Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena usar o Linux?


Bruno0017

Posts recomendados

Se pensar em jogar, pode esquecer. Linux não é o melhor sistema operacional para uso doméstico, e falo isso por experiencia própria. Já que o Windows não está lhe dando problemas, não há razão para mudar. Recomendo, inclusive, atualizar o seu Notebook para o Windows 10, o que provavelmente vai melhorar a performance consideravelmente.

 

Abraços!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Bruno0017 disse:

mas queria ver como é o sistema linux. O que vocês acham? 

É um sistema voltado à programação. Além de ser de graça.
Como dito antes, não é para uso doméstico, jogar, estudar, etc.

23 minutos atrás, AlejandrEditz disse:

Windows 10, o que provavelmente vai melhorar a performance consideravelmente.

Depende, o Windows 10, apesar de ser mais recente, as vezes não é a melhor opção para jogos.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, AlejandrEditz disse:

Se pensar em jogar, pode esquecer. Linux não é o melhor sistema operacional para uso doméstico, e falo isso por experiencia própria. Já que o Windows não está lhe dando problemas, não há razão para mudar. Recomendo, inclusive, atualizar o seu Notebook para o Windows 10, o que provavelmente vai melhorar a performance consideravelmente.

 

Abraços!

Que estranho, eu jogo de boas aqui com meu Manjaro :V

 

@Bruno0017 Linux é mais leve, mais customizavel, mais seguro.

Varias opções para todos os gostos, da até para rodar aplicações de windows "nativamente" nele, com um Wine da vida.  Atualmente, mais de 5.000 jogos tem compatibilidade com linux, nativamente ou via SteamPlay com o Proton da Valve.

 

 

>> Introducao a Linux << Escrevi a um bom tempo atras, vou fazer uma atualizada nas proximas semanas

 

Estou para fazer uma comparacao com maquinas fracas rodando Win vs linux para postar tambem

 

Pessoalmente, venho usando apenas linux a mais ou menos um ano, antes disso eu rodava dual boot com Windows, com o tempo o Windows virou so tralha ocupando espaço, e hoje, só tenho o Manjaro Linux instalado.

  • Curtir 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, AlejandrEditz disse:

Se pensar em jogar, pode esquecer. Linux não é o melhor sistema operacional para uso doméstico, e falo isso por experiencia própria. Já que o Windows não está lhe dando problemas, não há razão para mudar. Recomendo, inclusive, atualizar o seu Notebook para o Windows 10, o que provavelmente vai melhorar a performance consideravelmente.

 

Abraços!

Não leva a mal, mas nenhum dos seus comentários tem embasamento... Já faz alguns anos que dá pra jogar super bem no Linux, com a exceção de alguns títulos. Se você não quer ser monitorado e tratado como um bebê completamente dependente, Linux é extremamente superior ao Windows. Muitas versões como o Mint e o Deepin por exemplo competem e até dão um pau no Windows pra uso doméstico, ainda mais em hardwares um pouco mais antigos e fracos, como é o caso. Por fim, a mudança do 8.1 pro 10 traria uma mudança muito pequena de desempenho, tendendo a insignificante...

 

19 minutos atrás, Lucassssssssss disse:

É um sistema voltado à programação. Além de ser de graça.
Como dito antes, não é para uso doméstico, jogar, estudar, etc.

De novo, nada a ver (fora a parte de ser de graça). Algumas distro são voltadas à programação, mas isso não é regra. Não precisa saber um pingo de programação pra usar o Mint, Deepin, Ubuntu, Xubuntu, Manjaro, entre muitos outros. Ele é completamente adequado pra uso doméstico, jogo e estudo.

@Bruno0017 Vale muito a pena. Experimente, você vai notar ganho de desempenho e não vai se arrepender. Faço coro com o @Atretador em dizer que Linux é um excelente sistema operacional, sem maiores limitações do que o próprio Windows.

Ah, um comentário pessoal, minha avó de 86 anos que mal sabe acessar o email trocou do 7 pro Mint Xfce e não teve grandes dificuldades (não mais do que já tinha no Windows).

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Shaman93 disse:

Não leva a mal, mas nenhum dos seus comentários tem embasamento... Já faz alguns anos que dá pra jogar super bem no Linux, com a exceção de alguns títulos. Se você não quer ser monitorado e tratado como um bebê completamente dependente, Linux é extremamente superior ao Windows. Muitas versões como o Mint e o Deepin por exemplo competem e até dão um pau no Windows pra uso doméstico, ainda mais em hardwares um pouco mais antigos e fracos, como é o caso. Por fim, a mudança do 8.1 pro 10 traria uma mudança muito pequeno de desempenho, tendendo a insignificante...

