Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD M.2 Nvme e Asus Z97M-Plus


Posts recomendados

Bom dia a todos, fiz pesquisas mas não encontrei uma resposta direta sobre a questão que é a seguinte: Instalar um SSD M.2 Nvme em uma placa-mãe Asus Z97M-Plus BR (com bios atualizada) é possível pois a mesma dá suporte ao M.2 2260/2280 tanto no modo Sata quanto Pcie. Nas especificações do produto em relação ao M.2 diz: "Com duas bandas PCI Express 2.0 nativas, o M.2 suporta velocidades de transferências de dados superior a 10Gbit/s. " Então a pergunta é: Instalando um Nvme nesta placa, será utilizado todo potencial deste SSD? Se negativo, um adaptador PCIe resolveria a questão? Ou pelo custo (Nvme+Adaptador) e com base na placa-mãe atual, seria mais interessante um SSD 2.5 mais lento em relação ao Nvme mas de maior capacidade?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra essas placas mais antigas o M2 costuma trabalhar no máximo com PCI-e x2 (ate 2GB/s), no caso um SSD Nvme PCI-e x4 (ate 4GB/s) iria trabalhar em modo PCI-e x2 por conta do slot...

 

Apesar dos 2GB/s ou 4GB/s saltarem aos olhos quando comparados com os 500MB/s de um SSD SATA, pro usuário comum não ha muita diferença entre um SSD Nvme e um SATA 3, e é mais vantagem pegar um SSD de 480GB sata ao invés de um de 240GB nvme...

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Public2004 , mas se sua placa-mãe é a Z97M-PLUS/BR, ela já tem o slot m.2, não precisa de adaptador. Ao menos é o que diz a especificação dela no site da Asus. Veja entre o processador e o primeiro slot PCI-e x16.

 

Se você precisar de mais que os 10 Gbits/s, aí sim, precisaria de mais linhas PCIe, e nesse caso os adaptadores iriam ajudar.

 

Mesmo assim, na minha opinião, eu usaria o slot que vem na placa-mãe, mesmo que limite um pouco a velocidade para perto do 1~1.25 GB/s, já seria o dobro da velocidade dos SSDs Sata, e esse limite dificilmente é alcançado nas tarefas corriqueiras (por isso é difícil diferenciar um SSD Sata de outro NVME sem o auxílio dos benchmarks).

 

Agora, entre um SSD maior Sata e outro menor NVME, eu acho que iria no de maior capacidade também. Só evitaria os Western Digital Green e Sandisk, que costumam ser mais lentos e do mesmo preço que os outros de entrada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dudaskank Obrigado e sim, sei que a placa tem o M.2, a dúvida era quanto a utilização do ssd nvme neste slot e aproveitamento da sua capacidade total ou se para isso, só usando o adaptador pcie. Ainda assim como disse, mesmo limitado seria interessante o uso dele, agora fico na dúvida sobre um de 240 nvme ou de 480 sata, ambos na mesma faixa de preço. Mais uma vez obrigado a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Public2004 Acho o SSD de 480GB mais negocio pois você consegue instalar o windows e ainda sobra espaço pra instalar alguns jogos nele, em muitos jogos o tempo de carregamento cai pela metade ao ser instalado em um SSD

 

E deixando o HD só pra arquivos você aumenta a vida util do HD e reduz um pouco o consumo elétrico, pois o windows só vai precisar acordar o HD lerdo quando voce precisar acessar algum arquivo grande, HDs não "gostam" de serem desligados e religados com frequência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...