Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador congelando e não ligando mais por um tempo


Posts recomendados

Saudações a todos!

 

pessoal, estou passando por um problema chato com minha maquina mais recente, trata-se de uma maquina sobre a plataforma h110 intel, a placa-mãe é uma asrock h110m hgs, processador Pentium g4560, placa de video zotac gtx 1050 ti, fonte corsair CX450, memoria 8gb corsair value select, ssd 120 gb.

 

o problema iniciou bem fraco, em alguns momentos, a maquina congelava do nada, e o botão de reset, por exemplo, não funcionava, teria que apertar e segurar o botão de power até a mesma deligar, mas logo tornava a ligar, então, não tomei nenhuma atitude quanto a isso. Um tempo depois, o problema se tornou mais constante, e ela não tornada a ligar logo, eu tinha que abrir a maquina, remover memoria, placa de video, e montar tudo novamente, para ela voltar a ligar, então, ocorreu o mesmo problema umas 4x e eu decidi realizar uma limpeza total, desmontei ela toda, lavei os slots com limpa contato, e montei novamente, ela ficou o dia todo sem problemas, e depois tornou a congelar.

 

após isso, ela já não ligava somente apertando o botão, eu precisei fazer o que disse acima, tirar tudo e ligar novamente, a partir disso, usei o teste de cpu da intel, que deu tudo ok, 3x. usei o memtest86 3x que deu tudo ok, usei o goldmemory, e o teste de memoria do windows, as 3x passou, fiz teste de stress de cpu, e da placa de video, e nada disso ocasionava desligamento. fui para fonte, no bios da placa as voltagens se mantinham ok, no hwmotion, em teste de stress tmb, enfim, depois de todos esses testes a maquina não ligou mais por um tempo, tirei a vga, e liguei, e não tava ligando, mudei o slot dimm, e ligou, mas depois, sem placa de vídeo e no outro dimm tornou a congelar e não ligava mais, até eu mexer novamente, e ligar de novo, completa, com a placa de vídeo. Após um dia inteiro de uso normal, ela no dia seguinte não ligou mais, e eu removi a VGA, e ela esta a 4 dias sem congelar.

 

Conclusão, a maquina sem a placa de vídeo não esta desligando, porém, ela já apresentou o problema enquanto estava usando o onboard. o meu grande problema é que eu não tenho nada 1151 de processador, e memoria ddr4 para testar, minha suspeira é que a fonte ou a placa-mãe tenha problema. alguém já passou por problema similar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, LNPott disse:

@Bruno Barreto Duarte Bom dia, seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Utiliza estabilizador ? Já verificou seu HD ?

não uso estabilizador, testei o ssd, não apresentou proboemas. Eu suspeito de fonte. mas ela é relativamente nova

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Barreto Duarte Pode ser a ponte norte que esta esquentando muito. Ligue ela normalmente com todos os componentes funcionando, execute algum programa de teste que rode benchmark ou algum jogo pesado  e encoste o dedo no hardware da ponte norte. Se não conseguir ficar por muito tempo com o dedo emcima provavelmente é a placa-mãe que ta dando pau. Talvez pode ser resolvido colocando um dissipador melhor ou mini-cooler de processador onboard de placa-mãe itx para melhorar a refri geração.

 

Outro possível diagnóstico é a placa de vídeo com o dissipador mal encaixado.

Ou o coolerbox do processador com pasta térmica ressecada ou mal encaixado.

Também não descarto a possibilidade da fonte ter sofrido surto de energia e estufado capacitor. Verifique esses componentes e diga se encontra algo relativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Pablo Killer disse:

@Bruno Barreto Duarte Pode ser a ponte norte que esta esquentando muito. Ligue ela normalmente com todos os componentes funcionando, execute algum programa de teste que rode benchmark ou algum jogo pesado  e encoste o dedo no hardware da ponte norte. Se não conseguir ficar por muito tempo com o dedo emcima provavelmente é a placa-mãe que ta dando pau. Talvez pode ser resolvido colocando um dissipador melhor ou mini-cooler de processador onboard de placa-mãe itx para melhorar a refri geração.

 

Outro possível diagnóstico é a placa de vídeo com o dissipador mal encaixado.

Ou o coolerbox do processador com pasta térmica ressecada ou mal encaixado.