 

De novo, nada a ver. Algumas distro são voltadas à programação, mas isso não é regra. Não precisa saber um pingo de programação pra usar o Mint, Deepin, Ubuntu, Xubuntu, Manjaro, entre muitos outros. Ele é completamente adequado pra uso doméstico, jogo e estudo.

@Bruno0017 Vale muito a pena. Experimente, você vai notar ganho de desempenho e não vai se arrepender. Faço coro com o @Atretador em dizer que Linux é um excelente sistema operacional, sem maiores limitações do que o próprio Windows.

 

Vou concordar que não tem mesmo muito embasamento. Até porque, uso linux em um computador praticamente inutil para hoje em dia (Core 2 duo e7400 + Intel GMA 3100) e isso não ajuda muito. O problema, é que como o @Bruno0017 provavelmente usou Windows a vida inteira, a troca seria mais difícil. Mas o Linux tem sim potencial, se a biblioteca de aplicativos (Que sejam facilmente acessiveis pelo grande público) Aumentar, ele tera MUITA chance de roubar o espaço do Windows.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, AlejandrEditz disse:

Vou concordar que não tem mesmo muito embasamento. Até porque, uso linux em um computador praticamente inutil para hoje em dia (Core 2 duo e7400 + Intel GMA 3100) e isso não ajuda muito. O problema, é que como o @Bruno0017 provavelmente usou Windows a vida inteira, a troca seria mais difícil. Mas o Linux tem sim potencial, se a biblioteca de aplicativos (Que sejam facilmente acessiveis pelo grande público) Aumentar, ele tera MUITA chance de roubar o espaço do Windows. 

Filosofando um pouco: na minha opinião o principal, e talvez único, motivo pras distros Linux ainda não terem esmagado o Windows é pura e simplesmente inércia aliada a uma boa dose de publicidade. Seres humanos são programados evolutivamente pra serem animais de hábito. Gostamos de repetir as mesmas coisas e repudiamos mudar a rotina e isso nos manteve vivos como espécie até hoje. Mas pra você ter noção, tem distros Linux que são praticamente idênticas (em termos de aparência e usabilidade) ao: W98, XP, ME, 7, 8 e 10. Então adaptação pode até ser desculpa pra não conseguir usar um sistema diferentão, mas alguns são tão próximos que uma customizaçãozinha aqui, outra ali e a maioria dos usuários leigos talvez mal seja capaz de dizer que não está usando Windows.

Há muitos anos atrás Linux era menos intuitivo, mais 'seco', etc, mas já faz muito tempo que isso mudou.

Recomendo o canal Diolinux, ele faz apresentações e análises simples e objetivas de muitas das distros mais populares (e até de algumas nem tanto).

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Windows domina, porque mais notebooks e PCs vem com Windows pre-instalado :v

 

Instalei Manjaro para minha irma, que nunca usou linux na vida, esta usando a uns 6 meses sem problemas. Ela nao manja nada de T.I. e nunca precisou me chamar para arrumar nada, usa para trabalhar e estudar traquilamente

 

 

As pessoas que tem medo de tentar coisas novas, e preguiça  de instalar um OS :v

"Ta bonzinho até, melhor nao mexer pra nao piorar"

 

Aqui eu uso para navegar, ouvir musica, jogar, estudar, trabalhar. Nunca me deixou na mao, ao contrario do Windows, que toda ***** de semana tinha uma atualização que me impedia de usar o PC ou note por 30min-2h, as vezes quebrando a instalação e me forçando a instalar de novo.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno0017 Manjaro.

 

Sistemas baseados em Ubuntu e Debian normalmente tem muita tralha desatualizada.

E voce vai perder um tempo atualizando, ajeitando driver, etc.

 

Manjaro tem um centro para configuração de drivers automatizado, voce escolhe e ele instala para voce. Tornou nVidia "usavel" para mim em questao de driver, mesmo assim ainda prefiro open source da AMD xD

 

Alem de ter acesso ao repo gigante de software do AUR.

 

https://manjaro.org/

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno0017  A maioria das distribuições Linux mais populares são sistemas "Live", ou seja, você pode usar o sistema direto do pendrive USB sem precisar instalar nada inicialmente no PC. A distribuição em modo "Live" usa a RAM do seu PC como se fosse um "disco".

