o compressor também, eu acho que a causa foi surto de tensão, no caso eu deveria ter utilizado um protetor de surto tensão e o técnico de refrigeração aconselhou colocar um estabilizador na geladeira, é correto isso professor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Alex dos Santos Brito disse:

olá professor, me tire uma dúvida, essa dúvida não é da área da informática,mas sim sobre elétrica e eletrônica, a geladeira de casa queimou, queimou  a placa e o compressor também, eu acho que a causa foi surto de tensão, no caso eu deveria ter utilizado um protetor de surto tensão e o técnico de refrigeração aconselhou colocar um estabilizador na geladeira, é correto isso professor?

Estabilizador provavelmente nem ia proteger em nada, não iria adiantar. Proteção contra surtos de tensão, daquelas boas mesmo, tem que ser feita com técnica, com engenharia. Veja ai um texto muito bom que explica, dentro de uma racionalidade bastante coerente, como isso dai deve ser tratado, de modo profissional:  https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/protecoes-conta-surtos-eletricos-descargas-atmosfericas-e-afins.653537/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 19/07/2019 às 12:21, Alex dos Santos Brito disse:

...o técnico de refrigeração aconselhou colocar um estabilizador na geladeira...

Pode ser que ele entenda de refrigeração... Mas elétrica aparentemente não é o forte dele. Estabilizador não ajudaria, iria apenas atrapalhar. É assim para qualquer equipamento. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...