Também não descarto a possibilidade da fonte ter sofrido surto de energia e estufado capacitor. Verifique esses componentes e diga se encontra algo relativo.

pois é, estou inclinado a acreditar que é fonte, porque sem a placa de vídeo, ela vai prover menos energia, por isso talvez o sistema esta mais estável, mesmo algumas vezes ele tendo não ligado sem a placa de vídeo. a placa-mãe aponta a temperatura do chipset como estável, no sensor. no caso, essa métrica não parece confiável?

adicionado 4 minutos depois
1 hora atrás, LNPott disse:

@Bruno Barreto Duarte Retire tudo do micro e monte placa-mãe, Cpu, memória e faz o teste de bancada, se ocorrer tudo certo coloque a placa de vídeo.

pois é, é provável que funcione normalmente, como falei, ele fica o dia inteiro em uso sem dar problemas, já testei reiniciando, desligando e ligando algumas vezes, e ele fica ok, mas ai do nada, no outro dia, ou não, ele simplesmente não liga. so queria ter certeza de qual o componente esta com defeito para eu comprar um novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consiga uma fonte similar emprestada para realizar o teste.@Bruno Barreto Duarte  não compre outra sem ter certeza ok? 

Mais se caso não for a Fonte, sugiro testar a placa de vídeo em outro computador com fonte de qualidade. Só assim você vai saber se esta ruim ou nao a placa de vídeo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Pablo Killer disse:

Consiga uma fonte similar emprestada para realizar o teste.@Bruno Barreto Duarte  não compre outra sem ter certeza ok? 

Mais se caso não for a Fonte, sugiro testar a placa de vídeo em outro computador com fonte de qualidade. Só assim você vai saber se esta ruim ou nao a placa de vídeo.

 

pois é, o problema é que não tenho como conseguir emprestado a fonte de boa qualidade, mas, como é uma GTX 1050TI, vou testar ela no computador da minha mãe e ver se o mesmo acontece, se sim, dai já paro tudo e compro outra, se não, eu tento ligar meu sistema com a fonte do PC dela e vou usando até ver se o problema acontece.

 

Quando eu finalizar esses testes, eu venho aqui para relatar, assim fica registrado e a comunidade tem ai o cenário para saber possível problema similar que venha a surgir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, hoje a tarde a maquina congelou e não ligou mais, mesmo sem a placa de vídeo, minha noiva estava apenas usando o libre office. Como disse, não se relaciona com atividades mais pesadas, estou acreditando então que esse problema deve ser placa-mãe mesmo, nenhum teste de memoria apresentou erro, e o teste de processador da intel também diz que esta 100% ok com ele. O que vocês acham? infelizmente eu não tenho acesso a uma memoria ddr4 para testar, estou pensando em comprar uma placa-mãe e uma RAM de 4gb mesmo so para precaução, o meu medo é ser somente a memo e eu ficar com 2 placas mãe. o que me vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2019 às 18:40, Pablo Killer disse:

@Bruno Barreto Duarte Leva a uma assistência técnica primeiro antes para não gastar dinheiro sem necessidade.

A placa-mãe não tem capacitor estufado nao ne?

não, a placa-mãe esta aparentemente perfeita, o problema ocorreu novamente com a fonte corsair cx450, troquei por uma de 250w da goldentec, uma marca local aqui de Fortaleza(loja Ibyte) e ele já esta a 3 dias sem apresentar o problema, ficando assim por uma semana, eu vou apenas comprar outra fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/06/2019 às 12:19, Bruno Barreto Duarte disse:

não, a placa-mãe esta aparentemente perfeita, o problema ocorreu novamente com a fonte corsair cx450, troquei por uma de 250w da goldentec, uma marca local aqui de Fortaleza(loja Ibyte) e ele já esta a 3 dias sem apresentar o problema, ficando assim por uma semana, eu vou apenas comprar outra fonte.

o pc apresentou o mesmo problema com a fonte Goldentec, no caso, a cx450 esta boa, e agora eu acabei de ver que a placa não bipa usando apenas o processador, ou seja, posso dizer que não é a memória, mesmo não tendo como testar ela em outro computador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Barreto Duarte Como eu disse no primeiro diagnóstico, problema na ponte norte onde fica o segundo coração da placa-mãe. Este item é responsável por toda comunicação da placa. Desde ao acionamento do Power até a inicialização do windows. Sua principal função é manter a comunicação entre processador+memórias+ VGA (onboard ou Offboard) ela que manda o sinal de imagem ao monitor, e quando há um mal contato nos terminais da VGA, causa isso ai. "Não da vídeo" ou bipa sem parar. Outra causa também que da muito problema é sujeira embaixo do chip VGA que causa mal funcionamento. No caso se valer a pena pra você terá que fazer um reballing na VGA para talvez voltar a funcionar. Acho melhor colocar outra placa-mãe no seu caso. Leve a uma assistência técnica e peça para colocar outra placa-mãe usada para testar se é isso mesmo. Ja aproveita e testa tudo logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2019 às 10:00, Nyan Cat disse:

Consiga uma fonte similar emprestada para realizar o teste.@Bruno Barreto Duarte  não compre outra sem ter certeza ok? 

