Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual processador eu escolho?


Posts recomendados

Tenho um i3 4170 e estou querendo melhorar para ter mais desempenho e também para aguentar a fazer live. Atualmente tenho 8gb ram, h81m-h, r7 260x de 2gb e uma aerocool de 400. E sofro muito com alguns jogos pesados como o apex por ex..

 

Pesquisei bastante e me interessei pelo i7 4770 ou 4770k. Mas o preço é inacessível, muitas lojas de informáticas me indicaram os processadores Xeon de workstation que são melhores que os processadores de desktop. Me recomendaram muito o Xeon E3 1230 V3. Achei no aliexpress por R$520 (melhor preço que encontrei até o momento). Mas fiz pesquisa na net e teve muitas pessoas que disseram que a experiência com Xeon em geral com intuito de jogos e live, não foram boas. Com isso fico com receio e acabo optando pelo i7 (achei no ML por 800$).

 

A minha duvida é o seguinte: compensa mesmo eu ir pro Xeon ou compensa investir no i7 mesmo? E antes que perguntem, no momento não posso vender o PC e comprar um ryzen 1600 e começar do zero. 

 

Uma última duvida: qual placa de vídeo vocês me indicaram para rodar com o xeon ou i7? Estive pensando numa RX 570 de 4 gb (é o melhor que dá no meu orçamento).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sr Nobody  O i7 terá desempenho melhor que o Xenon sim. Não faz sentido pegar o 4770K uma vez que sua placa oferece pouco (ou nenhum?) suporte pra overclock. Com o i7 4770 você consegue levar as placas intermediárias da geração passada (RX580, GTX 1060) sem problemas.

Mas cá entre nós, não vale a pena gastar uns 900 reais com CPU de 5 gerações atrás e sem perspectiva nenhuma de upgrade futuro quando tem opções como o Ryzen 5 1600 que você mencionou custando bem menos que isso. Além de que é difícil encontrar um processador de 4ª geração novo e apesar de ser uma peça de hardware que dificilmente dá problema, não recomendo comprar usado a não ser que conheça o usuário anterior e como foi feito o tratamento da parte.

Acho que a melhor opção pra upgrade seria a compra de uma RX 570 4GB mesmo em vez de processador. O teu i3 atual vai limitar o desempenho dela com certeza, mas não acho isso torne o upgrade inviável. Isso provavelmente já vai desafogar os jogos mais pesados pra uma performance aceitável. Guarde o resto do dinheiro e junte mais pra fazer um upgrade que faça mais sentido.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hanner como minha placa-mãe é bem simples, não tem suporte para overclock e mesmo se tivesse eu não ligaria muito porque eu não sou chegado em overclock e essas coisas até porque não sei absolutamente nada sobre o mesmo kkk

 

eu tenho consciência de que seria muito melhor investir num ryzen 1600, mas sou tão apegado a esse meu computador que acho difícil de conseguir vende-lo... até porque eu tenho preferência em intel ao invés de amd.. e claro que, eu penso nisso porque o ryzen 1600 dá um pau bonito no meu i3 com seus 6n/12t enquanto o meu i3 só tem 2n/4t.. 

 

fiz um orçamento pela terabyte (único site com ryzen 1600 em estoque) e algumas outras peças e vou deixar abaixo as peças:

 

dDbSew1.png

 

 

 

PARCELADO:

R$ 2.617,00

12x de R$ 218,08
sem juros no cartão

 

A VISTA NO BOLETO:

R$ 2.276,79
com desconto
à vista no boleto

 

O que achou do preço? Aceitável, ruim, poderia melhorar, tem alguma opinião? Porque sendo bem sincero, eu gostei do preço com tudo e estou começando a cogitar a ideia de vender meu pc atual e comprar esse kkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sr Nobody Tenha preferência pela marca que oferece mais pelo seu dinheiro 😃

Hoje é claramente mais viável optar pelos processadores da AMD pra maioria das situações, como já foi muito mais vantajoso optar por Intel na época dos AMD FX. No futuro talvez surja um novo fabricante com ofertas melhores pelo seu dinheiro e assim por diante.

