Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

qualquer placa com socket lga 1151 liga o i7 9700k?


Posts recomendados

Boa noite, gostaria de saber se qualquer placa com socket lga 1151 liga o i7 9700k e se tem diferença de desempenho entre as placas mães para nona geração. Pois até a oitava geração sei que não ha diferença em desempenho bruto entre as placas mães . Valeu a atenção galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samabous Olá, boa noite e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Caro colega, primeiramente tem que ficar atento pois socket 1151 tem em placas mães H110, B150, H170, Z170 que são placas mães de 6° geração e Placas mães B250, H270 e Z270 para 7° geração que NÃO SUPORTAM O I7 9700K

Para processadores de 8° e 9° geração temos as placas mães mais simples as H310, temos as intermediarias B360, B365 e H370, e as tops de linhas são as Z370 e Z390 que suportam tanto 8° quanto 9° geração, sendo que as H310, B360, H370 e Z370 NECESSITAM DE ATUALIZAÇÃO DE BIOS PARA USAR COM PROCESSADORES DE 9° GERAÇÃO.

 

placa-mãe em si não afeta em desempenho ela limita o usuário em questões de expansões como estes seguintes exemplos:

  • Número de slots de memória, algumas placas tem 2 slots e outros tem 4
  • Possibilidade de overclock(Somente placas "Z" suportam)
  • Velocidade de memória, algumas placas mais simples não suportam memórias acimas de 2666MHz
  • Número de entradas SATAS III
  • Número de conexões PCI-Express
  • Suporte à SLI, CrossfireX
  • Suporte à RAID 0, 1, 5, 10
  • Número de conexões para SSDs M.2(NVMe ou mSATA)
  • Slots M.2 com dissipador de calor
  • VRM da placa-mãe varia bastante de modelo pra modelo, sendo as mais caras podendo ter um VRM melhor

E por ai vai a lista...

A placa-mãe pode acabar limitando o desempenho do processador por exemplo se você coloca um processador de TDP(o quanto de energia que o processador dissipa em calor) muito alto, que faz com que o VRM da placa-mãe esquente(VRM é o módulo regulador de tensão, que pega os 12v do conector de alimentação e converte no Vcore que é a tensão de alimentação do processador e outras demais tensões) fazendo com que tenha thermal throtling, o processador estando por exemplo em 4GHz porém tendo drops de clocks para 800MHz por exemplo.

Veja à seguir uns bons exemplos disto:

 

 

 

PS: Neste último vídeo é possível ver uma placa-mãe Z370 de "entrada" tendo thermal throtling ao fazer overclocking:

 

 

ESPERO TER SANADO SUA DÚVIDA.

Quais quer dúvidas estamos à disposição.

 

Outro artigo bem interessante é este à seguir:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 Muito obrigado pela atenção! Mesmo! Ajudou bastante!

adicionado 4 minutos depois

Estou perguntando direto em fóruns e vendo videos no youtube de benchmark para comparar e ter certeza do que fazer. Vou usar para jogar games e para editar/gravar audios e vídeos. Entendo que pode comprometer, mesmo que minimamente, o desempenho do processador, por isso vou pesquisar placas que suportam 3000mhz de RAM. Acho que vou acabar optando por uma Z390 mesmo. Mas com os boatos do Ryzen 3 mais forte que i9, estou esperando pelo lançamento para ver sua real potencia etc.. Obrigado pela ajuda irmão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 Você acha que a gigabyte Z390M Gaming vai ser muito acima do que necessita para rodar um 9700k sem overclock? Só vejo testes no youtube dessas placas Z390 com i9 9900k, (que faz essas placas intermediárias fritarem o VRAM) Não encontrei testes com o 9700k. Você tem ideia? pois a princípio, (tendo em vista que o lançamento dos ryzen 3 vai abaixar o preço das geraçoes antigas no mercado) Estou cogitando entre Asus Prime Z390M-Plus, Gigabyte Z390M Gaming e MSI Z390-A Pro, pois são as três Z390 com o preço mais baixo que encontrei na internet. As Z370 tem o upgrade de bios para fazer mas elas fritam e causam o tal do Thermal Throttling??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samabous Sim, então veja que este modelo é uma placa-mãe de entrada para o 9700K, ela segura sim ele, porém caso queira uma com VRM melhor eu iria na AORUS ULTRA, AORUS PRO/WIFI, AORUS ELITE, AORUS MASTER.

Esta da gigabyte possui um VRM um pouco mais superior à estas da ASUS e MSI.

 

Sim, Z370 suportam processadores de 9° geração, porém de fábrica elas não suportam, o vendedor teria que atualizar para você o BIOS para que a placa-mãe consiga reconhecer o Core i7 9700K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá amigos boa tarde... eu também tive essa mesma duvida do amigo sobre esse processador i7 9700k Sobre placas mãe lga1151 será que a MSI B150A Gaming Pro mesmo que atualizar o BIOS não aceitará? 🤔🤔 Eu vi em uma atualização que suportaria futuras gerações... vejam a imagem abaixo:

CE7AA1E0-438D-4393-8695-97149C9EEB83.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tom_Wellington oOlá, bom dia Tom, neste caso não irá funcionar, pois as B150 suportam apenas processadores de 6º e 7º geração, para usar CPUs de 9º geração como este CPU, somente esses seguintes chipsets: H310 / B360 / B365 / H370 / Z370 / Z390

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Tom_Wellington oOlá, bom dia Tom, neste caso não irá funcionar, pois as B150 suportam apenas processadores de 6º e 7º geração, para usar CPUs de 9º geração como este CPU, somente esses seguintes chipsets: H310 / B360 / B365 / H370 / Z370 / Z390

beleza... obrigado... era mais pra ter certeza... vou tentar encontrar um processador i7 sétima então que seja no mínimo 12mb de cache... valeu👍🏽

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...