Mais se caso não for a Fonte, sugiro testar a placa de vídeo em outro computador com fonte de qualidade. Só assim você vai saber se esta ruim ou nao a placa de vídeo.

 

a placa de vídeo funciona normal em outro pc, a fonte também, e ele congelou com outra fonte também.

adicionado 11 minutos depois
Em 21/06/2019 às 18:58, Nyan Cat disse:

@Bruno Barreto Duarte Como eu disse no primeiro diagnóstico, problema na ponte norte onde fica o segundo coração da placa-mãe. Este item é responsável por toda comunicação da placa. Desde ao acionamento do Power até a inicialização do windows. Sua principal função é manter a comunicação entre processador+memórias+ VGA (onboard ou Offboard) ela que manda o sinal de imagem ao monitor, e quando há um mal contato nos terminais da VGA, causa isso ai. "Não da vídeo" ou bipa sem parar. Outra causa também que da muito problema é sujeira embaixo do chip VGA que causa mal funcionamento. No caso se valer a pena pra você terá que fazer um reballing na VGA para talvez voltar a funcionar. Acho melhor colocar outra placa-mãe no seu caso. Leve a uma assistência técnica e peça para colocar outra placa-mãe usada para testar se é isso mesmo. Ja aproveita e testa tudo logo.

sim, eu também estou achando que é provável ser o chipset, rebaling tem que ter estação BGA, algo que obviamente n tenho, e aqui em Fortaleza, as assistências cobram de 150 a 300 reais para fazer um reballing, é muito mais viável a compra de uma MOBO nova, porém, lavei a MOBO, tinha uma coisa plastica grudada na solda próximo ao pino ATX 12v auxiliar, eu não sei se pode causar isso, até porque era plastico, mas na lavagem, foi removido, ela não estava mais ligando, após isso, voltou a ligar e já esta ah 2 dias sem desligar, tomei também uma outra atitude, eu apenas liguei o botão de power na placa-mãe, tirei coolers, usb, e placas de entrada de audio p2. se caso ele fique uma semana sem apresentar o problema, vou gradativamente reinstalando coolers, e ligo as entradas do gabinete na placa.

 

muito estranho isso, mas ja tive problemas intermitentes com placas mãe, agora eu acredito que o problema esta isolado 100% nela, se depois de tudo isso ela infelizmente falecer, vou adquirir uma nova, sobre marcas, eu sempre dei preferência a usar Asus, já tive problema em maquinas com MSI e essa Asrock aqui não durou 1 ano sem apresentar problema(a fonte é uma Corsair CX450 nova) não era uma fonte bomba, então a falha deve ter sido da má qualidade de fabricação, mesmo ela tendo o selo Super aloy que indica ter alta estabilidade. Provavelmente vou adquirir uma Asus, ou, me aventurar com uma Gigabyte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Barreto Duarte Que bom que voltou a funcionar. O caso de lavar a placa-mãe é bem último caso mesmo. A chance de voltar a funcionar é muito pouca. Pode ser bem provável que na lavagem a sujeira embaixo do PCH e nas trilhas da inicialização tenha saído. Vamos torcer para não voltar o problema. O plástico não deve ter influenciado nesse problema não, foi muita sorte sua espero que dure bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Nyan Cat disse:

@Bruno Barreto Duarte Que bom que voltou a funcionar. O caso de lavar a placa-mãe é bem último caso mesmo. A chance de voltar a funcionar é muito pouca. Pode ser bem provável que na lavagem a sujeira embaixo do PCH e nas trilhas da inicialização tenha saído. Vamos torcer para não voltar o problema. O plástico não deve ter influenciado nesse problema não, foi muita sorte sua espero que dure bastante.

obrigado, espero que consiga segurar, não queria gastar agora kkkk, agora é torcer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...