Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fiz overclock no FX, preciso fazer over das memórias também?


Husardo

Posts recomendados

boa tarde,

 

Fiz overclock do meu velho FX 8300 para 4,2GHz, estabilizei, até aí tudo OK. Mas estou percebendo uma certa perda de desempenho em alguns jogos (mais que o normal). (cenário Rotterdam do BF V fica na média de 35FPS no médio, outras fases fica nuns 50FPS no multiplayer).

Olhei alguns tutoriais de over mas não descobri se é realmente necessário fazer overclock das memórias RAM para 1600MHz e se isso realmente melhora o desempenho.

 

Obs (minhas memórias são 1333MHz)

 

(se coloquei esse post na área errada, por favor, alguém corrija, valeu)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@husardoRodrigues Boa tarde

 

Eu não possui um FX e sim um Xeon X3440 e estou usando ele com over nele e na memória, eu acho que com over nos dois da mais desempenho.

 

 valeu, vou fazer um teste de FPS com e sem over na memória RAM e posto aqui o teste...

 

mas antes vou aprender a fazer over nas memórias, coisa que nunca fiz

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A linha FX se beneficia pra caramba de memórias rodando a 1866 MHz+, porém módulos de 1333 MHz dificilmente chegam a isso sem ajustes de tensão e temporização. Por outro lado, tenho certeza que as tuas memórias pegam pelo menos 1600 MHz numa boa.

 

Antes de mexer na memória, pode ser válido dar uma olhadinha no "uncore", que na linha FX deve estar nomeada como "CPU NB" ou "CPU NorthBridge", e esse clock é usado por tudo que é externo aos cores, como o controlador de memória e cache L3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

Neste caso infelizmente não há muito a se fazer então, tenta ver em quanto tá o clock do teu CPU NB, o CPU-Z pode mostrar, e depois disso podes começar a subir por ai.

 

CPU Nb está 2205 MHz (no CPU Z está como.HT Link) ... Devo mexer nisso? Faz diferença?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CPU NB aparece como NB Frequency no CPU-Z, está na terceira aba.

Os ganhos com overclock no uncore não são tão grandiosos quanto os que se obtém com overclock nos cores em si, porém ajudam bastante quando se tem algum gargalo no sistema ou coisa do tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

CPU NB aparece como NB Frequency no CPU-Z, está na terceira aba.

Os ganhos com overclock no uncore não são tão grandiosos quanto os que se obtém com overclock nos cores em si, porém ajudam bastante quando se tem algum gargalo no sistema ou coisa do tipo.

 

Certo! Pesquisei e vi alguns comentários que 2400MHz no NB estaria OK para memórias em 1600MHz, resultando em melhora perceptível de desempenho. Consegui ver que o NB estava 2200MHz pelo Overdrive. Esse mesmo Overdrive cagou meu overclock de CPU, desinstalei ele e fiz over só que pela BIOS, muito melhor por sinal.

Vou tentar fazer e posto o resultado aqui se houver alguma melhora perceptível no FPS.

 

(Obs. pesquisando melhor vi que muitos usuários têm problema com a fase Rotterdam do BF V (quedas de FPS e tal, inclusive com processador Intel). Essa fase realmente tortura a CPU...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz mais um teste em Rotterdam com CPU NB em 2400MHz - 4,2 GHz, Cool and Quiet desligado (não sei se faz diferença) e as memórias setadas em 1600 MHz-...e até que enfim! O FPS melhorou um bocado, enquanto antes a média era uns 35 FPS em Rotterdam agora subiu para uns 45 FPS (máximas de 60, 57 em ambientes mais fechados, 35 em raros momentos). Claro que não é o ideal para um jogo de FPS, mas há uma especifidade desse mapa, por ele ser bem pesado. Resumindo...o over do CPU NB fez diferença, as memórias em 1600MHz, se foi melhor, foi imperceptível.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...