Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como posso Calcular meu Amplificador classe AB/B


Posts recomendados

Eae pessoal, sou novo no forum mas queria muito tirar minhas dúvidas.Vou colocar por tópicos para facilitar: ---->OBS: pfv respondem numa linguagem fácil  d preferência com formulas xD

1-Como calculo a resistencia da Base-Coletor (RC)

classb.gif.2a80200393a4d61fa977565a7dcd5f72.gif

2-Tem circuitos que tambem colocam assim como Q1 uma resistencia no Q2(o RC so que no transistor PNP), se muda algo, melhora ou piora

3-Como calculo a reta de carga(pois "não tenho o valor da resistencia(RC)")

4-Essa realimentação do Q3 que tem essa resistencia de polazação(R1) nesse circuito no VCC, tem outros que colocam na saida(onde ta o C2) e outros no meio dos diodos

5-Se eu fizar um AMP classe A e desejo acoplar ele nessse classe AB, tenho que calcular/ajustar minha impedancia de saida(do classe A) ecomo calculo(OBS sei calcular classe A 100%)


Se não estiver muito explicado por favor me fala, desejo fazer um AMP de pelo menos 100w ou menos com 4 estágios:

-classe diferencial <--- estou estudando ainda

-classe A(2 estágios(1º emissor comum, 2º coletor comum))<--- sei calcular

-classe AB(saida) <--- minhas duvidas

 

FONTE(S) QUE TENHO ---> 32v(2,5A), 12v(2x)(2A) e 5v(2A) -- (total 61v) :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Samuel Martiniano disse:

Eae pessoal, sou novo no forum mas queria muito tirar minhas dúvidas.Vou colocar por tópicos para facilitar: ---->OBS: pfv respondem numa linguagem fácil  d preferência com formulas xD

1-Como calculo a resistencia da Base-Coletor (RC)

Crie as equações das malhas (Kirchhoff) e resolva.

Considere RC tal que produza a máxima tensão em C2+ e a mesma equação que produza a mínima tensão em C2+.

Com RC máximo não suprirá corrente suficiente na base de Q1.

Com RC mínimo não suprirá tensão suficiente em C2+.

Como pode ver, é um compromisso.

Querendo 100W em RL forçosamente terá que substituir Q1 e Q2 por 2 transistores cada. E1=B2 Q1=Q2 (para o NPN e PNP). Serão Darlington

Os transistores do lado de C2+ deverão ficar em //, ou seja, pelo menos três transistores NPN e três PNP.

O número de diodos deverá ser igual ao número de junções BE em série, ou no meu exemplo seriam 4. Melhor substituí-los por um transistor NPN para pequenos sinais.

A equação do ganho de tensão é basicamente equivalente à equação do transistor na configuração emissor comum, já que RE deve ser descartado, pois reduz a tensão em RL e a eficiência. A realimentação negativa não deve ser obtida, via RE e sim via circuito extra, que amostra a tensão em C2+ e realimenta para a entrada. Esta (a entrada) deve ter um circuito diferencial, com dois transistores com emissores conectados e mais alguns componentes.

Aguarde chegar a estudar amplificadores classe AB ou B, circuitos diferenciais e principalmente realimentação negativa. Importante, também, é conhecer as regras de estabilidade.

Há décadas, quando estudava na faculdade, cheguei a calcular um amplificador de áudio, com as equações incluindo TODOS os elementos. O circuito era mais sofisticado. Cheguei a montar e funcionou. O que posso te dizer hoje, é que a título de querer aprender a calcular, vale a pena, mas calcular usando aproximações dá muito menos trabalho e fica quase a mesma coisa, já que a realimentação reduz, substancialmente, os erros de ordens superiores.

 

classb.gif.2a80200393a4d61fa977565a7dcd5f72.gif

2-Tem circuitos que tambem colocam assim como Q1 uma resistencia no Q2(o RC so que no transistor PNP), se muda algo, melhora ou piora

3-Como calculo a reta de carga(pois "não tenho o valor da resistencia(RC)")

4-Essa realimentação do Q3 que tem essa resistencia de polazação(R1) nesse circuito no VCC, tem outros que colocam na saida(onde ta o C2) e outros no meio dos diodos

5-Se eu fizar um AMP classe A e desejo acoplar ele nessse classe AB, tenho que calcular/ajustar minha impedancia de saida(do classe A) ecomo calculo(OBS sei calcular classe A 100%)


Se não estiver muito explicado por favor me fala, desejo fazer um AMP de pelo menos 100w ou menos com 4 estágios:

-classe diferencial <--- estou estudando ainda

-classe A(2 estágios(1º emissor comum, 2º coletor comum))<--- sei calcular

-classe AB(saida) <--- minhas duvidas

 

FONTE(S) QUE TENHO ---> 32v(2,5A), 12v(2x)(2A) e 5v(2A) -- (total 61v) :)

 

Não entrarei mais em detalhes por ser o cálculo trabalhoso. 

Acrescento que na minha época, tive que fazer tudo sozinho, porém já com o conhecimento dos tópicos que informei. Deu muito trabalho, mas a  vantagem é que sem ninguém para te ensinar, você acaba aprendendo muito mais. Tudo dependerá de sua teimos... erh perseverança. Sendo assim, use as minhas dicas iniciais, que mostram o "caminho das pedras". Procure também, por livros que tratam do tema especificamente. 

Bons projetos.

MOR_AL

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...