 

Essa build está bastante equilibrada. Eu faria apenas algumas alterações:

 

1) Memória RAM:

Como você disse que não pretende fazer overclocks, não faz sentido investir em memórias de 3000MHz uma vez que praticamente nenhuma placa-mãe do mercado tem suporte nativo a essa frequência, nem mesmo a poderosa Taichi da ASRock (que custa seus 1400 reais). Prefira módulos de até 2666MHz que são mais baratos inclusive.

 

2) Placa-Mãe:

Mesmo não fazendo overclock, lembre-se que os processadores modernos tem frequência variável (Clock Base e Clock Boost) e isso é regulado pela placa-mãe. Frequências maiores demandam mais energia, o que requer placas-mãe mais robustas, com mais fases de energia e melhores soluções de arrefecimento.

Essa Asus Prime é bastante simples e certamente não vale seu preço. Numa tarefa que demande mais da CPU é possível que os reguladores de tensão dela esquentem demais e acabem por reduzir o clock da CPU para diminuir a própria temperatura. Esse efeito chama-se Thermal Throttling e é uma ótima tecnologia pois evita que o chip queime reduzindo sua performance. Entretanto pode causar quedas de desempenho indesejadas.

Prefira uma placa chipset B350 ou B450 que possui suporte pra overclock e por conta disso dissipadores de calor sobre os reguladores de tensão (são pequenas estruturas metálicas à esquerda do slot da CPU) mesmo que não seja adepto da prática, pois isso dará mais segurança a esse gerenciamento do balanço clock/energia/temperatura.

Na Terabyte tem o modelo PRO B350-BTC da Biostar que inclusive é mais barata que essa ASUS e possui esses recursos.

 

3) Fonte:

A Corsair é uma marca confiável de fontes. Mas essa linha VS é a mais simples deles, construída com componentes de entrada. Se for possível, dê preferência a uma PCYes Eletro V2 ou a linha CX da Corsair que são produtos de maior confiabilidade.

 

De resto, é só partir pro abraço. Como eu falei, essa configuração tá bem equilibrada

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hanner@Hanner Meu amigo, que aula!! Eu peguei a ram de 3000mhz porque era coisa de R$13 mais barato que a de 2666mhz e como para mim é "tudo mesma coisa" acabei optando pela mais barato. Mas posso sim pegar a de 2666.

Basicamente eu preciso vender o meu atual e juntar mais um pouco pra comprar esse daí.

 

Sobre a placa-mãe eu sempre quis ter uma com 4 slot de ram (não sei o porque kk) mas parece que sempre vou ter apenas de 2 mesmo. Gostei da B350M Pro-VH Plus que vi na kabum, além do preço ser acessível (porque não dá pra eu comprar agora) e as placa-mãe estão com promoção na Terabyte, então logo vão voltar o preço absurdo de sempre.. O que me diz?

 

Fonte eu to na duvida se pego uma de 500 ou até mesmo uma de 500, mas sinto que tem alguma coisa me dizendo para ir nessa aqui PcYes 750w R$329 em contra partida outro lado me diz para ir nessa Corsair VS550 R$269..

Esse treco de fonte é meio complicado em?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Sendo mais barato ou mesmo preço não tem por que não ir de 3000MHz.

 

9 minutos atrás, Sr Nobody disse:

B350M Pro-VH Plus

Ótima placa pelo preço, aguenta até um overclock moderado se você quiser. Essa linha Pro-VH da MSI é muito boa. Com relação aos preços, como não vai comprar agora, fica de olho aqui e aqui atrás de boas promoções. Aqui no BRzão preço de hardware é meio louco, mas já tivemos Biostar X370GT7 (placa-mãe top pra overclock) a 600 reais entre outros "achados".

 

Em Julho vem os novos Ryzen 3000, junto com as placas-mãe linha 500, o que pode causar uma baixa nos preços da primeira e segunda geração (ou aumento, se eles vierem a preços absurdos...). Resumindo, precisa acompanhar o mercado dar um pouco de sorte pra pegar bons preços =/

 

Agora com relação a fonte, não tem nenhuma necessidade de mais de 550W. Pode conferir nesse site:

https://outervision.com/power-supply-calculator

Fiz uma simulação com R5 1600 + RX 570 + 2x8GB RAM DDR4 + 2 HDs + 2 SSDs rodando em full load 24/7 e a demanda de energia fica em torno de 385W.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...