Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Molex conectado em outro molex: há problema?


Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Atualização: Funciona sim, molex em molex sem problemas. O único problema é que ao que parece a tensão é dividida o que implica um menor RPM dos FANS

 

image.thumb.png.1939dd3bcec174644c08f7c79ba272a8.png

 

 

Pessoal, recentemente comprei um gabinete o qual já veio com dois FANS inclusos e instalados.

 

Notei que o MOLEX que você ligaria na fonte do FAN1 está conectado no FAN2, fizeram isso por motivos de organização ou eu posso conectador esses dois conectores "em série" (não sei se aqui estão realmente em série, sou meio leigo) em uma única entrada molex da fonte?

 

Outra coisa. Os conectores que vem dos FANs já estão conectados  cada um em um respectivo conector 4 pinos se não me engano. E ficou sobrando dois conectores 2 pinos como se mostra na imagem (que por sinal também possuem as indicações FAN1 E FAN2 (indicações essas que também estão nos pinos conectados com os FANs)), qual a serventia deles? Estão lá para algum fator específico ou eu posso usá-los, por exemplo, pra conectar outros FANs?

 

Grato, desde já!

 

image.thumb.png.aa2949bfca8e8f060ee7d1834703ea35.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@ruandiablo Ta ligado em serie e pode ficar assim .

 

Quanto ao outro conector, parece que da para ligar outros fans ai, daqueles que não usa molex, mas sim 4 pinos para ligar na mobo.

Oi! Primeiramente valeu, só me confirma 2 coisas;

 

1: Então eu posso conectar esse Molex aí diretamente nos "molex" da fonte sem problemas nenhum, encaixadinho do jeito que tá correto?

 

2: Eu então poderia conectar o FAN a seguir (3 pinos) na entrada que ali sobrou (2 pinos)? Fiquei com essa dúvida por que já tem 2 FANs conectados, e nas conexões desses FANs eles entram nessas entradas 2 pinos. Que são exatamente iguais as que estão sobrando (tem até as marcações, por isso pensei que poderia ter algo a ver com os FANs já conectados. Contudo, vou ligar aqui os outros FANs que comprei nessas entradas que "sobraram". Tem algum risco de algo dar errado? Tipo, danificar? Por que não entendi o motivo de ter 2 entradas com marcação FAN1 e 2 entradas com marcação FAN2 uma vez que só veio 2 fans cada um com 1 entrada.

 

image.thumb.png.1f6c5409c77d62d87ff553a3603a532c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
6 minutos atrás, ruandiablo disse:

1: Então eu posso conectar esse Molex aí diretamente nos "molex" da fonte sem problemas nenhum, encaixadinho do jeito que tá correto?

Sim, eu mesmo tenho 2 fans ligados em paralelo em apenas 1 molex da fonte e funciona sem problemas.

 

6 minutos atrás, ruandiablo disse:

2: Eu então poderia conectar o FAN a seguir (3 pinos) na entrada que ali sobrou (2 pinos)? Fiquei com essa dúvida por que já tem 2 FANs conectados, e nas conexões desses FANs eles entram nessas entradas 2 pinos. Que são exatamente iguais as que estão sobrando (tem até as marcações, por isso pensei que poderia ter algo a ver com os FANs já conectados. Contudo, vou ligar aqui os outros FANs que comprei nessas entradas que "sobraram". Tem algum risco de algo dar errado? Tipo, danificar? Por que não entendi o motivo de ter 2 entradas com marcação FAN1 e 2 entradas com marcação FAN2 uma vez que só veio 2 fans cada um com 1 entrada.

Não vai danificar, pode ligar.

 

É até diferente vir esse tipo de conexão nos fans de gabinete, o comum é vir uma ponta molex, e uma ponta normal igual a desse fan que você comprou.

 

Porém já que tem aquele conector diferente, então é considerável usar e mostra claramente que é para isso mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Sim, eu mesmo tenho 2 fans ligados em paralelo em apenas 1 molex da fonte e funciona sem problemas.

 

Não vai danificar, pode ligar.

 

É até diferente vir esse tipo de conexão nos fans de gabinete, o comum é vir uma ponta molex, e uma ponta normal igual a desse fan que você comprou.

 

Porém já que tem aquele conector diferente, então é considerável usar e mostra claramente que é para isso mesmo.

 

12 minutos atrás, faller disse:

 

Obrigado, foram de grande ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...