Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASUS P7P55D PRO não reconhece toda a memória instalada


Zeca_PR

Posts recomendados

Olá pessoal. Dei uma pesquisada aqui no fórum e não achei nada relacionado ao meu problema e é o seguinte: O computador da empresa onde trabalho tem uma placa-mãe ASUS P7P55D PRO com 8GB de memória, dois pentes de 4GB instalados nos slots azuis. Como disco local C tem um SSD Kingston de 240GB e o processador é um i7. O Windows instalado era o 10 PRO versão 1803. Acontece que no Windows, nas propriedades do computador, diz que tem 8GB instalados, mas utilizável é só 3.99GB. Segui algumas dicas da internet com relação a configuração no MSCONFIG e nenhuma resolveu. Então, resolvi investigar a causa do problema e fiz os seguintes procedimentos:

 

  1.  Atualizei o Windows 10 Pro para a nova grande atualização desse mês que é a 1903, mas não resolveu o problema, continua reconhecendo somente 4GB de memória.
  2. Refiz as configurações do msconfig e também não resolveu. O detalhe que observei é que nele fica marcado a opção de "inicialização seletiva" e se eu botar em "inicialização normal" e reiniciar o computador no msconfig volta com a inicialização seletiva, não aceita a normal.
  3.  Em seguida, resolvi atualizar a BIOS da placa-mãe. Entrei no site da Asus e baixei a versão atual, atualizei e o problema continua. Notei no setup, na aba MAIN, no menu SYSTEM INFORMATION que lá está reconhecendo somente 4GB.
  4. Então resolvi abrir o gabinete e inverter a posição dos dois pentes de memória de 4gb, mas também não resolveu. Experimentei deixar somente 1 pente instalado e aí sim o Windows reconhece todos os 4GB. Retirei o pente de memória e coloquei o outro no lugar e novamente foi reconhecida a memória total. Isso indica que os dois pentes de memória estão bons.
  5.  Diante disso recoloquei os dois pentes de memória e fechei o gabinete. Embora só esteja reconhecendo 4GB de memória o computador ficou mais rápido com essa nova atualização do Windows 10, mas se eu puder utilizar todos os 8GB seria ótimo.

Alguém tem alguma sugestão que eu possa fazer para solucionar esse problema? Ou é defeito da placa-mãe? Ou é alguma configuração do setup da placa-mãe que está alocando os outros 4GB de memória para a placa de vídeo onboard?

 

Desde já agradeço a qualquer orientação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pelo que li, voce testou os 2 pentes de memória separadamente. Mas testou os 2 slots de memória separadamente também?

caso noa tenha feito, faça o seguinte teste.

Remova uma das memórias. teste o pc. Troque a memória para outro slot e teste novamente.

Pode haver sujeira no slot ou o mesmo ter dado infelizmente defeito. Com esse teste, voce cobre as principais possíveis causas.

Uma ultima pergunta. As memórias são idênticas?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/05/2019 às 15:16, rodrigo.dcvieira disse:

qual a versao do sistema operacional usado?

 

32 bits ou 64 bits?

Obrigado por responder. É o Windows 10 Pro 64 bit. Eu também pensei que fosse 32 bit, mas conferi nas propriedades do computador.

adicionado 18 minutos depois
Em 24/05/2019 às 16:51, sdriver disse:

pelo que li, voce testou os 2 pentes de memória separadamente. Mas testou os 2 slots de memória separadamente também?

caso noa tenha feito, faça o seguinte teste.

Remova uma das memórias. teste o pc. Troque a memória para outro slot e teste novamente.

Pode haver sujeira no slot ou o mesmo ter dado infelizmente defeito. Com esse teste, voce cobre as principais possíveis causas.

Uma ultima pergunta. As memórias são idênticas?

