Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

As temperaturas estão ok?


Visitante
Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

@Phoenyx A vcore está ok? eu não fiz overclock e o oc mode change switch da placa-mãe está amd cbs setting.
Uma pessoa abriu um tópico no fórum da AMD, sobre isso, e eles responderam o seguinte:

"Robert Hallock da AMD explicou isso perfeitamente.

A CPU é programada para usar essas voltagens automaticamente. Sabemos que é seguro, porque nós projetamos dessa forma. A CPU não pode e não usa tensões que são inseguras para o silício.

A principal coisa que as pessoas esquecem nesses casos é o tempo e a temperatura . A execução de 1.4V ou 1.5V aqui e ali não é grande coisa, porque a CPU eventualmente voltará para baixo de acordo com seu modelo pré-programado. Ou se você tem um ótimo resfriamento, isso também compensa o efeito térmico da tensão. Em ambos os casos, você está vendo sinais momentâneos de tensão que são compensados pelas horas por dia que sua CPU provavelmente não está fazendo nada - em uma tensão muito baixa.

O vcore médio para Ryzen ao longo do tempo é de cerca de 1.25V (mais ou menos).

tl: dr: deixe a CPU sozinha, deixe fazer a coisa, não se preocupe. Nós projetamos a CPU para fazer isso."

https://community.amd.com/thread/228343

vcore.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Parece razoável, se não chegar a 80° C durante jogos ou uso diário está tudo bem.

throttling começa lá pelos 100° C, eu sugiro manter abaixo de 85° C (em qualquer situação que não seja benchmark).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não recomendo que o CPU passe de 70~75ºC. Esta temperatura tá muito estranha, com o cooler BOX ficava como?

O vcore está alto, você deve ter habilitado algum overclock automático da placa, tá chegando a bater quase 1.5v!
GPU chegando a ~86ºC tá ruim, mas tá bom, prefiro abaixo dos ~80ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Com o cooler box (sem mexer na velocidade da fan dele) chegava em 86 graus durante uso em jogos como trine (configuração muito alta, travado em 75 fps) e apex legends (configuração máxima, fps em média 70). Eu moro em Carlinda, no estado de Mato Grosso do norte, aqui costuma ter uma média de 35 graus agora, período da seca.
Na bios nas opções de oc mode change switch eu coloquei amd cbs setting, a outra opção era asrock setting. Plano de energia do windows 10 pro: amd ryzen balanced (reduzi o estado de desempenho mínimo para 5%). Existe alguma outro lugar que eu possa mexer para abaixar o vcore?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@MrNobody @Amanda Gonçalo

Já atualizei a bios para a última versão disponível... retirei o coloquei a bateria da mobo e não resolveu o primeiro problema...

Primeiro: não estou conseguindo desativar o smt nem pela bios nem pelo amd ryzen master (está como desativado na bios, porém todos os threads continuam ativos.)

Segundo: pelas configurações de fábrica da bios e do amd ryzen máster, a cpu está chegando em picos de 4.340mhz em vários cores (pelo que eu saiba devia chegar nisso em apenas um core) e o vcore está chegando a picos de de 1.475, mas depois que eu atualizei a bios as temperaturas abaixaram bastante chegando a uma máxima de 72 graus no teste blend do prime95 rodando por 2 horas 

Terceiro (e o mais estranho de tudo, que eu não sei se é problema do Windows ou da mobo): quando eu estresso o computador tanto com um jogo, quanto com o teste de stress do prime95, e dou play no netflix pelo Microsoft edge, da tela azul. Se eu der boot e só assistir netflix, ou só estressar o computador de alguma forma, a tela azul não acontece. Código de parada da tela azul: thread stuck in a device driver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CoderOutsider  Os Ryzen 2000 conseguem chegar no boost máximo em até 2 núcleos e isso vai depender muito das condições que ele se encontra. E ainda quanto ao boost, o processador vai fazer um rodízio entre núcleos para tentar manter ao máximo os núcleos em temperatura ideais.

 

As telas azuis só começaram após a atualização da BIOS? Eu tentaria reatualizar a BIOS se esse for o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody a primeira vez que deu a tela azul com o netflix, eu havia mudado o vcore e clock. Depois disso eu atualizei a bios, voltei a CPU e a bios para as configs de fábrica mas, continua dando a tela azul com o netflix no microsoft edge nas situações que especifiquei ali acima.

adicionado 3 minutos depois

Irei esperar lançar outra versão de bios, dae atualizo de novo e vejo se resolve. Essa versão 3.10 da asrock b450m hdv resolveu os problemas de temperatura que eu estava enfrentando.

adicionado 14 minutos depois

@MrNobody antes de atualizar a bios estava com problemas de temperatura, agora chega a máxima de 72 graus no teste blend do prime95 rodando por 2 horas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...