Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de multímetro com capacímetro que chegue ao menos a 2000uF


Posts recomendados

Olá galera,

Já faz uma semana que tenho pesquisado extensivamente sobre multímetros para achar algo no esquema do título deste post e que não passe de R$ 250, porque é o que eu posso gastar no momento. Se eu ainda tivesse multímetro, até pensaria em comprar só um capacímetro para fazer o serviço dele, mas como vou precisar de um novo, então estou procurando algo que consiga medir a capacitância de 2000uF para cima e que se encaixe no meu orçamento.

Dentre alguns modelos eu vi o HM-2090 que é auto range, mesma coisa para um tal de ZT 100 e ZT 102, onde estes dois aí parecem ter outras versões mais genéricas ainda que façam o mesmo. Achei um tal de ANENG AN8203 que me parece frágil demais e eu vi comentários de que as pontas de teste são ruins além do cabo ser preso no aparelho. Vi o HM-2030 que não tem auto range, o que não seria um problema pra mim, e inclusive é TRUE RMS igual o HM-2090, mas só chega a 2000uF.

Para essa faixa de preço só deve ter CAT II e no máximo CAT III 600V, conforme modelos que eu encontrei (não necessariamente todos os citados acima), mas se alguém conhecer um CAT III 1000v que chegue a mais de 2000uF e seja TRUE RMS eu até espremo o orçamento pra caber algo de R$ 300.
 

 

Desde já agradeço a atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, fahrenheit disse:

estou procurando algo que consiga medir a capacitância de 2000uF para cima e que se encaixe no meu orçamento.

Nesse caso, acho melhor comprar um capacímetro mesmo. Multímetro que faz isso e mede as outras grandezas é muito caro e difícil de encontrar.

 

A solução mais barata seria comprar um capacímetro e um multímetro comum sem a escala de capacitância.

É fácil encontrar capacímetro na faixa dos 150 reais e multímetro comum por menos de 100, aí fica dentro do seu orçamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O capacimetro/indutimetro é um equipamento extremamente sensível, basta uma medida errada e seu equipamento já era. Eu lhe recomendaria um capacimetro/indutimetro da minipa o Mc 155, mas esse chega até 600uF, tem outros modelos até 300$ que chegam nos 2000uF.  Qual seria a utilidade para você do capacimetro? Se for mexer com manutenção de placas eletrônicas as vezes precisará de checar capacitores de picofarads,  e esses capacimetros mais em conta que vem junto com o multímetro não leem valores baixos, já se a utilização for para algo mais bruto como capacitores de motores o capacimetros mais barato deve lhe atender. Existe até alguns kits de capacimetros para montar com arduino em uma case tudo organizado 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, fahrenheit disse:

Olá galera,

Já faz uma semana que tenho pesquisado extensivamente sobre multímetros para achar algo no esquema do título deste post e que não passe de R$ 250, porque é o que eu posso gastar no momento. Se eu ainda tivesse multímetro até pensaria em comprar só um capacímetro para fazer o servido dele, mas como vou precisar de um novo mesmo, então estou procurando algo que consiga medir a capacitância de 2000uF para cima e que se encaixe no meu orçamento.

Dentre alguns modelos eu vi o HM-2090 que é auto range, mesma coisa para um tal de ZT 100 e ZT 102, onde estes dois aí parecem ter outras versões mais genéricas ainda que fazem o mesmo. Achei um tal de ANENG AN8203 que me parece frágil demais e eu vi comentários de que as pontas de teste são ruins além do cabo ser preso no aparelho. Vi o HM-2030 que não tem auto range, o que não seria um problema pra mim, e inclusive é TRUE RMS igual o HM-2090, mas só chega a 2000uF.

Para essa faixa de preço só deve ter CAT II e no máximo CAT III 600V, conforme modelos que eu encontrei (não necessariamente todos os citados acima), mas se alguém conhecer um CAT III 1000v que chegue a mais de 2000uF e seja TRUE RMS eu até espremo o orçamento pra caber algo de R$ 300.
 

 

Desde já agradeço a atenção!

 

Por exemplo, de acordo com o manual do HM-2090 do próprio site do "fabricante" temos na página 17:

20190613_110604.png.eebd170ec2662b225f89df1fd3a4fd02.png

Eu não vejo qual é o problema. Sinceramente. Porque ninguém lê o manual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho legal a ideia do arduino conforme o colega @mlegnari citou, mas pela pesquisa que fiz parece que as versões de arduino são bem lentas, levando minutos para testar capacitores de mais de 2mF. Mas isso pode ter a ver com os modelos que vi, então vou pesquisar melhor a respeito...

 

@Isadora Ferraz esse testador de componentes é interessante! Podia me servir em vez de um único equipamento que faça tudo. Então eu usaria um multímetro mais em conta e um testador de componentes deste. Achei uma versão de 100 pilas com a proteção de acrílico que parece me atender!

 

 @[Daniel] não entendi exatamente o que você quis dizer. Dos modelos que eu citei, cheguei a consultar seus manuais ou notas do fabricantes, então sei do que são capazes. Só pedi recomendações pois nunca tive um multímetro que já viesse com capacímetro e, por tanto, não conheço os modelos do tipo.

Enfim. Me parece que a melhor das hipóteses é comprar um testador de componentes e um novo multímetro. Como achei o testador por cerca de R$ 100, então me sobra R$ 150~ para um multímetro.

Obrigado pela atenção pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, fahrenheit disse:

 @[Daniel] não entendi exatamente o que você quis dizer. Dos modelos que eu citei, cheguei a consultar seus manuais ou notas do fabricantes, então sei do que são capazes. Só pedi recomendações pois nunca tive um multímetro que já viesse com capacímetro e, por tanto, não conheço os modelos do tipo.

 

Em 13/06/2019 às 00:11, fahrenheit disse:

Dentre alguns modelos eu vi o HM-2090 que é auto range "...." . Vi o HM-2030 que não tem auto range, o que não seria um problema pra mim, e inclusive é TRUE RMS igual o HM-2090, mas só chega a 2000uF.

Para essa faixa de preço só deve ter CAT II e no máximo CAT III 600V, conforme modelos que eu encontrei (não necessariamente todos os citados acima), mas se alguém conhecer um CAT III 1000v que chegue a mais de 2000uF e seja TRUE RMS eu até espremo o orçamento pra caber algo de R$ 300.

 

Exato, o HM-2030 só mede até a faixa de 2000uF. Mas o manual do "fabricante" informa que o HM-2090 mede até a faixa de 100mF, 100 millifarads equivalem à 100.000uF (microfarads). Suas mensagens me fazem entender que o HM-2090 por exemplo, já atenderia sua necessidade mas que não mede mais que 2000uF, o que não é verdade, a menos que o fabricante tenha errado a especificação do manual.

 

A categoria do equipamento CAT "x", informa o nível de segurança (ou isolação do multímetro).

20190615_221440.png.84b928a9753df58cf3fa43d329dc7cd8.png

 

De fato não sei onde você irá utilizar este medidor, mas não tenho certeza se realmente precisa que ele meça até 1000V.

 

Se você quiser alguma opinião de minha parte, diga qual o tipo de trabalho que pretende executar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...