 

Obrigado por responder. Sim, eu fiz esse teste. Coloquei somente 1 pente num slot, depois no outro e o Windows reconheceu toda a memória. Penso que se há sujeira em um dos slots ou ele está danificado o Windows não iria acusar que tem 8Gb de memória instalada. Ele reconhece 8GB, mas diz que utilizável é somente 3,99GB. Eu baixei o programa CPU-Z e rodei ele, na aba memory ele diz que tem 8GB e que está rodando no modo dual channel. Outra coisa que fiz foi pressionar na placa-mãe o botão MemOK!, na mensagem da tela diz entre outras coisa "MemOK! secceeds insystem booting!". Também experimentei deixar um pente no slot azul e outro no preto, o computador liga, mas não faz nada e não aparece nenhuma imagem no monitor. O mesmo quando deixei os dois pentes nos dois slots pretos.

 

São dois pentes idênticos de memória da Kingston, modelo KVR16N11S8/4. Entrei a poucos minutos no site da Kingston e lá diz que são pentes de 4GB e 1600Mhz. Pelo que pesquisei minutos atrás na internet essa placa-mãe só reconhece memórias de1333Mhz, talvez esteja aí o problema. Cheguei a pensar em desativar o modo dual channel, mas não achei onde fazer isso no setup. Acho que é automático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 "Em seguida, resolvi atualizar a BIOS da placa-mãe. Entrei no site da Asus e baixei a versão atual, atualizei e o problema continua. Notei no setup, na aba MAIN, no menu SYSTEM INFORMATION que lá está reconhecendo somente 4GB. "

 

Não está bem claro isso. Se na BIOS, o sistema reconhece somente 4 GB, não tem como o Windows reconhecer 8 GBs e dizer que somente 3,99 estão utilizáveis.

 

As memórias são iguais?

Poderia postar uma foto da BIOS da aba main e uma foto do Windows na pagina "sobre" ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, sdriver disse:

 "Em seguida, resolvi atualizar a BIOS da placa-mãe. Entrei no site da Asus e baixei a versão atual, atualizei e o problema continua. Notei no setup, na aba MAIN, no menu SYSTEM INFORMATION que lá está reconhecendo somente 4GB. "

 

Não está bem claro isso. Se na BIOS, o sistema reconhece somente 4 GB, não tem como o Windows reconhecer 8 GBs e dizer que somente 3,99 estão utilizáveis.

 

As memórias são iguais?

Poderia postar uma foto da BIOS da aba main e uma foto do Windows na pagina "sobre" ?

Essa é a informação que aparece na aba MAIN:

912312776_Setup1.thumb.JPG.3f7871abed34254dcaab73b56178b232.JPG

 

Nas propriedades do computador tem essa informação:

1885334510_SobreWin10Pro.thumb.jpg.e9dcf824fc305070d3d69c0bec3e1f21.jpg

E o programa CPU-Z trás essa informação:

CPU-Z.jpg.b4821c7c9ee70fef0b769937695537d1.jpg

 

Na aba MAIN, no ítem SYSTEM MEMORY, não deveria estar indicando os 8GB instalados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, encontrei 2 possibilidades que podem talvez resolver, os vídeos são em inglês, mas não é necessário entender a língua, basta seguir as imagens. Tente na sequencia postada.

 

O primeiro vídeo está apenas o link porque o youtube proibiu a incorporação. Acredito que o Remap de memória vai resolver seu problema. :)  Nesse caso, nem vai precisar fazer os passos do 2º video

 

https://www.youtube.com/watch?v=m9aQ_q0gkgQ

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, sdriver disse:

Bom, encontrei 2 possibilidades que podem talvez resolver, os vídeos são em inglês, mas não é necessário entender a língua, basta seguir as imagens. Tente na sequencia postada.

 

O primeiro vídeo está apenas o link porque o youtube proibiu a incorporação. Acredito que o Remap de memória vai resolver seu problema. :)  Nesse caso, nem vai precisar fazer os passos do 2º video

 

https://www.youtube.com/watch?v=m9aQ_q0gkgQ

 

 

 

 

 

 

Obrigado por responder. Com relação ao primeiro vídeo, fui no setup da placa-mãe e estava habilitado já o remapeamento de memória, em todo caso desabilitei, reiniciei, entrei novamente no setup e não resolveu. Na aba ADVANCED do setup, no menu UNCORE CONFIGURATION, está assim:

 

IMC Type: Lunnfield

Memory Remap Feature       [Enabled]

PCI MMIO Allocation:   4GB To 3584MB

 

Fiz os procedimentos do segundo vídeo e também não resolveu. Vou continuar procurando uma solução. Ei fiz a atualização do Windows 10 da versão 1803 para a nova versão 1903, talvez tenha que fazer a instalação limpa. Quando abro o msconfig ele aparece com a opção INICIALIZAÇÃO SELETIVA marcada, se marco INICIALIZAÇÃO NORMAL e reinicio o pc volta com a seletiva. Quem sabe resolva. De qualquer forma, obrigado pela sua ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema parece estar ai:

 

PCI MMIO Allocation:   4GB To 3584MB.