Caso você goste da distribuição você pode então instalar direto no HD do PC (lado a lado com o Windows) ou numa máquina virtual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Bom, Linux hoje em dia está bem melhor de se usar para o usuário comum do que alguns anos atrás. Grande parte dos hardwares funcionam bem com o sistema (inclusive o seu, não notei nada que possa ser incompatível aí) e para navegar na web o Linux acaba se saindo melhor que o Windows.

 

Porém para outras atividades requer adaptação. Para estudos, caso utilize o pacote Office da MS, o jeito é se adaptar a sua versão online, ou ao Google Docs, que rodam no navegador, ou instalar o Libreoffice no lugar. E precisaria pesquisar se algum programa/serviço a mais que você usa para a atividade também tem compatibilidade (a maioria é web-based hoje em dia, but still...). 

E para jogos, o cenário melhorou bastante, dos jogos que você citou, Dota 2 e CS:GO rodam nativamente no sistema, bastar instalar a Steam e pronto, além de vários jogos disponíveis na Steam, que apesar de não terem versão nativa, rodam através do Steam Play/Proton. Porém LOL e The Sims não possuem compatibilidade nativa, teria que usar o Wine para tentar executá-los. E Linux não tem os jogos do Xbox, nem Game Pass.

 

Ainda assim recomendo testar, recomendo instalar o Ubuntu, preferencialmente a versão LTS, com suporte estendido e mais estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 04/06/2020 às 00:24, DovahShy disse:

Porém para outras atividades requer adaptação. Para estudos, caso utilize o pacote Office da MS, o jeito é se adaptar a sua versão online, ou ao Google Docs, que rodam no navegador, ou instalar o Libreoffice no lugar.

Ou instalar o Microsoft Office normalmente usando o PlayOnLinux... Estou usando o MS Office 2013 aqui no meu Ubuntu 20.04 LTS (não por opção, mas por compatibilidade total com a montanha de arquivos .docx que recebo). A instalação é extremamente fácil (estilo Windows, basicamente avançar, avançar, instalar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 04/06/2020 às 00:24, DovahShy disse:

Bom, Linux hoje em dia está bem melhor de se usar para o usuário comum do que alguns anos atrás. Grande parte dos hardwares funcionam bem com o sistema (inclusive o seu, não notei nada que possa ser incompatível aí) e para navegar na web o Linux acaba se saindo melhor que o Windows.

 

Porém para outras atividades requer adaptação. Para estudos, caso utilize o pacote Office da MS, o jeito é se adaptar a sua versão online, ou ao Google Docs, que rodam no navegador, ou instalar o Libreoffice no lugar. E precisaria pesquisar se algum programa/serviço a mais que você usa para a atividade também tem compatibilidade (a maioria é web-based hoje em dia, but still...). 

E para jogos, o cenário melhorou bastante, dos jogos que você citou, Dota 2 e CS:GO rodam nativamente no sistema, bastar instalar a Steam e pronto, além de vários jogos disponíveis na Steam, que apesar de não terem versão nativa, rodam através do Steam Play/Proton. Porém LOL e The Sims não possuem compatibilidade nativa, teria que usar o Wine para tentar executá-los. E Linux não tem os jogos do Xbox, nem Game Pass.

 

Ainda assim recomendo testar, recomendo instalar o Ubuntu, preferencialmente a versão LTS, com suporte estendido e mais estabilidade.

mesmo assim vale a pena instalar o linux para jogar jogos né? apenas lol the sims q nao rodam né? (eu não gosto deles) to com dúvida que escolher o distro para jogos que possa rodar steam, e que seja bom para um novato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/06/2019 às 18:58, KXSY disse:

passei 5 anos usando debian

Esse gosta de sofrer, usar Debian é pior que bater na avó.

Ubuntu é uma boa, mas vi uma polêmica estes dias atrás que o Ubuntu estava exibindo propagandas no motd (message of the day). Eu comecei com o Fedora na época que ele ainda se chamava Fedora Core (nas primeiras versões do Fedora), já usei o Gentoo (altamente NÃO recomendável para iniciantes), passei para o Funtoo (fork do Gentoo), e voltei para o Fedora. Nunca usei Ubuntu por vontade própria, mas reconheço que eles tem o mérito deles na popularização do linux. O problema é que trabalho com Oracle, e é simplesmente impossível instalar o Oracle em uma máquina Ubuntu, já em um Fedora (que nem é o linux homologado para Oracle) você simplesmente instala os pacotes que são pré-requisitos para Oracle e o Oracle instala de boa.

Sobre algumas afirmações deste tópico, destaco que linux não é somente para desenvolvimento, linux pode ser usado para jogar, e que também nem todo linux é gratuito (Red Hat é pago).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...