 

Dá mais uma fuçada nas opções de BIOS que estão ali. Mexer no Windows não vai resolver. Experimenta desligar o Remap, e veja se o pc funciona, depois reativa e veja se é possivel editar a opção do PCI MMIO

 

 

 

adicionado 24 minutos depois

Aparentemente, essa placa-mãe aí é meio sentimental com essa coisa de colocar mais de 4 GB, tem bastante topicos bem velhos falando do mesmo problema quando se pesquisa "P7P55D not recognizing over 4GB". É algo ligado a um erro no remaping mesmo. O coitado do Windows não tem culpa.

 Neste topico aqui por exemplo, o sistema do cara reconheceu os 4 GBs como memória reservada.

O cara trocou de slot algumas vezes e simplesmente reconheceu corretamente depois disso.

https://forums.tomshardware.com/threads/asus-p7p55d-e-pro-board-only-recognize-4gb-of-8gb-installed.423810/

 

 

Alias. Já tentou colocar as memórias em Slots de cores diferentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, sdriver disse:

O problema parece estar ai:

 

PCI MMIO Allocation:   4GB To 3584MB.

 

Dá mais uma fuçada nas opções de BIOS que estão ali. Mexer no Windows não vai resolver. Experimenta desligar o Remap, e veja se o pc funciona, depois reativa e veja se é possivel editar a opção do PCI MMIO

 

 

 

adicionado 24 minutos depois

Aparentemente, essa placa-mãe aí é meio sentimental com essa coisa de colocar mais de 4 GB, tem bastante topicos bem velhos falando do mesmo problema quando se pesquisa "P7P55D not recognizing over 4GB". É algo ligado a um erro no remaping mesmo. O coitado do Windows não tem culpa.

 Neste topico aqui por exemplo, o sistema do cara reconheceu os 4 GBs como memória reservada.

O cara trocou de slot algumas vezes e simplesmente reconheceu corretamente depois disso.

https://forums.tomshardware.com/threads/asus-p7p55d-e-pro-board-only-recognize-4gb-of-8gb-installed.423810/

 

 

Alias. Já tentou colocar as memórias em Slots de cores diferentes?

Eu também cheguei à conclusão que o problema não está no Windows e sim na placa-mãe. Eu experimentei desligar o remap e não resolveu. Dos dois pentes de memória de 4GB deixei somente um no slot azul e aí o Windows reconhece toda a memória. Então deixei somente o outro pente e no outro slot azul e aconteceu a mesma coisa, o que me indica que tanto os pentes quanto os slots estão bons.

 

Bom, se até quinta-feira eu não encontrar uma solução dou o caso como encerrado. Por enquanto, obrigado pela ajuda de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, sdriver disse:

E quanto aos slots pretos? Faça um teste com as possíveis combinações para ver.

Eu esqueci de comentar que fiz o teste colocando as memórias nos slots pretos e aí o computador liga, mas não faz mais nada, a tela fica escura. Também experimentei deixar um pente no slot azul e outro no preto, mas não funcionou, liga o computador e não acontece mais nada.. Achei 02 pentes de memória de 2GB cada um e vou experimentar hoje à tarde para ver no que dá.

 

Vou experimentar mais uma vez o envio de e-mail para a ASUS, deve dar certo dessa vez.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom pessoal, acho incrível que não se tenha uma solução para essa placa-mãe. Recebi mensagem da ASUS brasileira apenas me indicando de fazer configuração do MSConfig, o que já cansei de fazer e nada. Por último, excluí a partição 😄 do SSD, recriei ela, formatei e instalei o Windows 10 Pro do zero. O problema continua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...